Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 121

Foi assim que vi o projeto de execução, mas não foi isso na prática.
    Quis poupar trabalho pagando pelo PE, mas sinceramente só serviu para comparar alguns orçamentos, porque outros nem por isso.
    E, uma coisa é certa, os empreiteiros encarecem o orçamento quando sabem que existe projeto execução.
  2.  # 122

Colocado por: N Miguel OliveiraDetalhes de carpintaria ou serralharia por exemplo... pensemos num desenho dum gradeamento. Só com o Licenciamento, o serralheiro passará para medir, terá que desenhar e definir o tamanho e ângulo de cada peça antes de soldar, prever as fixações em função do suporte... para que a coisa fique ao gosto do cliente. Antes disso tudo, quando lhe pedem um orçamento tipo: "quero uma grade de 10m por 1m de altura." O serralheiro terá que estimar o tempo que irá perder a conceber como será a grade para que fique como o cliente quer e que bata com o resto da obra ao nivel do estilo e orçamento. Sem saber o tempo que isso poderá demorar, a margem que terá que dar para isso assenta na especulação. Bem diferente é dar preço em função dum desenho que o cliente já traz feito por um profissional, com as medidinhas todas, em que é só "executar". O seu orçamento será muito mais objectivo e preciso. Podendo sempre adaptar o desenho conjuntamente com a equipa de projecto.

Um pouco para desmistificar a ideia de que os orçamentos serão sempre mais caros por apresentar desenhos de execução, quando isso até lhes tira trabalho e chatices.

Se vêem que alguém abusa logo nesta fase de orçamentação por se apresentar um Proj. de Execução, podem contar que não será um profissional sério daí para a frente.

Pois, mas o arquiteto não deveria mostrar ao cliente o que está a colocar no projeto execução?
    Não deveria acompanhar o cliente na escolha dos revestimentos, sanitários, tipo madeiras, tipo de caixilharia,...?
    Considero que o valor cobrado, podia muito bem englobar pelo menos um dia de trabalho para ajudar o cliente e para que o projeto de execução fizesse o sentido de existir.
    Isto na minha opinião!
    Coloquei aqui tantas questões e li tanto este fórum que se o meu arquiteto tivesse elaborado um projeto de execução de acordo com os meus gostos e necessidades não haveria necessidade passar por este stress e ansiedade. E neste momento estar com a obra parada desde janeiro, porque o pormenor dos aros das portas à face e rodapé invertido não ficou bem esclarecido ou escolhido no projeto execução e teria evitado não sei quantas reuniões e pedidos de orçamento e pesquisa... e enfim... tem sido exaustivo, desmoralizante... foi justamente isto que quis evitar ao contratar um projeto de execução.
    Depois ninguém se entende quando vêm para dar o orçamento, porque isto ou aquilo deveria estar feito ou não, ou daquela ou de outra maneira,...
  3.  # 123

Colocado por: Vert.olivePois, mas o arquiteto não deveria mostrar ao cliente o que está a colocar no projeto execução?
    Não deveria acompanhar o cliente na escolha dos revestimentos, sanitários, tipo madeiras, tipo de caixilharia,...?

Evidentemente que sim.
    Fazer por fazer, sem dar cavaco ao cliente é trabalho para nada. Porque depois o cliente vai alterar, e bem. O que está mal é essa actitude de não envolver o cliente no processo.
    Concordam com este comentário: Vert.olive
  4.  # 124

Colocado por: Vert.oliveporque o pormenor dos aros das portas à face e rodapé invertido não ficou bem esclarecido ou escolhido no projeto execução e teria evitado não sei quantas reuniões e pedidos de orçamento e pesquisa...

Sim, o intuito dum PE é precisamente evitar tudo isso. Porque num PLicenciamento, nem isso foi pensado sequer muitas das vezes.
  5.  # 125

Colocado por: Vert.oliveE, uma coisa é certa, os empreiteiros encarecem o orçamento quando sabem que existe projeto execução.

Olhe, eu até aceito isto num ínicio.
    Porque com pouca informação, o empreiteiro sabe que há partes omissas ou por definir. O orçamento parece bom ao inicio, até se descobrir a coisa. Aí, o Dono de Obra paga o que empreiteiro pedir porque já está de pés e mãos atados...

Quando já tem tudo definido, já sabe que a "jogada" será dificil fazer mais tarde. Já haverá menos omissões ao orçamentar.

