Colocado por: HAL_9000tomem outras ações concertadas para reduzir a inflação.
Colocado por: HAL_9000Eu diria que fuzilar 30% da população,sobretudo se forem os que não produzem, também controlaria a inflação.
Colocado por: HAL_9000de um casal que está a iniciar a sua vida?
Colocado por: HAL_9000não discordo em Nada. Eu viveria perfeitamente nessa casa.Portugal não é só Lisboa, vai por esse Portugal fora e compra casas por 100k, se quer localização melhorzita compra um apartamento por esse preço ou até menos.
A questão é, qual o preço dessa casa hoje em dia? E para além disso, está ao alcance (quer sob a forma de renda, compra, construção) de um casal que está a iniciar a sua vida? Está em linha com os rendimentos médios desse mesmo casal?
O DR acho que não está a ver bem a dificuldade que é hoje em dia alguém encontrar uma casa a um preço que possa pagar.
Agora como é obvio as pessoas devem procurar casas adaptadas aos seus rendimentos, mas daí a serem obrigadas a investir 200k numa casa com 70m2, quando há 10 anos com os mesmos 200 conseguiria o dobro da area vai uma diferença muito grande.
Antes que me diga que 200k por 70m2 em Lisboa ė muito barato, os valores foram ao exemplificativo a para uma situação tipo.
Colocado por: N Miguel OliveiraNão vendo os rendimentos subir, não vejo qual seria o espanto de ver o tamanho das coisas reduzir-se.A mim espanta-me é que não vendo os rendimentos a subir, os preços dos bens subam de forma tão desproporcional.
Colocado por: N Miguel OliveiraEu dizia 2 pisos, 60m² cada piso, unifamiliar.Foi a interpretação que fiz. Mas a resposta da AMVP parecia considerar os 120m2 por família.
Colocado por: HAL_9000quando há 10 anos com os mesmos 200 conseguiria o dobro da area vai uma diferença muito grande.
Colocado por: HAL_9000Aplique agora a sua lógica aopão por exemplo:
- Não vendo os rendimentos subir, não vejo qual seria o espanto de ver o tamanho do pão reduzir-se.
Colocado por: HAL_9000- Não vendo os rendimentos subir, não vejo qual seria o espanto de ver o tamanho do pão reduzir-se.
Colocado por: HAL_9000Mas a resposta da AMVP parecia considerar os 120m2 por família.
Colocado por: HAL_9000Juro-lhe que vou andar mais atento nas minhas viagens.
Colocado por: AMVPE foi o que aconteceu, em mt locals o pao reduziu o seu tamanho. Um dia destes num super ate pensei que deveriam mudar de saco, pois a baguete esta perdida no dito.
Colocado por: N Miguel Oliveiraois a coisa é que você parece aceitar como normal um periodo com taxas negativas (Onde é que eu disse que era normal? O que é anormal foi a política económica adotada pelo BCE. Anos e anos a estimular a economia, e de repente travão a fundo. Então mas não havia lá nenhum economista que conseguisse prever o resultado das políticas económicas?
Colocado por: N Miguel OliveiraEu sinceramente não percebo qual seria o espanto. Ou o tamanho desce ou o preço sobe.Com os mesmos rendimentos, não vejo porque haveria de subir o preço. Se os preços sobem, e os rendimentos estagna, algo está a ser mal feito. É só essa a minha perceção.
Colocado por: N Miguel Oliveirao mesmo modo como parece que aceitar que vivemos num tempo normal, como que se não tivesse aparecido o covid ou uma guerra pelo meio.Por isso é que se comenta sempre com base na comparação do que se passa em outros países que também passaram pela pandemia e que por sinal até estão a ser bem mais afetados pela guerra que Portugal.
Colocado por: N Miguel OliveiraSim, e era ao que me referia. 100, 120m² pois os lotes não permitem mais.Ok, então fui eu que interpretei mal. Mas essas áreas já não me parecem assim tão raras em Portugal. Mas tb não ando a medir as casas.
Colocado por: N Miguel OliveiraSe pelo meio alguns sofrerão porque não pouparam em tempo de vacas gordas... paciência, lamento imenso. Mas ter a inflação assim prejudica toda a população, ou quase.Você assume que quem sofre foi quem não poupou em tempo de vacas gordas, é um pensamento quase vingativo. Imagine alguém que entrou no mercado de trabalho em 2018, e investiu numa casa em 2020. Acha que foi alguém que não quis poupar em tempo de vacas gordas? É que essa pessoa tipo, vai ser das que vai sofrer mais com estas políticas.
Colocado por: N Miguel OliveiraAcho que dificilmente verá alguém na casa dos 20-30 anos a aventurar-se a construir casa própria. Muitos vivem alugando casa.Eu também quis alugar antes de construir, mas vou-lhe dar uma novidade: Portugal não tem mercado de arrendamento para alguém na casa dos 20-30 anos que está a começar a sua vida profissional. Acho que é isso que o N Miguel Oliveira desconsidera. Arrendar e depois não conseguir fazer poupança...
Colocado por: HAL_9000Mesmo lá na terrinha, onde prevalece o ordenado mínimo, pede-se 400 euros por um T2 de 1980 em que o isolamento é o reboco...ah, sem recibo, com recibo são mais 20%.
Colocado por: HAL_9000- Não vendo os rendimentos subir, não vejo qual seria o espanto de ver o tamanho do pão reduzir-se.
Colocado por: AMVPPq nao olham para o presente de agora? Para o presente do pais?Porque é assim que vivemos sempre, no presente e para o presente. Projetar o futuro corrigindo os erros do passado não se faz porque nunca se discute o passado e o futuro é sempre tão longínquo.
Colocado por: DuarteMMais 28%Eu sei que o imposto são 28%. Mas fui arrendatário sensivelmente 10 anos e a diferença na renda que o senhorio me impôs foi de 20%, daí o valor que disse. E da experiência que tenho a diferença entre ter e não ter recibo nunca eram efetivamente os 28, até porque a renda na candonga também não era menos 28% que as rendas com recibo na zona. Daí que os Senhorios assumiam parte da diferença porque o contrato também os protegia, o que eles não queriam era adicar logo de 28% do valor esperado.
Colocado por: DuarteMContinuem a comprar garrafinhas de azeite por comodismo que logo elas baixam de preço.Por falar nisso tenho de ir a um lagar nos próximos tempos, se bem que pelo que me dizem, os preços também subiram bastante. Há 2 anos ainda comprei a 20 eur o garrafão de 5L.
Colocado por: HAL_9000Por falar nisso tenho de ir a um lagar nos próximos tempos, se bem que pelo que me dizem, os preços também subiram bastante. Há 2 anos ainda comprei a 20 eur o garrafão de 5L.
Colocado por: HAL_9000Eu sei que o imposto são 28%. Mas fui arrendatário sensivelmente 10 anos e a diferença na renda que o senhorio me impôs foi de 20%, daí o valor que disse. E da experiência que tenho a diferença entre ter e não ter recibo nunca eram efetivamente os 28, até porque a renda na candonga também não era menos 28% que as rendas com recibo na zona. Daí que os Senhorios assumiam parte da diferença porque o contrato também os protegia, o que eles não queriam era adicar logo de 28% do valor esperado.