Iniciar sessão ou registar-se
    • AMG1
    • 6 março 2023

     # 1

    Colocado por: buraburamono

    a divergência de opiniões entre o centeno e o holzmann vem precisamente da visão de ambos quanto à inflação: um acha que já acabou, outro acha que vai demorar muito tempo até voltar aos 1/2% de variação anual.
    este equilíbrio de opiniões costuma ser benéfico nos bancos centrais. o problema é a estrutura de ideias que os leva a essas conclusões. 0 credibilidade.



    Concordo inteiramente consigo!
    Por isso é que não percebi o seu vaticinio de que daqui a uns meses será o Centeno a apanhar sabões e nao o alemão
    Tanto mais wue seria.melhor para todos, incluindo para os alemães, que seja o alemão que esteja a apanhar sabões. Era sinal de que tinhamos a inflação controlada mais cedo.

    Ai esta mania dos tugas se flagelarem uns aos outros, como se a razão estivesse sempre com o outro e nunca conosco. Não a percebo de todo!
  1.  # 2

    Por aqui temos a mentalidade do balde de caranguejos.
  2.  # 3

    Colocado por: HAL_9000Como assim? Se os rendiemntos não acompanharam o custo de vida. Menos dinheiro sobra para sustentar a inflação.


    tendência dos salários vai ser de subir para aqui para a frente. isso não soa propriamente a desinflação. os resultados da jerónimo martins e sonae dão ideia de que o pessoal parou de comprar coisas?

    Colocado por: HAL_9000Os lucros registrados pelos bancos, parecem não indicar que seja uma percentagem assim tão pequena. São 1,3 milhões de contratos de crédito habitação com taxa Euribor variável (portanto 1.3 milhões de familias). Ainda que a subida da euribor não afete todas da mesma forma, eu diria que não é propriamente uma % pequena.


    bancos não fazem dinheiro com a taxa euribor. mas estão a fazer uma pipa de massa a receber 2,5% pelos depósitos e a dar 0 aos clientes.
  3.  # 4

    Colocado por: AMG1

    Concordo inteiramente consigo!
    Por isso é que não percebi o seu vaticinio de que daqui a uns meses será o Centeno a apanhar sabões e nao o alemão
    Tanto mais wue seria.melhor para todos, incluindo para os alemães, que seja o alemão que esteja a apanhar sabões. Era sinal de que tinhamos a inflação controlada mais cedo.

    Ai esta mania dos tugas se flagelarem uns aos outros, como se a razão estivesse sempre com o outro e nunca conosco. Não a percebo de todo!


    Na minha opinião o centeno baseia-se em apenas um mês de dados para dar como vencida a guerra contra a inflação. e para além do mais faz o que sempre fez, que é copiar os comentários do powell que há umas semanas também se gabou que o FED tinha tido muito sucesso a combater a inflação, para depois ver uma série de dados de Fevereiro que comprovam que a economia dos USA continua em alta rodagem (inflacionário).
    Ou seja esta argumentação do centeno é extremamente oca.

    E temos que ver que muita desta malta dos bancos centrais está mortinha para tirar os louros desta vitória já antecipada. Sim esse mesmo pessoal que durante mais de um ano insistiu que a inflação é transitória.

    Eu pessoalmente não estou optimista quanto a isso, por algumas razões estruturais da economia global que já falei em alguns posts. Mas claro que pode haver coisas em que ainda não pensei que contradigam a minha posição.
  4.  # 5

    Colocado por: buraburamonoos resultados da jerónimo martins e sonae dão ideia de que o pessoal parou de comprar coisas?

    "Consumo das famílias em bens alimentares recuou 2,3% em termos reais em 2022, a maior queda desde o início da série em 1995 e a primeira desde os anos troika, em 2012. Gastaram mais mas levaram menos produtos para casa"
    https://expresso.pt/economia/2023-03-03-Familias-cortam-na-alimentacao-pela-primeira-vez-em-dez-anos-f829c244

    Aparentemente cortaram em algumas coisas. O problema é que se antes 1L de leite custava 0.46 cent, e agora custa 0.88 cent, mesmo que leve menos, vai pagar mais. Depois a alimentação é uma área onde não se pode "parar" de comprar coisas. Por isso a jeronimo martins e a sonae, chamam a estes periodos inflacionários "um figo" como se diz na minha terra.

    Mas já percebi o que quis dizer, de facto os salários, pelo menos em Portugal terão de ter tendência a subir, até porque de outra forma, torna-se-à incomportável pagar os novos preços.



