Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 31 dezembro 2022

# 1

Amortizar é boa ideia porque reduz também o prémio do seguro de vida.
    • sltd
    • 31 dezembro 2022

# 2

É necessário ver a taxa de amortização. Há casos em que pode chegar a 2%.
  1.  # 3

Diria até que na maior parte dos casos, os avaliadores, (que não pertencem aos bancos mas sim a empresas contratadas por estes), não faz a mínima ideia da finalidade/destino do relatório de avaliação.

Será mesmo?

Quando comprei imóvel foi o agente imobiliário do vendedor que esteve presente quando o avaliador veio e, surpresa das surpresas, o valor da avaliação bateu exactamente certo com o valor da venda...

O banco até pode nem dizer nada à empresa que contrata, mas alguém tem de lhes abrir a porta. E como quem abre a porta é geralmente parte interessada na avaliação, é normal falar e tentar dar um "empurrãozinho" para a avaliação ir para os valores que dão mais jeito.
    • eu
    • 31 dezembro 2022

# 4

Colocado por: sltdÉ necessário ver a taxa de amortização. Há casos em que pode chegar a 2%.

Essas taxas foram abolidas temporariamente.

https://www.dinheirovivo.pt/economia/nacional/governo-suspende-penalizacao-de-05-na-amortizacao-do-credito-a-habitacao-em-2023-15314467.html
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardo.rodrigues
  2.  # 5

Colocado por: smartO preço dos produtos essenciais em Portugal estão mais caros que em Espanha e ao mesmo preço da Alemanha, cuja taxa de esforço para comprar face aos rendimentos mínimos em vigor nestes países e ajudas estatais aliviam e bem a crise.
    Aqui seguem a cartilha à letra. O objetivo é por as pessoas a passar fome para conter o consumo.

Eu também estou pessimista para 2023.
    Concordam com este comentário: ferreiraj125
  3.  # 6

Colocado por: gatopardo

Será mesmo?

Quando comprei imóvel foi o agente imobiliário do vendedor que esteve presente quando o avaliador veio e, surpresa das surpresas, o valor da avaliação bateu exactamente certo com o valor da venda...

O banco até pode nem dizer nada à empresa que contrata, mas alguém tem de lhes abrir a porta. E como quem abre a porta é geralmente parte interessada na avaliação, é normal falar e tentar dar um "empurrãozinho" para a avaliação ir para os valores que dão mais jeito.

Eu transferi credito e o avaliador perguntou-me quanto é que eu tinha na proposta do banco como valor..
  4.  # 7

Colocado por: eu

https://www.dinheirovivo.pt/economia/nacional/governo-suspende-penalizacao-de-05-na-amortizacao-do-credito-a-habitacao-em-2023-15314467.html
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ricardo.rodrigues

A se 2% que ele referia não foi suspensa.
  5.  # 8

Colocado por: NMGS

A meu ver neste momento vale muito mais a pena amortizar, dadas as novas condições dos juros. Mas cada caso será um caso, dependerá do capital em dívida dos anos em falta. Neste momento aforrar, ainda que sejam em certificados a 3,5% precisa de 100.000 para ir buscar 2500 euros limpos. É uma questão de verificar qual o impacto de amortizar, mas em principio compensa amortizar, isso questionava-se mais quando as taxas eram 0, que o impacto final era reduzido, agora é uma grande fatia de juros.

Sim, foi a conclusão que aqui chegamos. Ainda estávamos a ponderar guardar esse dinheiro e acumular mais algum para se alguma oportunidade de investimento aparecesse, nos pudéssemos investir. Contudo, o que se verifica são aumentos sucessivos dos imóveis, logo a prioridade irá ser amortizar o máximo. Também temos que ter em conta que estamos a chegar a faixa etária que o seguro de vida vai aumentar mais, e quanto mais deveremos mais pagamos de seguro.
    Concordam com este comentário: eu, JoseMBOliveira
  6.  # 9

Colocado por: HAL_9000Aqui seguem a cartilha à letra. O objetivo é por as pessoas a passar fome para conter o consumo.

