Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 441

Colocado por: pguilhermeNinguém espera isso.

Então, de que serve atirar esse argumento?
    Não me refiro a si em concreto, mas já bastantes vezes li isso aqui...
  2.  # 442

Colocado por: pguilhermeMas julgo que isso não interessa ouvir, pois parece ter interesse em continuar a defender a ideia que "agora vale tudo", "o empreiteiro tem a faca e o queijo na mão, "o DO já fez o mesmo e isso justifica".

O que acho interessante defender abertamente esses conceitos tendo um negócio aberto, sobretudo de um tipo de serviço que poderia e deveria apoiar o DO. Pelos vistos está mais receptivo é em fazer equipa com o empreiteiro e arrombar o DO.

Bem, eu acredito no "Arquitecto-AdvogadodeDefesa" quando o cliente (dono de obra) não tem actitudes kamikaze, e demonstra actitude pró-activa. Não sou o "Advogado" que diz o que o cliente quer ouvir, engonhando, sabendo de antemão que se vai enterrar em tribunal... Se o cliente não acata os conselhos que lhe são dados, é difícil.

Quem domina, hoje em dia é o empreiteiro. Aqui é assim. Aí não sei.
    Tendo o dinheiro na mão ou não, o jogo rege-se pelas regras deste último.
    Começa-se quando ele pode, termina-se a obra quando ele pode.
    Se lhe mete mais dinheiro na mão, "pode ser que" ele compre mais material para a sua obra, do que se lhe tiver dado menos dinheiro.
    Pode ter contrato, e deve tê-lo sem dúvida, mas na hora do aperto, o dono de obra lá cede em detrimento da via judicial. Justiça é para quem tem dinheiro. É triste mas é assim. O modo de balancear isto é ser um dono da obra igualmente rijo que faça valer os seus direitos e que perceba um "poucochinho" disto, muitas vezes não tem nenhum problema de pegar em 50% e pagar-lhe no dia 1. Se as coisas não aparecem no sitio, ou em mau estado, prende-se um camião na obra, uma máquina, uma coisa qualquer de caução. Quem paga tem que ser servido, ponto final. A malta dos seus 60-70 anos era assim que fazia, e olhe que apesar de tudo, isso ainda vai resultando, pelo menos por aqui, em que todos se conhecem (e olhe que Braga não é nenhuma terriola).

Como lhe disse, não defendo nem uns nem outros porque sim.
    Não discordo dos seus pontos de vista, apenas "lhe mostro" que há outros, que também têm os seus argumentos.
    Mas se quiser, deixo-lhe aqui quais os meus interesses enquanto projectista: o equilibrio.
    Nem é bom haver construção a mais (porque não posso responder a tudo que desejaria), nem a menos (por razões obvias). O que me interessa é que o que se faça, se faça bem, e se terminem as obras dentro dos prazos e orçamentos. A recompensa vem por si só. O bom senso impera.
    Hoje, também gostaria que houvesse mais empreiteiros, pois também peço orçamentos e gostava de vê-los mais baixos e com maior disponibilidade... há que desmistificar o "se não estudas vais para as obras", e orientar mais gente para o ensino profissional. É esse o caminho... Até lá, uns passarão "as passas do Algarve" certamente, é a vida.

De resto, já fui Dono de Obra, e já fui Diretor Técnico numa empresa de construção, percebo ambos os lados. Nenhum deles é fácil.
    Não defendo nenhum em particular, devo é unir as quatro partes para que rememos para o mesmo lado e se chegue a bom porto (projectistas, dono de obra, empreiteiro, fiscal). Não somos adversários, mas colegas da mesma equipa. Já sei que vai dizer que é tudo muito bonito e tal... :)
  3.  # 443

Colocado por: pguilhermenão respondem a pedidos de orçamentos mesmo com mapa quantidades,

Estes são os mais amigos pois não o fazem perder mais tempo.
    Ficam eliminados logo na estaca zero.
  4.  # 444

