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  1.  # 61

    Sim, tomada CEE32 monofásica, são azuis, e depois ligação direta ao quadro elétrico com cabo de 6mm2, podendo ser de 4 ou mesmo 10mm2 dependendo da distância.
  2.  # 62

    Colocado por: mafgodSim, tomada CEE32 monofásica, são azuis, e depois ligação direta ao quadro elétrico com cabo de 6mm2, podendo ser de 4 ou mesmo 10mm2 dependendo da distância.


    Então esse seu carregador + cabo (5m) + tomada… já ficaria por quanto no total

    (Mais a mão de obra! Para quem nem sabe pregar um prego…)
  3.  # 63

    Em materiais menos de 200€.
    Se não sabes fazer, tens de contratar um eletricista.
    Posso dar em privado contatos de alguns para a zona de Lisboa a Torres Vedras.

    E atenção que tens de ter potência disponível, o que pode teres de aumentar a potência contratada e não ser possível ou acarretar mais custos.

    Mas a 16A não te chega?
    Em 10h carregas o equivalente a 200km.
  4.  # 64

    A utilização da wallbox, requer ainda disjuntor e proteção diferencial dedicada do tipo A ou B, consoante se é trifásico ou não e dependendo do carregador instalado.
  5.  # 65

    Colocado por: mafgodSim, tomada CEE32 monofásica, são azuis, e depois ligação direta ao quadro elétrico com cabo de 6mm2, podendo ser de 4 ou mesmo 10mm2 dependendo da distância.


    Bom dia!

    mandei e-mail.

    Obrigado.
    • RCF
    • 14 maio 2023 editado

     # 66

    Em tempos, nas obras em casa, pedi ao eletricista para deixar ligação e tomada para carregar um carro elétrico no futuro.
    4 anos depois, arranjei o carro para carregar e, quando vou para colocar a carregar, constato que a tomada não dá para ligar.
    A ligação está direta ao quadro, mas a tomada não é a adequada para ligar ao cabo de carregamento do carro.
    Qual será a forma mais adequada e acessível para transformar esta tomada numa adequada ao carregamento?
    Terei de colocar wallbox ou haverá outra forma mais prática?

    Esta é a tomada que o eletricista me deixou:
      carregador carro1.jpg
      carregador carro.jpg
  6.  # 67

    Essa é a tomada com mais segurança para carregar a 16A.
    Contudo, os cabos portáteis são na sua maioria com ficha normal e não CEE, que é a que tem aí.

    Tem duas soluções:
    - compra ou faz um adaptador CEE para shucko, e usa o que tem, que provavelmente está limitado a 10A ou pouco mais...
    - compra um EVSE que lhe permite carregar a 16A mas um já com ficha CEE.
    Concordam com este comentário: AiOGajo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RCF
    • RCF
    • 14 maio 2023

     # 68

    Colocado por: mafgodTem duas soluções:
    - compra ou faz um adaptador CEE para shucko, e usa o que tem, que provavelmente está limitado a 10A ou pouco mais...
    - compra um EVSE que lhe permite carregar a 16A mas um já com ficha CEE.

    em termos de custo, qual a solução menos cara?
    E em termos de fiabilidade / perdas de energia?
    • RCF
    • 14 maio 2023

     # 69

    Portanto, esta solução:
    Colocado por: mafgodcompra ou faz um adaptador CEE para shucko, e usa o que tem, que provavelmente está limitado a 10A ou pouco mais...
    é isto e fica barato:
    https://albicampo.pt/produto/adaptador-ficha-cee-para-tomada-schuko/
    mas, é de carga lenta, certo?

    Já esta segunda solução:
    Colocado por: mafgodcompra um EVSE que lhe permite carregar a 16A mas um já com ficha CEE.
    será um novo cabo de carregamento, bem mais caro. Certo?
  7.  # 70

    Colocado por: RCFE em termos de fiabilidade / perdas de energia?
    Falibilidade/segurança, ligação direta sem adaptador.



    Colocado por: RCFisto e fica barato:
    https://albicampo.pt/produto/adaptador-ficha-cee-para-tomada-schuko/
    mas, é de carga lenta, certo?
    É isso... Vai permitir a velocidade que o cabo deixar.

