Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: HAL_9000Tenho amigos nos EUA, Austrália, Alemanha, Luxemburgo, Suiça e Suécia. Todos eles


    Construiram/compraram como lá fora?
    Como compara com os seus amigos que compraram/construiram em Portugal? O que fazem de diferente afinal?
    • AMG1
    • 30 outubro 2022
    Colocado por: AMVPEu estou com o user que diz que essa conversa de que no estrangeiro é só problemas é uma conversa típica de emigrantes, ainda não percebi muito bem se é mesmo só para no final/meio da vida aplicarem a máxima do "mostra quem tem" ou se é porque entendem que alguém tem de ir mantendo o país a funcionar para poderem vir de férias e, muitos, para regressarem quando se reformarem, e virem para um país onde com um poder de comprar inferior poderem viver bem com as suas reformas, ao contrário do que teriam nos país onde fizeram a sua via ativa.
    Conheço mt bem essa conversa, é-me mt familiar, e tenho mt pouco respeito por estas pessoas, apesarem deste perfil corresponder à generalidade da minha família.
    Seja como for, felizmente, penso que hoje em dia essa conversa já não "cola" por aqui, para grande mal de quem a apregoa.


    Ja agora, os 37 anos que vivi na Suécia foram entre os 8 e os 45 anos. Ou seja mais de 20 anos antes de me reformar.

    Lamento mas em nenhum momento disse que os suecos vivem pior do que os portugueses. O que tenho dito e sustento é que valorizam coisas diferentes das nossas e por isso boa parte das comparações tem pouco interesse.
    Tambem lhe digo que os suecos vivem melhor do que nós, porque fazem por isso, nao se conformam e vão à luta e assumem a responsabilidade do que corre mal e procuram mudar.
    Enquanto isto por cá, a culpa e sempre do outro. Se sou empregado a culpa e do patrão, mas se sou empresário a culpa e do trabalhador ou dos sindicatos. Na pior das hipoteses a culpa é do governo, mas nossa nunca. Nós somos sempre vitimas. Na verdade até somos vitimas, antes mais de nós proprios, de nao nos sabermos assumir, de nao desafiarmos os poderes estabelecidos. Preferimos antes a adulação na esperança da nossa recompensa ser maior. Agora, procurar ser melhor do que o outro ir mais longe e nao ter nem medo, nem vergonha de o conseguir, isso ja não, até porque isso é muito mais dificil do que passarmos a vida a queixar de tudo e de todos. Até dos que vivem melhor do que nós, porque fizeram por isso.
    Na verdade, por mais que nos custe ouvir isto e correndo o risco que estas generalizações sempre comportam, em meu entender há nos nórdicos uma ética do trabalho que nao existe em Portugal. Claro que por lá há mais oportunidades?
    Claro que sim, mas é necessario muito mais esforço para as conseguir. Eu nao vou dizer que o Sr. CUNHA também nao anda por lá, porque nao é verdade, mas o nivel de transparência nao tem comparação com o que se passa aqui, mas porque será?
    Provavelmente porque o nivel de sindicalização na Suécia e proximo dos 100%, mas também porque os sindicatos nao pretendem mudar o mundo, mas "apenas" melhorar as condições de trabalho e remuneração dos seus associados o que já não é pouco.
    Portanto meu caro e para voltar ao tema das casas, em regra, nas cidades, elas são mais pequenas e mais caras do que cá e um salario médio na Suécia nao permite uma vida de nababo, mas dá para viver confortavelmente para os parâmetros nordicos, que nalguns aspectos são bem mais austeros do que em Portugal, noutros ja nao. Por exemplo a Suécia era, nao sei se ainda é, o país europeu com maior número de segundas habitações. Mas até isso tem uma explicação muito simples. É que dois terços dos suecos vivem e trabalham em menos de um terço do território. Ora a forma de garantir alguma ocupação desse imenso território passou muito por fomentar a construção dessas casas, oferecendo terrenos, isentando impostos...e assim nasceram umas largas centenas de milhares de casas que nalguns casos sao pouco mais do que umas pequenas cabanas onde se pode estar no verão, mas que no inverno muitas até ficam sem acessos. O meu pai tinha uma destas (a 800 km de casa) onde ia com amigos passar uma semana por ano a pescar.
    Agora pode dizer-se que um numero muito significativo de suecos da classe média ate têm segunda habitação, o que seguramente nao acontece em Portugal, mas convem perceber porquê e o que é que isso significa. Nao sao casas de praia com quartos para familia, amigos, cão, gato e piriquito. São apenas, na maioria dos casos, pequenas casas algo rudimentares, mas que permitem contacto directo com a natureza que é algo que os suecos valorizam muito.
    Há lá uma excentricidade que se chama algo como "direito de passeio" que em portugal era impossível de implementar, e que até é dificil de explicar, mas enfim os passeios na natureza para eles são um luxo que deve estar ao alcance de todos, para nós um cansaço e uma maçada, ou uma coisa de "gente esquisita".
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: N Miguel Oliveira
  2. Colocado por: HAL_9000
    Se cá tinham melhor qualidade de vida, porque emigraram?