Com esta inflação acha que isto vai durar a vida toda? Crises tem ciclos e a próxima vêm agora quando não se sabe.
    Como é óbvio os preços não vão descer para metade mas os Futuros DOs não têm uma mina de dinheiro para suportar estas oscilações...
    Posso dizer que sou de Famalicão e moro arredores do Porto que conheço pessoalmente amigos á espera de melhores dias para iniciar e o projecto já feito.
  5.  # 445

Colocado por: pguilhermeOlhe para os comentários dos DO e veja do que se queixam: empreiteiro quer alterar valor da obra, deixa a obra a meio, pede "preços loucos" e ainda mete clausulas de aumentos, não respondem a pedidos de orçamentos mesmo com mapa quantidades, têm mais dinheiro do seu lado do que obra feita, etc etc

É como lhe digo.
    Por cá, há exceção de alguns erros técnicos em obra, coisas normais no fundo, não tenho essa percepção, de todo.
    Sobre orçamentos ou incumprimentos nada mesmo.
    Um ou outro dono de obra que acha que o empreiteiro tem que estar todos os dias do ano na sua obra (normal), nada demais mesmo.
    Um ou outro empreiteiro que justifica a demora com a falta de material, mas nada demais tampouco.
    Tem que vir construir para aqui.

Curiosamente, há uns anos ouvia mais queixas dos empreiteiros a dizer que o pagamento não chegou.
    Hoje não oiço nada disso.

É como no futebol, quem vai em 1º nunca se queixa de nada. :)
    Concordam com este comentário: nbastos
  6.  # 446

Colocado por: FT87Alguns que por aqui andam constantemente a comentar deveriam sim trabalhar uns anos fora de Portugal sair da zona de conforto e aprender um pouco mais desde arquitectos, projectistas, empreiteiros.

...e donos de obra já agora. Perceberiam melhor os direitos/deveres que têm.
    Acho que viver no exterior deveria ser obrigatório uns anitos pelo menos. Só faz bem. :)
    Concordam com este comentário: FT87
  7.  # 447

Colocado por: DR1982Nao sei como é no norte, mas na minha zona um empreiteiro que faça contrato chave na mãoe depois peça mais dinheiro fica queimado em dois tempos.
    Alguns delois safam-se com alguns trabalhos a mais
    Concordam com este comentário:N Miguel Oliveira,Djdasa,nbastos

Ui ca maus que eles são.
    Epá tenham juízo. As maiores golpadas a DO nos últimos anos foi quase tudo com pessoal ai do Norte e a construir para pessoal ai do Norte.
    Um gajo se tiver de levar na corneta, seja DO ou Empreiteiro, tanto leva no Norte como no Sul como no raio que o parta.
    Fica queimado no Norte?? Então tinhas ai o tal gajo que fazia parceria com a casa pronta da Era ou lá o diabo a sete, que era dai de cima e fez a folha a quantas centenas de DO por esse Pais fora? A maior parte no Norte?
    Vocês ai em cima são tão mauzões e queimam-nos tão depressa que até deu para o mesmo gajo abrir sei lá quantas Empresas para continuar com a vigarice. Repito, tenham juizo.
    No dia que pensarem que são mais espertos que os outros enfiam-vos o dedo até ao cotovelo. É certinho.
    A seriedade não tem pronúncia minha gente…

E sim, isto tem directamente a ver com o que se estava a discutir… embora não pareça. Mas é só parar para pensar.
  8.  # 448

Colocado por: Djdasa
    Amigo vá para o Norte para as terriolas fazer uma empreitada e deixe aquilo a meio e veja o que lhe acontece, ou como dizemos nos por cá, veja com quantos se faz uma canoa ou melhor achegar a roupa ao pelo!

