Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 641

Colocado por: pguilherme
    Fechar não é bom. Antes pelo contrário, é bom é que hajam muitos e que concorram entre si.

Repare: mesmo que se reduza a procura, se restarem poucos executantes... como ficará o rácio da procura/oferta?
    Concordam com este comentário:Palmix
    concorrência? Vão para o café concertar preços uns com os outros isso sim. Para haver concorrência é necessário existir transparência, e não me parece q exista neste ramo, pergunte lá quantos empreiteiros estão dispostos a partilha os orçamentos q dão.
  2.  # 642

Miguel

acho que está a misturar coisas diferentes, atividades/negócios diferentes.
  3.  # 643

Colocado por: marco1acho que está a misturar coisas diferentes, atividades/negócios diferentes.

É propositado.
    Seja qual for a actividade, caminhámos em círculos sempre a debater a trivial lei do mercado (oferta vs procura).
    Só se constroem a estes preços porque há quem pague e não há quem construa. Invertendo as agulhas, o preço desce.

"A bem dizer, compra-se em baixa e vende-se em alta." como bem escreveu o pguilherme.

Depois há a percepção/opinião sobre uns e outros em função da posição que se tem.
    No caso da construção, ainda existe o pormenor do sistema em cadeira. Na saibreira a areia sobe 5%, o camionista além de subir o preço do transporte (gasóleo mais caro), sobe mais 2% à areia que comprou 5% mais cara (não vá ela subir na próxima semana)... e por aí em diante. Quando chega a quem pague, já não são só 5%. Se um "vendedor" final sobe 30% ao preço, é um vigarista mesmo que isso não signifique que ficou com esse aumento todo para ele (há muitos intermediários). Já um cidadão comum que compra e vende 30% mais caro, não leva para casa só mais 5 ou 6%, e ainda é um "bom negociador"...

Em suma, não podemos esfregar as mãos em tempos que o mercado nos favorece e não querer que os outros façam o mesmo, seja ele agente imobiliário ou vendedor de areia. Muitos constroem porque o mercado de arrendamento ou compra de usados está demasiado caro, mas são as mesmas pessoas que contribuem para o mercado estar assim quando toca vender. "Tenho um T2 mas quero um T3, como está tudo caro, vendo o T2 (caro também) para poder comprar/construir um T3." Estranho é se esse novo T3 não fosse caro também.
    Concordam com este comentário: Faja
  4.  # 644

pois a teoria manda assim
    na pratica eu por exemplo aproveito a alta e vendo o meu apartamento com um bom preço, mas depois preciso de outro para morar e ai estou por minha vez sujeito a preços altos. claro está que estamos a falar de casa propria mas não será que muito DO tambem quer é a sua casa propria portanto recorre ás tais empresas para fazer a casa propria?
    no fundo apenas estou a querer dizer que nada é tão linear
  5.  # 645

Colocado por: DR1982Tenho serias duvidas em relação a isso.
    Provavelmente os preços se qualquer noção talvez, os outros duvido!
    Eu no seu ponto naonme convencia de conseguir construir por menos de 150€m2 ja com iva, sem grandes luxos e bem negociado
    Concordam com este comentário:PedroeLara

Mas 1500 o m2 nao sao os 2000 que andam ai a pedir.
    Vamos a ver vamos a ver :)
  6.  # 646

Colocado por: Bragas VSó há uma coisa que não percebo nos comentários dos arautos da desgraça..
    Aqueles que estão à espera que os preços desçam por causa das dificuldades das empresas, para construírem ao preço da chuva... aqueles que estão à espera que os preços das casas baixem em queda livre, por causa das dificuldades das famílias, das retomas dos bancos, da execução das hipotecas, para fazerem um grande negócio…

O que os leva a pensar que vocês vão prosperar nessa altura?

Estamos todos no mesmo barco, e salvo raras excepções, podemos muito bem estar numa dessas empresas, ou ser uma dessas famílias..

Os abutres não são os reis da selva.
    Concordam com este comentário:emv,marteloescopro,Beto1980

Construir ao preco da chuva?! Hahahahahhaha
    Construir uma moradia de menos de 200m2 por menos de 500mil euros é ao preço da chuva?tenha um bocado de vergonha.
    Até me sinto mal, se calhar vou mesmo avancar c meio milhao por uma casa que ha 2 ou 3 anos se fazia por 250k/300.

