Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: Bragas VOu os meus graus são diferentes dos vossos ou vocês estão a exagerar..
    22° não é nada de muito quente.

Basta que as paredes sejam em tijolo e a percepção muda logo. Não é de todo comparável a sensação térmica, independentemente de estarem à mesma temperatura.

Ter uma envolvente em tijolo a irradiar 20° é mais confortável para o corpo que ter "papel" a irradiar 25° onde parece que o corpo nunca aquece.

Isto porque o tijolo (e acabamento) tem uma conductividade térmica muito superior ao pladur, e mesmo com uma temperatura mais baixa, consegue emitir muito mais calorias, logo aquela sensação de calor irradiado é maior, mesmo estando mais "frio".

E o mesmo fenómeno se observa com PRH com chão em mosaico ou flutuante.
    • HFSF
    • 10 janeiro 2025
    Colocado por: Bragas VNão dá para andar de manga comprida, mas consigo andar de calças de fato treino e t-shirt. Ou calções e t-shirt..

A 20º eu tenho de estar de calças e t-shirt ou camisola fina ou tenho frio.
    Nem tento calções :)

Ainda assim não queria subir porque gosto de estar mais fresco do que mais quente.
    • paulos
    • 10 janeiro 2025 editado
    Na minha as temperaturas estão assim na ultima semana.
    Nos primeiros dias foi usado o AC, nota-se que o AC leva a temperatura mais para cima além dos 21º pedidos, cheguei a ver 23.5.

Do meio da semana para cá, foi usado a lareira (consigo aquecer os 2 pisos e fica uma temperatura uniforme por todo o lado graças ao vão de escadas) o piso da garagem está mais frio com 19/19.5º

(casa em banda 90m2 x 3 pisos, capoto 60mm, teto falso no ultimo piso com 10cm lã mineral e no telhado 80mm XPS)
      temp.JPG
  2. Colocado por: HAL_9000Má estratégia. Afinal quer que ela tire o pijama ou que vista um pijama polar?
    Concordam com este comentário:JPMN_17,Peper87,mica,Bragas V,JCoimbra

Dá para por um gosto? :)
    Concordam com este comentário: Peper87
  3. Colocado por: Nostradamus

Basta que as paredes sejam em tijolo e a percepção muda logo. Não é de todo comparável a sensação térmica, independentemente de estarem à mesma temperatura.

Ter uma envolvente em tijolo a irradiar 20° é mais confortável para o corpo que ter "papel" a irradiar 25° onde parece que o corpo nunca aquece.

Isto porque o tijolo (e acabamento) tem uma conductividade térmica muito superior ao pladur, e mesmo com uma temperatura mais baixa, consegue emitir muito mais calorias, logo aquela sensação de calor irradiado é maior, mesmo estando mais "frio".

Mas como é um sistema para estar sempre ligado, ao fim de vários dias de aquecimento, não fica igual, seja cerâmico ou vinílico?
  4. Colocado por: Bragas VAdmito que com 21° o consumo passasse de 25 KWH/ dia para 10.

a minha média também é de 25 kWh/dia... mas já tive picos de quase 40.
    o certo é que não trocava o PRH. este conforto despreocupado é algo que nunca tinha tido antes (só me preocupo quando chega a fatura 😂).
    Concordam com este comentário: rpmmsantos
      Screenshot_2025-01-10-11-19-03-47_0ac2addf979993c0e494aa40c40dbf6e.jpg
  5. Colocado por: mafs4960
    o certo é que não trocava o PRH. este conforto despreocupado é algo que nunca tinha tido antes (só me preocupo quando chega a fatura 😂).
    Concordam com este comentário:rpmmsantos
    é certo que localização /tamanho/cuidados de construção influenciam muito. Mas essas médias são mais do dobro das minhas 😬 zona de Viseu/ Beira alta
  6. Colocado por: Peper87é certo que localização /tamanho/cuidados de construção influenciam muito. Mas essas médias são mais do dobro das minhas 😬 zona de Viseu/ Beira alta

Também sou da zona. Qual é área e BC tem ?
  7. Colocado por: JCoimbraMas como é um sistema para estar sempre ligado, ao fim de vários dias de aquecimento, não fica igual, seja cerâmico ou vinílico?

