Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 561

Já podem alterar o nome do tópico para 2024
    Concordam com este comentário: vmontalvao
  2.  # 562

Ou abrir o tópico para este ano :)
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
    • eu
    • 12 fevereiro 2024

# 563

Com as recentes promessas de o estado ser fiador dos jovens, não esperem o fim da bolha.

O que é que estes políticos estão a pensar?
    Concordam com este comentário: ferreiraj125
  3.  # 564

Colocado por: euCom as recentes promessas de o estado ser fiador dos jovens, não esperem o fim da bolha.

O que é que estes políticos estão a pensar?
    Concordam com este comentário:ferreiraj125

Os politicos não querem medidas que baixem os preços.

Antes pelo contrario, há que enriquecer o atuais proprietarios e bancos às custas do estado.
    Concordam com este comentário: eu
  4.  # 565

Colocado por: ferreiraj125Antes pelo contrario, há que enriquecer o atuais proprietarios e bancos às custas do estado.

75% dos portugueses têm casa própria.
    • eu
    • 12 fevereiro 2024

# 566

Há uma coisa que eu não percebo.

Se os preços são resultado da lei da procura e oferta, é óbvio que a única solução possível para a crise na habitação é haver mais oferta, ou seja, mais construção.

Porque é que nesta campanha raramente se ouve alguém a propor medidas para promover a construção de novas habitações?
  5.  # 567

Eu não vejo problema nenhum com os.proprietarios e os bancos ficarem ricos desde que não seja com dinheiros públicos
  6.  # 568

Colocado por: Reduto25Eu não vejo problema nenhum com os.proprietarios e os bancos ficarem ricos desde que não seja com dinheiros públicos

O dinheiro público é dinheiro dos contribuintes. Se for usado para enriquecer 75% dos portugueses, não é bem usado?
    • jg231
    • 12 fevereiro 2024

# 569

Colocado por: rjmsilva

O dinheiro público é dinheiro dos contribuintes. Se for usado para enriquecer 75% dos portugueses, não é bem usado?

é top, os jovens que se ****
    • jg231
    • 12 fevereiro 2024

# 570

dinheiro dos contribuintes 😆 não sabia que ter casa agora equivalia a pagar muitos impostos
  7.  # 571

Colocado por: jg231

é top, os jovens que se ****

Eu já fui jovem. Ninguém me deu nada.
    Concordam com este comentário: Ruikode, Carvai
  8.  # 572

Colocado por: jg231dinheiro dos contribuintes 😆 não sabia que ter casa agora equivalia a pagar muitos impostos

Não entendi.

Mas para ter casa é preciso pagar muitos impostos sim.
  9.  # 573

Colocado por: eu

Porque é que nesta campanha raramente se ouve alguém a propor medidas para promover a construção de novas habitações?

Porque isso é difícil de fazer. Para quê tentar fazer coisas difíceis?
  10.  # 574

Colocado por: rjmsilvaEu já fui jovem. Ninguém me deu nada.
    Esse comentário parece mal Rui. verdadeiramente acredita que o esforço financeiro que um jovem tem de fazer hoje para adquirir uma habitação, é o mesmo que o rui fez quando tinha a idade deles?

Eu n tenho problema nenhum em reconhecer que quem tiver de adquirir habitação hoje terá de fazer um esforço bem superior ao que fiz há apenas 5 anos atrás.

Dito isto, obviamente que não concordo com os zuns zuns de crédito bonificado que por aí ouço. A solução passa por aumentar a oferta, quer pública, quer privada, mas sobretudo por aumentar o nivel salarial em Portugal.
    Ainda agora tenho cá em casa familiares do Luxemburgo que se queixam dos nossos preços de algo tão basico como a alimentação (nunca é de mais relembrar que o Salário Mínimo lá são 2400 euros).
    Enquanto continuarmos com o poder de compra ridiculo que temos, não há solução alguma para a habitação. Quem já tem casa paga, está safo. Quem está a pagar créditos e não beneficia dos juros bonificados nem os pode deduzir no IRS que se aguente, porque podia estar pior, e quem ainda não tem, que emigre.
    Concordam com este comentário: ferreiraj125, sisu
  11.  # 575

Colocado por: HAL_9000Esse comentário parece mal Rui. verdadeiramente acredita que o esforço financeiro que um jovem tem de fazer hoje para adquirir uma habitação, é o mesmo que o rui fez quando tinha a idade deles?

