Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: HAL_9000
    https://casa.sapo.pt/comprar-apartamento-t2-lisboa-misericordia-eae7486b-6b25-11ed-a521-060000000056.html?g3pid=850794

https://casa.sapo.pt/comprar-apartamento-t3-cascais-carcavelos-e-parede-586c8515-77e5-11ed-a521-060000000056.html?g3pid=848963

https://casa.sapo.pt/comprar-apartamento-t3-cascais-carcavelos-e-parede-d365d863-8205-11ed-a521-060000000056.html?g3pid=848958

https://casa.sapo.pt/comprar-apartamento-t3-cascais-carcavelos-e-parede-b581a87e-8208-11ed-a521-060000000056.html?g3pid=848957

https://casa.sapo.pt/comprar-apartamento-t3-mafra-malveira-e-sao-miguel-de-alcainca-c608ceec-a167-11ec-91bc-060000000057.html?g3pid=847789

https://casa.sapo.pt/comprar-apartamento-t2-cascais-sao-domingos-de-rana-rana-037dc64e-e73c-11ec-a521-060000000056.html?g3pid=848949

https://casa.sapo.pt/comprar-apartamento-t2-lourinha-e-atalaia-07b1bc4b-a564-11e8-b31d-00155d01ea2a.html

https://casa.sapo.pt/comprar-apartamento-t2-mafra-ericeira-4fc8f5d9-a615-11ec-a521-060000000056.html

https://casa.sapo.pt/comprar-apartamento-t1-oeiras-alges-linda-a-velha-e-cruz-quebrada-dafundo-miraflores-(alges)-511817e2-722a-11ed-a521-060000000056.html?g3pid=846369

https://casa.sapo.pt/apartamentos/t1/em-construcao/distrito.lisboa/

Alguns exemplos só na região de Lisboa, e pesquisa numa só plataforma. Não me parecem propriamente áreas de palácios. Mas tb n sei o que a AMVP considera "casas pequenas"

Peguei neste exemplo:
    https://casa.sapo.pt/comprar-apartamento-t2-mafra-ericeira-4fc8f5d9-a615-11ec-a521-060000000056.html
    285k por 67m² = ~4k m²
    Só uma pergunta, tem serviço de catering diário grátis, ou é mesmo assim ... roubar o povo?
    Concordam com este comentário: NB_Viseu
  2. Colocado por: N Miguel OliveiraApenas um aparte. Não me parece que os valores andem pelo 15%, nem la perto. Dava 45k num projecto de 300k. Ou 30k num de 200k. Duvido muito que isso seja regra. Pelo que não é de todo correcto achar que os projectistas/fiscais levam o mesmo fazendo muito menos. A malta tende a receber o que paga. Apesar de haver muitas nuances, essa é a logica e não a excepção, seja em Portugal ou fora. Que acha pouca oferta isso sim acredito... mas se tampouco há procura nesses moldes, o que espera?

Não me refiro só aos projectistas, mas ao conjunto dos diversos intervenientes, incluindo a fiscalização e empreiteiro.

Para uma moradia de 300k, podemos assumir 250 m2 de ABC (1200€/m2)?
    Para esta dimensão, um projecto completo, com execução de arquitectura e especialidades, etc, não fugirá muito a 15k€. Corrija-me se estiver enganado.
    Uma fiscalização com CS (sem gestão de subempreiteiros nem consultas para subempreitadas), a custar 1400€/mês durante 18 meses, são ~25k€.
    Só estas rúbricas já contabilizam 13%.

Vamos dizer que a estimativa da casa são 400k, e estes custos representam apenas 10%.
    Mas ainda continuamos com a responsabilidade toda do lado do DO. Os projectistas se for preciso não metem o pé na obra, o fiscal pouco a mais pode fazer do que fazer cumprir o projecto e/ou arranjar soluções para imprevistos.
    Se algo correr menos bem, houver um problema, uma derrapagem sem causa externa (aumento de materiais), atrasos, etc, o DO é que tem que resolver e/ou pagar.

10% não é assim tão longe de 15%.
    Já a diferença entre o que cada DO obtém, é significativa. Daí dizer que 15%, para o que dizem que inclui/significa, seria muito interessante e possivelmente até mais barato do que se faz por cá.

