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  1. Num comunicado da abertura de um novo supermercado há referência a postos de carga... sinais dos tempos :-)
    Mercadona diz 'olá' ao Montijo com a abertura de mais um supermercado
    "A loja tem 190 lugares de estacionamento e conta também com dois lugares destinados ao carregamento de veículos elétricos",
  2. Colocado por: mafgodNum comunicado da abertura de um novo supermercado há referência a postos de carga... sinais dos tempos :-)
    Mercadona diz 'olá' ao Montijo com a abertura de mais um supermercado

    Hoje em dia qualquer supermercado que seja construído tem postos de carregamento
    Concordam com este comentário: mafgod
  3. 100 anos depois cá estamos novamente :)
    Concordam com este comentário: mafgod, jorgemlflorencio, jo.san
  4. Nissan prepara-se para abandonar o eléctrico Leaf
    A Nissan lançou o Leaf em 2010, o 1º eléctrico produzido em massa, mas agora, depois de revelar o Ariya e prometer 15 novos EV, prepara-se para abandonar o primeiro amor. Mas o nome pode ficar.
  5. Colocado por: ricardoantunes100 anos depois cá estamos novamente :)
    Concordam com este comentário:mafgod
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    De certeza que as pessoas não escolheram o carro por causa do estado encarecer a palha com impostos para além do razoável, nem foi preciso proibir a comercialização e circulação das carroças.
    Concordam com este comentário: dom123
    Estas pessoas agradeceram este comentário: carlosj39
  6. Colocado por: rjmsilva

    De certeza que as pessoas não escolheram o carro por causa do estado encarecer a palha com impostos para além do razoável, nem foi preciso proibir a comercialização e circulação das carroças.

    Muito bom. O que me ri com este post.
    Concordam com este comentário: dom123
  7. A aguardar que venha um que faça 600km a 140 em AE, até 30k, e depois considero comprar elétrico, até lá, é para gente que faz casa trabalho trabalho casa. Aí andaria de bicicleta.
    Concordam com este comentário: gil.alves, pkasa
  8. Colocado por: TicMicaté lá, é para gente que faz casa trabalho trabalho casa. Aí andaria de bicicleta.

    Ahhhhh as generalizações. Tão bom.
    A larga maioria das pessoas faz menos de 15kkm num ano e mesmo assim a maioria preferiu diesel. Num Leaf de 24kWh fiz quase 30kkm num ano, num ioniq de 28kWh fiz mais de 30kkm por ano. 🤷🏻‍♂️ Fiz eu e fizeram e fazem muitas outras pessoas
    Qualquer um deles custou menos de 30k€, o Leaf MUITO menos.

    Colocado por: TicMicA aguardar que venha um que faça 600km a 140 em AE, até 30k, e depois considero comprar elétrico

    Não leves a mal, mas esta afirmação mostra bem a falta de conhecimento sobre a tecnologia e como temos é de mudar hábitos.
    Até pode vir a haver essa bateria (eu duvido, mas ok). Mas essa bateria não se carrega a ar e vento.
    Mesmo um carro económico gasta não menos de 20kWh/100km a 140km/h (a maioria bastante mais). Ora para 600km precisas de no mínimo 120kWh, provavelmente 150kWh para alguma margem. Se for um SUV da moda, se calhar mais de 200kWh. Até podes fazer esses km todos, mas depois como é onde vais carregar. Numa estação de serviço com carregador super rápido porque em casa e na maioria dos trabalhos não tens essa potência disponível. E depois o carro fica 2h agarrado ao posto super rápido, porque se for num PCR dos actuais são 4h. Há limites à disponibilidade de electrões e à pressa com que eles podem entrar na bateria.
    Não, não precisas de 600km (Edit: não é tu, tu não precisas, é a maioria das pessoas não precisa e por isso a oferta actual estará no ponto de caramelo, basta só cair o preço. E melhores redes de carregamento). Precisas de uma rede presente e muito densa. Páras a cada 200km, 15-20min e carregaste mais 200km. Isto já existe HOJE, mas não a 30k€ e a rede ainda não está em todo o lado.

