Iniciar sessão ou registar-se
  1. IMG-20230306-WA0130 IMG-20230306-WA0131 IMG-20230306-WA0132 IMG-20230306-WA0133 IMG-20230306-WA0134 IMG-20230306-WA0135 IMG-20230306-WA0136 IMG-20230306-WA0137 IMG-20230306-WA0138

    Bem as alfaces na estufa deve ter sido das melhores coisas que tem dado resultado, já comi algumas já voltei a plantar e estão que nem maravilha.
    Os tomates já meti uns na terra e outros já estão a pedir para serem transplantados e as batatas que foram plantadas fora da lua certa afinal cresceram mais depressa que as que foram plantadas na lua certa.. por isso tá me a parecer que faz pouco sentido.
    O Gojizito já está novamente a crescer.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
  2. Vizinho, tinha alguma manta nas batateiras que se queimaram da geada?
  3. Fui a feira de leiria e trouxe 4 arvores para plantar este fds. 2 laranjeiras moscatel e baía, uma clementina, uma ameixoeira rainha claudia, um limoeiro, nectaria variedade big top. a ver se nao cago a pata
  4. Colocado por: dppinhalFui a feira de leiria e trouxe 4 arvores para plantar este fds. 2 laranjeiras moscatel e baía, uma clementina, uma ameixoeira rainha claudia, um limoeiro, nectaria variedade big top. a ver se nao cago a pata

    Então são 6.

    Rainha Cláudia, de qual, a que conheço é uma verde pequenina, mas agora andam ai outras bem diferentes que vendem com o mesmo nome...
  5. Colocado por: NTORION
    Então são 6.

    Rainha Cláudia, de qual, a que conheço é uma verde pequenina, mas agora andam ai outras bem diferentes que vendem com o mesmo nome...


    ja tinha duas casa... nao espefiquei
  6. Preciso de uma ajudinha para acertar aqui a rega das árvores... Isto por vezes é difícil fazer uma triagem da informação do Google e uma das árvores de citrinos deu frutos "meio secos" no interior.. também não sei se é falta de água ou a árvore que está velha e a precisar de poda (foi a única que não dei desbaste o ano passado).
    Tendo em conta que tenho árvores que devem ter uns 20 anos, outras com 10 outras com 5 e outras com 2. Laranjeiras, tanjerineiras, limoeiros, ameixeiras, anona, macieira, pereira, diospireiro, mangueira.. ao todo acho que não chegam a 20.
    De momento tenho 2 gotejadores por árvore, estive a medir o débito deles e demoram cerca de 1 minuto e meio a debitar 1 litro.
    A programação que tinha era 30minutos de rega às segundas, quartas e sextas, das 19:30 às 20h.
    Litoral alentejano com terra de areia.

    Algumas dicas?
      Screenshot_20230308-154438_copy_540x644.png
  7. Fui a terra de passagem .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
      IMG_20230308_142706_yd933UnJ3X_T5EZjjpR2o.jpeg
      IMG_20230308_142414_KPnIJmCG8I_YVJIBOxK9y.jpeg
      IMG_20230308_142644_FrmKd4rl5C_eKwWebmL1P.jpeg
      IMG_20230308_142330_yHAzAMqa8c_9RLTAgEr0F.jpeg
      IMG_20230308_142215_x4wANfmQ7n_2izg0MPI0c.jpeg
      IMG_20230308_142153_7A7QiVd42w_KSdIsS1Z3x.jpeg
      IMG_20230308_142409_bescZWT57Q_9ZG85LcM0i.jpeg
      IMG_20230308_142226_xCV939A82p.jpeg
      IMG_20230308_142245_78oYPa4R7c_8oSwb9Gt3O.jpeg
  8. Colocado por: rjmpiresPreciso de uma ajudinha para acertar aqui a rega das árvores... Isto por vezes é difícil fazer uma triagem da informação do Google e uma das árvores de citrinos deu frutos "meio secos" no interior.. também não sei se é falta de água ou a árvore que está velha e a precisar de poda (foi a única que não dei desbaste o ano passado).
    Tendo em conta que tenho árvores que devem ter uns 20 anos, outras com 10 outras com 5 e outras com 2. Laranjeiras, tanjerineiras, limoeiros, ameixeiras, anona, macieira, pereira, diospireiro, mangueira.. ao todo acho que não chegam a 20.
    De momento tenho 2 gotejadores por árvore, estive a medir o débito deles e demoram cerca de 1 minuto e meio a debitar 1 litro.
    A programação que tinha era 30minutos de rega às segundas, quartas e sextas, das 19:30 às 20h.
    Litoral alentejano com terra de areia.

