Iniciar sessão ou registar-se
    • Palmix
    • 23 março 2022 editado

# 61

Colocado por: manelvc

aí é que está, diminui a necessidade de aquecer no inverno, mas por outro lado aumenta a necessidade de arrefecer no verão. as casas deixam de conseguir fazer por si o arrefecimento noturno.
    quando há os picos de calor a casa não aquece no imediato, mas perde a capacidade de arrefecer...

Se a habitação não arrefece no inverno, também não aquece no verão.
    Um bom isolamento MANTÉM a temperatura interior, independentemente da exterior. Se quer 20º interiores, tanto faz estarem 5º ou 45º no exterior.
    Claro que estou a ser um pouco exagerado, ou simplista, mas é mais fácil passar a ideia.
    Concordam com este comentário: pguilherme, Sasapo
  1.  # 62

Colocado por: PalmixEu fico pasmado quando leio pessoal a falar de "excesso" de isolamento. Isso existe sequer?

Quando vou à neve, tenho frio, meto um brutal casacão daqueles mesmos grossos para evitar que sinta o frio ambiente no corpo.

Quando vou à praia com 35 graus no exterior, o mesmo casaco que era ideal para o frio, tornou-se inadequado para o calor.

A vossa lógica é tao certa que é do tipo: "quanto mais grosso for o casaco, menos calor vamos sentir no corpo, porque se funciona bem para proteger do frio, também funciona igualmente bem para me proteger do calor"
    Concordam com este comentário: Dias12
  2.  # 63

Colocado por: taunus

A minha afirmação não tem de ter lógica. É uma constatação de um facto...
    Entendi como se o que eu disse fosse verdade nao tinha instalado AC, entendi mal.
  3.  # 64

Colocado por: manelvcarrefecimento noturno.
    quando há os picos de calor a casa não aquece no imediato, mas perde a capacidade de arrefecer...

VMC ... free cooling noturno
    Concordam com este comentário: ricardo.rodrigues, marcocar
  4.  # 65

Colocado por: Nostradamus

Quando vou à neve, tenho frio, meto um brutal casacão daqueles mesmos grossos para evitar que sinta o frio ambiente no corpo.

Quando vou à praia com 35 graus no exterior, o mesmo casaco que era ideal para o frio, tornou-se inadequado para o calor.

A vossa lógica é tao certa que é do tipo: "quanto mais grosso for o casaco, menos calor vamos sentir no corpo, porque se funciona bem para proteger do frio, também funciona igualmente bem para me proteger do calor"

Está a fazer a comparação exatamente ao contrário. Como o nosso corpo não tem qualquer elemento isolador, tem necessidade de corrigir a temperatura. Então veste o casacão, para aquecer, e despe-se na praia, para arrefecer.
    O objetivo do isolamento é ISOLAR, não aquece nem arrefece.
  5.  # 66

Colocado por: Palmix

Estou a dizer que o mínimo legal é bem diferente de ser o melhor possível.
    Em relação a isso acho que é a tal ideia de muitos DO que se quiser melhor comportamento térmico basta aumentar uns cms ao isolamento, o problema é que nao “atacam ” problemas
    Bem maiores
    Concordam com este comentário: Palmix
    • Palmix
    • 23 março 2022 editado

# 67

Colocado por: DR1982Em relação a isso acho que é a tal ideia de muitos DO que se quiser melhor comportamento térmico basta aumentar uns cms ao isolamento, o problema é que nao “atacam ” problemas
    Bem maiores
    Concordam com este comentário:Palmix

Totalmente de acordo. Aliás, até pode colocar capoto com 50cm de LM, se tiver graves falhas térmicas noutras componentes, ou se deixar constantemente as janelas abertas.

Um serralheiro dizia-me que o pessoal vem todo escolher os perfis de alumínio com todo o detalhe e preocupação da resistência térmica, etc..mas não ligavam muito ao vidro, pois esqueciam-se que a maior parte do vão é vidro, pelo que é por ali que se vai perder/ganhar eficiência térmica.
  6.  # 68

Está a fazer a comparação exatamente ao contrário.

é ler com atençao. A analogia é clarissima.

Colocado por: Palmixdespe-se na praia, para arrefecer.

Ou seja, tiro o excesso de isolamento no Verão? Com uma picareta ou rebarbadora?

Nao sei se sabe, mas as casas ao contrario das pessoas, nao podem trocar de casacos.

O casaco que lhe metemos é para todas as estações.
  7.  # 69

Se a habitação não arrefece no inverno, também não aquece no verão.
    Um bom isolamento MANTÉM a temperatura interior, independentemente da exterior. Se quer 20º interiores, tanto faz estarem 5º ou 45º no exterior.
    Claro que estou a ser um pouco exagerado, ou simplista, mas é mais fácil passar a ideia.
    Concordam com este comentário:pguilherme

Pois, mas tem janelas, tem frigoríficos, tem fornos, tem luzes, tem seres vivos. Tudo fontes de calor.

Essa teoria é boa mas numa caixa fechada e não usada
    Concordam com este comentário: Nostradamus
  8.  # 70

Colocado por: NostradamusQuando vou à neve, tenho frio, meto um brutal casacão daqueles mesmos grossos para evitar que sinta o frio ambiente no corpo.