    Já o disse neste fórum mais que uma vez; conheço quem saia do litoral de madrugada, conduza directo até Barcelona só com paragens para combustível e xixi, chega a Barcelona e ainda trabalha umas horas. Isto não é saudável nem desejável, mas há quem o faça. Estas pessoas (se calhar 1 num milhão) dificilmente alguma vez vão safar-se de VE.
    Agora, esta não é a realidade da maioria. É uma pequena excepção.
    Ah, a velocidade limite em Portugal e Espanha (para esses 600km por exemplo) ainda é 120km/h ;-)
    Concordam com este comentário: mafgod
  9. Nessa altura as pessoas não leram num post do facebook a dizer que os carros a combustão eram maus. Que tinham lido que um primo de um tio de um amigo teve de trocar uma peça do carro e essa peça custava mais do que o próprio carro.

    Experimentaram o carro, viram as vantagens obvias e mudaram. :)

    Colocado por: rjmsilva

    De certeza que as pessoas não escolheram o carro por causa do estado encarecer a palha com impostos para além do razoável, nem foi preciso proibir a comercialização e circulação das carroças.
    Concordam com este comentário:dom123
  10. @Bruno, não vale a pena gastar os dedos a teclar :-)

    Nos primeiros tempos, no grupo de amigos e de colegas de trabalho, ainda os picava de modo a considerarem um VE como um segundo ou mesmo primeiro carro.
    Agora, sou de opinião, quantos menos VEs melhor:
    - menos interessados em comprar, irá baixar a procura, logo, menos procura menor preço, sejam usados ou novos
    - menos utilizadores, menor a probabilidade de estarem a usar um PCR e a carregar a velocidadade de um PCN ou estarem ligados sem carregar (bem, tb há uns ICEs e hibridos plugins....)
    - menos VEs, menor interesse no estado em taxar os VEs a nível de IUC e de deixar cair algumas isenções
    - menos trocas de ICEs para VEs, o estado continua a arrecadar ISP e IVA do xixi de dinossauro, as oficinas continuam a faturar e as marcas continuam a faturar no pós-venda

    Portanto, a nível económico, é deixar estar ou mudar devagar.

    A nível ambiental, o caso é diferente:
    - continuamos a ter de levar com as fumaradas/cheiros/ruído dos ICEs à nossa frente
    - as garagens dos shoppings/prédios continuam a cheirar a combustível queimado
    - o pessoal vai continuar a fazer bypass ou remover a FAP/EGR quando se avariarem (outros nem esperam que avarie)
    - o pessoal do diesel gate continua a usar os seus dieseis que foram re-re-reprogramdados para voltarem a ter o SW "original" e assim, continuam a não cumprir com as emissões
    - os óleos que alguns trocam em casa continuam a ir sabe-se lá para onde
    - as fugas de óleo/combustível dos ICEs continuam a marcar a estrada/estacionamentos...

    Portanto... "é deixá-los poisar" :-)
  11. Colocado por: Bruno.Alves
    Ahhhhh as generalizações. Tão bom.
    A larga maioria das pessoas faz menos de 15kkm num ano e mesmo assim a maioria preferiu diesel. Num Leaf de 24kWh fiz quase 30kkm num ano, num ioniq de 28kWh fiz mais de 30kkm por ano. 🤷🏻‍♂️ Fiz eu e fizeram e fazem muitas outras pessoas
    Qualquer um deles custou menos de 30k€, o Leaf MUITO menos.


