Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: zedasilva
    Mais que a capacidade técnica, este é o requisito principal que todos os intervenientes devem cumprir.
    Desde a conceção passando pela fiscalização e terminando na execução, se houver vontade de querer fazer bem as coisas correm sobre rodas.
    Projetistas, fiscalização e executantes não são super homens nem seres dotados de capacidades acima da média. São pessoas e as pessoas erram e têm falhas.
    Se houver essa consciência e todos estiverem a remar para o mesmo lado, a falha de um é prontamente corrigida pelo seguinte.
    O que não invalida que o planeamento nao seja necessário, que tenham de existir projetos para simplificar a coisa, que os pontos criticos tenham de ser identificados, escalrecidos e se possível simplificados.
    Acho que muita coisa as vezes da raia porque tentam complicar demasiado o que pode ser simples.
  2.  # 22

Colocado por: DR1982Acho que muita coisa as vezes da raia porque tentam complicar demasiado o que pode ser simples.

Um projeto de execução deve ser feito a pensar na execução e nos executantes.
    Muitas vezes fazem-se pormenores XPTO que para os puder cumprir teríamos que ter em obra cirurgiões plásticos
    Concordam com este comentário: DR1982, NLuz
  3.  # 23

Colocado por: zedasilva
    Um projeto de execução deve ser feito a pensar na execução e nos executantes.
    Muitas vezes fazem-se pormenores XPTO que para os puder cumprir teríamos que ter em obra cirurgiões plásticos
    Concordam com este comentário:DR1982
    Isso acontece quando falta experiência de obra a quem projeta.
    Concordam com este comentário: antonylemos
  4.  # 24

Colocado por: DR1982Isso acontece quando falta experiência de obra a quem projeta.

E às vezes também faltam bons artista em obra (também há operários sem experiência em obra)
  5.  # 25

Colocado por: DR1982E as tomadas, torneiras, duches, e por ai fora?

Desenho da cozinha ou carpintaria de obra?
    lá está tudo depende daquilo que se pretende com o 'projecto'. na grande maioria das casas muito coisa é deixada ao critério do empreiteiro não porque nao se quer uma coisa bem feita mas pela pressa de submeter projectos para ontem e como não há tempo para minuciosamente escolher materiais em projecto terá de ser deixado mais ou menos em aberto para a obra.

não considero isto um procedimento correto para quem quer investir 200 mil euros ou mais. mas a maioria dos mortais pensa que é assim e que há vantagens em meter papelada depressa para logo se começar sem perceber que na verdade o que têm nas mão não serve de muito.

no mínimo devia-se fazer alguns detalhes das situações mais complexas, mais alguns outros desenhos daqwuilo que é pertinente para esse projecto, estudosde iluminação e tal.. mas a maioria dos DO nao querem pagar isso .. na cabeça deles os projectos já foram pagos (licenciamento)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ArmXav
  6.  # 26

Colocado por: antonylemoslá está tudo depende daquilo que se pretende com o 'projecto'. na grande maioria das casas muito coisa é deixada ao critério do empreiteiro não porque nao se quer uma coisa bem feita mas pela pressa de submeter projectos para ontem e como não há tempo para minuciosamente escolher materiais em projecto terá de ser deixado mais ou menos em aberto para a obra.

não considero isto um procedimento correto para quem quer investir 200 mil euros ou mais. mas a maioria dos mortais pensa que é assim e que há vantagens em meter papelada depressa para logo se começar sem perceber que na verdade o que têm nas mão não serve de muito.

no mínimo devia-se fazer alguns detalhes das situações mais complexas, mais alguns outros desenhos daqwuilo que é pertinente para esse projecto, estudosde iluminação e tal.. mas a maioria dos DO nao querem pagar isso .. na cabeça deles os projectos já foram pagos (licenciamento)
    Entao mas nao é mais facil ir as compras com a lista de supermercado do que andar a dar a volta a tudo a ver o que se precisa? Depois as obras derrapam nos prazos
    Concordam com este comentário: Dias12
  7.  # 27

Colocado por: DR1982Entao mas nao é mais facil ir as compras com a lista de supermercado do que andar a dar a volta a tudo a ver o que se precisa?
    eu acho que é, mas muitos DO nao vêm a utilidade disso.. ou nao querem 'perder tempo' depois logo se vê.. pelo menos é o que vejo.. até mesmo alguns que querem 'projectos de luxo' ultra modernos e minimalistas. nao querem pagar esse trabalho mas depois estão sempre ao telefone a perguntar porque nao há detalhes de A,B ou c ou então a perguntar como se faz isto ou aquilo.. as vezes é muita manha
  8.  # 28

o probleme é que não sabem até onde vai APENAS um projeto de licenciamento, no fundo para muitos DO um projeto é um projeto e o autor tem de lá meter ou pelo menos ter pensado em tudo e mais um par de botas ao preço de um projeto á escala 1/100 e tudo muito quantificado e previsto em todos os aspetos, não é possivel.
  9.  # 29

Colocado por: antonylemoseu acho que é, mas muitos DO nao vêm a utilidade disso.. ou nao querem 'perder tempo' depois logo se vê.. pelo menos é o que vejo.. até mesmo alguns que querem 'projectos de luxo' ultra modernos e minimalistas. nao querem pagar esse trabalho mas depois estão sempre ao telefone a perguntar porque nao há detalhes de A,B ou c ou então a perguntar como se faz isto ou aquilo.. as vezes é muita manha
    Ou entao vimos ao forum perguntar :)
    Epa eu tambem nao posso falar muito porque ja bebi muita informação daqui:)
  10.  # 30

Depois comparam orçamentos do que considera referência de material gama média com o que considera gama sucata.