Este exemplo não se adequa, de todo, porque existem demasiadas diferenças significativas.

Ainda assim, acaba por funcionar: o mesmo casaco da neve, que protege contra o frio, tb protege da radiação do sol e de temperaturas superiores ao do corpo.
    Se é suficiente este casaco (isolamento) para proteger do calor sem climatização, já foge ao âmbito. Mas o princípio mantém-se.

Poderia dizer que um fato de astronauta tanto dá para muito frio como para muito calor, tal como um fato seco de mergulho... ;)

Colocado por: RUIOLIVMC ... free cooling noturno

Precisamente.

No verão (ou no inverno) qualquer excesso de produção de calor interno, pode ser compensado com ventilação nocturna, aplicada pontualmente, com uma duração e intensidade reguláveis.
    Reduzir a camada de isolamento para uma constante perda, não faz sentido.
    Concordam com este comentário: Palmix
  9.  # 71

Totalmente de acordo. Aliás, até pode colocar capoto com 50cm de LM, se tiver graves falhas térmicas noutras componentes, ou se deixar constantemente as janelas abertas.

Um serralheiro dizia-me que o pessoal vem todo escolher os perfis de alumínio com todo o detalhe e preocupação da resistência térmica, etc..mas não ligavam muito ao vidro, pois esqueciam-se que a maior parte do vão é vidro, pelo que é por ali que se vai perder/ganhar eficiência térmica.
    Claro que isso é todo o conjunto que conta, tambem pode ser o contrario do que diz, vidro xpto, se o caixilho valer pouco, o vidro não fará muito.
  10.  # 72

Colocado por: manelvcPois, mas tem janelas, tem frigoríficos, tem fornos, tem luzes, tem seres vivos. Tudo fontes de calor.

Então tem janelas que deixam passar calor e ainda vai reduzir o isolamento das paredes para ajudar?
    Já viu que isso não faz qualquer sentido?

A produção interna de calor deve ser dissipada, sim (o que vem da janela não é produção interna, é apenas uma falta de isolamento).
    Mas a produção interna já é compensada com as perdas naturais do sistema de troca de energia, e pela ventilação. Não precisa de reduzir isolamento.

O forno é isolado e não funciona a toda a hora, as luzes led aquecem pouco.
    Os seres humanos produzem calor que face à grandeza que das perdas pelas janelas e paredes se torna desprezável. Toda esta produção é uma formiga, face às perdas actuais.

Quando esta produção interna for um problema, mais fácil e eficaz é ajustar com a ventilação e climatização.
    Um pouco como os elevadores têm um contra-peso. O motor não tem que fazer o esforço todo...
  11.  # 73

Colocado por: DR1982Entendi como se o que eu disse fosse verdade nao tinha instalado AC, entendi mal.

👍🏻
  12.  # 74

Colocado por: RUIOLI

VMC ... free cooling noturno
    Concordam com este comentário:ricardo.rodrigues,marcocar

Casas estanques= vmc duplo fluxo obrigatorio! Ideal com um bypass com poço canadiano ..
    E sombreamentos para regular o aquecimento solar pelos envidraçados..
  13.  # 75

Colocado por: DR1982Uma casa que cumpra os mínimos exigidos, bem feita, é má? É isso que quer dizer?
    o minimo nao quer dizer que é bom.. é uma linha em que abaixo disso é mau. portanto entre isso e o mau não há nada.
  14.  # 76

Colocado por: pguilhermeJá viu que isso não faz qualquer sentido?
    Pergunte ao Ruioli se nao teve de reduzir isolamento para que a casa cumprisse no verão ?
    Eu sei que ele ja disse isso algures, ja procurei mas nao encontro.
  15.  # 77

Colocado por: manelvcmas por outro lado aumenta a necessidade de arrefecer no verão
    já se deixou de usar abrir as janelas no verão???
  16.  # 78

Colocado por: antonylemoso minimo nao quer dizer que é bom.. é uma linha em que abaixo disso é mau. portanto entre isso e o mau não há nada.
    Entao achas que nao é suficiente uma casa que cumpra os minimos exigidos por lei atualmente ?
  17.  # 79

Colocado por: NostradamusQuando vou à praia com 35 graus no exterior, o mesmo casaco que era ideal para o frio, tornou-se inadequado para o calor.
    é verdade, mas nao te esqueças que esse exem'plo nao é muito válido porque vc nao desliga o aquecimento do seu corpo no verao.. se o fizesse estava morto.

no entanto os velhinhos têm um ditado que diz que o que torna o frio também torna o calor. referindo-se a por exemplo cobrir se (sem a vestir) com uma capota no verao para nao assar ..
    Concordam com este comentário: pguilherme, Palmix
  18.  # 80

Colocado por: DR1982Entao achas que nao é suficiente uma casa que cumpra os minimos exigidos por lei atualmente ?

Quais mínimos?
    Aqueles de uma lei que diz que posso ter pontes térmicas lineares.
    Aqueles de uma lei que diz que se comprar o recuperador ou a caldeira XPTO já tenho uma casa A++?
    Uma coisa é uma casa cumprir a legislação outra é ela ser eficiente.
    Concordam com este comentário: Sasapo

0.0293 seg. NEW