Colocado por: nvaleVeja o meu comentário 87, está lá uma parte do meu contrato, que agora até já foi mais pormenorizado e completo.
O seu é muito vago, estou como diz o marco.
Você tem de falar com o arquiteto e esclarecer pormenorizadamente o que cada um dos itens contempla... Assim a olho falta o acompanhamento e esclarecimento. Falta os custos ou não de eventuais alterações após projeto aprovado, etc
Colocado por: Hugo Marquesonde os empreiteiros vivem um pouco do "Xico espertismo" ?com um projeto de execução todo detalhado e tal arrisco dizer que esses empreiteiros nem lhe dão orçamento. Projeto de execução é bom, mas tudo o resto tem de acompanhar…
Colocado por: rpmmsantosJá é difícil arranjar empreiteiros que preencham um mapa de quantidades quanto mais que tenham tempo de ler +de 170 páginas de caderno de encargos, cláusulas jurídicas, etc.
só por essa papelada toda restringem os empreiteiros a um grupo que efetivamente tem estrutura e capacidade para esse trabalho.
Claro está que separam o trigo do joio, mas preparem-se para pagar filet mignom.
Colocado por: ArmXavo CE que me elaboraram tem 98 paginas.
o MQT tem 22 folhas excel, com 1 ou 2 paginas, apenas a folha de estruturas tem 6 paginas.
Colocado por: ArmXavOlá,
com o projeto de licenciamento a terminar o arquiteto sugeriu a elaboração de um projeto de execução por forma a facilitar a obtenção de orçamentos e evitar dores de cabeça mais à frente.
Percebo que pode ter vantagens mas gostava de saber a vossa opinião, pois será mais uma verba com que vou ter de contar...
Será que vale mesmo a pena? Quais os prós e contras?
O investimento no projeto de execução será "recuperado"?
Agradeço antecipadamente os vossos comentários.
Obrigado,
Fernando
Colocado por: HFSFé preciso continuar a pesquisa e trabalho
Colocado por: marco1Vert.olive
estou mesmo a ver que tipo de projeto de execução pagou.
então que raio de MQT vinha? se nem materiais estavam escolhidos nem como seriam aplicados assim como torneiras etc...
como conseguiu orçamentar aprior as coisas?
Colocado por: N Miguel OliveiraUm projecto de execução é muito mais que um Caderno de Encargos ou Mapa de Quantidades.
É muitas das vezes em função do desenho, do formato, do tamanho, pelo espaço que ocupa, pelo tipo de fixação, que se opta por determinado material em vez de outro.
Isso nem sempre se consegue compreender através de meras palavras (CE ou MQ).
Pelo que convém não confundir um Projecto de Execução que facilmente custa mais que o Licenciamento, com um mero Mapa de Quantidades, que é relativamente barato face à utilidade que tem.
Um Caderno de Encargos, para uma simples moradia unifamiliar, pode ser desnecessário, dependendo do "tipo" de empreiteiro que depois se vai procurar.
Mas um Projecto de Execução é muito mais que isso. É uma óptima ferramenta para a gestão da obra. Sobretudo no sentido de evitar problemas atempadamente e poupar uns bons trocos.
Mas não deve ser visto como algo fechado, estanque. Pode sim ajudar a definir a escolha do empreiteiro, mas pode e deve ser ajustado à posteriori em função da capacidade, ferramentas, frota, know-how do empreiteiro escolhido, em conjunto com este.