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  1.  # 1

    Colocado por: Piafinhoporque o que eu vou fazer é aquecer as paredes para as mesmas chegarem aos 22 graus.
    Depois das paredes estarem a 22 graus vão ajudar a manter a temperatura constante nos 22 graus.


    Em suma concordo, mas lá está vai ter de fazer de utilizar mais lenha para aquecer o ambiente e as paredes à temperatura pretendida. Logo vai utilizar mais energia.

    Felizmente os tempos mudaram, fazendo a analogia agora conseguimos ter a lareira acesa durante 24 horas. Não precisamos que de manhã as paredes emitam a energia anteriormente recolhida porque é muito mais difícil esta energia deixar o espaço.

    Colocado por: PiafinhoAmbos são sistemas válidos e a sua escolha depende da zona onde a casa se encontra e o tipo de utilização que damos a mesma.



    Basicamente é isto, concordo.
  2.  # 2

    Colocado por: NalotilFelizmente os tempos mudaram, fazendo a analogia agora conseguimos ter a lareira acesa durante 24 horas. Não precisamos que de manhã as paredes emitam a energia anteriormente recolhida porque é muito mais difícil esta energia deixar o espaço.


    Correto.
    Mas é exatamente aí que reside a diferença.
    A temperatura ao longo do dia varia. umas vezes esta mais quente la fora outras mais frio.
    O tal exemplo dos 22 Graus para um ambiente que varia entre 5 em 15.

    Se tiver uma casa com 0 inercia, e quiser ter 22 graus em casa, necessito no pico de produzir um delta de 17 graus.
    Numa casa de 200m2 com uma necessidade de 50W por m2 por grau, necessito em pico algo que consiga produzir 170KW de energia.

    Agora se tiver uma casa com muita inercia deixo de necessitar de um delta de 17 graus porque vou usar a energia acumulada nas paredes e laje. Se durante o dia subir a temperatura para 23 graus e aceitar que de manhã a mesma tenha baixado para 21 graus o delta de temperatura passa para algo como 9 graus.

    Em termos de custo de aquisição e manutenção vou gastar bastante menos.
    Na teoria iria gastar mais energia ao longo do tempo porque passaria a ter de aquecer as paredes.
    Mas:
    - Um sistema que necessita de produzir menos energia tem COP e EER melhores.
    - Consigo aproveitar a geração de energia solar durante o dia para converter a mesma em temperatura nas minhas paredes/lage.

    Para fazer o mesmo no caso de 0 inercia teria de instalar baterias para acumular a energia que no caso de inercia forte acumulei nas paredes.

    Assumindo que o custo de construção é idêntico entre inercia forte e inercia fraca, ao optar por inercia forte estou a poupar:
    - No custo de aquisição e manutenção do equipamento de climatização
    - No custo de baterias acumuladoras de energia.
    Concordam com este comentário: Nostradamus
  3.  # 3

    faz lembrar um pouco o exemplo da confeção de um alimento em que apenas se fala dos temperos.
    e o capoto? e as janelas mais estanques, e a dimensão maior das janelas ?
    muita inercia foi algo de tempos mais antigos, casas com paredes mais espessas, janelas mais pequenas e vidros simples, menos isolamentos per si, etc...isto não altera essas teorias sobre a importancia da inercia?
  4.  # 4

    Colocado por: marco1pois e intigamente as paredes recebiam o calor agora há o capoto, como é que ficamos?


    Com o Capoto ainda melhor.
    Estou a aumentar a resistência que tenho para as perdas energeticas.
    Ou seja, se antes quando apagava a lareira a temperatura baixava de 22 graus para 17, agora baixa de 22 para 20.

    Se so tiver capoto e nao tiver inercia de manha a casa esta nos 5 graus se nao mantiver a lareira acessa durante a noite.

    Obviamente isto nao acontece em sistemas tipo LSF porque ha sempre inercia. mas sem fonte de climatização vai sempre ter uma variação maior de temperatura do que um sistema com maior inercia.
  5.  # 5

    claro que vou ter maior variação, mas em contra partida climatizo muito mais rapidamente
    acho que neste debate se ver ver todos os angulos da questão.
    dai falar tambem no capoto, se não tiver ganhos significativos de forma passiva, vou "gastar" muito mais tempo a aquecer por exemplo uma parede pelo interior.
  6.  # 6

    Colocado por: marco1faz lembrar um pouco o exemplo da confeção de um alimento em que apenas se fala dos temperos.
    e o capoto? e as janelas mais estanques, e a dimensão maior das janelas ?
    muita inercia foi algo de tempos mais antigos, casas com paredes mais espessas, janelas mais pequenas e vidros simples, menos isolamentos per si, etc...isto não altera essas teorias sobre a importancia da inercia?