Veja quem concordou c o seu comentario.
    Sao os mesmos 3 de sempre
  7.  # 647

Colocado por: PedroeLara

Mas 1500 o m2 nao sao os 2000 que andam ai a pedir.
    Vamos a ver vamos a ver :)
    Mas tambem não são os 300k que você quer gastar.
    Provavelmente bem negociado ou adjudicando diretamente algumas especialidades talvez consiga os 1500
  8.  # 648

Colocado por: DR1982Porque? Nao se pode ter roupeiros de 80€ em casa? Nem sabia que era preciso roupeiros para licença de habitação...

a licença de habitação (correcção, a autorização de utilização) não depende necessariamente de vistoria. Para existir vistoria, o Presidente da CM (ou a quem tiver delegado essa competência) tem de a ordenar. Caso não a ordene, paga as taxas em modo autoliquidação e fica com a dita licença (comprovativo de autoliquidação) emitida. Se a quiser vender no dia a seguir, já pode.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982, snob
  9.  # 649

Colocado por: PedroeLarauma moradia de menos de 200m2
    Menos de 200m2 ? A casa encolhe de dia para dia, primeiro eram 200+110 uteis
    Ha uns dias falava em 200+ 65 de garagem uteis, agora ja sao menos de 200m2 :S
  10.  # 650

Colocado por: marco1pois a teoria manda assim
    na pratica eu por exemplo aproveito a alta e vendo o meu apartamento com um bom preço, mas depois preciso de outro para morar e ai estou por minha vez sujeito a preços altos. claro está que estamos a falar de casa propria mas não será que muito DO tambem quer é a sua casa propria portanto recorre ás tais empresas para fazer a casa propria?
    no fundo apenas estou a querer dizer que nada é tão linear

Em suma, o que não acho bem, é acharmos normal eu vender o apartamento caro porque irei comprar caro também e está justificado.
    Mas acharmos que outra pessoa (o tal camionista que mete +X% no preço da areia alegadamente injustificado) é "vigarista" por esticar a corda hoje sabendo que vêm dias difíceis na seguinte semana. E não se perceber que na construção ainda existe o efeito "cascata" ou em sistema... No fundo, não basta dizer: "se tudo só subiu 10%, o total é só 10% mais caro." Como o marco1 bem referiu, "não é linear", há muito "sentimento" nos preços, cautela e/ou oportunismo também, seja do constructor ou cidadão comum vendedor de apartamentos.

A partir daí, há bons DO/empreiteiros em todo o lado, e maus também.
  11.  # 651

Colocado por: ruifcasaFugindo ao tema, existe aqui algum economista que me explique isto:

O preço dos combustiveis a semana passada atingiu o seu ponto mais alto subindo o gasóleo cerca de 10 ctms por litro. Entretanto veio em queda até valores anteriores à semana passada. Porque é que só desceu 3 ctms? Que raio de fonte as gasolineiras usam para fixar os preços?

O erro é calcular o preço dos combustíveis pelo Brent... mais de metade são impostos do Costa e companhia.
  12.  # 652

Colocado por: NB_Viseu

a licença de habitação (correcção, a autorização de utilização) não depende necessariamente de vistoria. Para existir vistoria, o Presidente da CM (ou a quem tiver delegado essa competência) tem de a ordenar. Caso não a ordene, paga as taxas em modo autoliquidação e fica com a dita licença (comprovativo de autoliquidação) emitida. Se a quiser vender no dia a seguir, já pode.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:DR1982
    Tenho de me informar mesmo a sério acerca disso, porque quero fazer o mínimo possível mesmo que o dinheiro chegue. Fechar a obra e depois ja é mais facil
    Concordam com este comentário: NB_Viseu
  13.  # 653

Colocado por: Faja
    O preco da mesma placa de isolamento k custava 3,94, custa agora 10,60 no brocodepot.
    Comprei noutro sitio na semana k comecou a guerra, o preco anunciado era 3,30, quando liguei disseram k o preco ja era 4 e tal. Entretanto esta a 8 e tal.

Toda a gente sabe que o "capoto" é fabricado na Ucrânia... e a culpa é do Putin, porque destruiu as fábricas de capoto ucranianas. Ainda ontem vi, na SIC Notícias :):):):)
  14.  # 654

Colocado por: marteloescoproNum cenário de quebra na procura não irão fechar tantas empresas como possam pensar.

Simplesmente reduzem o volume de negócio. Faturam menos mas também têm menos custos.

As empresas de construção têm mais de metade dos seus recursos baseado nos fornecimentos e serviços externos (subempreitadas e mão de obra contratada), pelo que podem abrir mão de grande parte da faturação.

Pois... o problema será pensar em que vai pagar os apoios sociais aos 70% de imigrantes que constituem aquela mão-de-obra que será cortada. "Precisamos de emigrantes porque há falta de mão-de-obra" :):) E de votos, já agora...
  15.  # 655

Colocado por: Troino

Na zona de Estremoz já lá anda pelo menos um empreiteiro de Sevilha.

Na zona de Moncorvo e Freixo já andam vários... pelo que me disseram, igual na zona da Beira Baixa (Idanha e arredores). Fazem preços mais baixos porque trazem o material todo de Espanha. Por exemplo, as caixilharias já me disseram que ficam quase a metade do preço... É significativo, mesmo no risco de contratar um estrangeiro.
  16.  # 656

Colocado por: Bragas VSó há uma coisa que não percebo nos comentários dos arautos da desgraça..
    Aqueles que estão à espera que os preços desçam por causa das dificuldades das empresas, para construírem ao preço da chuva... aqueles que estão à espera que os preços das casas baixem em queda livre, por causa das dificuldades das famílias, das retomas dos bancos, da execução das hipotecas, para fazerem um grande negócio…

O que os leva a pensar que vocês vão prosperar nessa altura?

