Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Não aconselho uma wallbox, aconselho antes um carregador portátil regulável.

    Se estiveres interessado em preços envia email para o hotmail :-)
  2.  # 2

    Colocado por: mafgodNão aconselho uma wallbox, aconselho antes um carregador portátil regulável.

    Se estiveres interessado em preços envia email para o hotmail :-)


    Presumo que não aconselha porque vende esse tal carragdor portátil.

    Já fiz o meu estudo e análise... e pretendo uma wallbox e por isso coloquei a questão no forum!

    Obrigado!
  3.  # 3

    O user mafgod tem razao.
    Basicamente é a mesma coisa, mas portátil...
    Se quiser mesmo fixa tem as https://plugged-drive.com/ é nacional e bom. Até à data nao tenho razao de queixa...
  4.  # 4

    Colocado por: ARAS79Presumo que não aconselha porque vende esse tal carragdor portátil.
    Eu vendo tudo :-)

    E sobre wallboxes até recomendei esta:
    Colocado por: mafgodCaríssimo... Podias pelo mesmo preço comprar mais de 10 carregadores portáteis...

    Se estás mesmo decidido passa poraqui, mais barato e mais bem servido assim haja para entrega.
    Concordam com este comentário:ruicarlov
    E não, não sou eu que as constroi e vende :-) nem tenho alguma comissão na dita.

    Colocado por: ARAS79Já fiz o meu estudo e análise... e pretendo uma wallbox e por isso coloquei a questão no forum!
    Então é escolher a wallbox.
  5.  # 5

    Colocado por: ARAS79Já fiz o meu estudo e análise... e pretendo uma wallbox e por isso coloquei a questão no forum!
    Ainda tem de decidir:
    Colocado por: ARAS79À data de hoje, que wallbox aconselham (não restrita a qq marca) com ou sem cabo!
    E acrescento, tipo 1 ou tipo 2?
  6.  # 6

    sim, só me falta escolher a Wallbox, onde a comprar e melhores preços...?
    Basicamente o que explanei no meu post.
  7.  # 7

    Quais os requisitos que pretende na wallbox?
    - regulável ou fixa?
    - com cabo ou sem cabo?
    - com cabo tipo 1 ou tipo 2?
    - monofásico ou trifásico?
    - com ajuste de potência automático tendo em conta o consumo da casa ou não?
    - com ligação wifi ou não?
    - com calendarização ou não?
    - qual a potência disponível em casa?
    - tem monofásico ou trifásico em casa?
    - o carregador interno do carro é monofásico ou trifásico?

    E já agora, porquê uma wallbox se com um cabo regulável portátil fica à mesma bem servido e pode levar para todo o lado ou eventualmente, pendurá-lo na parede como se fosse uma wallbox?

    Colocado por: ARAS79onde a comprar e melhores preços...?
    Aqui.
  8.  # 8

    - indiferente.
    - sem cabo
    - monofásico 7,4Kvw
    - sim
    - sim
    - sim (julgo que com APP, todas as questões ficam sanadas!9
    - 10,35KvW
    - monofásico.
    - julgo que dá para os dois..

    Mas já agora, porque de facto pode--me ter passado, pelas pesquisas e/ou nomenclatura utilizada, esses carregadores portáties funcionam como?
    - ligam à tomada (normal) de casa? é seguro? Carregam no mesmo tempo e de forma segura 8sobrequecimento?
    - tem algum link onde possa ver e ler sobre as suas capacidades?

    Obrigado.
  9.  # 9

    Colocado por: ARAS79Mas já agora, porque de facto pode--me ter passado, pelas pesquisas e/ou nomenclatura utilizada, esses carregadores portáties funcionam como?
    Funcionam da mesma maneira que uma wallbox comercial ou caseira, e do mesmo modo que um posto de carga na rua público ou privado.
    Basicamente é um EVSE (seja a wall box/carregador portátil/posto público/privado) que comunica com o carro através de dois fios, combinando a potência que o carro pode ir carregar e após sucesso na negociação e validação de parâmetros como a terra, atraca uns relés para que a eletricidade flua da rede para o carro através dos outros cabos (3 no mono e 5 no trifásico).

    Colocado por: ARAS79- ligam à tomada (normal) de casa? é seguro? Carregam no mesmo tempo e de forma segura 8sobrequecimento?
    Há os use se ligam numa tomada normal, como por exemplo os que vem com o carro, e vão até aos 10/12A.
    Há outros semelhantes que permitem até 16A numa tomada normal de casa.
    Acima de 16A, tem de ter tomada CEE de 32A por exemplo, e uma ligação direta até ao quadro elétrico com cabos de 6mm^2 de secção (ou mais dependendo da distância).
    A seguranaç é válida tanto para um cabo portátil como a wallbox.
    Se a wallbox for só até 16A, pode até ser uma ligação direta à tomada já existente. Se for acima de 16A, terá se ser a mesma ligação ao quadro elétrico.
    A única diferença na ligação de uma wallbox, e mesmo assim pode fazer o mesmo com o cabo portátil, é em vez de ligar a uma tomada já existente ou a uma CEE, fazer uma ligação direta.