Ainda que possa ter um valor em absoluto no termómetro em ambas as casas, a emissividade dos materiais assim como outras características é completamente diferente e altera a nossa sensação térmica.

Colocado por: NostradamusIsto porque o tijolo (e acabamento) tem uma conductividade térmica muito superior ao pladur, e mesmo com uma temperatura mais baixa, consegue emitir muito mais calorias, logo aquela sensação de calor irradiado é maior, mesmo estando mais "frio".

8. Colocado por: mafs4960
    Concordam com este comentário:rpmmsantos

Nem no ano e mês mais frio chegou a esses valores.
    Nestes últimos 2 anos nem tem feito muito frios (por aqui)
  9. Colocado por: JCoimbra
    Também sou da zona. Qual é área e BC tem ?
    Daikin Altherma 3R 8kw
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JCoimbra
    • mica
    • 11 janeiro 2025
    Colocado por: Peper87Daikin Altherma 3R 8kw

Quantos m² tem a sua habitação? E temperatura pedida nos termostato?
  10. Colocado por: Peper87é certo que localização /tamanho/cuidados de construção influenciam muito. Mas essas médias são mais do dobro das minhas 😬 zona de Viseu/ Beira alta

Colocado por: rjmpiresNem no ano e mês mais frio chegou a esses valores.
    Nestes últimos 2 anos nem tem feito muito frios (por aqui)

Os meus valores são para 230m2 climatizados com 70m2 de vãos, VMC, que sempre aumenta um pouco as necessidades de climatização e bricolas que faço na garagem.
    Estamos a falar das mesmas condições?

Também posso dizer que já paguei 200€/mês de eletricidade só para ter o quarto da minha filha aquecido com um aquecedor inteligente e isso sim considero caro. Mas ou era isso ou faturas de 400€ de gás.
    Concordam com este comentário: mica, Peper87
  11. Pois, 230m2 é mais 35% que a área climatizada que eu tenho.
    É muita casa 😅
    Concordam com este comentário: Peper87
  12. Colocado por: mica

Quantos m² tem a sua habitação? E temperatura pedida nos termostato?
    140m2 climatizados. 23°C pedidos nos termostatos.
  13. Colocado por: mafs4960

Os meus valores são para 230m2 climatizados com 70m2 de vãos, VMC, que sempre aumenta um pouco as necessidades de climatização e bricolas que faço na garagem.
    Estamos a falar das mesmas condições?

Também posso dizer que já paguei 200€/mês de eletricidade só para ter o quarto da minha filha aquecido com um aquecedor inteligente e isso sim considero caro. Mas ou era isso ou faturas de 400€ de gás.
    Concordam com este comentário:mica,Peper87
    Muita casa mesmo 😬 por
    Isso mencionei que há imensas variáveis no que toca ao consumo..
  14. Colocado por: rjmpires
    Com 20ºC já ela anda de manta.. eheh
    para ter 20°C é abrir a porta, agora na rua estam esses 20°C
  15. Colocado por: HAL_9000Muito interessante. Não posso deixar de referir que essas contas de luz me parecem absurdamente altas. Usava radiadores elétricos antes de ter PRH? Ar condicionado? Se assim não for, não consigo mesmo entender como se gastam 138 euros de luz num apartamento.
    Um dos motivos pelo qual não coloquei PRH prendeu-se com contas de luz de 3 digitos...Mas se estivesse habituado a elas, faria sentido com certeza.
    arranque de um sistema
      IMG-20250110-WA0017.jpeg
  16. Colocado por: jorgealvesarranque de um sistema
      IMG-20250110-WA0017.jpeg

Energia consumida
      IMG-20250110-WA0015.jpeg
  17. Energia debitada
      IMG-20250110-WA0019.jpeg

0.6703 seg. NEW