Colocado por: PickaxePois mas na realidade nao é isso que acontece. Na realidade os particulares tambem conseguem desconto
Continuo na minha, preço do ferro sem descontos de empreiteiro é o preço de tabela.
Colocado por: marteloescoproJá conseguem pôr gasóleo a 1,50 €/lt como no ano passado?
Eu ainda não.
Colocado por: marteloescoproOs materiais até podem baixar mas a mão de obra será sempre insuficiente.
Colocado por: lpetingaPorque não ver o preço de madeira para chão, em vez de apenas madeira? O João há-de saber melhor porquê a diferença de preço, mas ela existe.
Edit: Adicionei o preço de transporte de barco
Colocado por: marteloescoproSr. Pedro, a minha participação neste humilde fórum serve apenas para tentar compreender a mentalidade do potencial Dono de Obra comum como é o senhor e chamar a atenção para a realidade do mercado do nosso país, em particular a região da grande Lisboa, em que a mão de obra é claramente insuficiente para o volume de solicitações além da reduzida qualidade devido ao exodo dos bons profissionais para o estrangeiro, ficando nós com o refugo oriundo de países em desenvolvimento, vendo em Portugal uma porta de entrada para a Europa.
Os materiais até podem baixar mas a mão de obra será sempre insuficiente.
Colocado por: SasapoPara isso acontecer na construção é preciso que toda a Europa entre em crise de trabalho, porque a falta de mao de obra é por todo o lado. Mão de obra válida claro esta, porque entulho encontra se até na beira da estrada.
Ou seja, até agora os preços aumentavam porque os materiais subiam e a mão de obra, neste momento o materiais estão a descer ligeiramente mas a desculpa passa para mão de obra. Se chegarmos ao ponto de crise, onde o volume de trabalho baixará drasticamente (tal como em 2012) vão ter de arranjar outra desculpa.
Na minha área, que nada tem a ver com construção, também havia muita falta de mão de obra, este verão já informaram toda a gente que quem tiver horas extra é para tirar como férias e que quem quiser férias mais longas está à vontade para as tirar porque o volume de trabalho caiu drasticamente nos últimos 3 meses. Todas as contratações foram congeladas e vamos ver o que acontece nos próximos meses a ver se não vai dar em despedimentos.
Colocado por: DR1982Para isso acontecer na construção é preciso que toda a Europa entre em crise de trabalho, porque a falta de mao de obra é por todo o lado. Mão de obra válida claro esta, porque entulho encontra se até na beira da estrada.
Colocado por: SasapoNa crise passada emigraram muitos que nunca pensaram o fazer.
É um lá utopia achar que quem não tem trabalho na construção vai a correr emigrar, é uma realidade para uma parte, como sempre foi mas há uma grande maioria que nunca saiu do burgo nem vai sair. Daqui a uns meses falamos.
Colocado por: TelhadoE será que ainda vale assim tanto a pena imigrar para a Europa?Depende do pais, depende da profissao, depende de quanto se consiga ganhar em Portugal, etc etc...
Colocado por: DR1982As despesas aumentam para todos, neste momento um trolha ao que a vida custa ja nao se pode esticar muito, se lhe baixarem o salário faz o que? Só se comer pedras ou deixar o que tem ir à vida.
Colocado por: DR1982Claro que ficarão sempre aqueles que têm a vida governada e que não estão para se chatear, mas tambem desses nao espere muito.
Colocado por: SasapoConhece muitos trolhas que tiveram grande aumento de salário nos últimos anos? Aqui pela mi há aldeia isso não existe.Ultimamente tem havido aumentos sim, passou de 5/6€ hora para 7/8€.
Colocado por: SasapoTer a vida governada é indicador de qualidade ou falta dela como profissional?É muitas vezes indicador de alguém que nao esta para se chatear muito, ou seja vai trabalhando.
Colocado por: DR1982É muitas vezes indicador de alguém que nao esta para se chatear muito, ou seja vai trabalhando.
Colocado por: SasapoNao, nao tenho a vida governada, muito pelo contrário, se tivesse de certeza que me chateava menos!
Dá-me ideia que o Dr é alguém com a vida governada, enquadra-se nesse estereótipo que descreve?
Colocado por: DR1982Nao, nao tenho a vida governada, muito pelo contrário, se tivesse de certeza que me chateava menos!lidamos com pessoas de carácter diferente, a minha experiência é que pessoal sem brio profissional nada tem a ver com o nível económico onde estão.
Precisamente por isso é que tenho essa opinião, alguém se nenhum crédito que esteja em Portugal para ganhar para a sopa, alguns com os filhos ja criados provavelmente nao vao sair de Portugal, mas tambem nao aperte muito com eles que rapidamente lhe fazem um manguito!
É a mesma coisa como a maioria dos trabalhadores temporários e os fixos!
Isto nao passa da opinião que tenho com base daquilo que vi e vou vendo diariamente por onde tenho andado
Colocado por: Sasapolidamos com pessoas de carácter diferente, a minha experiência é que pessoal sem brio profissional nada tem a ver com o nível económico onde estão.Nao falo apenas em brio, mas tambem em rendimento, uma pessoa sem necessidade ou motivação anda por andar.