Colocado por: DR1982Eu acho que um fato feito à medida custa mais.
Colocado por: DR1982Pode investir muito dinheiro num apartamento dum bairro social que dificilmente encontrará depois quem esteja disposto a pagar sequer o que la gastou
Colocado por: ghost12Quando ao resto, tem razão, mas para uma empresa com capitais próprios e com essa noção de gestão que refere, consegue livrar-se dos DO, nessa lógica do "dá sempre lucro".
Colocado por: pguilhermeMas justamente nesse sentido, é tão comum ver-se o empreiteiro a orçamentar consoante a zona e envolvência... o que acha disto?
Colocado por: pguilhermeQualquer idiota pode dar um tiro no pé e tomar decisões sem qualquer sentido.É o que tenho tentado dizer la atrás, se a casa depois de pronta nao vale o que custa é uma razão para ponderar se realmente se esta a fazer um bom negócio.
Colocado por: pguilhermeMas justamente nesse sentido, é tão comum ver-se o empreiteiro a orçamentar consoante a zona e envolvência... o que acha disto?Daquilo que vou vendo na minha zona nao é tanto assim, uma casa com 2kms de diferença ou até menos pode ter uma boa localização ou péssima, e a mesma casa em ambos os locais vai custar o mesmo, nao acho que o empreiteiro faça destinação nisso.
Colocado por: pguilherme
É justamente isso que acontece na maioria dos casos de quem tem essa capacidade. Muito mais lucro e muito menos chatice. Ironicamente, até acaba por ser um modelo de negócio muito mais seguro, pelo menos a médio prazo.
Colocado por: pguilhermeClaro.
As leis de mercado não são leis da física ;)
Qualquer idiota pode dar um tiro no pé e tomar decisões sem qualquer sentido. Lá pode ser possível, não quer dizer que seja racional.
Colocado por: ghost12idiotas, que constroem casa em locais onde nunca podem recuperar os investimentosMas quando se constrói para viver, nao creio que a maior preocupação seja essa, é uma opção!
Colocado por: DR1982(boas praticas de construção e eficiência termica) dificilmente alguém valoriza isso
Colocado por: DR1982Mas quando se constrói para viver, nao creio que a maior preocupação seja essa, é uma opção!
ja quando se constroi para vender é uma burrice se a maior preocupação não for essa
Colocado por: ghost12Já trabalhei para dezenas desses "idiotas", que constroem casa em locais onde nunca podem recuperar os investimentos, muitos casos nem metade conseguem recuperar. E eu estou numa zona onde a construção é barata em relação à média.
Colocado por: ghost12Tem sido o meu caminho neste último ano e meio. Porque, ao contrário do que por aqui se faz crer, existem também muitos DO vigaristas prontos a dar o golpe. Trabalho como quero sem 1001 alterações e indecisões de última hora dos DO.
Colocado por: ghost12se fosse líquido que as casas depois de construídas valessem mais do que o investido?
Colocado por: pguilhermePor aqui, 2 km podem fazer uma diferença muito grande nos orçamentos.Acredito, alias sei de exemplos práticos disso!
Basta estar dentro ou fora de determinado condomínio, por exemplo.
E estar bem preparado para quando, invariavelmente, perguntam o que o DO faz profissionalmente...
Lá está a tal chatice do mercado.
Se o esforço tiver resultados visíveis, há que apontar e enfatizar. Uma venda, portanto. Haverá sempre alguém que valoriza determinados aspectos. Uma má localização poderá é reduzir o número destas pessoas, contudo.
Já se for invisível e inconsequente... que valor inato acha que deveria ter?
Colocado por: ghost12Eu por exemplo quando comecei a procurar casa ou terreno rapidamente me apercebi que nao me conseguia imaginar o resto da vida em qualquer lado, para mim 1km para a direita ou para a esquerda fazia toda a diferença, para outros 10 ou 20kms nao faz diferença nenhuma.
Esqueci-me de colocar entre aspas, no seguimento do comentário do pguilherme. :)
Quando se faz uma casa literalmente no fim do mundo, numa aldeia desertificada nunca se pensa em recuperar investimento. Para essas pessoas existem outros valores para além do financeiro: o sentimental... Terra dos pais, dos avós, das memórias de infância...
Falta de capital, maturidade do investimento, risco financeiro e operacional.
A sério que não se lembra de motivo nenhum?
A maior parte dos empreiteiros de moradias, como tão bem dizem, não tem capital nem sequer noção de gestão. É muito mais fácil passar todo o risco para o lado do incauto DO.
A lógica que um produto acabado vale o mesmo do que os componentes para o fazer, é que não faz sentido.
Certamente já ouviu falar no custo de oportunidade? Pois bem, há valor no simples facto de uma casa estar disponível *agora* e não daqui a 18/24 meses.
Depois, pelo que o user disse, o valor somente da construção (isto é, sem terreno, projectos, taxas, etc) seria mais elevado do que pedem na zona por uma casa já acabada, que tem a vantagem de já estar acabada, incluir o terreno, etc, e ainda não ter o risco de ficar com a obra a meio ou com patologias muito graves.
O mercado pode arrefecer e perder-se a valorização do bem acabado, sim.
Mas facilmente se compreende que não será por esse princípio que apregoam que "o custo de produção será igual ao valor do produto acabado".
Esperava este argumento de outros users, mas não do ghost12.
Colocado por: paulovalentePessoal, novas tabelas de ferro.Nao ha desconto a isso?
http://www.jsoarescorreia.pt/wp-content/uploads/2022/06/2-a-VAR%C3%83O-BET%C3%83O-2022.06.23.pdf
Esta já está atualizada.
Colocado por: pguilhermeClaro. É natural que a maioria das pessoas pense... como a maioria das pessoas :)
O que quer dizer com isso? Que essa é a melhor e unica forma de agir? Há para quem uma casa seja apenas uma casa e não a extensão da sua identidade, um "projecto de toda a vida", uma ligação aos tempos de outrora, etc
Colocado por: pguilhermeHmmm então não é relativamente seguro que dê lucro?
Pelo menos é o que sugeriu anteriormente:
Colocado por: paulovalentePessoal, novas tabelas de ferro.
http://www.jsoarescorreia.pt/wp-content/uploads/2022/06/2-a-VAR%C3%83O-BET%C3%83O-2022.06.23.pdf
Esta já está atualizada.
Colocado por: DR1982Vamos la pegar fogo à coisa :) entao agora os empreiteiros que subiram os preços ja podem baixar? Ou agora é porque esta a chover estes dias? 😂
Colocado por: ghost12Isso do desconto nao importa nada para o DO, isso é para desperdício como disseram la atrás, ao DO o que interessam é os preços de tabela 😂
Ainda não recebi os descontos à tabela, mas imagino que passe de 37% para 5%. :)
Quantas vezes a tabela desce e o preço final sobe. Veremos.
Colocado por: DR1982Vamos la pegar fogo à coisa :) entao agora os empreiteiros que subiram os preços ja podem baixar? Ou agora é porque esta a chover estes dias? 😂