    E porque temos tantos estrangeiros por cá?
    E como dizem os estrangeiros ricos vêm roubar as casas nas Av.Novas em Lisboa e os pobres vêm roubar os empregos bons.
    Para um País tão mau é muito estranho.
  3. Colocado por: AMVPEu estou com o user que diz que essa conversa de que no estrangeiro é só problemas é uma conversa típica de emigrantes, a


    Acho que se tende a polarizar as coisas por aqui. E a confundir coisas que são diferentes.
    O exercicio deveria ser o de ver o que fazem de diferente cidadãos doutros países que passaram por dificuldades parecidas com as atuais em Portugal.
    Há falta de habitação, falta de fogos. "Poucas alternativas" como dizem. Ora isso está longe de ser um problema novo. Que estratégias fizeram outros? O que podemos replicar e o que podemos evitar?

    Para quê confundir isso com o que fazem os portugueses lá fora? Importa é ver como pensam os locais...
  4. Colocado por: N Miguel OliveiraSe fora é que é bom, porque não emigram?
    Do meu lado já disse que abdiquei de melhores condições profissionais e monetárias para estar próximo da família.

    De qualquer forma este é o meu país se origem, o mais normal deveria ser ficar e não ser obrigado a sair para conseguir escalar um bocadinho no elevador social.
    • AMG1
    • 30 outubro 2022
    Colocado por: HAL_9000Quantos portugueses a trabalhar em Portugal tem casa aqui e na Suécia? Acho que a sua situação exprime bem onde existe maior poder de compra.

    Quanto a qualidade de vida ser melhor ou pior aqui comparado com o estrangeiro, só posso dizer que os nossos jovens devem ser burros para emigrar e ter pior qualidade de vida.

    Tenho amigos nos EUA, Austrália, Alemanha, Luxemburgo, Suiça e Suécia. Todos eles afirmam que teem melhor qualidade de vida nestes países do que em Portugal. Nenhum deles ate ver considera voltar tão cedo.

    Se cá tinham melhor qualidade de vida, porque emigraram?


    O meu exemplo tem pouco interesse para o caso e so o mencionei para explicar a razão pela qual falo da Suécia desta forma. Na verdade se quiser nesse contexto eu até sou um personagem estranho porque vivi lá mais tempo do que por cá. Eu nasci aqui, mas nao sei se sou mais estrangeiro aqui ou lá. Mas também é verdade que vim viver para cá, mas por razões que pouco tem de ver com as condições de vida. Se fosse apenas esse o fator a ter em conta teria ficado por lá mas felizmente a vida, para mim, é mais do que trabalhar e passar a vida preocupado com a acumulação de coisas sejam casas, carros ou outras parecidas. Talvez essa visao até espelhe um pouco a minha vivencia por lá.
  5. Colocado por: N Miguel OliveiraConstruiram/compraram como lá fora?
    Dois deles compraram (taxa fixa < 2%, a variável nem sequer foi oferecida pelo banco) , outros dois arrendam (não faço ideia quanto pagam em relação ao ordenado), e os outros, não sei se compraram ou arrendam, nunca calhou em conversa.

    Do que vamos conversando, têm mais rendimento disponível do que aquele que tinham por cá e sentem-se mais valorizados. Acho que é um pouco essa a diferença. Foi isso que eu senti também quando saí.