    Algumas dicas?
      Screenshot_20230308-154438_copy_540x644.png

    Acho que não faria nada diferente quanto ao tubo e gotejadores. Parece-me que nesta fase é água a mais, pelo menos para árvores novas. Eu colocaria 15 min (20 no máximo), usando os mesmos dias. Nas árvores mais velhas (laranjeiras, por exemplo), se não complicar muito a vida, dizem os entendidos que é melhor uma caldeira grande bem cheia (pode ser à mangueira) 1 x semana.
    Relembro o que o NT está sempre a dizer: tentar colocar os gotejadores não muito juntos ao troco.
    No pico do calor as necessidades aumentam, naturalmente. Nos citrinos nota-se muito bem a falta de água, as folhas ganham tonalidade amarela. Também já tive laranjas secas alguns anos, mas não sei ajudar quanto à causa.
    Concordam com este comentário: NTORION
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmpires, lmcaet
    • lmcaet
    • 8 março 2023 editado
    Colocado por: rjmpiresPreciso de uma ajudinha para acertar aqui a rega das árvores... Isto por vezes é difícil fazer uma triagem da informação do Google e uma das árvores de citrinos deu frutos "meio secos" no interior.. também não sei se é falta de água ou a árvore que está velha e a precisar de poda (foi a única que não dei desbaste o ano passado).
    Tendo em conta que tenho árvores que devem ter uns 20 anos, outras com 10 outras com 5 e outras com 2. Laranjeiras, tanjerineiras, limoeiros, ameixeiras, anona, macieira, pereira, diospireiro, mangueira.. ao todo acho que não chegam a 20.
    De momento tenho 2 gotejadores por árvore, estive a medir o débito deles e demoram cerca de 1 minuto e meio a debitar 1 litro.
    A programação que tinha era 30minutos de rega às segundas, quartas e sextas, das 19:30 às 20h.
    Litoral alentejano com terra de areia.

    Algumas dicas?
      Screenshot_20230308-154438_copy_540x644.png

    Em breve irei montar sistema de gota a gota nas árvores e arbustos de fruto do meu quintal, o da horta já está pronto.
    As suas dúvidas vêem mesmo a calhar, são iguais às minhas :-)
    Disse que os seus gotejadores debitam 1L num minuto e meio, mas cada um deles ou os dois em conjunto?
  9. Colocado por: Casa da HortaVizinho, tinha alguma manta nas batateiras que se queimaram da geada?


    Não vizinho, elas estão sem cachecol :D.. ainda não vi bem se aquilo é queimado ou é mesmo cor da batata que ainda não nasceu totalmente.. hoje não consegui olhar muito para elas, estive de volta da estufa a fazer mais umas covas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
  10. Colocado por: rjmpiresPreciso de uma ajudinha para acertar aqui a rega das árvores... Isto por vezes é difícil fazer uma triagem da informação do Google e uma das árvores de citrinos deu frutos "meio secos" no interior.. também não sei se é falta de água ou a árvore que está velha e a precisar de poda (foi a única que não dei desbaste o ano passado).
    Tendo em conta que tenho árvores que devem ter uns 20 anos, outras com 10 outras com 5 e outras com 2. Laranjeiras, tanjerineiras, limoeiros, ameixeiras, anona, macieira, pereira, diospireiro, mangueira.. ao todo acho que não chegam a 20.
    De momento tenho 2 gotejadores por árvore, estive a medir o débito deles e demoram cerca de 1 minuto e meio a debitar 1 litro.
    A programação que tinha era 30minutos de rega às segundas, quartas e sextas, das 19:30 às 20h.
    Litoral alentejano com terra de areia.

