Iniciar sessão ou registar-se
    • Joanna
    • 9 novembro 2023 editado

     # 1

    A actual parece MUITO melhor
  1.  # 2

    tenho estas considerações...
    Concordam com este comentário: Joanna, Nostradamus
      Captura de ecrã 2023-11-09 170418.png
  2.  # 3

    e acrescento:
    - bancada de cozinha sem luz natural, sem um ajanelita para quem esta na bancada a cozinhar/ preparar não esteja de castigo.
    Prefiro sempre ter a ilha com as zonas de confecção/ preparação. e a contrabancada, faz armários altos e nicho para as maquinas do costume - Mq. cafe, jarro electrico, torradeira...
    Não sei se reparou mas tem a pala mais funda, em particular fronte à zona social. e removi noutros locais.
    A zona semienterrada, vai fazer aproveitamento?
    Não é possivel haver um asolução para o desnivel da zona sovial , sem aquela grande escadaria. possivelmente não ´re necessário um patio exterior tão grande... Faria a ozna de estar exterior, para festas com amis gente, ao nivel do piso inferior... poderia ser previsto um asolução em talude ajardinado e claro, um percurso pedonal a interligar ambos os níveis...
    Concordam com este comentário: Nostradamus
  3.  # 4

    Colocado por: Pedro Barradase acrescento:
    - bancada de cozinha sem luz natural, sem um ajanelita para quem esta na bancada a cozinhar/ preparar não esteja de castigo.
    Prefiro sempre ter a ilha com as zonas de confecção/ preparação. e a contrabancada, faz armários altos e nicho para as maquinas do costume - Mq. cafe, jarro electrico, torradeira...
    Não sei se reparou mas tem a pala mais funda, em particular fronte à zona social. e removi noutros locais.
    A zona semienterrada, vai fazer aproveitamento?
    Não é possivel haver um asolução para o desnivel da zona sovial , sem aquela grande escadaria. possivelmente não ´re necessário um patio exterior tão grande... Faria a ozna de estar exterior, para festas com amis gente, ao nivel do piso inferior... poderia ser previsto um asolução em talude ajardinado e claro, um percurso pedonal a interligar ambos os níveis...


    Obrigado pelas sugestões.

    Nesse caso, onde fica a IS social?
    Quero ter na ilha a placa e em princípio o lava loiças, o que acha? O forno e o microondas ficam encastrados na zona oposta. E acho que a ilha mais pequena seria mais prática e dava para ter mais espaço para a mesa e sala.
    Removeu a pala em que locais? Na imagem não dá para perceber.
    Na zona do pátio estamos a pensar fazer piscina, talvez não agora mas no futuro. E a churrasqueira talvez fique melhor na horizontal, sempre dava mais abertura para a cozinha e sala.
    Em relação à parte semi-enterreda não faço ideia. Por exemplo usar o desnível e fazer cave? Ou só ter o espaço por baixo para arrumos de coisas ao ar livre?
  4.  # 5

    Colocado por: brunextaNesse caso, onde fica a IS social?

    Ao lado da "entrada", que deve ser alargada.

    Colocado por: brunextaRemoveu a pala em que locais? Na imagem não dá para perceber.

    A pala nova é a Linha em traço interrompido vermelho.

    Colocado por: brunextaQuero ter na ilha a placa e em princípio o lava loiças, o que acha? O forno e o microondas ficam encastrados na zona oposta. E acho que a ilha mais pequena seria mais prática e dava para ter mais espaço para a mesa e sala.

    foi isso que escrevi. A ilha para acomodar MLL + LL + Placa + zona de preparação, deve contar com cerca de 2.50m de envergadura minima.

    O resto é para discutir com quem está a fazer o projecto...

    ainda acho que pode diminuir a area da zona socal . está tudo a nadar um pouco, pouco estruturada. Penso que consegue tirar uma fatia de 50cm, sem destruir a vicencia interior, na fachada onde tem a contrabancada da cozinha
    Não faria a ilha com a zona de refeições. tem logo ali ao lado a mesa de rfeições. Faria uma ilha com 90 a 1.00m de profundidade, com modulos duplos.
  5.  # 6

    Colocado por: Pedro Barradas
    Ao lado da "entrada", que deve ser alargada.