    Colocado por: AMG1Tambem lhe digo que os suecos vivem melhor do que nós, porque fazem por isso, nao se conformam e vão à luta
    Não percebo bem porque assume que quem se queixa são pessoas que se conformam e não vão à luta. Já pensou que nos podemos queixar precisamente porque sentimos que estamos sempre a ir à luta, mas as coisas demoram a acontecer neste país, sente-se que tudo acontece lentamente e a custo, somos frequentemente barrados por burocracias,
    quando há oportunidades de jeito, não raras vezes somos ultrapassados por pessoal com melhores conhecimentos (cunha), recriminados por arriscar e falhar. Não me considero acomodado, longe disso, conquistei muito do que queria, mas precisamente porque me faço à vida esperava a esta altura da minha vida ter chegado muito mais longe. Tenho culpa obviamente por decisões que tomei, mas grande parte do travão que sinto é resultado da porcaria de política económica que insiste em persistir neste país.

    Mas pronto, não se pode dizer que isto e aquilo funciona mal, que somos logo apelidados de queixinhas. Eu sinto que encontro mais travões que oportunidades.


    Colocado por: CarvaiE porque temos tantos estrangeiros por cá?
    E como dizem os estrangeiros ricos vêm roubar as casas nas Av.Novas em Lisboa e os pobres vêm roubar os empregos bons.
    É simples. Portugal oferece muita qualidade de vida em 2 tipos de situações:
    - Tem um ordenado de país rico, e portanto aqui tem muito poder de compra.
    - A sua origem é um país pobre, e por comparação Portugal oferece melhor qualidade de vida.

    Portugal só não oferece grande qualidade de vida para o padrão Europeu quando você tem um salário Português.
    • AMG1
    • 31 outubro 2022
    ... grande parte do travão que sinto é resultado da porcaria de política económica que insiste em persistir neste país.


    Mas olhe que o que mudou a face, por completo, da situação na Suécia não foram as politicas liberais, de menos impostos e desregulação da economia, mas sim a governação social democrata, com um estado forte, grande e interventivo. Ou seja as politicas que em Portugal sao sobretudo personalizadas pelo partido socialista e muito contestadas neste forum.
  6. Colocado por: N Miguel Oliveira

    Desmotivar a quê?
    A fazer de coitadinho, vitimizando-se pela situação em que estamos?
    Queixar-se para depois nas urnas (ou no trabalho) fazer o mesmo que sempre fez?
    A continuar a culpa este e aquele, mas sem sequer conhecer os direitos e deveres que cada um tem?
    A culpar empreiteiros e promotores catalogando-os de oportunistas, mas não são capazes de reconsiderar o modo como projectamos ou vivemos?
    A dizer que esta geração nova teve muito azar e a culpa é dos mais velhos?

    É que o que mais vejo por aqui é sempre comparar o pior que nós temos com o melhor que os outros têm, como que se lá fora não houvesse problema algum nem tivesse custado nada a chegar onde chegaram.

    Os portugueses têm o que merecem. Só nos podemos culpar a nós próprios.
    Concordam com este comentário:Carvai


    Mas aqui alguém se fez de coitadinho?
    Mas alguém disse que lá fora era um paraíso?

    Conseguem ler o que não está escrito.
  7. Colocado por: AMVP
    E demorou 37 anos a perceber que viveria melhor em Portugal?


    😁
  8. Colocado por: AMG1

    O rendimento médio mensal de um agregado familiar português ronda os 3,2k enquanto o de um agregado familar sueco deve andar em torno dos 5k.
    tema.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:N Miguel Oliveira


    3.2k? lol...

    E a mediana? 🤔
  9. Colocado por: AMG1

    Eu nem sequer quero "bater mais no ceguinho", mas quase que podia dizer que um português com um salário médio provavelmente faz uma vida mais à larga do que um sueco com o salario medio de lá. Para os nossos padrões de consumo, eles sao um bocado sovinas. Por isso é que a tx de poupança lá é muito superior à nossa.
    Concordam com este comentário:N Miguel Oliveira


    Será? Ou será porque um português com um salário médio gasta praticamente todo o salário para sobreviver? Como vai investir o que não tem?

    Ou acha que o português vai sair da sua situação a poupar 50€/mês.

    Típica conversa de imigrante cheio de €. Parece algo denominado por alguns colegas meus como a esquerda caviar.

    Enfim, nem sei qual o proposito, querem chegar a Portugal e sentirem-se superiores e que os portugueses não tenham oportunidade de crescer. Ficará sempre um país muito acessivel e com "muita qualidade de vida"
    • AMG1
    • 31 outubro 2022


    Conseguem ler o que não está escrito.


