Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 321

Acredito que ja nao faltem empreiteiros a ligar aos DO a dizer, “olhe desculpe la mas isto vai ter de custar menos X porque o ferro desceu e assim nao pode ser ” 😀
    Concordam com este comentário: mica, PedroeLara
  2.  # 322

Esta volatilidade na margem de desconto sempre existiu. As tabelas mantinham-se durante meses e o que alterava era a margem de desconto.

Já disse aqui que a minha empresa está a honrar os compromissos sem cobrar mais aos clientes além do contratado, em alguns casos a perder dinheiro.

Mas uma coisa é certa: "Só perde quem tem!"

Empresas que não tenham capacidade financeira para suportar essas perdas como fazem? Deixam as obras a meio. Por isso essa ideia de "cumpre o orçamento e mais nada" tem muito que se lhe diga.
    • DR1982
    • 23 junho 2022 editado

# 323

Colocado por: ghost12Mas uma coisa é certa: "Só perde quem tem!"

Empresas que não tenham capacidade financeira para suportar essas perdas como fazem? Deixam as obras a meio. Por isso essa ideia de "cumpre o orçamento e mais nada" tem muito que se lhe diga.
    Deixam se ficar quietinhos a trabalhar por conta de outras pessoas, não se metem a patrões!

É exatamente o mesmo que se o patrão se enganar a dar um orçamento, ou o DO incha ou fica com a obra a meio porque a empresa nao tem dinheiro para assumir o erro, ou falando em erro, tambem é o mesmo, se a empresa comerer um erro grande na obra e nao tiver dinheiro para suportar o prejuizo, paga o DO
  3.  # 324

Colocado por: ghost12Empresas que não tenham capacidade financeira para suportar essas perdas como fazem? Deixam as obras a meio. Por isso essa ideia de "cumpre o orçamento e mais nada" tem muito que se lhe diga.

Mas o pessoal gosta é de trabalhar com empresas que ganhem pouco, mas tenham muito !!!
    • sfss
    • 23 junho 2022 editado

# 325

As coisas parecem estar a mudar!! Já sabemos que não se pode olhar direto para estes valores, mas são uma amostra que algo está acontecer!!!!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Beto1980
  4.  # 326

Colocado por: DR1982Deixam se ficar quietinhos a trabalhar por conta de outras pessoas, não se metem a patrões!

É exatamente o mesmo que se o patrão se enganar a dar um orçamento, ou o DO incha ou fica com a obra a meio porque a empresa nao tem dinheiro para assumir o erro, ou falando em erro, tambem é o mesmo, se a empresa comerer um erro grande na obra e nao tiver dinheiro para suportar o prejuizo, paga o DO

Mas não estamos a falar de erros do empreiteiro, estamos a falar de eventos imprevisíveis que ditaram a subida de preços. Claro que muitos empreiteiros tendem a exagerar na percentagem de aumento.

Da minha parte não peço mais um cêntimo ao cliente, mas também cobro qualquer trabalho extra que seja necessário, por mais pequeno que seja.
  5.  # 327

Colocado por: ghost12

Mas não estamos a falar de erros do empreiteiro, estamos a falar de eventos imprevisíveis que ditaram a subida de preços. Claro que muitos empreiteiros tendem a exagerar na percentagem de aumento.

Da minha parte não peço mais um cêntimo ao cliente, mas também cobro qualquer trabalho extra que seja necessário, por mais pequeno que seja.
    Certo, mas o empreiteiro tem de ter margem para isso mesmo, tem de ter dinheiro para suportar erros, imprevistos alheios ao DO e subidas de preços.

Voce certamente sabe que muitos DO’s contratam chave na mão precisamente porque têm o dinheiro praticamente ao certo e que por muito que queiram não conseguem pagar mais.
    Por isso mesmo e para nao correr riscos aceitam pagar um pouco mais chave na mao precisamente para nao terem dissabores.

Eu pelo menos vejo a coisa assim considerando o que vejo à minha volta, quem tem dinheiro justo contrata chave na mao para dormir com a certeza que tem a casa acabada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ninja906
  6.  # 328

Colocado por: DR1982Eu pelo menos vejo a coisa assim considerando o que vejo à minha volta, quem tem dinheiro justo contrata chave na mao para dormir com a certeza que tem a casa acabada.

Atualmente, só um empreiteiro muito burro é que assina contratos sem revisão de preços, ou então com uma boa margem de lucro que dê segurança em caso de aumentos dos materiais.
    O Dr prefere trabalhar com os segundos, eu prefiro trabalhar com os primeiros.
    • DR1982
    • 23 junho 2022 editado

# 329

Colocado por: PickaxeO Dr prefere trabalhar com os segundos, eu prefiro trabalhar com os primeiros.
    Nunca disse que preferia trabalhar com os segundos, mas caso tivesse os tostões contados se calhar preferia a segurança de ter uma casa acabada do que a dúvida!
    Se assim fosse preferia uma taxa fixa a uma taxa variável, porque só dessa forma dormiria sossegado!
    Ja o disse antes que é perfeitamente normal que os que trabalham sem revisão de preços tenham que aplicar uma margem grande para se salvaguardar!

