Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 181

Colocado por: ricardo.rodriguese tem bastantes problemas em arrefecer no Verão
    nao tem janelas? ..
  2.  # 182

Colocado por: antonylemosnao tem janelas? ..
    Nao é tao simples assim, porque abrir as janelas nao da para controlar a temperatura do ar que entra, neste caso num quarto de hospital nao iamos abrir a janela com bebes ali a levar com o ar
  3.  # 183

Colocado por: DR1982Nao é tao simples assim
    por acaso é.. quando trabalhava nos trópicos era precisamente assim que desenhavamos as casas. .. se funciona nos trópicos...

e antes que venhas com a desculpa de ser um hospital ou qq coisa do género pode investigar sobre como é arrefecido o hospital sarah kubitschek do lélé em salvador. vou dar uma dica, não usa nenhum sistema mecanizado. salvador é uma cidade estupidamente quente
  4.  # 184

Colocado por: antonylemospor acaso é.. quando trabalhava nos trópicos era precisamente assim que desenhavamos as casas.

e antes que venhas com a desculpa de ser um hospital ou qq coisa do género pode investigar sobre como é arrefecido o hospital sarah kubitschek do lélé em salvador. vou dar uma dica, não usa nenhum sistema mecanizado. salvador é uma cidade estupidamente quente
    Entao porque se colocam as VMC?
  5.  # 185

Colocado por: DR1982Entao porque se colocam as VMC?
    porque colocam VMC onde?
  6.  # 186

Colocado por: DR1982com bebes ali a levar com o ar

Então não quer dar ar aos bébés? Que tirano! 😂
  7.  # 187

Colocado por: pguilherme
    Então não quer dar ar aos bébés? Que tirano! 😂
    Fresco, faltou dizer isso😂
  8.  # 188

Colocado por: antonylemosporque colocam VMC onde?
    Nas casas com alta eficiência termica
  9.  # 189

Colocado por: DR1982Nas casas com alta eficiência termica
    está a dizer que as casa que faziamos nao eram eficientes? ou o hospital do lélé? uma alta eficiência térmica nao significa a necessidade de VMC. no entanto há quem nao saiba fazer e é simplesmente mais fácil usar VMC que pensar um projecto para usar sistemas passivos de aquecimento e arrefecimento
  10.  # 190

.. e há clientes que simplesmente nao querem porque achavam isso pobre (true story)
  11.  # 191

Colocado por: antonylemosestá a dizer que as casa que faziamos nao eram eficientes? ou o hospital do lélé? uma alta eficiência térmica nao significa a necessidade de VMC. no entanto há quem nao saiba fazer e é simplesmente mais fácil usar VMC que pensar um projecto para usar sistemas passivos de aquecimento e arrefecimento
    Saberás melhor que eu que um dos requesitos das casas passivas sao as VMC
  12.  # 192

Colocado por: DR1982Saberás melhor que eu que um dos requesitos das casas passivas sao as VMC
    sim.. mas eu acho por isso mesmo as PH uma fantochada, é uma filosofia totalmente oposta do que proponho (abrir a janela). são dependentes de maquinas.
    Concordam com este comentário: zemvpferreira, pkasa
  13.  # 193

Colocado por: antonylemossim.. mas eu acho por isso mesmo as PH uma fantochada, é uma filosofia totalmente oposta do que proponho (abrir a janela). são dependentes de maquinas.

Então mas para abrir a janela constantemente para promover a renovação de ar ou arrefecer a casa de que servem todos os cuidados com a estaqueidade ao ar?
  14.  # 194

Colocado por: DR1982Então mas para abrir a janela constantemente para promover a renovação de ar ou arrefecer a casa de que servem todos os cuidados com a estaqueidade ao ar?
    coisas de PH que a mim nao me dizem absolutamente nada..
    Concordam com este comentário: zemvpferreira
  15.  # 195

A estanqueidade ao ar é uma mera consequência no caminho para se obter isolamento (evitar a troca de matéria que leva à troca de calor).

Mas é justamente isso: se para renovar o ar for preciso abrir janela, sempre que a temp exterior difere da de conforto, existe uma tremenda perda energética.

Já abrir a janela para aquecer/arrefecer, não traz problema.
  16.  # 196

Colocado por: antonylemoscoisas de PH que a mim nao me dizem absolutamente nada..
    Por esta nao esperava 😂
  17.  # 197

Isto e' so' a minha opiniao ja que estao a falar de isolamentos

Nao seria mais simples quando se fala em isolamentos usar o valor R? Digo isto porque no leroy em Franca por exemplo tem um filtro de isolacao por valores R mas quando se fala em isolamentos em Portugal por norma usa se uma medida neste caso cm.

Mas por exemplo nos aqui usamos dois tipos de isolacao no que fazemos , uma de 10 cm 4" que nao tem quase valor R mas a nossa isolacao de 6cm 2.25" tem valor superior
      R values.jpg
    • Sasapo
    • 24 março 2022 editado

# 198

Colocado por: DR1982Saberás melhor que eu que um dos requesitos das casas passivas sao as VMC

Devia mesmo ter pago os 1500 paus, pela menos andava bem informado. Espero que ninguém que leia o tópico se deixe levar pelas coisas que está a escrever, é que não acerta uma.

Colocado por: antonylemossim.. mas eu acho por isso mesmo as PH uma fantochada, é uma filosofia totalmente oposta do que proponho (abrir a janela). são dependentes de maquinas.

São uma fantochada por precisarem de vmc? É que na verdade isso é falso.
    • Sasapo
    • 24 março 2022 editado

# 199

Colocado por: pguilhermeA estanqueidade ao ar é uma mera consequência no caminho para se obter isolamento (evitar a troca de matéria que leva à troca de calor).

Mas é justamente isso: se para renovar o ar for preciso abrir janela, sempre que a temp exterior difere da de conforto, existe uma tremenda perda energética.

Já abrir a janela para aquecer/arrefecer, não traz problema.

Pelo menos alguem que fala com conhecimento sobre o assunto. Quem ouvir o DR só fica mais desinformado.

E antes que venham já as bocas, não tenho nada a ver com PH, sou apenas um curioso (minimamente) informado, a minha casa seguirá o standard PH.
  18.  # 200

Colocado por: SasapoDevia mesmo ter pago os 1500 paus, pela menos andava bem informado. Espero que ninguém que leia o tópico se deixe levar pelas coisas que está a escrever, é que não acerta uma.
    Tem ai um link de alguma PH sem VMC ? Fiquei curioso.

0.0400 seg. NEW