    Parece ser exatamente o seu caso...ou pelo menos finge que nao lê. Bom, sempre pode ser ler e nao entender, pode muito bem ser isso.
    Ainda há outra opção. Lê, percebe, mas nao lhe convém, será?
    Mas vá lá divirta-se, porque parece que faz bem à saúde.
    • AMG1
    • 31 outubro 2022
    Colocado por: jg231

    E a mediana? 🤔


    Vai ver!
    • AMG1
    • 31 outubro 2022
    Colocado por: jg231

    Típica conversa de imigrante cheio de €. Parece algo denominado por alguns colegas meus como a esquerda caviar.



    De esquerda, talvez, se por isso entender que deviamos viver num pais mais justo e solidário. Agora caviar, não gosto, mas ja se for um bom presunto ou paio, marcha que nem ginjas

    Vê como é fácil desconversar. Assim todos nos podemos divertir!
    • AMG1
    • 31 outubro 2022
    Ainda sobre o caviar.
    Na Suécia há uma mistela a que eles chamam caviar sueco que é ainda muito pior do que o original, que por acaso até ja tive oportunidade de comer mesmo junto à margem do mar Cáspio, nao era o tal das femeas albinas, mas mesmo assim parece que era bom, para os apreciadores claro.
  10. Colocado por: HAL_9000Dois deles compraram (taxa fixa < 2%, a variável nem sequer foi oferecida pelo banco) , outros dois arrendam (não faço ideia quanto pagam em relação ao ordenado), e os outros, não sei se compraram ou arrendam, nunca calhou em conversa.

    Do que vamos conversando, têm mais rendimento disponível do que aquele que tinham por cá e sentem-se mais valorizados. Acho que é um pouco essa a diferença. Foi isso que eu senti também quando saí.


    Sim, mas compram/constroem o quê? Como são esses imóveis?
    Por comparação com os portugueses?
    Da Suécia não sei, mas doutros países sei que são bastante mais pragmáticos a modelar uma casa, a escolher um carro, etc...

    Um pormenor "engraçado": Num determinado cantão suíço por exemplo, o pé-direito mínimo legal eram/são 2,40m. Posso dizer que 100% das casas e apartamentos que por lá desenhei tinham sempre e sem exceção 2,41m. Uma medida invulgar em Portugal, onde a estatura média das pessoas até é mais baixa. Claro que me pode dizer, "também não era por 10 ou 15cm que iria embaratecer significativamente a obra"... aqui o pormenor é que os suíços não "poupavam" só no pé-direito. Aliás, esse tipo de decisões advinham dos gabinetes de projecto, onde existia um orçamento a respeitar estipulado em contrato. Além disso, não só 10, 15cm de construção a menos, são também menos Xm3 de ar que é preciso aquecer no inverno, etc...

    Outro exemplo: um dos meus patrões tinha 5 milhões no banco, o único carro que tinha era um Fiat 126 com 40 anos que só sacava da garagem para desenferrujar pois usava transporte público a diário. O outro patrão tampouco era pobre, dava aulas na universidade, onde chegava de trotinete vestido de fato e gravata. Ambos tinham 45-50 anos. Em Portugal, um seria visto como um forreta, e o outro como um maluco.

    O que isto tem que ver com economia? Provavelmente nada, mas serve para comparar o modo como diferentes pessoas vivem e as prioridades que têm. Com a tralha que por vezes vejo nas casas e nas ruas em Portugal, não me admira tanto que se queixem que o salário não alcança.
  11. Colocado por: jg231Mas aqui alguém se fez de coitadinho?
    Mas alguém disse que lá fora era um paraíso?

    Conseguem ler o que não está escrito.


    Será que só chegou agora a este tópico?
    Ou nunca saiu de casa?

    "Queixar-se" é desporto nacional. Do qual temos os melhores atletas.
  12. Colocado por: jg231Ou acha que o português vai sair da sua situação a poupar 50€/mês.

    O achar que os outros são como nós é tipico dos "queixinhas"
    https://multinews.sapo.pt/noticias/dia-mundial-da-poupanca-mais-de-metade-dos-portugueses-consegue-poupar-todos-os-meses-apenas-ate-10-do-seu-salario-revela-estudo/
 
0.5972 seg. NEW