    Não leves a mal, mas esta afirmação mostra bem a falta de conhecimento sobre a tecnologia e como temos é de mudar hábitos.
    Até pode vir a haver essa bateria (eu duvido, mas ok). Mas essa bateria não se carrega a ar e vento.
    Mesmo um carro económico gasta não menos de 20kWh/100km a 140km/h (a maioria bastante mais). Ora para 600km precisas de no mínimo 120kWh, provavelmente 150kWh para alguma margem. Se for um SUV da moda, se calhar mais de 200kWh. Até podes fazer esses km todos, mas depois como é onde vais carregar. Numa estação de serviço com carregador super rápido porque em casa e na maioria dos trabalhos não tens essa potência disponível. E depois o carro fica 2h agarrado ao posto super rápido, porque se for num PCR dos actuais são 4h. Há limites à disponibilidade de electrões e à pressa com que eles podem entrar na bateria.
    Não, não precisas de 600km (Edit: não é tu, tu não precisas, é a maioria das pessoas não precisa e por isso a oferta actual estará no ponto de caramelo, basta só cair o preço. E melhores redes de carregamento). Precisas de uma rede presente e muito densa. Páras a cada 200km, 15-20min e carregaste mais 200km. Isto já existe HOJE, mas não a 30k€ e a rede ainda não está em todo o lado.

    Já o disse neste fórum mais que uma vez; conheço quem saia do litoral de madrugada, conduza directo até Barcelona só com paragens para combustível e xixi, chega a Barcelona e ainda trabalha umas horas. Isto não é saudável nem desejável, mas há quem o faça. Estas pessoas (se calhar 1 num milhão) dificilmente alguma vez vão safar-se de VE.
    Agora, esta não é a realidade da maioria. É uma pequena excepção.
    Ah, a velocidade limite em Portugal e Espanha (para esses 600km por exemplo) ainda é 120km/h ;-)
    Concordam com este comentário:mafgod


    Caríssimo, um elétrico seria o carro que tinha caso trabalhasse a menos de 50km de casa, o que não é o caso, faço Portugal e Espanha e portanto tempo a carregar é algo que gostava de perder só mesmo em último recurso. Dado que não há autonomias ainda suficientes para a minha tipologia de utilização do automóvel. Um elétrico fica complemente fora de questão.

    Muitas são as vezes que faço a A8 a 160km/h de CC Lisboa-Braga. É acima de velocidade, é, mas não é perigoso. Não há ninguém.

    Um elétrico com 200km era carro excelente para a mulher, faz menos de 25km por dia em 90% dos casos. Se virem algo nos 20k que seja capaz de 300 km, estou comprador e até iamos de férias nesse!
  12. Colocado por: TicMic

    Caríssimo, um elétrico seria o carro que tinha caso trabalhasse a menos de 50km de casa, o que não é o caso, faço Portugal e Espanha e portanto tempo a carregar é algo que gostava de perder só mesmo em último recurso. Dado que não há autonomias ainda suficientes para a minha tipologia de utilização do automóvel. Um elétrico fica complemente fora de questão.

    Muitas são as vezes que faço a A8 a 160km/h de CC Lisboa-Braga. É acima de velocidade, é, mas não é perigoso. Não há ninguém.

    Um elétrico com 200km era carro excelente para a mulher, faz menos de 25km por dia em 90% dos casos. Se virem algo nos 20k que seja capaz de 300 km, estou comprador e até iamos de férias nesse!



    Um Ioniq de 28 faz bem mais de 200KM e anda por esses valores. Também arranja Zoe com bateria de 40kWh dentro desse orçamento e com esses requisitos.
  13. Colocado por: TicMicCaríssimo, um elétrico seria o carro que tinha caso trabalhasse a menos de 50km de casa (...). Um elétrico fica complemente fora de questão.

    Perfeitamente de acordo. Esse tipo de utilização, como disse, conheço quem faça e pior, não é saudável nem desejável, mas há quem faça. E esse tipo de utilização dificilmente será satisfeito com um VE. Porque quando o VE tiver 1000km de autonomia a 300km/h (não, não vai acontecer eheheheh) irá aparecer outra desculpa qualquer. Mais uma vez, é o hábito que tem de mudar.

    O que não podes é dizer isto:
    Colocado por: TicMicaté lá, é para gente que faz casa trabalho trabalho casa. Aí andaria de bicicleta.