    Algumas dicas?
      Screenshot_20230308-154438_copy_540x644.png


    Também acho que é agua a mais, pelo menos neste momento.. e essa areiazinha devia estar com mais substrato (composto, estrume), isto porque estou a reparar que a agua está a abrir buracos, isso quer dizer que os nutrientes "fogem".. se quiser manter os gotejadores onde estão, meta uma camada de palha a volta da arvore para quando a agua cair "deslize" por assim dizer
    Concordam com este comentário: NTORION
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmpires
  11. Colocado por: rafaelisidoroFui a terra de passagem .
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Casa da Horta
      IMG_20230308_142706_yd933UnJ3X_T5EZjjpR2o.jpeg
      IMG_20230308_142414_KPnIJmCG8I_YVJIBOxK9y.jpeg
      IMG_20230308_142644_FrmKd4rl5C_eKwWebmL1P.jpeg
      IMG_20230308_142330_yHAzAMqa8c_9RLTAgEr0F.jpeg
      IMG_20230308_142215_x4wANfmQ7n_2izg0MPI0c.jpeg
      IMG_20230308_142153_7A7QiVd42w_KSdIsS1Z3x.jpeg
      IMG_20230308_142409_bescZWT57Q_9ZG85LcM0i.jpeg
      IMG_20230308_142226_xCV939A82p.jpeg
      IMG_20230308_142245_78oYPa4R7c_8oSwb9Gt3O.jpeg


    Esses nabos numa sopinha oh oh maravilha
  12. Colocado por: Casa da Horta
    Acho que não faria nada diferente quanto ao tubo e gotejadores. Parece-me que nesta fase é água a mais, pelo menos para árvores novas. Eu colocaria 15 min (20 no máximo), usando os mesmos dias. Nas árvores mais velhas (laranjeiras, por exemplo), se não complicar muito a vida, dizem os entendidos que é melhor uma caldeira grande bem cheia (pode ser à mangueira) 1 x semana.
    Relembro o que o NT está sempre a dizer: tentar colocar os gotejadores não muito juntos ao troco.
    No pico do calor as necessidades aumentam, naturalmente. Nos citrinos nota-se muito bem a falta de água, as folhas ganham tonalidade amarela. Também já tive laranjas secas alguns anos, mas não sei ajudar quanto à causa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:rjmpires,lmcaet

    A distância dos gotejadores à arvore parece-me bem, e está de acordo com a teoria que a água deve cair na zona da copa da árvore.
    Inicialmente regava-as enchendo a caldeira.. mas não tenho vida pra isso 😅

    Colocado por: lmcaet
    Em breve irei montar sistema de gota a gota nas árvores e arbustos de fruto do meu quintal, o da horta já está pronto.
    As suas dúvidas vêem mesmo a calhar, são iguais às minhas :-)
    Disse que os seus gotejadores debitam 1L num minuto e meio, mas cada um deles ou os dois em conjunto?

    A conta é referente a cada gotejador, 40litros/hora cada um, está de acordo com o anunciado no sítio onde os comprei apouco fui procurar a informação deles e bate certo.
    Portanto seria 40litros de água de 2 em 2 dias mais ou menos.

    Colocado por: xiripiti

    Também acho que é agua a mais, pelo menos neste momento.. e essa areiazinha devia estar com mais substrato (composto, estrume), isto porque estou a reparar que a agua está a abrir buracos, isso quer dizer que os nutrientes "fogem".. se quiser manter os gotejadores onde estão, meta uma camada de palha a volta da arvore para quando a agua cair "deslize" por assim dizer
    Estas pessoas agradeceram este comentário:rjmpires

    A chatice é que as galinhas esgravatam tudo, mas quando limpo o galinheiro meto o estrume nas caldeiras das árvores.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lmcaet
    • lmcaet
    • 8 março 2023 editado
    Perguntei-lhe pelo caudal dos gotejadores apenas para fazer contas, como diz o outro.
    Não gosto desses, acho que não terei caudal para tantos e não gosto de ver a terra encharcada dessa forma.
    Estou inclinado para usar apenas a tubagem gota a gota, como na foto em anexo que encontrei na internet, pois sobraram-me muitos metros ainda de tubo 20cm x 20cm, caudal de 3,8L/h cada gotejador.

    Vamos às contas :-)
    Círculo de uma volta de tubo = 6 gotejadores = 22,8L/h (3,8L/h x 6)
    Círculo de duas voltas de tubo = 12 gotejadores = 45,6L/h

    Tinha pensado regar em ciclos de 15min e colocar apenas uma volta nas árvores jovens e nos arbustos (5,7L a cada rega) e duas voltas nas árvores já grandes e adultas (11,4L a cada rega), rega de 3x por semana como você.