Pelo que essa do "uma coisa é certa", tem muito, mas muito que se lhe diga. Acredito que o orçamento inicial sim seja mais barato, mas são muitos os casos em que esse orçamento inicial não é igual ao final.

Exemplo: cheguei apanhar um instalador de pladur, que cada m2 "extra" custava o triplo. Foi preciso mais pladur, que aquilo que se "pensava" inicialmente. Só com o desenho em detalhe se pode calcular as áreas ao certo.
    Concordam com este comentário: Dias12
  6.  # 126

Isto do DO estar de pés e mãos atados aplica-se quando tem dinheiro adiantado para o lado do empreiteiro… noutras situações negoceia ou se o valor não for justo consulta o mercado e faz com outro.
  7.  # 127

Colocado por: N Miguel Oliveira

Olhe, eu até aceito isto num ínicio.
    Porque com pouca informação, o empreiteiro sabe que há partes omissas ou por definir. O orçamento parece bom ao inicio, até se descobrir a coisa. Aí, o Dono de Obra paga o que empreiteiro pedir porque já está de pés e mãos atados...

Quando já tem tudo definido, já sabe que a "jogada" será dificil fazer mais tarde. Já haverá menos omissões ao orçamentar.

Pelo que essa do "uma coisa é certa", tem muito, mas muito que se lhe diga. Acredito que o orçamento inicial sim seja mais barato, mas são muitos os casos em que esse orçamento inicial não é igual ao final.

Exemplo: cheguei apanhar um instalador de pladur, que cada m2 "extra" custava o triplo. Foi preciso mais pladur, que aquilo que se "pensava" inicialmente. Só com o desenho em detalhe se pode calcular as áreas ao certo.
    Concordam com este comentário:Dias12

Foi o que aconteceu por causa das portas à face e rodapé invertido, não estava bem esclarecido e depois o empreiteiro pediu cerca 20k a mais e o ptoblema em encontrar quem faça o trabalho. Também tinha escolhido pedra moca e no projeto execução está indicado granito da região. Quando desde o início, muito antes do licenciamento isto foi falado. Agora o empreiteiro pede mais dinheiro por esta alteração.
    Está a ser complicado. Ainda para mais mulher a construir sozinha. Foi para evitar isto que contrarei PE ;(
  8.  # 128

Bem, com mais ou menos utilidade em todas as reunioes que tive ate agora tenho pedido orcamentos para projeto de licenciamento + projeto de execucao.
    Ate pela minha personalidade, nao me faz sentido nenhum fazer um projeto onde nao tenha a execucao incluida. Numa obra desta dimensao, 4 ou 5 mil euros a mais em projeto nao sao nada. Para mim o mais importante e na fase de planeamento, ficar tudo alinhado e de acordo com aquilo que eu quero. Obviamente que nao implica que nao existam alteracoes mais tarde. Mas simplesmente andar a pedir orcamentos com um 'desenho' nao da para mim que trabalho numa area ligada a analise de dados e so a possibilidade de me chutarem orcamentos de 2 paginas sem detalhe me da logo a volta ao estomago
  9.  # 129

Colocado por: rpmmsantosIsto do DO estar de pés e mãos atados aplica-se quando tem dinheiro adiantado para o lado do empreiteiro… noutras situações negoceia ou se o valor não for justo consulta o mercado e faz com outro.

Até 2011-2012 era como diz.
    Os subempreiteiros queriam era trabalho, tinham tempo e o material em stock. No dia seguinte entravam em obra, sem adjudicação nem nada.

De então para cá, é dificil ver isso em especialidades menores, sobretudo por duas razões:

- para muitos, é um biscate vir fazer 5, 10, 15% duma empreitada que outro começou. Não vale a pena sequer o esforço de orçamentar.

- a maioria dos DO que vi serem "chulados" acabaram por engolir o sapo por um detalhe muito simples, o tempo. Muitas vezes iam com aqueles que pediram orçamentos e não adjudicaram... mas acabaram por manter o "chulo" que tinham na obra, porque o novo só teria disponibilidade daí a umas quantas semanas ou meses... que faria emperrar toda a cronologia da obra com as outras especialidades, gerando novos gastos.

Isto sem mencionar a questão da garantia. O primeiro diz que salta fora, porque outro veio atrás. O segundo com maior razão diz o mesmo. A culpa é sempre do outro. Pelo que mesmo chulados, a maioria dos DO que vi nessa situação preferiram não arriscar.

