Colocado por: Bragas VOu os meus graus são diferentes dos vossos ou vocês estão a exagerar..
22° não é nada de muito quente.
Colocado por: Bragas VNão dá para andar de manga comprida, mas consigo andar de calças de fato treino e t-shirt. Ou calções e t-shirt..
Colocado por: HAL_9000Má estratégia. Afinal quer que ela tire o pijama ou que vista um pijama polar?
Colocado por: Nostradamus
Basta que as paredes sejam em tijolo e a percepção muda logo. Não é de todo comparável a sensação térmica, independentemente de estarem à mesma temperatura.
Ter uma envolvente em tijolo a irradiar 20° é mais confortável para o corpo que ter "papel" a irradiar 25° onde parece que o corpo nunca aquece.
Isto porque o tijolo (e acabamento) tem uma conductividade térmica muito superior ao pladur, e mesmo com uma temperatura mais baixa, consegue emitir muito mais calorias, logo aquela sensação de calor irradiado é maior, mesmo estando mais "frio".
E o mesmo fenómeno se observa com PRH com chão em mosaico ou flutuante.
Colocado por: Bragas VAdmito que com 21° o consumo passasse de 25 KWH/ dia para 10.
Colocado por: mafs4960é certo que localização /tamanho/cuidados de construção influenciam muito. Mas essas médias são mais do dobro das minhas 😬 zona de Viseu/ Beira alta
a minha média também é de 25 kWh/dia... mas já tive picos de quase 40.
o certo é que não trocava o PRH. este conforto despreocupado é algo que nunca tinha tido antes (só me preocupo quando chega a fatura 😂).
Colocado por: Peper87é certo que localização /tamanho/cuidados de construção influenciam muito. Mas essas médias são mais do dobro das minhas 😬 zona de Viseu/ Beira alta
Colocado por: JCoimbraMas como é um sistema para estar sempre ligado, ao fim de vários dias de aquecimento, não fica igual, seja cerâmico ou vinílico?
Colocado por: NostradamusIsto porque o tijolo (e acabamento) tem uma conductividade térmica muito superior ao pladur, e mesmo com uma temperatura mais baixa, consegue emitir muito mais calorias, logo aquela sensação de calor irradiado é maior, mesmo estando mais "frio".
E o mesmo fenómeno se observa com PRH com chão em mosaico ou flutuante.
Colocado por: mafs4960
a minha média também é de 25 kWh/dia... mas já tive picos de quase 40.
o certo é que não trocava o PRH. este conforto despreocupado é algo que nunca tinha tido antes (só me preocupo quando chega a fatura 😂).
Colocado por: JCoimbraDaikin Altherma 3R 8kw
Também sou da zona. Qual é área e BC tem ?
Colocado por: Peper87Daikin Altherma 3R 8kw
Colocado por: Peper87é certo que localização /tamanho/cuidados de construção influenciam muito. Mas essas médias são mais do dobro das minhas 😬 zona de Viseu/ Beira alta
Colocado por: rjmpiresNem no ano e mês mais frio chegou a esses valores.
Nestes últimos 2 anos nem tem feito muito frios (por aqui)
Colocado por: mica140m2 climatizados. 23°C pedidos nos termostatos.
Quantos m² tem a sua habitação? E temperatura pedida nos termostato?
Colocado por: mafs4960Muita casa mesmo 😬 por
Os meus valores são para 230m2 climatizados com 70m2 de vãos, VMC, que sempre aumenta um pouco as necessidades de climatização e bricolas que faço na garagem.
Estamos a falar das mesmas condições?
Também posso dizer que já paguei 200€/mês de eletricidade só para ter o quarto da minha filha aquecido com um aquecedor inteligente e isso sim considero caro. Mas ou era isso ou faturas de 400€ de gás.
Colocado por: rjmpirespara ter 20°C é abrir a porta, agora na rua estam esses 20°C
Com 20ºC já ela anda de manta.. eheh
Colocado por: HAL_9000Muito interessante. Não posso deixar de referir que essas contas de luz me parecem absurdamente altas. Usava radiadores elétricos antes de ter PRH? Ar condicionado? Se assim não for, não consigo mesmo entender como se gastam 138 euros de luz num apartamento.arranque de um sistema
Um dos motivos pelo qual não coloquei PRH prendeu-se com contas de luz de 3 digitos...Mas se estivesse habituado a elas, faria sentido com certeza.