Nao sou contra os que praticam revisões de preços e deixam isso claro desde início, sao as condições e aceita quem quer e quem estiver pr€parado, sou contra é os que nao falam em nada disso e a meio da obra espetam a faca ao cliente
  7.  # 330

Os papalvos queriam meter a mão ao desconto que o empreiteiro tem no ferro, mas se calhar não querem abrir a bolsa ao desperdício para cortes e amarrações.

O desconto é uma não questão. Quem orçamenta, equilibra o desconto com os desperdícios.
  8.  # 331

Colocado por: marteloescoproOs papalvos queriam meter a mão ao desconto que o empreiteiro tem no ferro, mas se calhar não querem abrir a bolsa ao desperdício para cortes e amarrações.

O desconto é uma não questão. Quem orçamenta, equilibra o desconto com os desperdícios.
    Entao quando o desconto era de 15% o desperdício era menor ? Lol
  9.  # 332

Então mas afinal qual é o motivo para os orçamentos só serem revistos para cima?

Existe uma explicação lógica?!
  10.  # 333

Colocado por: marteloescopromas se calhar não querem abrir a bolsa ao desperdício para cortes e amarrações.
    se o empreiteiro ao orçamentar não calcula a % do desperdicio para orçamentar, se calhar devia contratar quem soubesse
  11.  # 334

Colocado por: HAL_9000se o empreiteiro ao orçamentar não calcula a % do desperdicio para orçamentar, se calhar devia contratar quem soubesse
    Claro que calcula, mas alem disso o DO nao tem nada a ver com o desconto.
    Pobres DO que tem que contratar empreiteiros, estão entregues à bicharada
    Concordam com este comentário: mfcosta19
  12.  # 335

Colocado por: marteloescoproOs papalvos queriam meter a mão ao desconto que o empreiteiro tem no ferro, mas se calhar não querem abrir a bolsa ao desperdício para cortes e amarrações.

Isto há cada uma...
    Quando o ferro está caro há pouco desperdício, quando o ferro está barato já quase que o manda para o lixo para não baixar o orçamento.
  13.  # 336

Tive 20% desconto no ferro e não sou empreiteiro, e as sobras fiquei com elas todas.
  14.  # 337

Matérias primas sobem, toca a reunir com o DO para subir o preço da obra. Matérias primas descem e só ouço gri gri.

Para além disso, qualquer trabalho a mais fora do orçamentado é cobrado a valores obscenos. Só para terem uma ideia, surgiu a ideia de se fechar o espaço entre pilares com blocos para fazer um desvão sanitário e, no futuro uma cave. Os pilares e as vigas de fundação já estavam feitas, tratava-se apenas de assentar os blocos com cimento. "Isso fica-te barato". Vai-se a ver e cobrou-me 55€/m2. Ou seja, 5.5€ por cada bloco assentado. Fui anjinho, aceitei avançar com trabalhos sem ter o preço primeiro, mas há limites não?
    Concordam com este comentário: RUIOLI, PedroeLara, pafpires, JotaP
  15.  # 338

Colocado por: pvieira91Isso fica-te barato". Vai-se a ver e cobrou-me 55€/m2. Ou seja, 5.5€ por cada bloco assentado. Fui anjinho, aceitei avançar com trabalhos sem ter o preço primeiro, mas há limites não?
    já viu o preço do cimento? E o desgaste da betoneira e da colher do pedreiro ninguém conta, além disso o gajo gasta um desempeno por obra,e o aumento da mão de obra? E o preço da areia que vinha da Ucrânia? Você é doido, o preço até foi bem em conta
  16.  # 339

Colocado por: pvieira91Matérias primas sobem, toca a reunir com o DO para subir o preço da obra. Matérias primas descem e só ouço gri gri.

Para além disso, qualquer trabalho a mais fora do orçamentado é cobrado a valores obscenos. Só para terem uma ideia, surgiu a ideia de se fechar o espaço entre pilares com blocos para fazer um desvão sanitário e, no futuro uma cave. Os pilares e as vigas de fundação já estavam feitas, tratava-se apenas de assentar os blocos com cimento. "Isso fica-te barato". Vai-se a ver e cobrou-me 55€/m2. Ou seja, 5.5€ por cada bloco assentado. Fui anjinho, aceitei avançar com trabalhos sem ter o preço primeiro, mas há limites não?
    Nao nao ha limites, agora ja sabe que nao se adjudica nada antea de acertar preço e de preferência assinado e mesmo assim...
  17.  # 340

Colocado por: pvieira91Matérias primas sobem, toca a reunir com o DO para subir o preço da obra. Matérias primas descem e só ouço gri gri.

Vai arranjar problemas aqui no forum..... e inimigos! Ahhahahah

0.1045 seg. NEW