    A pala nova é a Linha em traço interrompido vermelho.


    foi isso que escrevi. A ilha para acomodar MLL + LL + Placa + zona de preparação, deve contar com cerca de 2.50m de envergadura minima.

    O resto é para discutir com quem está a fazer o projecto...

    ainda acho que pode diminuir a area da zona socal . está tudo a nadar um pouco, pouco estruturada. Penso que consegue tirar uma fatia de 50cm, sem destruir a vicencia interior, na fachada onde tem a contrabancada da cozinha
    Não faria a ilha com a zona de refeições. tem logo ali ao lado a mesa de rfeições. Faria uma ilha com 90 a 1.00m de profundidade, com modulos duplos.


    Aumentar a largura da entrada para 2 metros? O que acha de fazer uma porta da lavandaria para o exterior/garagem?

    Fazer a ilha apenas para preparação de refeições sem lugares sentados? Se for mais pequena sim e sempre se consegue ter mais zona para arrumação de louça e produtos, visto que não existe despensa.

    Em relação à pala não consigo perceber bem onde está, mas parece-me que cobre bastante área da zona exterior?

    Diminuir a área social? Não ficará tudo apertado e umas coisas em cima de outras?

    Em relação aos quartos e casa de banho, estava a pensar aumentar um bocadinho a área, acho um quarto com 11m2 um bocadinho pequeno demais. E talvez assim desse para fazer um armário de uma parede à outra.

    Achei também as casas de banhos dos quartos muito pequenas.

    O que acha da churrasqueira na horizontal para não bloquear parte do sol para a cozinha?
  6.  # 7

    Colocado por: brunextaAumentar a largura da entrada para 2 metros? O que acha de fazer uma porta da lavandaria para o exterior/garagem?

    Por exemplo. pelo menos 1.50m tem de ter. acho já agradavel q coisa com 1.90m.

    Você e os restantes utilizadores é que sabem o uso que quer dar aos espaços.. e que hábitos têm.

    Colocado por: brunextaEm relação à pala não consigo perceber bem onde está, mas parece-me que cobre bastante área da zona exterior?

    aumentei a profundidade na zona da sala/ cozinha, para poder efectivamente ter um espaço coberto para as patuscadas.

    PS: eu não faria ali nenhuma churrasqueira fixa... Mas lá está depende dos hábitos.

    Colocado por: brunextaDiminuir a área social? Não ficará tudo apertado e umas coisas em cima de outras?

    Tem de mobiliar os espaços, ver as areas de influência, as passagens, etc... eu acho que pode diminuir. Esse exercico, essas questões é para ver/ ensaiar com o seu arquiteto.

    Colocado por: brunextaAchei também as casas de banhos dos quartos muito pequenas.

    Não acho.
  7.  # 8

    Colocado por: Pedro Barradas
    Por exemplo. pelo menos 1.50m tem de ter. acho já agradavel q coisa com 1.90m.

    Você e os restantes utilizadores é que sabem o uso que quer dar aos espaços.. e que hábitos têm.


    aumentei a profundidade na zona da sala/ cozinha, para poder efectivamente ter um espaço coberto para as patuscadas.

    PS: eu não faria ali nenhuma churrasqueira fixa... Mas lá está depende dos hábitos.


    Tem de mobiliar os espaços, ver as areas de influência, as passagens, etc... eu acho que pode diminuir. Esse exercico, essas questões é para ver/ ensaiar com o seu arquiteto.


    Não acho.


    Pessoalmente não dou muito valor à entrada, será apenas para colocar chaves e casacos e entrarem as visitas.