Atenção, aqui usei a palavra "chulos", mas sei que muitas vezes isso é injusto. Uma coisa é eu ter dado um valor há 2 anos atrás. Outra é pedirem um valor agora, quando o panorama dos preços de alguns materiais e mão de obra são diferentes. É normal que saia mais caro. O que não é normal é que peçam 3 ou 4x mais pela mesma coisa.
  10.  # 130

Colocado por: Vert.oliveFoi o que aconteceu por causa das portas à face e rodapé invertido, não estava bem esclarecido e depois o empreiteiro pediu cerca 20k a mais e o ptoblema em encontrar quem faça o trabalho. Também tinha escolhido pedra moca e no projeto execução está indicado granito da região. Quando desde o início, muito antes do licenciamento isto foi falado. Agora o empreiteiro pede mais dinheiro por esta alteração.
    Está a ser complicado. Ainda para mais mulher a construir sozinha. Foi para evitar isto que contrarei PE ;(

Um PE deve-se manter aberto até se determinar quem é o aplicador. Se necessário, em função das caracteristicas deste, o PE pode e deve ser adaptado.

Por exemplo, no seu caso, quem fez a ponte entre o gabinete de projecto e o empreiteiro, foi você? Porque é que houve um mal-entendido quanto aos rodapés?!

O PE foi enviado directamente ao empreiteiro, sem você estar de acordo com o que lá estava? 20k é muito dinheiro...
  11.  # 131

Colocado por: Vert.oliveEstá a ser complicado. Ainda para mais mulher a construir sozinha. Foi para evitar isto que contrarei PE ;(

Acredito que sim.
    Se até para os profissionais às vezes é complicado gerir uma obra, imagino para o cidadão comum, maioria dos Donos de Obra.
    A questão é, acha que sem o PE seria mais fácil?
  12.  # 132

Um PE deve-se manter aberto até se determinar quem é o aplicador. Se necessário, em função das caracteristicas deste, o PE pode e deve ser adaptado.

Por exemplo, no seu caso, quem fez a ponte entre o gabinete de projecto e o empreiteiro, foi você? Porque é que houve um mal-entendido quanto aos rodapés?!

O PE foi enviado directamente ao empreiteiro, sem você estar de acordo com o que lá estava? 20k é muito dinheiro...

Não houve propriamente mal entendido. O eng. do empreiteiro na altura do orçamento disse que depois via-se essa questão na altura, chegou a altura e orçamentou como lhe apeteceu, estuque a 35€/m2, porque tem rodapé invertido da vez de 11€/m2. No PE está indicado uma alheta 2*2cm. O que aconteceu foi que o empreiteiro/equipa nunca leram o PE com olhos de ver, em muitas das situações tive de ser eu a enviar prints das páginas, porque diziam que não tinham visto no PE.
    A questão dos aros,não estava de facto bem esclarecida no PE, isto quer dizer que o aro prevista não era adequado para parede estucada, depois apresentaram-me orçamento com tudo em gesso cartonado e aí tive de pesquisar sobre o assunto, onde obtive ajuda aqui no site.
    Este pequeno pormenor dos aros atrasou a obra em 6 meses até agora. Se o PE estivesse bem esclarecido neste ponto e se tivessem consultado os profissionais sobre a melhor maneira de se executar, eu não estaria chegado este ponto.
    Foi só um desabafo e a minha opinião se sim ou não ao PE.
  13.  # 133

Acredito que sim.
    Se até para os profissionais às vezes é complicado gerir uma obra, imagino para o cidadão comum, maioria dos Donos de Obra.
    A questão é, acha que sem o PE seria mais fácil?

O PE ajudou na questão das medidas das portas e caixilhos. Se estivesse bem elaborado e vi muitos erros, para mim foi um copy paste elaborado pelo estagiário, teria sido grande ajuda.
    Mas, às vezes aparecia caixilhos cor grafite quando pedi branco, as cúpulas ficaram cor antracite e não reparei e o empreiteiro orçamentou como tal. Agora imagine tudo branco e cúpulas antracite, entre outros pormenores. Não escolhi torneiras, sanitários, puxadores,medidas dos móveis de casa de banho, interiores roupeiros...
    Isto para mim faria sentido estar ao gosto do cliente para agora não me estar a preocupar, porque as torneiras são embutidas e tiveram de estar previstas logo na 1a fase da canalização e antes do estuque.saber onde vão estar posicionadas...

0.0311 seg. NEW