    Colocado por: buraburamonobancos não fazem dinheiro com a taxa euribor.
    Ai não? então quem faz? É eu pelo menos estou a pagar o aumento de juros certinho, logo ele irá parar ao bolso de alGuém.
    Já eu considero que é precisamente com o aumento da euribor que eles fazem dinheiro. Usam os depósitos dos lorpas, que lá têm o dinehiro a render quase 0% para financiar os CH de outros lorpas que pagam + de 4% de juros :).
  5.  # 6

    Colocado por: HAL_9000Ai não? então quem faz? É eu pelo menos estou a pagar o aumento de juros certinho, logo ele irá parar ao bolso de alGuém.
    Já eu considero que é precisamente com o aumento da euribor que eles fazem dinheiro. Usam os depósitos dos lorpas, que lá têm o dinehiro a render quase 0% para financiar os CH de outros lorpas que pagam + de 4% de juros :).


    queria dizer não fazem dinheiro nos CH pela variação da euribor.
    sim é isso, ganham ao receber os juros do dinheiro parado dos clientes.
  6.  # 7

    Colocado por: Alto_moinhos_1978

    Quais "instrumentos financeiros"? Ou que modelo politica monetária quer invocar com essa expressão "instrumentos financeiros"?

    A teoria económica é muito clara na forma rápida e eficaz de reduzir a inflação é aumentando a taxa de juro futuro, efeito Fisher.

    Os modelos neo keynesianos relativamente à politica monetária (responsabilidade do BCE) consistem basicamente em modelos dinâmicos de equilíbrio geral com um núcleo de ciclos económicos reais e incluindo custos no ajustamento dos preços. Nas últimas três décadas, a inflação diminuiu consideravelmente em todos os países industrializados, processo esse acompanhado de uma relativa estabilidade e prosperidade económica. Durante este período o BCE manteve uma politica monetária expansionista, com taxas de juro negativas de forma a fumentar o consumo e mantêr crescimento económico na Zona Euro. Com as politicas fiscais expansionistas covid-19 adoptadas pela União Europeia e todos os Estados Membros, o desequilibrio económico surge por um aumento veloz do rendimento disponivel para o consumo, aliada a uma taxa de desemprego baixa e um redirecionamento das preferências de bens de consumo. As duas váriaveis da economia real, rendimento disponivel e taxa desemprego baixa, levou em pouco mais de um ano ao aumento do custo dos preços de menos de 1% para taxas acima dos 2 digitos em alguns estados da Zona Euro, com uma reação demasiado tardia por parte do detentor da politica monetária, o BCE.

    A politica monetária do BCE não é aplicada a pensar somente nas familias portuguesas, há mais 316 milhões de habitantes na Zona Euro. A politica de baixos salários e alta carga fiscal em Portugal é que contribui para as familias ficarem mais vulneraveis a politicas monetárias restritivas. Quanto ao "grande capital", whatever that means da perspectiva ideológica que mais lhe acente, está com perdas reais com o impacto de taxas de inflação elevadas, mais uma vez a teoria económica explica, basta saber/estudar.
    Concordam com este comentário:ferreiraj125
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ferreiraj125


    O pobre HAL, tal como muita gente, está a ser afetado negativamente por uma realidade que não consegue compreender (por mais que lhe tentemos explicar).

    É como uma criança que fica chateada com os pais quando não entende porque estes não lhe deixam fazer certas coisas.
  7.  # 8

    Colocado por: ferreiraj125O pobre HAL, tal como muita gente, está a ser afetado negativamente por uma realidade que não consegue compreender (por mais que lhe tentemos explicar).
    responda à questão que lhe coloquei e pode ser que lhe dê algum crédito. Caso contrário terei de assumir que repete o que lê, sem tão pouco o perceber, e ainda por cima fa-lo com uma falta de chá descomunal.

    Eu percebo, quando faltam argumentos, tenta-se partir para o ataque na tentativa de ganhar a razão. Como se diz na minha terra, esse recurso "é mais velho que o c*gar" e raramente tem resultados. Quem concorda consigo até lhe vai dar razão, mas esses sempre dariam até porque diz o que lhes apraz ler.

    Mas não se preocupe com o pobre HAL, porque, a não ser que a coisa descambe mesmo, e a Euribor vá aos 10%, o pobre HAL vai conseguir manter as duas casas onde investiu sem passar fome ( isto sem considerar a possibilidade de arrendar uma delas). Isto porque o pobre HAL até foi bastante conservador no limite de taxa de esforço quando pediu emprestado.
    O pobre HAL só fica em mais lençois se ficar desempregado por mais de um ano.

    Já o pobre ferreiraj125, com os seus extensos conhecimentos de economia anda ha não sei quanto tempo à espera que a bolha imobiliária rebente para ver se encontra uma pechincha.

    Apesar de os seus comentários descortinarem uma personalidade algo repulsiva para os padrões pelos quais me rejo, eu até desejo mesmo que encontre a sua pechincha desde que não seja as custas de ninguém.

    Continuarei a aguardar a sua resposta, não posso perder a oportunidade de beber de tamanha sapiência.
    • AMG1
    • 6 março 2023

     # 9

    Colocado por: buraburamono

    queria dizer não fazem dinheiro nos CH pela variação da euribor.
    sim é isso, ganham ao receber os juros do dinheiro parado dos clientes.