E adjudicam ao de gama sucata porque o outro é ladrão.
  11.  # 31

Colocado por: marco1o probleme é que não sabem até onde vai APENAS um projeto de licenciamento, no fundo para muitos DO um projeto é um projeto e o autor tem de lá meter ou pelo menos ter pensado em tudo e mais um par de botas ao preço de um projeto á escala 1/100 e tudo muito quantificado e previsto em todos os aspetos, não é possivel.
    Eu acho que as casas até ha uns anos atras nao precisavam de projetos de execução porque era quase tudo igual ou muito parecido, mas agora, cada vez mais é essencial ter a maioria dos pormenores decididos em projeto
  12.  # 32

Colocado por: DR1982Eu acho que as casas até ha uns anos atras nao precisavam de projetos de execução porque era quase tudo igual ou muito parecido, mas agora, cada vez mais é essencial ter a maioria dos pormenores decididos em projeto
    quando se quer palas e palinhas estranhas formas e ângulos estranhos ou vãos minimalistas com caixilharia escondida por exemplo também se devia ter a noção que aquilo requer um pouco mais de trabalho para ficar bem. Não são soluções standard.
    nao se pode querer coisas minimalistas (da moda) e depois deixar as soluções ao critério do construtor para solucionar em obra.

no entanto, se tudo for mais 'estandardizado' nao fará falta um PE exaustivo. Algo mais Light será suficiente, mas isso também dá trabalho e nao é de borla
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  13.  # 33

Colocado por: antonylemosno entanto, se tudo for mais 'estandardizado' nao fará falta um PE exaustivo. Algo mais Light será suficiente, mas isso também dá trabalho e nao é de borla
    Mas o que eu defendo é precisamente isto, o PE deverá ser em função de cada obra. Ha obras que requerem mais pormenores que outras, não será preciso um pormenor para assentar tijolo.
  14.  # 34

Colocado por: DR1982o PE deverá ser em função de cada obra
    sem sombra de dúvida.
  15.  # 35

No entanto ha detalhes que todas as obras deveriam ter, para facilitar, localização de interruptores, tomadas, iluminação, creio que isso não vem nos projetos de licenciamento mas quase todas as obras deveriam ter.
  16.  # 36

Colocado por: DR1982No entanto ha detalhes que todas as obras deveriam ter, para facilitar, localização de interruptores, tomadas, iluminação, creio que isso não vem nos projetos de licenciamento mas quase todas as obras deveriam ter.

No mínimo tem que existir uma planta com a localização do mobiliário, já ajuda bastante.
  17.  # 37

Colocado por: Pickaxe
    No mínimo tem que existir uma planta com a localização do mobiliário, já ajuda bastante.
    Eu vejo os eletricistas a deixar caixas tanto nos muros como nas lajes com uns mapas com as medidas nas mãos, nao andam ali a ver onde é que vai dar jeito ter a tomada para ligar a varinha de relar a sopa...
    Redes de esgotos iguais, inclusive chegam com as redes feitas à obra, medem, metem os reguladores de altura para inclinação perfeita e pronto.
    O planeamento permite isso, avançar
  18.  # 38

Colocado por: DR1982Eu vejo os eletricistas a deixar caixas tanto nos muros como nas lajes com uns mapas com as medidas nas mãos, nao andam ali a ver onde é que vai dar jeito ter a tomada para ligar a varinha de relar a sopa...
    Redes de esgotos iguais, inclusive chegam com as redes feitas à obra, medem, metem os reguladores de altura para inclinação perfeita e pronto.
    O planeamento permite isso, avançar

Viu isso na construção de moradias em Portugal?
    Concordam com este comentário: FábioOnofre
  19.  # 39

Colocado por: Pickaxe
    Viu isso na construção de moradias em Portugal?
    Nao, mas porque nao se pode fazer dessa forma cá?
    Estamos condenados ao eterno faz e desfaz e vamos fazendo e vendo?
  20.  # 40

Colocado por: DR1982Nao, mas porque nao se pode fazer dessa forma cá?

Porque para uma moradia não é necessário, mas se quiser pagar um projeto para isso, força.
    Para uma moradia, com uma planta com a localização do mobiliário, é fácil fazer a marcação de tomadas e interruptores.
    Os móveis de cozinha também devem de estar definidos na fase de marcação de roços, mas a maior parte das pessoas só pensa na cozinha depois dos roços abertos.

0.0283 seg. NEW