Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 981

    Colocado por: HAL_9000não é uma situação normal.


    O que não era normal era ter taxas negativas, muito menos por tanto tempo. Apenas estamos a colher agora o que se semeou. A malta se não se preveniu minimamente nem poupou nada entretanto, está tramado agora.
    • AMVP
    • 2 janeiro 2023

     # 982

    Colocado por: HAL_9000Taxa fixa, por poucos anos, nem sempre compensa.

    Prognósticos só no final do jogo, não é só no futebol!
  2.  # 983

    Colocado por: N Miguel OliveiraO que não era normal era ter taxas negativas, muito menos por tanto tempo
    Leia outra vez. O que não é normal era "uma vez que até outubro, novembro, chegou a haver oferta de taxas fixas inferiores à taxa variável + spread."

    Não disse que as taxas de juro negativas eram normais. Como não é normal esta cavalgada cega.


    Colocado por: AMVPPrognósticos só no final do jogo, não é só no futebol!
    O seu caso seguramente que compensa porque aproveitou a situação anormal que referi acima. Eu teria feito o mesmo se pudesse.
    Releia o que eu disse: a taxa fixa a curto prazo (5 anos por exemplo) raramente compensa, pois fixa a taxa precisamente nos anos em que paga mais juros. Pergunte a quem fixou por 5 anos em 2016,se compensou. Penso que existe mesmo um conjunto de simulações que o comprovam.
    O bom da taxa fixa é comprar paz de espírito, e para isso é fixar pelo maturidade completa, se conseguir negociar uma taxa boa.

    Agora fixar a taxa em 1,5% em outubro passado certamente que compensará. Mas foi uma situação particular que ocorreu porque as taxas estão numa cavalgada sem fim e alguns bancos apostaram em ganhar mercado.
    • AMVP
    • 2 janeiro 2023

     # 984

    Colocado por: HAL_9000O seu caso seguramente que compensa porque aproveitou a situação anormal que referi acima. Eu teria feito o mesmo se pudesse.
    Releia o que eu disse: a taxa fixa a curto prazo (5 anos por exemplo) raramente compensa, pois fixa a taxa precisamente nos anos em que paga mais juros. Pergunte a quem fixou por 5 anos em 2016,se compensou. Penso que existe mesmo um conjunto de simulações que o comprovam.
    O bom da taxa fixa é comprar paz de espírito, e para isso é fixar pelo maturidade completa, se conseguir negociar uma taxa boa.

    Agora fixar a taxa em 1,5% em outubro passado certamente que compensará. Mas foi uma situação particular que ocorreu porque as taxas estão numa cavalgada sem fim e alguns bancos apostaram em ganhar mercado.

    É como lhe digo, prognósticos só no fim do jogo. Todos nós, incluindo quem aja em nome dos bancos e os investidores, tomam as suas decisões em função da leitura que faz da situação económica, às vezes as decisões são boas outras nem tanto. Repare, os bancos nunca pensaram que as taxas euribor passassem a ser negativas, por exemplo.
  3.  # 985

    Colocado por: AMVPÉ como lhe digo, prognósticos só no fim do jogo.
    Quanto mais não seja por paz de espírito, qualquer taxa fixa inferior ou igual a 2% nos próximos anos, é vantajosa.

    Mas sim está é apenas a minha leitura.
  4.  # 986

    Colocado por: ricardo.rodrigues
    Claro que é por poucos anos. Diria que o "normal" são 10 anos. A cada 10 anos deverá renegociar.


    Sim, mas há uma diferença entre ter taxa fixa a (por exemplo) 30 anos e escolher renegociar entretanto porque o mercado melhorou... e ter taxa fixa a apenas 1, 2, 3, 4, 5 anos em que ao fim desses anos a taxa acaba quer queira quer não.

    Estar atento ao mercado e procurar melhores condições é o que se deve sempre fazer, seja com taxa fixa seja com taxa variável (em que poderá dar para mudar spreads, produtos associados, etc à medida que o mercado muda).
  5.  # 987

    Colocado por: HAL_9000O que não é normal


    Talvez passe a ser mais "normal" os lotes passarem a ter metade do tamanho, as casas metade do tamanho, e o preço a ser mais "normal" também, de acordo aos rendimentos que temos. Lotes com 100m², casas com 2x 60m² como se vê por esse mundo fora para a classe média, tudo igual, estardartizado, carro à chuva, etc etc...

    Por um lado, é precisamente a velocidade a que as taxas sobem que podem inverter a inflação, com danos colaterais eventualmente (os que não aguentarão a cavalgada)... numa situação de inflação é de todo conveniente atacar o problema, ou em vez de 1 ou 2 anos maus, as nuvens negras arrastam-se por uma década. Em parte, até concordo com esta cavalgada. Quando mais cedo se resolver melhor para (quase) todos.
    Concordam com este comentário: ferreiraj125
  6.  # 988

    Colocado por: N Miguel OliveiraEm parte, até concordo com esta cavalgada. Quando mais cedo se resolver melhor para (quase) todos.
    Em abono da verdade, se não me afetasse a carteira, a cavalgada também me era mais ou menos indiferente. Mas não deixa de ser verdade que foi a subida mais rápida de que há registro, e porta to normal não será.