    A meu ver não. porque a inercia é uma caracteristica fisica que deve ser sempre tida em consideração.
    Em alguns casos para a aproveitar, noutros casos para a evitar.

    Se tivesse um T1 para ferias preferia algo sem inercia. porque consigo com pouco custo de investimento aquecer / arrefecer o mesmo.

    Mas numa casa onde passo a maioria do meu tempo, posso aproveitar paineis solares como fonte de energia que coloco na minha bateria de inercia. Essa energia é depois libertada em cojugaçáo com um sistema de climatização menos potente (ou menos reativo).

    Na realidade acho que a inercia vai ter um peso cada vez mais importante a medida que enfrentamos alteraçóes climáticas e a temperatura média é maior.

    Ainda nao li em condições. mas apareceu-me isto a pouco quando estava a tentar encontrar exemplos do tempo que demorava um sistema de pouca inercia a perder/ganhar temperatura.

    climate-change-adaptation-in-buildings-excess-heat-part-one
    climate-change-adaptation-in-buildings-excess-heat-part-two
  7.  # 7

    Colocado por: PiafinhoNa realidade acho que a inercia vai ter um peso cada vez mais intessante a medida que enfrentamos alteraçóes climáticas e a temperatura média é maior.

    tenho duvidas se não será o contrário
  8.  # 8

    Colocado por: PiafinhoSe tiver uma casa com 0 inercia, e quiser ter 22 graus em casa, necessito no pico de produzir um delta de 17 graus.
    Numa casa de 200m2 com uma necessidade de 50W por m2 por grau, necessito em pico algo que consiga produzir 170KW de energia


    Neste caso, casa com 0 inércia mas 100% de isolamento, os 170kw/m2 só seriam necessários durante 1 hora até atingir os 22C.
    Depois disso a energia fica no ambiente e a climatizacao pode estar desligada hipoteticamente para sempre. Correcto?


    Isto deve ser muito dependente da localização, temperatura média exterior ao longo do ano, isolamento etc. Ha tantas variáveis que acho difícil argumentar que uma moradia com baixa inércia não serve para o nosso clima.
    Não há aí ninguém com um software próprio para simular uns casos? 😅
  9.  # 9

    O que é que a inércia de um material tem a ver com o tempo que a climatização demora a climatizar um espaço?

    Acho que se está a confundir qualquer coisa.
    Fala-se em inércia isoladamente e não em poder calorífico de materiais e desfasamento térmico…

    Climatização rápida (numa casa de férias) é AC.
    Climatização para um ambiente estável todo o dia e noite é prh.

    Inércia forte com capoto ajuda algo de inverno e dificulta arrefecimento nocturno.
    Inércia fraca com capoto ajuda de verão durante a noite mas requer mais climatização activa. Lenta ou rápida consoante as vivências.


    Abr.
  10.  # 10

    Colocado por: gil.alves
    Inércia forte com capoto ajuda algo de inverno e dificulta arrefecimento nocturno.
    Inércia fraca com capoto ajuda de verão durante a noite mas requer mais climatização activa. Lenta ou rápida consoante as vivências.


    Até pode ser contra producente no inverno excesso de inercia se depois não houver forma de aquecer a casa. O exemplo típico é aquelas casas antigas (30 anos) com salões de 30m² e depois uma mini janela de 1.60x2.0m para uma divisão desta envergadura. Mas isto é um problema da arquitectura da casa em si, e não do método.

    No verão dificulta se não houver cuidado com os ganhos solares. Por exemplo casas com forte inercia expostas a Oeste é preciso fazer atenção, e não se pode deixar os vidros expostos a apanhar sol directo.

    Mas também este problema acontece numa casa em pladur. A diferença é que neste caso, a sensação de sobreaquecimento é instantânea. O ar fica logo pesado se eu não ligar o AC.

