Colocado por: DR1982No início do tópico falava em 78€ m2 de vidro,
Agora esta em 200 e tal?
Colocado por: PJ2022sim, tem razão. Nao tinha reparado.
Disse e mantenho.
Estou a solicitar vários orçamentos para saber qual a diferença entre orçamentos só de vidro, só de caixilharia e também vidro+caixilharia.
Se reparar a esses 200€ depois tem 50% desconto.
Colocado por: DR1982sim, tem razão. Nao tinha reparado.
Vai fazer caixilharia separada do vidro? Isso nao é dividir de mais os trabalhos?
Colocado por: PJ2022Por isso ando a pedir também orçamentos para caixilharia e vidro, pois se verificar que a diferença de valores não compensa o risco/stresse, passo para adjudicação do trabalho completo.
Colocado por: DR1982
Pois nao sei se ha empresas que montam caixilharias com vidros fornecidos pelo DO
Colocado por: PJ2022Há sim, DR1982...Ah Ok, sendo assim tudo bem
Tenho esse contacto :)
Colocado por: pvieira91Se fosse hoje tinha entregado só a estrutura. O empreiteiro agora anda sempre a protelar os trabalhos, tudo o que extra é cobrado a preço de ouro e a qualidade dos trabalhos deixa a desejar. Praticamente tudo agora tem sido sub contratado pelo empreiteiro. Para sub contratar podia fazê-lo eu, poupava uns trocos e acompanhava os trabalhos para garantir que eram bem feitos.o problema é a legalidade da coisa, o empreiteiro faz a estrutura e tira o alvará dele
Em relação às zero garantias não é bem assim. Se contratar alguém para lhe impermeabilizar a cobertura e entrar água essa empresa tem de se chegar à frente.
(...) Se contratar alguém para lhe impermeabilizar a cobertura e entrar água essa empresa tem de se chegar à frente.
Colocado por: rpmmsantosHa empreitadas como caixilharias, carpintarias, cozinhas e climatização que fazem todo o sentido serem adjudicadas diretamente pelo DO.
Da mais liberdade de escolha e seguramente poupa-se um bom dinheiro, que pode ser poupado, ou canalizado para outras tarefas do empreiteiro.
No final é uma questão de opções e orçamento. Quem não se quiser chatear ou não tiver capacidade para estudar opções, negociar e administrar sozinho estas especialidades, o melhor é confiar na sorte e no empreiteiro.
Para mim a garantia vale o que vale, a não ser que haja uma retenção de €€€ até ao final da garantia ou uma garantia bancária, quando surgem problemas o empreiteiro resolve se quiser ou se tiver palavra.
Colocado por: sltd
É exatamente isso que não tenho contratado com o empreiteiro. Ainda acrescento arranjos exteriores. Se se tem algum jeito para bricolage, fazer uns muros e colocar umas vedações não é "rocket science". Ou então contratar um pedreiro/trolha a dias.
Colocado por: Marques22Boa noite PJ 2022,
Se quer um conselho de amigo, não se aventure a fazer a casa por empreitadas. Isso tem tudo para dar para o torto porque se alguma coisa correr mal - ninguém se responsabiliza. Se entregar a um construtor, este fará a gestão da obra e do orçamento de uma forma mais eficiente.
É uma ilusão que fazendo a obra por empreitadas se consegue poupar muito. Isto porque o preço a que o construtor consegue comprar os materiais é muito mais baixo do que o preço que você como particular irá ter. Caso a construção não seja a sua área, arriscar-se a gerir a obra é uma aventura porque se alguma coisa correr mal, esse(s) erros vão sempre sair do seu bolso. Outra coisa, quem é que vai assumir a licença de Alvará de obra, se a fizer por empreitadas durante a fase de acabamentos? Quem vai tratar de toda a documentação e burocracia que uma obra requer?
Diga-se a abono da verdade - se você quer ter garantias e o trabalho bem feito terá que pagar por isso. Os construtores também têm que ter a sua margem de lucro para o negócio deles seja rentável e sustentável. Eles também têm famílias para sustentar.
Aquilo que você decidir será determinado pelo grau de risco que você estiver disposto a correr.
Eu no seu lugar não correria esse risco. Afinal investir numa casa não é a mesma coisa do que investir num par de sapatilhas.
Para terminar quero dizer que apesar do preço por m2 de construção ter disparado nos últimos meses, isso não fez com que os construtores aumentassem a suas margens de lucro. O problema tem sido só e apenas o aumento do preço dos materiais. Até acredito que hajam por ai construtores a perder dinheiro em função de orçamentos que deram anteriormente.
Eu no seu lugar revia o projeto e diminuía um pouco mais a área de construção. Falo por experiencia, muito dificilmente o orçamento que é dado de inicio é cumprido porque existem uma série de contingências no decorrer da obra que fazem sempre o preço aumentar.
Muita coragem e boa sorte. Parabéns pelo seu projeto que está impecável.