PS: incluí valores médios de projecto e fiscalização e não os mais altos, senão as contas seriam ridículas.
  3. do que conheço

praia do Oeste, 1ª linha de praia, t3 80 m2 500 mil euros, novo
    praia do Oeste, 1ª linha de praia, t1 40 m2 230 mil euros, novo

Cascais, t3 85m2 remodelado (como deve ser) com 40 anos, > 450 mil euros (se arranjarem)

Em contrapartida:

Província (a 1 hora de Lisboa), T2 120 m2 gama média alta, localização premium, com 20 anos, 160 mil euros
    Província (a 1 hora de Lisboa), Moradia geminada V3 200 m2 gama média alta, localização boa, nova, 320 mil euros

Eu vivo nesta província num T3 com 180 m2 (área interior pavimentada 144m2 + 26 m2 de varanda) além de garagem box, construido há 20 anos.
  4. Colocado por: vscfariaSó uma pergunta, tem serviço de catering diário grátis, ou é mesmo assim ... roubar o povo?
    Pelos vistos já nem construir racional e pequeno nos safa.
  5. Colocado por: nunes pahProvíncia (a 1 hora de Lisboa)
    De carro? O problema é que fazer essa viagem será insustentável a longo prazo: aumentos nos impostos gasóleo, preço dos carro, portagens supostamente em nome da sustentabilidade. mesmo os elétricos tarde ou cedo começarão a pagar algum imposto para compensar a perda de receita via ISP.

Tem ideia do custo mensal da viagem entre gasóleo/portagens/manutenção?

Ainda assim um T2 por 160K, não sendo barato, não me choca.
  6. Colocado por: HAL_9000De carro? O problema é que fazer essa viagem será insustentável a longo prazo: aumentos nos impostos gasóleo, preço dos carro, portagens supostamente em nome da sustentabilidade. mesmo os elétricos tarde ou cedo começarão a pagar algum imposto para compensar a perda de receita via ISP.

Tem ideia do custo mensal da viagem entre gasóleo/portagens/manutenção?

Ainda assim um T2 por 160K, não sendo barato, não me choca.

trabalhei 10 anos em Lisboa e usava transportes públicos em sistema «hibrido»: 15 minutos de carro + 40 de comboio...grande pincel

testei de tudo: carro, carro + combóio, autocarro, carpooling...

saí de lisboa em 2005 e ainda estou enjoado
  7. Colocado por: nunes pahtrabalhei 10 anos em Lisboa e usava transportes públicos em sistema «hibrido»: 15 minutos de carro + 40 de comboio...grande pincel

Pois. Eu também não gosto e tenho sentimento semelhante. Mas tendo em conta a falta de oportunidades profissionais que existe fora daqui....
  8. A população vai para as grandes cidades do litoral por causa do emprego, fácil, tragam o emprego para o interior...
    Concordam com este comentário: DuarteM, NB_Viseu
  9. Colocado por: Vítor MagalhãesA população vai para as grandes cidades do litoral por causa do emprego, fácil, tragam o emprego para o interior...
    Concordam com este comentário:DuarteM

Um país tão pequeno e mesmo assim conseguem ter tudo amontoado.
    Até a porcaria dos aeroportos t~em de ficar todos em cima uns dos outros.
  10. Algo que me faz muita confusão é que grande parte daquilo que importamos, seja matéria prima ou produto acabado, entra em Portugal por Chaves, Bragança, Vilar Formoso, etc... (via rodoviária) e mesmo assim tem que atravessar o país para ir para chegar ao destino...
  11. Colocado por: Vítor MagalhãesAlgo que me faz muita confusão é que grande parte daquilo que importamos, seja matéria prima ou produto acabado, entra em Portugal por Chaves, Bragança, Vilar Formoso, etc... (via rodoviária) e mesmo assim tem que atravessar o país para ir para chegar ao destino...

isso foi puro azar porque o corrupto inteligente (sócrates) devia ter começado os seus projectos megalomanos precisamente por onde quis terminar e não foi a tempo: Linha de alta velocidade de mercadorias Sines > Zaragoza

hoje teríamos Sines como «porta de entrada» atlântica e Amsterdam, Cádiz e Vigo teriam menos importância (quem sabe se a mega plataforma da Amazon não seria em Sines em vez de Sevilha?) com ligação à maior plataforma logística da Peninsula Ibérica e uma das maiores da Europa

Em vez de 3 autoestradas Lisboa Porto devia ter feito uma AE de Chaves a Faro passando pelas Beiras e Alentejo e uma hidrovia entre Douro e Alqueva

Teria havido lugar para luvas e compadrios mas estaríamos uns 40 anos mais avançados do que hoje...pena.