    A mim parece-me um contrasenso andar uma década a carregar a fundo com estímulos à economia e a imprimir dinheiro, o que naturalmente alavancou muitos preços nomeadamente os da habitação e de repente fazer uma travagem a fundo. Se isto é o melhor que o BCE consegue fazer para lidar com estas crises, então deveriam ganhar uma fração do que ganham.
    Compare o discurso que o BCE fazia em fev 2022 com o que fez em dez 2022. É só isso que não me dá segurança nenhuma que eles realmente saibam o que estão a fazer.

    Além das taxas de juro deveria haver todo um conjunto de outras ações, não necessariamente por parte do BCE, que ajudassem a acelerar a redução da inflação. A UE parece que começou agora a abrir os olhos, mas quase ao fim de um ano.
    A inflação também se instala potenciada por um efeito psicológico. Se houvesse sinais claros que iriam ser desenvolvidos para controlar os preços da energia, não se tinha criado a expectativa de aumento de preços que depois contaminou toda a economia. Por exemplo, tenho familiares com negócios de venda ao publico, e nos jantares de família ele não teve pejo em dizer que fez aumentos porque as lojas ao lado estavam a fazer de aumentos.

    Colocado por: N Miguel OliveiraTalvez passe a ser mais "normal" os lotes passarem a ter metade do tamanho, as casas metade do tamanho, e o preço a ser mais "normal" também, de acordo aos rendimentos que temos. Lotes com 100m², casas com 2x 60m² como se vê por esse mundo fora para a classe média, tudo igual, estardartizado, carro à chuva, etc etc...
    Nao estou em desacordo, simplesmente chegamos a um ponto em que essa cada de 60m2 são mais caras que as casas de 300m2 que se faziam há 15 anos atrás, ou mais caras que uma casa de 100m2 há 3 anos atrás. Percebe que na prática o que acontece é que está a Empobrecer e a resignar-se com isso. As pessoas deveriam sim adquirir essas casas por opção e não por imposição.

    De qualquer maneira os lotes e casas que fala, praticamente não existem no mercado de habitação. As pessoas não podem comprar o que não existe.
    Cabe à sua classe contribuir para essa mudança com reeducação e com criatividade. Projetar uma casa funcional com 60m2 deve ser bem mais complicado que fazê-lo com para uma casa com 200m2( a casa tipo que a maioria idealiza). Neste momento eu queria adaptar o meu apartamento T2 de 60m2 para uma família de 4 pessoas, e a verdade é que não posso deixar de sentir que é curto. Talvez se estivesse mais bem projetado não teria essa sensação.
    • AMVP
    • 4 janeiro 2023

     # 989

    Colocado por: HAL_9000são mais caras que as casas de 300m2 que se faziam há 15 anos atrás,

    Se nas de hoje lhe colocam mais material e normal que assim seja.

    Colocado por: HAL_9000são mais caras que as casas de 300m2 que se faziam há 15 anos

    Se lhe colocam mais material e normal que assim seja.

    Colocado por: HAL_9000Neste momento eu queria adaptar o meu apartamento T2 de 60m2

    Penso que o user tera referido "2x60"
  7.  # 990

    Colocado por: AMVPSe nas de hoje lhe colocam mais material e normal que assim seja.
    ainda que levem mais material, até por força de obrigações legais, teria mesmo de ser muito, mas muito mais material para a diferença ser por aí.
    Mas isso também é fácil comprar, é só ver quanto custava a estrutura da casa há 15 anos e ver quanto custa hoje. Aí o material é mais ou menos o mesmo.

    Comparamos casas médias e não um apartamento de luxo de 60m2 com uma casa dos anos 80 de 300m2. Para bom entendedor....



    Colocado por: AMVPPenso que o user tera referido "2x60"
    a minha interpretação é que cada lote daria para duas casas de 60m2, para duas famílias. Mas o N Miguel Oliveira poderá esclarecer.
  8.  # 991

    Não há muitos anos as casas tinham uma lâmpada por divisão e um fogão de sala, e agora?
    Concordam com este comentário: Tviegas89
  9.  # 992

    Colocado por: DR1982Não há muitos anos as casas tinham uma lâmpada por divisão e um fogão de sala, e agora?
    compare só o preco das estruturas. Óbvio que os padroes de conforto contribuíram para o aumento, mas está longe de ser só isso. Mesmo hoje a maioria das pessoas não mete os prh, as VMC, as madeiras nobres, etc que encarecem as casas.

    Aliás nem precisa comparar o preço das estruturas. Basta tentar comprar hoje uma casa construída em 2006 e ver quanto é que ela lhe custa hoje por comparação com o que foi gasto na construção e as tantas ainda vem com uma lâmpada por divisão e mosaicos originais :)
  10.  # 993

    Colocado por: HAL_9000compare só o preco das estruturas. Óbvio que os padroes de conforto contribuíram para o aumento, mas está longe de ser só isso. Mesmo hoje a maioria das pessoas não mete os prh, as VMC, as madeiras nobres, etc que encarecem as casas.

