Colocado por: HAL_9000não é uma situação normal.
Colocado por: HAL_9000Taxa fixa, por poucos anos, nem sempre compensa.
Colocado por: N Miguel OliveiraO que não era normal era ter taxas negativas, muito menos por tanto tempoLeia outra vez. O que não é normal era "uma vez que até outubro, novembro, chegou a haver oferta de taxas fixas inferiores à taxa variável + spread."
Colocado por: AMVPPrognósticos só no final do jogo, não é só no futebol!O seu caso seguramente que compensa porque aproveitou a situação anormal que referi acima. Eu teria feito o mesmo se pudesse.
Colocado por: HAL_9000O seu caso seguramente que compensa porque aproveitou a situação anormal que referi acima. Eu teria feito o mesmo se pudesse.
Releia o que eu disse: a taxa fixa a curto prazo (5 anos por exemplo) raramente compensa, pois fixa a taxa precisamente nos anos em que paga mais juros. Pergunte a quem fixou por 5 anos em 2016,se compensou. Penso que existe mesmo um conjunto de simulações que o comprovam.
O bom da taxa fixa é comprar paz de espírito, e para isso é fixar pelo maturidade completa, se conseguir negociar uma taxa boa.
Agora fixar a taxa em 1,5% em outubro passado certamente que compensará. Mas foi uma situação particular que ocorreu porque as taxas estão numa cavalgada sem fim e alguns bancos apostaram em ganhar mercado.
Colocado por: AMVPÉ como lhe digo, prognósticos só no fim do jogo.Quanto mais não seja por paz de espírito, qualquer taxa fixa inferior ou igual a 2% nos próximos anos, é vantajosa.
Colocado por: ricardo.rodrigues
Claro que é por poucos anos. Diria que o "normal" são 10 anos. A cada 10 anos deverá renegociar.
Colocado por: HAL_9000O que não é normal
Colocado por: N Miguel OliveiraEm parte, até concordo com esta cavalgada. Quando mais cedo se resolver melhor para (quase) todos.Em abono da verdade, se não me afetasse a carteira, a cavalgada também me era mais ou menos indiferente. Mas não deixa de ser verdade que foi a subida mais rápida de que há registro, e porta to normal não será.
Colocado por: N Miguel OliveiraTalvez passe a ser mais "normal" os lotes passarem a ter metade do tamanho, as casas metade do tamanho, e o preço a ser mais "normal" também, de acordo aos rendimentos que temos. Lotes com 100m², casas com 2x 60m² como se vê por esse mundo fora para a classe média, tudo igual, estardartizado, carro à chuva, etc etc...Nao estou em desacordo, simplesmente chegamos a um ponto em que essa cada de 60m2 são mais caras que as casas de 300m2 que se faziam há 15 anos atrás, ou mais caras que uma casa de 100m2 há 3 anos atrás. Percebe que na prática o que acontece é que está a Empobrecer e a resignar-se com isso. As pessoas deveriam sim adquirir essas casas por opção e não por imposição.
Colocado por: HAL_9000são mais caras que as casas de 300m2 que se faziam há 15 anos atrás,
Colocado por: HAL_9000são mais caras que as casas de 300m2 que se faziam há 15 anos
Colocado por: HAL_9000Neste momento eu queria adaptar o meu apartamento T2 de 60m2
Colocado por: AMVPSe nas de hoje lhe colocam mais material e normal que assim seja.ainda que levem mais material, até por força de obrigações legais, teria mesmo de ser muito, mas muito mais material para a diferença ser por aí.
Colocado por: AMVPPenso que o user tera referido "2x60"a minha interpretação é que cada lote daria para duas casas de 60m2, para duas famílias. Mas o N Miguel Oliveira poderá esclarecer.
Colocado por: DR1982Não há muitos anos as casas tinham uma lâmpada por divisão e um fogão de sala, e agora?compare só o preco das estruturas. Óbvio que os padroes de conforto contribuíram para o aumento, mas está longe de ser só isso. Mesmo hoje a maioria das pessoas não mete os prh, as VMC, as madeiras nobres, etc que encarecem as casas.
Colocado por: HAL_9000compare só o preco das estruturas. Óbvio que os padroes de conforto contribuíram para o aumento, mas está longe de ser só isso. Mesmo hoje a maioria das pessoas não mete os prh, as VMC, as madeiras nobres, etc que encarecem as casas.Nao queiramos tapar o sol com a peneira.
Aliás nem precisa comparar o preço das estruturas. Basta tentar comprar hoje uma casa construída em 2006 e ver quanto é que ela lhe custa hoje por comparação com o que foi gasto na construção e as tantas ainda vem com uma lâmpada por divisão e mosaicos originais :)
Colocado por: DR1982Metemos na cabeça que se alguns têm todos temos direitoA ter casa? A não ser queira morar na rua, todos devíamos ter direito a conseguir pagar habitação condigna. Nao percebo que sol é que estou a falar com a peneira, esclareça-me.
Colocado por: HAL_9000A ter casa? A não ser queira morar na rua, todos devíamoster direito a conseguir pagar habitação condigna.uma casa condigna.
Colocado por: HAL_9000A mim parece-me um contrasenso andar uma década a carregar a fundo com estímulos à economia e a imprimir dinheiro, o que naturalmente alavancou muitos preços nomeadamente os da habitação e de repente fazer uma travagem a fundo.
Colocado por: DR1982uma casa condigna.não discordo em Nada. Eu viveria perfeitamente nessa casa.
Edit:Esqueça a piscina para perceber o meu ponto de vista.
Colocado por: HAL_9000De qualquer maneira os lotes e casas que fala, praticamente não existem no mercado de habitação.
Colocado por: N Miguel Oliveirapretendo que para além da subida dos juros, tomem outras ações concertadas para reduzir a inflação. Ou então que não causem o problema para depois o resolver.
Mas então o que pretende? Que se leve 4,5, 10 anos a controlar a inflação?
Colocado por: HAL_9000a minha interpretação é que cada lote daria para duas casas de 60m2, para duas famílias. Mas o N Miguel Oliveira poderá esclarecer.