No fundo o que fizeram os vizinhos espanhóis: uma brutal hidrovia que transformou o Sul de Espanha nas estufa de frutas da Europa, Zaragoza na logistica da Península e 4 portos de aguas profundas um em cada extremo do país e deu para sacar umas boas comissões e luvas na mesma
  12. Colocado por: nunes pahEm vez de 3 autoestradas Lisboa Porto devia ter feito uma AE de Chaves a Faro passando pelas Beiras e Alentejo e uma hidrovia entre Douro e Alqueva

E a A6, A10 e A13? Se só podesse dar o gole de água de cada vez que lá passa um carro morria á sede!

Enquanto Badajoz cresce a olhos vistos, Elvas definha...
  13. Colocado por: DuarteM

E a A6, A10 e A13? Se só podesse dar o gole de água de cada vez que lá passa um carro morria á sede!

Enquanto Badajoz cresce a olhos vistos, Elvas definha...

esqueci-me de um pormaior: AEs grátis como na Suiça (60 paus por ano para o país todo)

O caso da Catalunha é «especial» e não cabe aqui nesta discussão; lá pagam-se as AE mas existe Autovias
  14. Colocado por: nunes pahesqueci-me de um pormaior: AEs grátis como na Suiça (60 paus por ano para o país todo)

Aqui pagas para poder circular (IUC) e pagas para poder usar AE
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  15. Colocado por: DuarteM

Aqui pagas para poder circular (IUC) e pagas para poder usar AE
    Concordam com este comentário:Vítor Magalhães

E pagas 30 e tal paus por um fumarento (DIESEL) pré 2007 e 5x mais pelo mesmo modelo mas supostamente mais evoluido, pós 2007, e 130 paus por 1 mota com mais de 749cc que por sua vez paga o mesmo valor de portagem que um classe 2 com o dobro das rodas (desgaste da via) e o triplo das emissões, e...
    O que interessa é que paguem...
    Concordam com este comentário: HAL_9000
  16. Colocado por: N Miguel OliveiraNos USA aos 18 és corrido de casa ou pagas renda meu rico filho ehehehe (estou a exagerar obviamente).

Frequentemente é assim na Dinamarca
  17. Colocado por: HAL_9000Pelos vistos já nem construir racional e pequeno nos safa.

Safa pois. Ao promotor :)

Colocado por: nunes pahtrabalhei 10 anos em Lisboa e usava transportes públicos em sistema «hibrido»: 15 minutos de carro + 40 de comboio...grande pincel

Isto.
    Ainda agora me descreveram como da Expo até à Av. da Liberdade, pela rota mais eficiente de transportes públicos, são 40 min. Carro é para esquecer.
    1h de carro, parece muito mais confortável, em comparação, embora nenhuma das opções seja apelativa.

Os elétricos, mesmo que passem a pagar imposto (IUC?), no combustível e manutenções é que está a maior poupança.
    Embora, se retirassem os benefícios fiscais hoje, não sei como ficaria esse mercado.
  18. Colocado por: pguilhermePS: incluí valores médios de projecto e fiscalização e não os mais altos, senão as contas seriam ridículas.

Pois, claramente vivemos outra realidade. Na minha zona e dos casos que conheço, diria que um dono de obra gasta uns 5, 6% do valor da obra, se tanto, com papelada e fiscais. E porque são de certo modo obrigados, senão nem isso. Termina sendo o dono de obra, muitas vezes sem noção de como funciona o sector, a gerir toda a logística duma obra... a fazer de fiscal, de coordenador, de investigador de produtos, de negociador com as empresas, e pelo meio ainda assenta uns azulejos...

E ali por 2012, 2013... até por 2 ou 3% faziam a festa.
    Nada que ver com o que nos conta sobre a sua zona.
  19. Colocado por: pguilhermeOs elétricos, mesmo que passem a pagar imposto (IUC?), no combustível e manutenções é que está a maior poupança.
    Embora, se retirassem os benefícios fiscais hoje, não sei como ficaria esse mercado.
    Continuo a achar que assim que os elétricos atinjam uma percentagem interessante, e por conseguinte o imposto ISP/taxas de carbono e o diabo a 7 reduza, para além de perderem o benefício fiscal e começarem a pagar IUC, vão começar a pagar um imposto que varia em função da Quilometragem anual. Há que manter a máquina a funcionar.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  20. Quase garantido...

0.5053 seg. NEW