    Aliás nem precisa comparar o preço das estruturas. Basta tentar comprar hoje uma casa construída em 2006 e ver quanto é que ela lhe custa hoje por comparação com o que foi gasto na construção e as tantas ainda vem com uma lâmpada por divisão e mosaicos originais :)
    Nao queiramos tapar o sol com a peneira.
    Os maiores responsáveis para as casas representarem um encargo mensal tão grande somos apenas nós.
    Metemos na cabeça que se alguns têm todos temos direito a ter e não é bem assim.
  11.  # 994

    Colocado por: DR1982Metemos na cabeça que se alguns têm todos temos direito
    A ter casa? A não ser queira morar na rua, todos devíamos ter direito a conseguir pagar habitação condigna. Nao percebo que sol é que estou a falar com a peneira, esclareça-me.

    Penso que neste momento não há grande alternativa a "as casas representarem um encargo mensal tão grande". O próprio governo o reconhece ao criar o ministério da habitação. As pessoas respondem as políticas que são criadas, e o facto é que as políticas de habitação na última década foram um desastre para nós.
    O DR1982 tem os filhos a sair de casa dos pais aos 33 anos em média. Acha que é meramente por opção? E muitos dos que saem, emigram.

    Por mais que um filho goste dos pais, nada justifica cohabitar até essas idades sem ser por opção. Não é justo nem para uns, nem para os outros.
    Concordam com este comentário: ferreiraj125
    • DR1982
    • 4 janeiro 2023 editado

     # 995

    Colocado por: HAL_9000A ter casa? A não ser queira morar na rua, todos devíamoster direito a conseguir pagar habitação condigna.
    uma casa condigna.
    Edit:Esqueça a piscina para perceber o meu ponto de vista.
  12.  # 996

    Colocado por: HAL_9000A mim parece-me um contrasenso andar uma década a carregar a fundo com estímulos à economia e a imprimir dinheiro, o que naturalmente alavancou muitos preços nomeadamente os da habitação e de repente fazer uma travagem a fundo.


    Mas então o que pretende? Que se leve 4,5, 10 anos a controlar a inflação? Pelos vistos a receita nos USA parece estar a resultar.
  13.  # 997

    Colocado por: DR1982uma casa condigna.
    Edit:Esqueça a piscina para perceber o meu ponto de vista.
    não discordo em Nada. Eu viveria perfeitamente nessa casa.

    A questão é, qual o preço dessa casa hoje em dia? E para além disso, está ao alcance (quer sob a forma de renda, compra, construção) de um casal que está a iniciar a sua vida? Está em linha com os rendimentos médios desse mesmo casal?

    O DR acho que não está a ver bem a dificuldade que é hoje em dia alguém encontrar uma casa a um preço que possa pagar.

    Agora como é obvio as pessoas devem procurar casas adaptadas aos seus rendimentos, mas daí a serem obrigadas a investir 200k numa casa com 70m2, quando há 10 anos com os mesmos 200 conseguiria o dobro da area vai uma diferença muito grande.

    Antes que me diga que 200k por 70m2 em Lisboa ė muito barato, os valores foram ao exemplificativo a para uma situação tipo.
  14.  # 998

    Colocado por: HAL_9000De qualquer maneira os lotes e casas que fala, praticamente não existem no mercado de habitação.


    ... em Portugal.
    Não me estranharia nada que se os rendimentos não chegam para pagar X casa, porque só dá para metade. Não vendo os rendimentos subir, não vejo qual seria o espanto de ver o tamanho das coisas reduzir-se.
    A minha classe responde ao que o mercado quer e/ou aguenta pagar seja onde for. Não faltam loteamentos de 100-120m2/lote por esse mundo fora. Não é que goste deles, nem ache que há-que nos resignar com a casita de 2x 60m², mas se em Portugal os mínimos para a classe média são o que vemos... não me parece que estejamos tão mal assim. (Pelo menos quanto ao pedir, nisso não somos "pecos").
  15.  # 999

    Colocado por: N Miguel Oliveira
    Mas então o que pretende? Que se leve 4,5, 10 anos a controlar a inflação?
    pretendo que para além da subida dos juros, tomem outras ações concertadas para reduzir a inflação. Ou então que não causem o problema para depois o resolver.

    Nos estados unidos está a resultar, mas a que custo? Há dias li uma notícia que se estava a observar por lá um movimento dos filhos a regressar a casa dos pais. Parece-me de facto uma evolução.
    Eu diria que fuzilar 30% da população,sobretudo se forem os que não produzem, também controlaria a inflação. A questão não é se resulta, é se os meios justificam os fins.
  16. Colocado por: HAL_9000a minha interpretação é que cada lote daria para duas casas de 60m2, para duas famílias. Mas o N Miguel Oliveira poderá esclarecer.


    Eu dizia 2 pisos, 60m² cada piso, unifamiliar.

    Como poderia dizer 2x 50m², 2x 45m², térrea de 80m², etc etc...
 
0.3093 seg. NEW