    Se trabalhasses a 30km de casa, ias de bicicleta? E levar os putos à escola, ir às compras, etc e tal, de bicicleta?
    Porque a tua realidade é uma larguíssima excepção. Neste momento, com 30k€ em novo podes trabalhar a 120-180km de casa (dependendo se fazes AE ou não).
    Se dissesses "Para a minha utilização, viagens longas, muitas vezes sem paragens e acima da velocidade legal, um VE não serve", perfeitamente de acordo.
    Dizeres que um VE é para quem faz trabalho-casa e ias de bicicleta nesse caso, não posso concordar.

    A minha mulher faz quase 60km por dia. De VE desde 2016. Começámos com um Leaf de 24kWh que se comprava recentemente (antes desta crise) por pouco mais de 10k€ e permite fazer isto anos e anos a fio. Fizemos quase 30kkm num ano neste Leaf que tinha 130km de autonomia fora de AE. Fui ao Algarve nele (mas aí já não recomendo a ninguém eheheh).
    Cheguei a ver um clone, que faria estes 60km/dia com as 2 pernas às costas, à venda por 6k€ (certo, é feio que dói 🤣).
    Esta é a utilização da vastíssima maioria da população. Para tua mulher não era um VE de 300km por 20k€. Era um VE de 100km por 10k€ e ias de férias no teu. ;-)
    O problema era quando começasses a "córtir" as viagens a preço de saldo e depressa os 100km ficavam curtos. Solução: ioniq ✌
    Concordam com este comentário: mafgod
  14. Colocado por: Bruno.Alves
    Perfeitamente de acordo. Esse tipo de utilização, como disse, conheço quem faça e pior, não é saudável nem desejável, mas há quem faça. E esse tipo de utilização dificilmente será satisfeito com um VE. Porque quando o VE tiver 1000km de autonomia a 300km/h (não, não vai acontecer eheheheh) irá aparecer outra desculpa qualquer. Mais uma vez, é o hábito que tem de mudar.

    O que não podes é dizer isto:

    Se trabalhasses a 30km de casa, ias de bicicleta? E levar os putos à escola, ir às compras, etc e tal, de bicicleta?
    Porque a tua realidade é uma larguíssima excepção. Neste momento, com 30k€ em novo podes trabalhar a 120-180km de casa (dependendo se fazes AE ou não).
    Se dissesses "Para a minha utilização, viagens longas, muitas vezes sem paragens e acima da velocidade legal, um VE não serve", perfeitamente de acordo.
    Dizeres que um VE é para quem faz trabalho-casa e ias de bicicleta nesse caso, não posso concordar.

    A minha mulher faz quase 60km por dia. De VE desde 2016. Começámos com um Leaf de 24kWh que se comprava recentemente (antes desta crise) por pouco mais de 10k€ e permite fazer isto anos e anos a fio. Fizemos quase 30kkm num ano neste Leaf que tinha 130km de autonomia fora de AE. Fui ao Algarve nele (mas aí já não recomendo a ninguém eheheh).
    Cheguei a ver um clone, que faria estes 60km/dia com as 2 pernas às costas, à venda por 6k€ (certo, é feio que dói 🤣).
    Esta é a utilização da vastíssima maioria da população. Para tua mulher não era um VE de 300km por 20k€. Era um VE de 100km por 10k€ e ias de férias no teu. ;-)
    O problema era quando começasses a "córtir" as viagens a preço de saldo e depressa os 100km ficavam curtos. Solução: ioniq ✌
    Concordam com este comentário:mafgod


    O ioniq é muito fixe, mas não custa 20k. O cenário perfeito era ter um elétrico segmento C e um bom diesel na garagem segmento D.

    Se tivesse 300km de autonomia ia de férias nele. Fazia Braga Algarve com 1-2 paragens e poupava uns cobres, quanto à minha utilização profissional, não dá mesmo.