Os tempos são diferentes. Umas coisas piores, outras melhores. O esforço atualmente é superior, mas as oportunidades são infinitamente maiores para os jovens. No meu tempo, a maior parte estudava até ao sexto ano, depois iam trabalhar e o dinheiro era para os pais. Eu tive a felicidade de ter estudado até ao 12 ano e podia ter seguido o ensino superior, mas escolhi outro caminho.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  12.  # 576

Ainda há pouco a navegar no FB apareceu me uma publicação sugerida de um gajo de 40 anos a mostrar todo orgulhoso o seu setup para jogar jogos de carros no computador.
  13.  # 577

Colocado por: rjmsilvaO esforço atualmente é superior, mas as oportunidades são infinitamente maiores para os jovens. No meu tempo, a maior parte estudava até ao sexto ano, depois iam trabalhar e o dinheiro era para os pais. Eu tive a felicidade de ter estudado até ao 12 ano e podia ter seguido o ensino superior, mas escolhi outro caminho.
    Nisso concordo totalmente consigo. O jovens hoje, têm uma vida muito melhor até aos seus 20s, do que há 20 ou 30 anos atrás. Isso seria o expectável de um país que se quer moderno.
    O problema começa nessa altura, em que se apercebem que a única forma de terem pelo menos mesma qualidade de vida que os pais lhes conseguiram proporcionar, é emigrarem.

E o problema está aí. Se emigram, para que raio andou o país a investir neles durante 23, 24 anos?
    Concordam com este comentário: sisu
  14.  # 578

Colocado por: rjmsilvaum gajo de 40 anos a mostrar todo orgulhoso o seu setup para jogar jogos de carros no computador.
    Esse já nem é jovem, ahaha. Só se for agricultor.
  15.  # 579

O país tem que criar condições para que todos vivam dignamente fruto do seu trabalho e não andar com estes brufens por sectores. Faz algum sentido dar desconto no IRS a um jovem que ganha 3000 euros e um pai de família que ganha 1200 euros levar com a tabela?
  16.  # 580

Colocado por: HAL_9000verdadeiramente acredita que o esforço financeiro que um jovem tem de fazer hoje para adquirir uma habitação, é o mesmo que o rui fez quando tinha a idade deles?

Respeitando e compreendendo o sentido do seu comentário, gostaria de fazer uma observação: Nem todos os que pretendem adquirir habitação hoje, são jovens. Visto por esse prisma, não posso deixar de concordar com os comentários do rjmsilva, porque qualquer pessoa hoje, seja novo ou menos novo tem de passar pelos mesmos desafios no caso da habitação, considerando que nem todos os menos novos terão uma capacidade financeira que lhes permita resolver essa questão facilmente (principalmente com a evolução de preços dos últimos anos).
    Eu reconheço que hoje os tempos são mais difíceis em certos aspetos, é um facto, e acho bem que se apoie e incentive os jovens no seu arranque de vida (principalmente profissional). Mas também é preciso reconhecer que muita gente que já não é jovem não deixa de ter muitas das mesmas dificuldades (uns porque até foram mal orientados claro, mas muitos por outros motivos), e esses se calhar não devem achar que exista um grande equilíbrio em certas medidas especificas, apoios, etc. Tal como foi referido anteriormente, as condições deverão ser criadas para todos, de forma equilibrada, justa na medida do possível.
    Concordam com este comentário: sisu

0.1333 seg. NEW