    Isto se não tiverem outras fontes de funding ainda mais baratas. Aparentemente os racios de transformação mantém-se baixos. O que nao são boas notícias para os aforradores.
    Para já acho que só houve movimentação em reacção aos CA. Veremos nos próximos meses.
  8.  # 10

    Colocado por: AMG1Aparentemente os racios de transformação mantém-se baixos.
    especialmente em Portugal.É impressionante como nos destacamos sempre nos aspectos mais negativos.
  9.  # 11

    Colocado por: HAL_9000É desta que a bolha imobiliária vai rebentar?

    https://www.youtube.com/watch?v=wZfg20AFDrI


    Colocado por: HAL_9000E no meio disto tudo é um mistério como é que a estratégia do BCE de subir os juros não está a funcionar mais rápido em Portugal, do que nos outros países europeus onde a % de CH afetos à taxa variável é residual.

    Mas não acho que rebente bolha nenhuma. Com a falta de casas que há, quem precisar de vender por não conseguir pagar o CH, vai conseguir vender caro na mesma. Não acredito uma queda de preços superior a 10%. Só no ano passado aumentaram 18%....



    Se os juros subirem muito vão passar a existir outros investimentos apeteciveis, com lucros garantidos ou com risco menor do que o imobiliário. Se quem tiver dinheiro começar a mudar o portfolio de investimentos para outras áreas fora do imobiliário, os preços poderão cair mais de 10%.
  10.  # 12

    Colocado por: Jaimão, os preços poderão cair mais de 10%.
    Não queria fazer spoiler....mas subiram 18,8% só em 2022. Por isso mesmo que recuem 10% estarão muito longe de atingir preços acessíveis.
    Mas pode ser que me engane,

    BTW Não fui eu que referenciei esse video, como parece sugerir a publicação acima.
    • Zarb
    • 6 março 2023

     # 13

    Colocado por: Jaimão




    Se os juros subirem muito vão passar a existir outros investimentos apeteciveis, com lucros garantidos ou com risco menor do que o imobiliário. Se quem tiver dinheiro começar a mudar o portfolio de investimentos para outras áreas fora do imobiliário, os preços poderão cair mais de 10%.

    Como dizia o outro: fia-te na virgem e não corras.
    O preço do imobiliário, exceptuando alguns activos muito próprios, continuará a crescer. Numa política muito restritiva do BCE (que não acredito que possa durar mais de 3 ou 4 anos), alguns activos poderão estagnar o preço, o que poderá levar a uma rentabilidade negativa se associados os custos da operação de investimento e a inflacção, por comparação a outros activos em que a remuneração liquida (ainda que baixa) já se encontra claramente em terreno positivo (certificados de aforro são um exemplo).
  11.  # 14

    Colocado por: Zarb

    O preço do imobiliário, exceptuando alguns activos muito próprios, continuará a crescer.


    👀 porque?
  12.  # 15

    Este fds fui pela primeira vez ao Mercadona, tive de desistir, ou melhor...nem tentei devido á fila para o estacionamento.
    Tudo cheio, centros, restaurantes, carros nas estradas, etc...

    Afinal podem continuar a aumentar os juros, eles aguentam...aguentam!
    Concordam com este comentário: ferreiraj125
  13.  # 16

    Primeiro fim de semana do mês, estava à espera do quê?

    Quanto maior o aperto, maior a tendência aos picos de consumo de inicio de mês.
    Concordam com este comentário: HAL_9000
  14.  # 17

    Colocado por: PedroNunes24Primeiro fim de semana do mês, estava à espera do quê?

    Quanto maior o aperto, maior a tendência aos picos de consumo de inicio de mês.


    Devido a esses picos é que depois há apertos.
    Concordam com este comentário: Ruipsm
  15.  # 18

    Colocado por: DuarteMEste fds fui pela primeira vez ao Mercadona, tive de desistir, ou melhor...nem tentei devido á fila para o estacionamento.
    Tudo cheio, centros, restaurantes, carros nas estradas, etc...

    Afinal podem continuar a aumentar os juros, eles aguentam...aguentam!

    Um pouco offtopic, mas tambem fui ao Mercadona e não entendi esse hype todo pelo mercado.
    Parece um Lidl espanhol....
  16.  # 19

    Colocado por: Joseba
    Um pouco offtopic, mas tambem fui ao Mercadona e não entendi esse hype todo pelo mercado.
    Parece um Lidl espanhol....


    Não sei que não cheguei a ir, mas quem lá foi diz que tirando alguns produtos próprios é igual ou mais caro que os outros. Fui pelo presunto, dizem que são bons na coisa.
  17.  # 20

    Colocado por: DuarteM

    Não sei que não cheguei a ir, mas quem lá foi diz que tirando alguns produtos próprios é igual ou mais caro que os outros. Fui pelo presunto, dizem que são bons na coisa.


    Então anda a criticar os outros pelo consumo excessivo quando foi de propósito para comprar presunto? Eles aguentam... aguentam.
 
0.7461 seg. NEW