    É para quem faz casa trabalho com distâncias inferiores a 100k. Sou de Braga e tenho sede no porto, se fosse sempre este o caminho, o eléctrico amortizava-se facilmente, dado que passava a pagar apenas portagens quase. Era uma redução de +50% no custo de transporte.
  15. Colocado por: TicMicSe tivesse 300km de autonomia ia de férias nele. Fazia Braga Algarve com 1-2 paragens e poupava uns cobres, quanto à minha utilização profissional, não dá mesmo

    Tenho dúvidas, no mínimo umas 3,talvez 4. Mas alguém com experiência q se pronuncie.
  16. Colocado por: TicMic

    O ioniq é muito fixe, mas não custa 20k. O cenário perfeito era ter um elétrico segmento C e um bom diesel na garagem segmento D.

    Se tivesse 300km de autonomia ia de férias nele. Fazia Braga Algarve com 1-2 paragens e poupava uns cobres, quanto à minha utilização profissional, não dá mesmo.

    É para quem faz casa trabalho com distâncias inferiores a 100k. Sou de Braga e tenho sede no porto, se fosse sempre este o caminho, o eléctrico amortizava-se facilmente, dado que passava a pagar apenas portagens quase. Era uma redução de +50% no custo de transporte.


    Fui procurar um link no OLX para te mostrar que podias comprar um ioniq por 20k mas qual o meu espanto, o mais barato custa 25k!!
    À pouco mais de 1 ano, conseguia ter importado um por pouco mais de 15k....
  17. Colocado por: NTORION
    Tenho dúvidas, no mínimo umas 3,talvez 4. Mas alguém com experiência q se pronuncie.


    Encontrei um e-tron no Ionity em Almodovar que vinha de Braga. era a 3ª paragem que fazia. Duvido que se fosse a gasóleo não parasse o mesmo numero de vezes.
  18. Colocado por: ricardoantunesEncontrei um e-tron no Ionity em Almodovar que vinha de Braga. era a 3ª paragem que fazia. Duvido que se fosse a gasóleo não parasse o mesmo numero de vezes.
    O e-tron, não é um exemplo de um VE eficiente :-) ...
    Há VEs com baterias maior ou igual a 60kWh, como um kauai ou Niro, fazem em AE a cumprir os limites quase 300km... saindo a 100% e chegando na reserva, para fazer 600km em AE teria de fazer duas paragens..... uma maiorzinha onde aproveitava para comer qualquer coisa e uma mini paragem quase a chegar ao destino para uma ida rápida ao WC e um cafésito caso fosse necessário.
    Contudo, se for moderado no pé, acredito que se consiga fazer só com uma paragem, mas aí, nessa paragem teria de chegar quase sem energia e sair a cem porcento, o que iria demorar 1hora ou mais... seria mais cómodo e mais barato, fazer duas paragens mais curtas que no total seria inferior a uma paragem.
    Mas volto a dizer, o e-tron não é exemplo :-)

    E concordo também, esse "mito" de que todos fazem 1000km, neste caso 600km, sem parar será verdade para um pequeno número de pessoas e em situações esporádicas.
    Se todos fizessem isso, as áreas de serviço nas AE estariam vazias, o que não é o caso, ates pelo contrário.
  19. Colocado por: ricardoantunesFui procurar um link no OLX para te mostrar que podias comprar um ioniq por 20k mas qual o meu espanto, o mais barato custa 25k!!
    À pouco mais de 1 ano, conseguia ter importado um por pouco mais de 15k....
    Sinais dos tempos e a lei da oferta e procura :-)
    O mesmo se passa com outros VEs e mesmo com os ICEs.
  20. Colocado por: ricardoantunes

    Encontrei um e-tron no Ionity em Almodovar que vinha de Braga. era a 3ª paragem que fazia. Duvido que se fosse a gasóleo não parasse o mesmo numero de vezes.


    Acho que 1 deposito deve bastar, mas não queria
    incidir a minha opinião a qq carro em concreto mas sim no geral, 1 eletrico, com 300km de autonomia anunciada, duvido q faça porto - faro com menos de 3 paragens... claro que se for de AE e sempre a 90kmh...
 
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