Conheço várias, muitas mesmo. Ainda não vi ninguém fazer a folha a ninguém.
    Também conheço alguns exemplos de uns cascudos bem dados. Max estão longe, muito longe de ser a regra como aqui querem fazer parecer.
    Um gajo depois de ser enganado, infelizmente, pouco ou nada pode fazer. Principalmente se do outro lado estiver um vigarista habilidoso…
  9.  # 449

Colocado por: Joao Dias
    Ui ca maus que eles são.
    Epá tenham juízo. As maiores golpadas a DO nos últimos anos foi quase tudo com pessoal ai do Norte e a construir para pessoal ai do Norte.
    Um gajo se tiver de levar na corneta, seja DO ou Empreiteiro, tanto leva no Norte como no Sul como no raio que o parta.
    Fica queimado no Norte?? Então tinhas ai o tal gajo que fazia parceria com a casa pronta da Era ou lá o diabo a sete, que era dai de cima e fez a folha a quantas centenas de DO por esse Pais fora? A maior parte no Norte?
    Vocês ai em cima são tão mauzões e queimam-nos tão depressa que até deu para o mesmo gajo abrir sei lá quantas Empresas para continuar com a vigarice. Repito, tenham juizo.
    No dia que pensarem que são mais espertos que os outros enfiam-vos o dedo até ao cotovelo. É certinho.
    A seriedade não tem pronúncia minha gente…
    Nao deves ter percebido muito bem a minha resposta concerteza.
    Eu disse que nao sei como é no resto do Norte porque nao conheço, mas conheço a minha terra, e sei que os empreiteiros ou seja la o profissional que for que nao cumpra ou venha pedir mais dinheiro num instante fica com o nome queimado.
    Sao terras pequenas onde tudo se sabe, nao imaginas o poder que tem dizer “ olha que fulano fazia a obra por x e depois ja pediu mais y”
    E imagina que isso implica nao acabar a casa, um DO que tenha dinheiro à justa, ou que nao queira pagar mais que o acordado e fique com a obra a meio, começa a falar nisso e nao falta pessoal a ficar de pe atrás
  10.  # 450

Colocado por: Joao DiasAinda não vi ninguém fazer a folha a ninguém.
    Ja nao seria o primeiro a matar se por agua ou por um metro de terreno quanto mais
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  11.  # 451

Colocado por: DR1982Nao deves ter percebido muito bem a minha resposta concerteza.
    Eu disse que nao sei como é no resto do Norte porque nao conheço, mas conheço a minha terra, e sei que os empreiteiros ou seja la o profissional que for que nao cumpra ou venha pedir mais dinheiro num instante fica com o nome queimado.
    Sao terras pequenas onde tudo se sabe, nao imaginas o poder que tem dizer “ olha que fulano fazia a obra por x e depois ja pediu mais y”
    E imagina que isso implica nao acabar a casa, um DO que tenha dinheiro à justa, ou que nao queira pagar mais que o acordado e fique com a obra a meio, começa a falar nisso e nao falta pessoal a ficar de pe atrás

Não constrói na tua terra, constrói na do lado.
    E se tiver de pedir mais , de forma séria, só tem mais é que pedir mais.
    Eu francamente ainda não percebi qual é o problema dos eventuais acertos de preços futuros dada a instabilidade que o mercado apresenta. Isto claro, falando de aumentos que efectivamente estão a acontecer e não das alarvidades que vejo por ai escritas e que infelizmente, já tenho assistido a algumas com alguns clientes nossos.
    Eu pessoalmente, já apresentei nos últimos quinze dias imensas rectificações de orçamentos referentes a obras orçamentadas, algumas há mais de 18 Meses e ainda não tive um único cliente a tratar-me mal ou a chatear-se comigo por causa disso.
    Os clientes não são burrinhos e sabem fazer contas…
  12.  # 452

Colocado por: DR1982Ja nao seria o primeiro a matar se por agua ou por um metro de terreno quanto mais
    Concordam com este comentário:Joao Dias

Sim, mas em centenas ou milhares de casos isso acontece quantas vezes? Uma, duas?…
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  13.  # 453

Colocado por: Joao DiasNão constrói na tua terra, constrói na do lado.
    E arranja outros trabalhadores, porque ha na minha zona empreiteiros que têm pessoal que nao abdica de ir almoçar a casa.