    Se pretende com integração WIFI e ser dinâmico tendo em conta o consumo da casa, veja o link que indiquei.
    Mas, com 10,35kW contratados acho que precisa de ter cuidados?
    A bateria do VE é de quanto e qual a autonomia necessária diariamente?
  10.  # 10

    Colocado por: ARAS79Carregam no mesmo tempo e de forma segura 8sobrequecimento?
    O tempo de carregamento da bateria depende da potência de carregamento.
    Carregar a 16A com um cabo portátil/wallbox ou posto de rua, coloca dentro carro a mesma quantidade de energia.

    Sobreaquecimneto onde?
    Da bateria, é indeferente de se usar um cbao portátil ou outro EVSE (wallbox/posto)
    Da ficha, se carregar a 16A numa tomada normal esta pode realmente sobre aquecer, a alernativa é substituir tomada e ficha por uma CEE16 por exemplo.
    Dos fios, se os fios tiverem 2,5mm^2 pode puxar os 16A. Se puxar acima de 16A e adimitindo que as proteções falhem, é possivel que os mesmos fiquem danificados obviamente, independentemente do EVSE.
  11.  # 11

    Colocado por: ARAS79esses carregadores portáties funcionam como?
    Já respondi acima :-)

    Um link para se entreter :-)
  12.  # 12

    as wallbox referidas possuem protecção proteção contra as correntes de defeito com componentes contínuas (dc) de 6mA, ou será necessário prever a instalação de diferencial do tipo B na origem da alimentação à wallbox?

    Colocado por: mafgodHá os use se ligam numa tomada normal, como por exemplo os que vem com o carro, e vão até aos 10/12A.
    Há outros semelhantes que permitem até 16A numa tomada normal de casa.
    Acima de 16A, tem de ter tomada CEE de 32A por exemplo, e uma ligação direta até ao quadro elétrico com cabos de 6mm^2 de secção (ou mais dependendo da distância).
    A seguranaç é válida tanto para um cabo portátil como a wallbox.
    Se a wallbox for só até 16A, pode até ser uma ligação direta à tomada já existente. Se for acima de 16A, terá se ser a mesma ligação ao quadro elétrico.
    A única diferença na ligação de uma wallbox, e mesmo assim pode fazer o mesmo com o cabo portátil, é em vez de ligar a uma tomada já existente ou a uma CEE, fazer uma ligação direta.
  13.  # 13

    A proteção DC creio que se recomenda acima de 16A e trifásico, mas posso estar enganado.
    Essas proteções nem todas as wallboxes teem.
    Os carregadores portáteis creio que nenhum tem (poderá haver eventualmente algum no mercado).
    Eu, na minha casa/garagem, optaria por ter essa proteção exterior à wallbox/caregador e não nos ditos.

    Tenho VE desde 2014 e uso quase que diariamente a mesma tomada para carregar os meus dois VEs (alternadamente) e quase sempre a 16A sem a proteção DC (no inicio nem se falava dessa proteção em lado nenhum).
    Tem obviamente a proteção AC e o diferencial :-)
  14.  # 14

    Das várias wallboxes que vendi, só uma da marca ROLEC, e trifásica, é que tinha disjuntor com proteção DC.
    As outras, de outras marcas e também ROLEC que vendi, monofásicas, só tinham o vulgar disjuntor AC.

    As teslas que vendi também não tinham nenhum disjuntor, e são trifásicas :-)
    Não sei se atualmente já tem.
  15.  # 15

    todos os equipamentos que não sejam aqueles cabos que veem com os veiculos com ficha do tipo schuko, devem ser dotados dessas protecções.

    algumas wallbox já vem com a proteção DC integrada, permitindo reduzir no custo do diferencial a instalar a montante.


    Colocado por: mafgodA proteção DC creio que se recomenda acima de 16A e trifásico, mas posso estar enganado.
    Essas proteções nem todas as wallboxes teem.
    Os carregadores portáteis creio que nenhum tem (poderá haver eventualmente algum no mercado).
    Eu, na minha casa/garagem, optaria por ter essa proteção exterior à wallbox/caregador e não nos ditos.

    Tenho VE desde 2014 e uso quase que diariamente a mesma tomada para carregar os meus dois VEs (alternadamente) e quase sempre a 16A sem a proteção DC (no inicio nem se falava dessa proteção em lado nenhum).
    Tem obviamente a proteção AC e o diferencial :-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod
      Captura de ecrã 2023-05-08 180303.png
  16.  # 16

    Para ter uma ideia, o que me aconselharam em termos de wallbox, em função das informações que dei:

    Wallbox Pulsar Plus 7.4kW (com cabo de carregamento)
    Wallbox eNext 7.4 kW (sem cabo)

    Fico bem servido?
  17.  # 17

    Por menos de 200€ tem cabo regulável até 32A monofásico, portanto...
  18.  # 18

    Colocado por: mafgodPor menos de 200€ tem cabo regulável até 32A monofásico, portanto...


    E teria que mudar as ligações eléctricas em casa… a tomada ou pode ser uma normal de parede?
  19.  # 19

    Tomada normal de parede só até 16A e em tomadas de qualidade com fio de 2,5mm2.
  20.  # 20

    Colocado por: mafgodTomada normal de parede só até 16A e em tomadas de qualidade com fio de 2,5mm2.


    Então se quisesse usufruir dos 7,4kw e 32A teria que adquirir também a tomada juntamente com esse carregador portátil.
 
0.0226 seg. NEW