Por aqui também estamos. Vamos ver como vai correr
  7.  # 10

Colocado por: HAL_9000Aqui seguem a cartilha à letra. O objetivo é por as pessoas a passar fome para conter o consumo.

Concordam com este comentário:ferreiraj125

Eu estou otimista. 😋
  8.  # 11

Colocado por: ferreiraj125

Eu estou otimista. 😋
    Nos sabemos que sim.
    Eu espero sinceramente que os seus investimentos tenham um bom retorno.

Agora se o objetivo for adquirir habitação, não sei se não foi péssimo negócio não o ter feito há 3 ou 4 anos atrás.
  9.  # 12

Para adicionar à lista de "motivos pelos quais 93% dos portugueses optam pela taxa variável", a qualidade do jornalismo:

Segundo um estudo de mercado da Deco Proteste: “apesar de as propostas de crédito à habitação com taxa fixa terem aumentado, ainda é a taxa variável que proporciona uma prestação menor” e o cenário só irá mudar quando o valor da taxa fixa não superar o da taxa variável em mais de 2 pontos percentuais.

https://expresso.pt/multimedia/minuto-consumidor/2023-01-01-Minuto-Consumidor-o-que-compensa-mais-taxa-fixa-ou-variavel--4dac37bc
  10.  # 13

Colocado por: PedroNunes24e o cenário só irá mudar quando o valor da taxa fixa não superar o da taxa variável em mais de 2 pontos percentuais.
    Sabe-nos dizer qual é a diferença percentual entre taxas nos países em que 93% não optem pela variável?

2% parece-me de facto uma margem enorme, mas salvo situações pontuais, não acho que esteja muito longe da realidade da oferta disponível.

Sendo Portugal um país tendencialmente pobre, e com pouco rendimento disponível, 2% são de facto muito importantes.

E como a notícia elenca, que de facto é bastante pobre no que a dados diz respeito, "A oferta de créditos à habitação com taxa fixa é muito pouco atrativa em Portugal."
  11.  # 14

12.  # 15

Colocado por: eu

Estas pessoas agradeceram este comentário:ricardo.rodrigues

Alguém sabe se esta medida já entrou em vigor?
    Alguém que tenha feito alguma amortização há pouco tempo para saber se foi cobrado? É que essas regras não entraram imediatamente em vigor...
  13.  # 16

Já está em vigor..
  14.  # 17

Colocado por: Bragas VJá está em vigor..

Obrigado.
  15.  # 18

Colocado por: HAL_90002% parece-me de facto uma margem enorme, mas salvo situações pontuais, não acho que esteja muito longe da realidade da oferta disponível.

No meu caso, mais para o início do ano, andava por aí - taxa fixa era ~2% superior à taxa Euribor da altura. Incluindo o spread de taxa variável, a taxa fixa ficava ~1% acima.

No entanto, essas estatísticas do "lá fora usam taxa fixa" são enganadoras. Há mais gente a ir para taxa fixa, sim... mas muitas vezes apenas por poucos anos. Por exemplo: https://edition.cnn.com/2022/09/27/economy/uk-mortgage-rate-increase/index.html
  16.  # 19

Colocado por: gatopardoHá mais gente a ir para taxa fixa, sim... mas muitas vezes apenas por poucos anos.

Claro que é por poucos anos. Diria que o "normal" são 10 anos. A cada 10 anos deverá renegociar.
  17.  # 20

Colocado por: ricardo.rodriguesClaro que é por poucos anos
    Taxa fixa, por poucos anos, nem sempre compensa. A ter de fixar a taxa, ao menos que seja para toda a maturidade do empréstimo.

Em situações excecionais como a actual, com uma subida repentina das taxas de juro. Fixar a 10 anos, até pode compensar, uma vez que até outubro, novembro, chegou a haver oferta de taxas fixas inferiores à taxa variável + spread. Contudo, esta não é uma situação normal.

0.3590 seg. NEW