Quanto ao resto nao me parece que ninguém esteja contra as retificações de orçamentos, o que se esta contra é depois de adjudicado, contrato assinado querer alterar precos Quando essas alterações nao estao previstas em contrato.
  14.  # 454

Colocado por: Joao Dias
    Sim, mas em centenas ou milhares de casos isso acontece quantas vezes? Uma, duas?…
    Acontece as vezes suficientes para que alguns, pensem duas vezes...
    O pessoal por vezes prefere pagar mais para entregar aquele empreiteiro que sabe onde mora, u sabe que acaba as obras sem surpresas etc etc
  15.  # 455

Colocado por: pguilhermeAgora veja os comentários da maior parte dos (poucos) empreiteiros que por aqui anda: só trabalho para ricos pouco exigentes, pedidos de orçamente é para limpar o rabo, não tenho que justificar preços, o cliente faz o que quero ou fica a arder, etc etc

Ainda me lembro neste forum de DO que pediam orçamento a 10 ou 15 empresas, como se fazer um orçamento não desse trabalho nenhum, depois espremiam os preços ao máximo e quase eram eles que decidiam os valores. Nessa época o DO também podia "limpar o rabo" aos orçamentos, tal era a quantidade de papel que recebia. Mas isso era normal, a lei da oferta e procura a funcionar. Agora que o tabuleiro se inclinou para o lado dos empreiteiros, estes são uns analfabetos que não sabem gerir e trabalhar e todos uns vigaristas.

O tabuleiro vai voltar para o lado dos DO, mas por agora são assim as regras, porque estão sempre a lamentar-se?
    É verdade que existem empreiteiros vigaristas, mas pode ter a certeza que existem outros tantos DO iguais ou piores.

Falando por mim, a minha empresa tem mais de 30 anos de actividade e para pagar alguma dívida, eu tirava a camisa que tenho no corpo para o fazer se fosse necessário.
  16.  # 456

Colocado por: ghost12Ainda me lembro neste forum de DO que pediam orçamento a 10 ou 15 empresas

Agora continuam a fazer o mesmo, a diferença é que agora tem que comprar papel higiénico.
    • Troino
    • 26 janeiro 2022 editado

# 457

Já fui DO numa remodelação quase integral de um prédio e estou a caminho de voltar ao mesmo estatuto desta vez numa moradia, aprendi que todo o processo passa por uma boa relação de confiança e sobretudo de espirito de equipa, mas confesso que não entendo este bipolaridade toda que aqui vai, sobretudo quando vejo gente que faz disto vida e que insiste na necessidade de se colocarem em bicos de pés.
    Concordam com este comentário: desofiapedro, RUIOLI, bettencourt
  17.  # 458

Eu não sou DO nem sou empreiteiro, mas lido todos os dias com ambos, e só tenho a dizer que este fórum é uma amostra ínfima e quase irrelevante do que se passa no mundo real.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, desofiapedro, Djdasa, pssm
  18.  # 459

Colocado por: Vítor MagalhãesEu não sou DO nem sou empreiteiro, mas lido todos os dias com ambos, e só tenho a dizer que este fórum é uma amostra ínfima e quase irrelevante do que se passa no mundo real.

Em que medida?
    Concordam com este comentário: IronManSousa
  19.  # 460

Colocado por: Troinoá fui DO numa remodelação quase integral de um prédio e estou a caminho de voltar ao mesmo estatuto desta vez numa moradia, aprendi que todo o processo passa por uma boa relação de confiança e sobretudo de espirito de equipa

Concordo.

Colocado por: Troinomas confesso que não entendo este bipolaridade toda que aqui vai, sobretudo quando vejo gente que faz disto vida e que insiste na necessidade de se colocarem em bicos de pés.

Neste fórum os DO querem "bater" nos empreiteiros sem ter uma resposta, já que o rácio DO/empreiteiros deve ser uns 50/1.
    Depois as generalizações são constantes, os empreiteiros "são todos uns analfabetos malformados e vigaristas que apenas procuram o lucro por todos os meios".

Agora eu não dou orçamentos porque até tenho a agenda cheia e não quero falhar com os clientes: "Está em bicos de pés!"
    Até dou orçamento mas é mais alto do que o DO esperava: "Vigarista que me quer explorar!"
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, Vítor Magalhães

0.1007 seg. NEW