    Colocado por: RCFserá um novo cabo de carregamento, bem mais caro. Certo?
    Um cabo que permite 16A custa abaixo de 150€.
    Mais informações por mensagem privada ou email.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RCF
    • RCF
    • 16 maio 2023 editado

     # 71

    Colocado por: mafgodUm cabo que permite 16A custa abaixo de 150€.
    Mais informações por mensagem privada ou email.

    Para já, comprei um adaptador CEE para shucko. Custou menos de €10.
    Como o cabo de carregamento é de 10A, prevejo que vá carregar devagarinho... vamos ver

    Se sentir mesmo necessidade de outra solução, voltarei ao contacto.
    Obrigado
  8.  # 72

    Colocado por: RCFPara já, comprei um adaptador CEE para shucko. Custou menos de €10.
    Como o cabo de carregamento é de 10A, prevejo que vá carregar devagarinho... vamos ver
    Se lhe serve para o dia-a-dia não vale a pena gastar mais dinheiro! :-)
    Concordam com este comentário: RCF
  9.  # 73

    Só para lhe relembrar, com a utilização do adaptador, está a incorrer numa situação antirregulamentar.

    Mas isso é mais uma situação entre muitas do nosso dia a dia.

    Colocado por: RCFPara já, comprei um adaptador CEE para shucko. Custou menos de €10.
    Como o cabo de carregamento é de 10A, prevejo que vá carregar devagarinho... vamos ver

    Se sentir mesmo necessidade de outra solução, voltarei ao contacto.
    Obrigado
    • RCF
    • 16 maio 2023

     # 74

    Colocado por: BigmouseSó para lhe relembrar, com a utilização do adaptador, está a incorrer numa situação antirregulamentar.

    pode desenvolver...?
  10.  # 75

    Colocado por: RCF
    pode desenvolver...?
      Captura de ecrã 2023-05-16 181908.png
  11.  # 76

    Queremos poupar uns trocos numa instalação de milhares de euros para carregar um veículos de dezenas de milhares de euros. Se algo correr mal paga a reparação…
    • RCF
    • 17 maio 2023

     # 77

    Colocado por: Bigmouse
      Captura de ecrã 2023-05-16 181908.png

    Não sendo assunto que domine e, por isso, com a devida margem de erro, estou em crer que não será o caso. O carro é carregado com o carregador da própria marca, sem que neste, bem como entre este e o carro tenha sido colocado qualquer adaptador. O adaptador está a jusante, antes do cabo e do respetivo transformador integrado no cabo.
  12.  # 78

    Colocado por: Bigmouse
      Captura de ecrã 2023-05-16 181908.png


    Esse texto fala em que os adaptadores não devem permitir a passagem de um modo de carga a outro modo de carga. Ora ficha schuko e CEE são o mesmo modo de carga, corrente alternada monofásica. Se estivéssemos a falar de um adaptador de corrente alternada para corrente contínua, aí sim tínhamos modos de carga diferentes de os equipamentos devem estar destinados a carga de VE.
  13.  # 79

    Os modos de carga não tem haver com o tipo de corrente, mas sim com o tipo de ligação. o Modo 1 não é permtido em carregamentos de Veículos Elétricos.

    o que eles falam a utilização de adaptadores para ligação do SAFE

    Colocado por: ruicarlovEsse texto fala em que os adaptadores não devem permitir a passagem de um modo de carga a outro modo de carga. Ora ficha schuko e CEE são o mesmo modo de carga, corrente alternada monofásica. Se estivéssemos a falar de um adaptador de corrente alternada para corrente contínua, aí sim tínhamos modos de carga diferentes de os equipamentos devem estar destinados a carga de VE.
      Captura de ecrã 2023-05-19 123328.png
      Captura de ecrã 2023-05-19 123120.png
  14.  # 80

    Colocado por: BigmouseOs modos de carga não tem haver com o tipo de corrente, mas sim com o tipo de ligação. o Modo 1 não é permtido em carregamentos de Veículos Elétricos.

    o que eles falam a utilização de adaptadores para ligação do SAFE


    Claro que tem a ver com o tipo de corrente, essa imagem mostra isso mesmo. Corrente contínua é modo 4, corrente alternada só pode ser modo 1, 2 ou 3. Claro que eu simplifiquei com um exemplo fácil de ver: CC vs CA.

    Onde foi buscar a ideia de não se poder usar carregamento de VEs em modo 1? Na via pública acredito que possa haver regulamentação nesse sentido, agora nas nossas casas?
    Concordam com este comentário: AiOGajo
 
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