    Mas com essa pala a cobrir bastante área exterior, os quartos e a cozinha/sala não irão apanhar luz solar? Será melhor fazer aproveitamento da zona semi-enterrada, ficará à sombra, coisa ideal para as patuscadas de verão.

    Na ilha apenas a placa? Ou também MLL e LL?

    Eu achei as casas de banho e os quartos um bocadinho pequenos. E os armários dos quartos também não levam muita arrumação desta maneira
    • nvale
    • 10 novembro 2023 editado

     # 9

    Invertia a sala com a cozinha... e não é o uso da churrasqueira que justifica a proximidade com a cozinha (na minha opinião)

    Levando em linha de conta cama de solteiro e não de casal.
    No 1ª quarto (ao lado do escritório) passava o armário para a parede do corredor. Aumentava o armário do outro quarto (mais meio armário do 1º quarto), deixando um nicho (restante armário sobrante) neste primeiro para colocar logo a secretária do estudo em L com a parede da janela..
    No segundo quarto, para além do aumento do armário, mudava a disposição da cama de solteiro (encostada à parede do corredor/entrada da suite), colocava a janela encostada à parede do armário e secretária ao fundo da cama...

    Atendendo à nova sugestão do Pedro, não sei se não otimizaria aquele aquele espaço que ficou entre a zona técnica e o wc com um outro "closet" de arrumação (roupas inverno, mudança de estação)
  8.  # 10

    Colocado por: brunextaquartos e a cozinha/sala não irão apanhar luz solar

    Luz apanham, agora se de sombra, se de luz solar direta... implica um estudo solar, que tem de considerar a localização da casa, a orientação dos vãos, a altura dos vãos, bem como a profundidade da pála e distância (em altura) entre os vãos e a pála.
    Mais a variação do ângulo de incidência dos raios solares ao longo do ano, lol

    Questão fundamental, que deveria ser estudada pela arquitetura, com detalhe, para todos os vãos de um projeto.
  9.  # 11

    Colocado por: nvaleInvertia a sala com a cozinha... e não é o uso da churrasqueira que justifica a proximidade com a cozinha (na minha opinião)

    Levando em linha de conta cama de solteiro e não de casal.
    No 1ª quarto (ao lado do escritório) passava o armário para a parede do corredor. Aumentava o armário do outro quarto (mais meio armário do 1º quarto), deixando um nicho (restante armário sobrante) neste primeiro para colocar logo a secretária do estudo em L com a parede da janela..
    No segundo quarto, para além do aumento do armário, mudava a disposição da cama de solteiro (encostada à parede do corredor/entrada da suite), colocava a janela encostada à parede do armário e secretária ao fundo da cama...

    Atendendo à nova sugestão do Pedro, não sei se não otimizaria aquele aquele espaço que ficou entre a zona técnica e o wc com um outro "closet" de arrumação (roupas inverno, mudança de estação)


    Inverter a sala cozinha porque razão?

    Eu também acho melhor fazer os quartos ligeiramente maiores para poder ter um armário com maior arrumação.

    E a cama da suite terá de ficar encostada à direta ou esquerda
  10.  # 12

    Colocado por: ricardo.rodrigues
    Luz apanham, agora se de sombra, se de luz solar direta... implica um estudo solar, que tem de considerar a localização da casa, a orientação dos vãos, a altura dos vãos, bem como a profundidade da pála e distância (em altura) entre os vãos e a pála.
    Mais a variação do ângulo de incidência dos raios solares ao longo do ano, lol

    Questão fundamental, que deveria ser estudada pela arquitetura, com detalhe, para todos os vãos de um projeto.


    O que foi dito foi sobre a sugestão do Pedro Barradas que fez a pala maior para utilizar a parte social exterior
  11.  # 13

    O pessoal está pouco ativo em relação a esta planta.

    A primeira planta na abertura do tópico levou cada chanca e agora o pessoal parece que está envergonhado
  12.  # 14

    Eu estou inativo pois mexer nesta planta implicava dar uma grande volta a tudo e trabalhar muito o exterior
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Nostradamus
  13.  # 15

    Colocado por: marco1Eu estou inativo pois mexer nesta planta implicava dar uma grande volta a tudo e trabalhar muito o exterior


    Mexer em tudo? E no exterior o que se pode alterar?

