Colocado por: lpetingaProcura e oferta, se os empreiteiros têm muita procura é normal aumentar os preços, vocês também ao vender a casa, se esta casa estiver numa zona que entretanto tenha tido muito mais procura que oferta também a vão vender ao preço que dão.
Colocado por: PedroeLara
Há o ganhar dinheiro e há o ridiculos. Orcamentos de 500 mil e 600 mil euros para simples moradias de 2 pisos sem extravagancias é simplesmente querer ser mamao
Colocado por: DR1982
Pois se calhar é mesmo, mas enquanto não se arranjar quem faça por menos de pouco serve esperniar :)
Isto é como é, até podemos ficar todos fo...lixados mas a verdade é de que pouco serve!
É procurar alternativas aos mamões ou então esperar, esperar, e talvez esperar esperar
Colocado por: snobMas isso sempre foi assim, desde que me lembro de ser gente que ha empreiteiros a mandar pessoal aqui da zona para Aveiro, Lisboa, Algarve... tambem provavelmente porque ha menos pessoal das obras para esses lados nao sei, eu normalmente fora de Portugal nas obras só vejo pessoal do Norte, de resto é raro
É verdade. Mas quando há empreiteiros do norte que vão fazer moradias unifamiliares para a margem sul, algo se passa.
Será que um empreiteiro da margem sul não consegue fazer uma moradia com lucro sem abusar.
É que qualquer dia a teta deixa de dar leite.
Eu por esses valores simplesmente não construía, há mais vida para além do betão.
Colocado por: DR1982Mas isso sempre foi assim, desde que me lembro de ser gente que ha empreiteiros a mandar pessoal aqui da zona para Aveiro, Lisboa, Algarve... tambem provavelmente porque ha menos pessoal das obras para esses lados nao sei, eu normalmente fora de Portugal nas obras só vejo pessoal do Norte, de resto é raro
Colocado por: snobSim claro, o DO é que tem de suportar.
Ok, mas a ser assim os DO dessas zonas é que vão suportar os custos de deslocação no aumento geral da empreitada.
Já para não falar que um pequeno empreiteiro não tem condições para projetar equipas e materiais noutras zonas, ou seja terão se ser empresas com um target diferente, mais caro e claro com outra qualidade. Mas isto paga-se bem.
Colocado por: marteloescoproÉ uma excelente notícia esta descida no ferro, mas ainda é muito cedo para embadeirar em arco.
Vamos esperar para ver se será transversal aos outros materiais de peso: cimento, cerâmica, vidro e metais nobres.
Colocado por: marteloescoproPorque no Norte ainda há portugueses a trabalhar. No Sul é só estrangeiros. Um Lisboeta não se dispõe a trabalhar nas obras.
As empresas do Norte ainda têm malta com cabeça, são esses que mantém a rentabilidade da Mão de Obra.
3 portugueses do norte produzem por 6 guineenses ou cabo-verdianos. Mas não ganham o dobro.
Colocado por: sltd
Bem me parecia que as casas levavam ouro... 😁
Colocado por: DR1982
Quanto paga a uma equipa de 5 gajos em condições para aí, fazemos ja negocio 😂
Colocado por: snobEm Braga (cidade) tenho observado com atenção a forma de trabalhar dos vários empreiteiros de pequena e média dimensão.
Alguns só constroem para vender (especialmente moradias em banda), mas estes têm alguma capacidade financeira e quando constroem, adquirem vários terrenos, fazem várias moradias em série, portanto maximizam a mão de obra e compram materiais e subempreitadas em quantidade.
E mais, sei que adquirem terrenos a promotores imobiliários aos quais só pagam os terrenos no momento da venda das casas.
Ou seja, há de facto capital investido, risco, oportunidade e gestão orçamental.
Os pequenos empreiteiros, preferem colocar o risco do lado do DO, ganhar menos e trabalhar com o dinheiro dos outros, mas estes também fazem falta. ÀS vezes tenho a sensação que o meu empreiteiro ajusta alguns valores pelo preço de venda das moradias no loteamento.
Colocado por: RicardoPortoPara o Porto sim, mas para Lisboa por esse preço não parece muito
Uma equipa em condições de mão obra que uma empresa faça trabalho a hora pedem 18eur pelo encarregado e 14 pelos carpinteiros/ferrageiros aqui pelo porto
Colocado por: pguilhermeNo mundo do Miguel não há pagamento no momento da adjudicação de uma empreitada?
Quando o empreiteiro já tem 30 ou 40% a mais do seu lado, o DO não vai a lado algum.
Se houvesse transparência na questão dos pagamentos, sem dúvida seria como descreve: o empreiteiro porta-se mal, o DO manda-o arrumar a tralha e ir para casa.
Colocado por: pguilhermeSe o contrato não prevê revisão de preço, o empreiteiro *tem* obrigação de continuar a obra, mesmo que em prejuízo. Ou seja, *não* tem o direito de subir um valor fechado que foi contratado.
Mas como não vivemos num mundo fantasia, o empreiteiro simplesmente abandona a obra.
Ou seja, o risco está sempre só de um lado e o ganho só do outro. A única solução é não ir a jogo nesses termos.
Colocado por: N Miguel OliveiraComo acha que um empreiteiro abordaria a orçamentação duma casa com um DO com um feitio dum PedroeLara por exemplo?
Colocado por: pguilhermeMas como não vivemos num mundo fantasia,
Colocado por: PedroeLaraClaro, mais vale pagar
Colocado por: PedroeLaraAprenda 1 coisa; quem nao reclama, nao vai mto longe na vida. Ou entao, coma e cale e pague o que lhe pedem, mas nao percebi ainda o que veio acrescentar neste post.
Colocado por: marteloescoproO mais engraçado é que provavelmente o orçamento que o PedroeLara recebeu já incorpora o acompanhamento técnico e as largas horas que o empreiteiro vai ter de atura-lo.