    Será suficiente? Demasiado?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
      IMG_20230308_200039.jpg
  13. Colocado por: xiripiti

    Também acho que é agua a mais, pelo menos neste momento.. e essa areiazinha devia estar com mais substrato (composto, estrume), isto porque estou a reparar que a agua está a abrir buracos, isso quer dizer que os nutrientes "fogem".. se quiser manter os gotejadores onde estão, meta uma camada de palha a volta da arvore para quando a agua cair "deslize" por assim dizer
    Estas pessoas agradeceram este comentário:rjmpires


    A chatice é que as galinhas esgravatam tudo, mas quando limpo o galinheiro meto o estrume nas caldeiras das árvores.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:lmcaet


    40 litros de dois em dois dias nesta altura? Acho muito.

    Se meter uma rede a volta não as impede de ir? O estrume desaparece mais facilmente.. eu faria como disse, misturar composto, meter palha (para criar microorganismos) e menos agua.. mas isto sou eu :D
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmpires
  14. Eu acho que 40 litros nem no verão são precisos, nestas árvores novas. Quando muito essa água mas só 2 x semana (nesta fase).
    Pires, não consegue criar pelo menos mais 1 circuito para as árvores grandes? É que as necessidades são muito diferentes e só numa linha é complicado gerir...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmpires
  15. Colocado por: lmcaetPerguntei-lhe pelo caudal dos gotejadores apenas para fazer contas, como diz o outro.
    Não gosto desses, acho que não terei caudal para tantos e não gosto de ver a terra encharcada dessa forma.
    Estou inclinado para usar apenas a tubagem gota a gota, como na foto em anexo que encontrei na internet, pois sobraram-me muitos metros ainda de tubo 20cm x 20cm, caudal de 3,8L/h cada gotejador.

    Vamos às contas :-)
    Círculo de uma volta de tubo = 6 gotejadores = 22,8L/h (3,8L/h x 6)
    Círculo de duas voltas de tubo = 12 gotejadores = 45,6L/h

    Tinha pensado regar em ciclos de 15min e colocar apenas uma volta nas árvores jovens e nos arbustos (5,7L a cada rega) e duas voltas nas árvores já grandes e adultas (11,4L a cada rega), rega de 3x por semana como você.

    Será suficiente? Demasiado?
      IMG_20230308_200039.jpg

    Onde comprou tubo de 16 mm com gotejadores a cada 20 cm? Não consigo arranjar por aqui...

    Não gosto muito do seu sistema porque dificulta se precisar cavar à volta do tronco. É mais fácil desviar um sistema como o meu e o do Pires. Tenho para mim que o tubo é demasiado localizado para as árvores, penso que espalhar mais a água é melhor. Mas posso estar errado, depois dê a sua opinião por favor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lmcaet
  16. Rafael, as batateiras sempre resistiram ao vendaval, não foi?
  17. Colocado por: rjmpiresdas árvores de citrinos deu frutos "meio secos" no interior.

    Não terão ficado demasiado tempo na árvore? Claro que tb pode ter sido falta de força/água da própria árvore, mas os citrinos pouco ou nada se podam, só tirar os secos, e um ou outro ramo q cresça na vertical mais que os restantes (normalmente em árvores jovens), outra coisa nos citrinos, não abrir a copa como nas outras árvores, pois não devem apanhar sol direto nos troncos. Será q foi podada e ficaram expostos?

    Quanto à rega, as minhas teorias são, não molhar o tronco porque pode apodrecer o enxerto, pq tem tendência a crescer ramos diretamente da raíz (do porta enxerto) e principalmente pq vai fazer com que as raízes não se desenvolvam à procura de água o que reduz o desenvolvimento destas e consequentemente da planta. A vantagem de fazer o tal círculo é que a água ao espalhar em 360° vai fazer com que as raízes tb se e expandam nesses 360° em vez de apenas 2 direções.

    Outra coisa, as árvores em hibernação, pouca ou nenhuma rega necessitam, pois sem folhas não há transpiração.

    E como já referiram rega em chão de areia, quanto mais longa mais nutrientes arrasta. São preferíveis regas curtas e frequentes
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta, rjmpires, lmcaet
  18. Colocado por: rjmpiresA chatice é que as galinhas esgravatam tudo, mas quando limpo o galinheiro meto o estrume nas caldeiras das árvores.

    O estrume de galinhas é bom, mas n pode ser usado sem estar bem curtido, é ir pondo num monte e no fim do inverno usar. Se houver problemas com cheiros ou mosquitos é tapar com ervas.
    Concordam com este comentário: Casa da Horta
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmpires
 
0.3104 seg. NEW