    O que eu faço é como de verão acordo sempre muito cedo, consigo deixar a casa toda aberta logo às 6h até às 8-9h da manhã, e guardo frescura da madrugada no interior antes de fechar tudo. Mas mesmo quem não acorde cedo, pode usar a VMC a ventilar durante a noite para entrar o fresco na casa, e eventualmente desligar/reduzir no dia. Qualquer que seja o método, permite tirar rentabilidade da inércia.

    Se tivesse materiais leves, não me safava sem um AC. E para mim, nos dias de hoje, é inconcebível uma casa moderna, requeira métodos activos e permanentes de climatização porque a escolha dos materiais não foi adequada ao clima.

    Ainda me lembro no verão de 2013(?) na Bélgica, numa casa toda xiripiti PassivHouse, durante uma vaga de calor, aquela porcaria era extremamente desagradável com uma sensação permanente de ar abafado. Tudo em Pladur por dentro assim como o isolamento. Pontes térmicas? Nenhumas! Conforto térmico no inverno? Optimo. No verão? Uma miséria total. Nesta altura ainda nem se falava em alterações climáticas como se fala hoje.

    Não é por acaso que as casas estão cada vez mais dificeis de climatizar no verão. Precisamente por causa destas escolhas modernas, quer no local dos isolamentos, quer nos acabamentos ou até paredes divisórias.




    Colocado por: Nalotil

    Neste caso, casa com 0 inércia mas 100% de isolamento, os 170kw/m2 só seriam necessários durante 1 hora até atingir os 22C.
    Depois disso a energia fica no ambiente e a climatizacao pode estar desligada hipoteticamente para sempre. Correcto?


    A energia fica no ambiente, em que ambiente? No ar? No esferovite interior? Na Lã de rocha? No pladur? A energia armazena-se aos materiais densos. Essa ideia funciona numa casa 100% estanque e fechada. Pode por a melhor VMC do mundo a 5000 paus, o melhor isolamento, mas com pouca massa no interior, o ar que aqueceu, rapidamente se vai "dissipar". Na teoria tem razão mas na pratica não funciona. Então se tiver crianças, num entra e sai, rapidamente tem um calvário em casa.

    Vocês não podem pensar na climatização de uma casa como um evento pontual em climatizar um delta T (interior-exterior) e em 24h. A casa conserva sempre energia ao longo dos 365 dias do ano. Por isso é que há essa ideia errada que climatizar uma casa pesada é mais difícil, mas uma casa pesada guardou já a energia de ontem para hoje. Apenas é preciso dar um ligeiro toque para manter ou corrigir o que for necessário.
  11.  # 11

    Colocado por: PiafinhoSe so tiver capoto e nao tiver inercia de manha a casa esta nos 5 graus se nao mantiver a lareira acessa durante a noite.

    Se tiver pouca espessura na solução de capoto, talvez!!!
    Assim como se tiver muita inércia e não tiver isolamento, também lhe baixa a temperatura das superfícies interiores.

    Colocado por: gil.alvesO que é que a inércia de um material tem a ver com o tempo que a climatização demora a climatizar um espaço?

    A inércia tem consequência (IMPORTANTE) na temperatura das superfícies interiores e logo na sua percepção de conforto.
    Assim precisará de mais ou menos energia para repor o conforto desejado.

    Colocado por: gil.alvesFala-se em inércia isoladamente e não em poder calorífico de materiais e desfasamento térmico…

    Chama-se atraso térmico :-)

    Colocado por: NostradamusA energia fica no ambiente, em que ambiente? No ar? No esferovite interior? Na Lã de rocha? No pladur? A energia armazena-se aos materiais densos. Essa ideia funciona numa casa 100% estanque e fechada.

    Por essa razão, na minha opinião, o sistema ETICS (Capoto) tem vantagens.
    Os materiais interiores contribuem para a inércia térmica do local e depois o "truque" é dimensionar de forma adequada o sistema de aquecimento e prever vãos com bom sombremento.
  12.  # 12

    Na minha perspectiva o problema começa quando fazemos muitas contas e metemos muita teoria na equação, inércias para aqui e Us para ali.

    Materiais de qualidade, bem aplicados, e mesmo assim nem sempre corre bem.

    Sobre o tópico desta discussão, quando se trata de bloco térmico, o que anda ai de melhorzinho é o TERMISOBEL da ARTEBEL. Aguenta bem os cortes para as especialidades. Mais caro mas numa moradia a diferença é irrelevante.
 
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