Colocado por: ghost12mas o espaço não é ilimitado.
Colocado por: ghost12Quantos DO estão dispostos a ter o risco das subidas dos materiais do seu lado? Eu conheço poucos. Portanto se eu fizer um orçamento neste momento, podem crer que vai ter uma margem para esse risco.
Colocado por: N Miguel Oliveira
Nem vai ver. Essa correção vai ter que partir de si, que é a parte interessada, naturalmente. Qual é a dúvida?
Ou é você que vai dizer ao empreiteiro: "olhe, fature aí mais 10% na pintura porque o fornecedor da tinta que eu quero subiu os preços de tabela"?
Pode sempre ver a mesma situação desde o ponto de vista que lhe convém.
Colocado por: AlexRibeiroEu não tenho que dizer nada
Certo, mas "quem não chora não mama".
Você não o faz, mas de pouco adianta censurar o empreiteiro que o faça...
Concordo consigo, o contrato é para cumprir, mas quem tem a faca e o queijo na mão não é o dono de obra.
Há-que precaver-se.
Colocado por: ghost12Portanto se eu fizer um orçamento neste momento, podem crer que vai ter uma margem para esse risco.
Colocado por: ghost12A questão de “comprar todos os materiais com a adjudicação” é apenas utópico. Eu até considero que a minha empresa tem condições financeiras e logísticas acima da média (para uma pequena empresa que é!) e não vejo como isso seria possível,
Colocado por: N Miguel OliveiraNem vai ver. Essa correção vai ter que partir de si, que é a parte interessada, naturalmente. Qual é a dúvida?
Colocado por: N Miguel Oliveira...nem o capital, para que fique empatado tanto tempo.
Colocado por: EnerEnquanto o DO tiver o dinheiro no bolso dele, a faca e o queijo de pouco valem. Essa ideia que o construtor tem o controlo só se verifica quando já tem mais dinheiro do lado dele que obra feita.
Colocado por: pguilhermeNão percebi. Então, aplica uma margem para se proteger para correr esse risco, ou não aplica margem porque é impossível proteger-se dos aumentos e passa o risco para o DO?
Qualquer uma das opções é válida. As duas em conjunto é que não.
Colocado por: ghost12
Percebeu porque eu disse que nunca passei nenhum dos aumentos ao cliente, nem o penso fazer no futuro.
Colocado por: ghost12Percebeu porque eu disse que nunca passei nenhum dos aumentos ao cliente, nem o penso fazer no futuro.
Colocado por: ghost12Percebeu porque eu disse que nunca passei nenhum dos aumentos ao cliente, nem o penso fazer no futuro.
Colocado por: EnerEnquanto o DO tiver o dinheiro no bolso dele, a faca e o queijo de pouco valem. Essa ideia que o construtor tem o controlo só se verifica quando já tem mais dinheiro do lado dele que obra feita.
Colocado por: pguilherme
E em propostas futuras, como tenciona fazer?
Colocado por: pguilhermeEm primeiro lugar, a dúvida que imediatamente se impõe é: como raio é que o DO vai saber se os preços diminuíram? Com uma bola de cristal?
Colocado por: jamaral.57As empresas que trabalham a sério fazem isso.
Do mesmo modo que confirma que os preços subiram.
Colocado por: N Miguel OliveiraDo mesmo modo que confirma que os preços subiram.
Colocado por: N Miguel OliveiraSão os tais "careiros", e os que dão azo aos tópicos dos "preços loucos" de que tanto dono de obra aqui se queixa...
Colocado por: pguilhermeMas como quantifica?
Colocado por: pguilhermeOs "preços loucos" são de 400 ou 500% acima do mercado, não os 20% ou 30% de alguns aumentos.
Está a querer confundir a malta de propósito, não conhece a realidade por aqui, ou acha razoável uma margem de 400 ou 500% como "seguro" contra aumentos?
Seja como for, está a falar sem qualquer fundamento.
Colocado por: pguilhermeSeja como for, está a falar sem qualquer fundamento.