Estamos todos no mesmo barco, e salvo raras excepções, podemos muito bem estar numa dessas empresas, ou ser uma dessas famílias..

Os abutres não são os reis da selva.
    Concordam com este comentário:emv,marteloescopro,Beto1980

Não é necessariamente verdade. Trabalho com muita gente que continua a amealhar... já ganharam muito em 2012 e preparam-se para ganhar muito em 2026...
  17.  # 657

Colocado por: NB_Viseua licença de habitação (correcção, a autorização de utilização) não depende necessariamente de vistoria. Para existir vistoria, o Presidente da CM (ou a quem tiver delegado essa competência) tem de a ordenar. Caso não a ordene, paga as taxas em modo autoliquidação e fica com a dita licença (comprovativo de autoliquidação) emitida. Se a quiser vender no dia a seguir, já pode.

Não percebi essa da autoliquidação.
    Pede a autorização de utilização com um termo de responsabilidade e paga as taxas no momento em que entrega o requerimento, a câmara analisa o processo, se estiver tudo bem emite parecer favorável e emite o AU.
  18.  # 658

Colocado por: PedroeLara

Construir ao preco da chuva?! Hahahahahhaha
    Construir uma moradia de menos de 200m2 por menos de 500mil euros é ao preço da chuva?tenha um bocado de vergonha.
    Até me sinto mal, se calhar vou mesmo avancar c meio milhao por uma casa que ha 2 ou 3 anos se fazia por 250k/300.

Veja quem concordou c o seu comentario.
    Sao os mesmos 3 de sempre

Mas alguém o citou? Acho que está com a mania da perseguição!!

Eu também sou um mero DO em fase de pedido de orçamentos. No entanto tenho a noção que não sou mais espero que os outros..
  19.  # 659

Colocado por: N Miguel Oliveira

Em suma, não podemos esfregar as mãos em tempos que o mercado nos favorece e não querer que os outros façam o mesmo, seja ele agente imobiliário ou vendedor de areia. Muitos constroem porque o mercado de arrendamento ou compra de usados está demasiado caro, mas são as mesmas pessoas que contribuem para o mercado estar assim quando toca vender. "Tenho um T2 mas quero um T3, como está tudo caro, vendo o T2 (caro também) para poder comprar/construir um T3." Estranho é se esse novo T3 não fosse caro também.
    Concordam com este comentário:Faja

Estou a comprar casa em Viseu e isto é totalmente real. Existem muitas pessoas a vender as moradias do final dos anos 80 e inícios dos 90 por esta razão: agora são só 2 (às vezes, só um) e não justifica ter uma moradia de 4 quartos (com limpeza associada e custos de manutenção/aquecimento).

Esta oferta (pelo que tenho visto, corresponde a metade do mercado da oferta de moradias) têm-se defrontado com um problema. Estas pessoas querem vir mais para o centro de Viseu (sim, para um lisboeta como eu, Rio de Loba/Ranhados/etc. é Viseu mas para eles não é...) e comprar um apartamento. Problema: os apartamentos novos estão carríssimos e usados não existem muitos em oferta, dada a invasão de brasileiros que acabou com a oferta de arrendamento (e venda que depois arrendam a um conjunto de brasileiros).

Na semana passada, percebi que uma das moradias que visitei esteve à venda por 240.000 no início do ano mas que agora está por 270.000 e não é de todo negociável (dito mesmo pela senhora proprietária, nem um cêntimo, só se a imobiliária quiser tirar da sua comissão). Razão que apresentou: os apartamentos que tem em vista custavam 230.000 e agora estão a 270.000 (estavam a terminar a construção, agora já terminaram).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: N Miguel Oliveira
    • sltd
    • 28 junho 2022

# 660

Colocado por: N Miguel Oliveira

É propositado.
    Seja qual for a actividade, caminhámos em círculos sempre a debater a trivial lei do mercado (oferta vs procura).
    Só se constroem a estes preços porque há quem pague e não há quem construa. Invertendo as agulhas, o preço desce.

"A bem dizer, compra-se em baixa e vende-se em alta." como bem escreveu o pguilherme.

Depois há a percepção/opinião sobre uns e outros em função da posição que se tem.
    No caso da construção, ainda existe o pormenor do sistema em cadeira. Na saibreira a areia sobe 5%, o camionista além de subir o preço do transporte (gasóleo mais caro), sobe mais 2% à areia que comprou 5% mais cara (não vá ela subir na próxima semana)... e por aí em diante. Quando chega a quem pague, já não são só 5%. Se um "vendedor" final sobe 30% ao preço, é um vigarista mesmo que isso não signifique que ficou com esse aumento todo para ele (há muitos intermediários). Já um cidadão comum que compra e vende 30% mais caro, não leva para casa só mais 5 ou 6%, e ainda é um "bom negociador"...

Concordam com este comentário:Faja

Estás a esquecer que desses 30% metade vai para o querido fisco, e uutra % para a imobiliária.

0.1822 seg. NEW