    Gostava de ver um daqueles seus rascunhos que costuma fazer frequentemente em outras plantas
  14.  # 16

    brunexta

    há casos e casos, é dificil explicar por poucas palavras o caso em que já temos um tronco e conseguimos de alguma forma fazer uma poda á arvore, e tambem, algo que despolete uma intenção e uma vontade na mão de riscar.
    reli um dos seus topicos (https://forumdacasa.com/discussion/88171/2/ajuda-com-arquitetura-e-planta/) e foi-lhe pedido que contextualizasse mais o seu caso na medida do possivel
    o que temos aqui espremendo os seus relatos é apenas uma planta fraca e uma forma de um terreno
    em suma não cativou e não é que seja por culpa consciente da sua parte, e a resposta mais honesta que lhe podem dar neste momento não é a rabiscar na sua planta, é mesmo fazer outra, partir do zero.
    uma casa não se faz muitas vezes na vida ou na maioria dos casos uma vez, portanto pode muito bem reunir com 1 ou até 3 gabinetes de que tenha alguma referencia e goste do seu estilo e peça um estudo previo sem compromisso, ou melhor peça uma proposta para o projeto/processo todo mas que a fase do estudo previo seja independente.
    já olhei para o seu terreno e até parece ser um bom terreno, a exposição solar não é má o declive até nem é nada por ai alem mas não "senti" o terreno, será a q sul tem vista para uma fábrica? ...., ....
    pelo que li até teve alguns colegas por aqui interessados, chegou a contatá-los?
  15.  # 17

    Bruxeneta se gostava que o marco1 “rabiscasse” o seu projecto porque não lhe pediu uma proposta de honorários?
    Concordam com este comentário: AndreS
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Iko
  16.  # 18

    Colocado por: brunextaInverter a sala cozinha porque razão?
    porque ficaria com a mesa de refeições a sala de estar lado a lado, ficava mais arrumado do que está atualmente…

    De resto, insisto que se quer realmente gastar apenas 250k na construção essa planta nao me parece o melhor caminho para conseguir isso de modo a ter uma qualidade de construção aceitável, esqueça os 1000€ m2 que falava no início e pense em 1200+ iva, sem arranjos exteriores, e a contar palas e tudo.
    • nvale
    • 11 novembro 2023 editado

     # 19

    Inverter a sala cozinha porque razão?

    ...........

    https://forumdacasa.com/discussion/83319/1/construir-casa-em-bragaarquitectura-e-especialidades-aprovadaspedido-de-orcamentos/

    Estava a ver esta discussão e lembrei-me da sua planta. Está aqui a razão de inverter a sala com a cozinha. Para mim fica tudo mais arrumado e mais lógico. e principalmente é a sala que se abre para o mundo e não a cozinha que parece de castigo na sua planta, precissamente o canto mais espetacular da casa.
  17.  # 20

    Gostaria de reativar este tópico porque qeria mesmo andar com isto para a frente e começar a construir casa.

    Percebo as críticas em relação ao primeiro projeto, olhando para trás foi algo feito à pressa e 3 pancadas para poder começar a construir e seguir com a minha vida para a frente.

    Mudei de gabinete e foi-nos apresentado um projeto do qual não gostámos e, com o pedido de uma moradia em L, foi-nos apresentado este último.

    Ao longo deste tempo e após ler muitas discussões aqui no fórum, tenho-me apercebido que um projeto é algo que tem de ser bem pensado e concebido.

    Venho por isso perguntar, em relação à topografia do terreno, se a moradia ficaria melhor com cave/meia cave ou se levasse aterro e muros de contenção para construir térrea?

    Cumprimentos.
      Screenshot_2024-02-28-15-41-37-380_com.gstarmc.android.jpg
 
0.0335 seg. NEW