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  1.  # 1

    Colocado por: pguilherme
    Acaba por ser compreensível a razão: os híbridos têm benefícios ficais, pelo que são mais apetecíveis às empresas dos que os ICE. E são mais baratos do que os EV.

    Adicionalmente, nem precisam de infraestruturas para carregar os veículos.

    Ainda por cima as empresas dão cartão frota, o funcionário não tem grande incentivo para carregar em casa.
    Depois é "business as usual": sempre estaca a fundo, pelo que a bateria quase só ocupa é espaço/peso.


    Qual o incentivo do funcionário para carregar a bateria da viatura, da empresa, do bolso dele?
    A maior parte das casas não estão preparadas para essa nova situação
    Ainda estamos numa fase primária.
    Pouca autonomia, ou os que têm, acessível ainda a poucos,muito poucos.
    Valor aquém do comum dos trabalhadores
  2.  # 2

    Colocado por: mafgodOk, então vou-lhe dar uma solução bem mais barata:
    - numa das tomadas da garagem, tira o espelho e substitua por uma tomada CEE16A (~10€ ou menos)
    - se a instalação estiver como deve de ser, terá fio de 2,5mm^2 o que permite carregar a 16A, e o circuito está protegido por um disjuntor de 16A (ou 20A)
    - arranje um carregador portátil que permita carregar até 16A ( ~150€)
    - carregar a 16A, no horário de vazio, semanal, são 7h o que a 230x16x7=25,76kW
    - Os cerca de 25kW que carrega permitem andar entre 130 a uns 170km, bem mais do que precisa diariamente (para aproveitar o vazio)

    Simples e barato. :-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:surfaratendencia


    Realmente parece simples, até para os meus dotes de eletricista 😂 obrigado
  3.  # 3

    @surfaratendencia, se precisares de alguma informação extra sobre o carregador, manda mensagem privada ;-)
    • espt
    • 17 setembro 2021 editado

     # 4

    Colocado por: neco

    Parabéns! Tem aí uma bela máquina! O pesadelo de muitos aceleras a combustão
    Concordam com este comentário:espt
    Estas pessoas agradeceram este comentário:espt


    Muito obrigado; é realmente uma coisa fora do normal o torque e a "pressa" com que sobe velocidade...



    Colocado por: surfaratendenciaA azul, monofasica


    Vou amanhã fazer a minha instalação;
    Tomada 32A
    Diferencial 40A 30ma classe A
    Disjuntor 2P 40A
    Fio 6mm (cerca de 14m)

    Vai ficar Diferencial/Disjuntor só para a tomada; a ideia é agora ligar o carregador do carro mas, por uma questão de "comodidade", talvez depois coloque o carregador/wallbox Solax ou o Tesla, mas utilizarei na mesma a tomada 32A. Ter uma tomada assim pode vir a dar jeito em raríssimas situações, mas pode.
    Concordam com este comentário: mafgod
    Estas pessoas agradeceram este comentário: neco
  4.  # 5

  5.  # 6

    Colocado por: mafgod@surfaratendencia, se precisares de alguma informação extra sobre o carregador, manda mensagem privada ;-)


    Sim, é um ponto também ainda em aberto. Estou inclinado para o juice booster 2, mas ainda sem 100% de certeza... O que sugere?
  6.  # 7

    Por cerca de 150€ tem um carregador portátil regulável até 16A. :-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: neco
    • LVM
    • 19 setembro 2021

     # 8

    Uma questão básica de um principiante.
    Com a aplicação miio no telemóvel posso utilizar qualquer carregador existente nas áreas de serviço das auto estradas, A1, por exemplo?
  7.  # 9

    Se associaste um cartão bancário ou um cartão físico MIIO, e se o posto estiver online, tem tudo para conseguir carregar.

    Contudo, por vezes os astros não estão alinhados corretamente e pode não dar, daí andar sempre munido dos cartões dos vários CEMES não vá algum ou alguns não funcionarem por uma qualquer razão....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LVM
  8.  # 10

    O princípio fundamental do modelo da rede pública é esse: contratas um CEME e podes usar qualquer posto da rede.
    Na minha opinião é uma vantagem demasiado sobrevalorizada, mas sem dúvida que é uma vantagem.

    O que a maioria das pessoas acaba por fazer é contratar vários CEME porque em determinadas situações (potência, hora do dia, etc) um CEME pode ser mais vantajoso que outro. A app Miio permite fazer essas simulações, mesmo que não uses a Miio como CEME.

    Em relação à utilização exclusiva da app, em teoria devia funcionar e até funciona a maioria das vezes. O problema é que por vários motivos o posto pode estar offline e nesse caso não vais conseguir usar a app.
    O que o RME prevê é que, caso o posto esteja offline, deve permitir a carga com o cartão e, quando ficar online, então sim o pagamento será processado. Mas deve permitir a carga para reduzir o risco de ficares apeado.
    Isto naturalmente só é possível com cartão.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LVM
    • LVM
    • 20 setembro 2021

     # 11

    Colocado por: Bruno.AlvesIsto naturalmente só é possível com cartão.

    Para além da app Miio e do seu cartão físico (já está pedido para situações de carregadores offline, como alertado), que outros cartões devo ter para diminuir o risco de ficar apeado se tiver que carregar na via pública?
    Na app da miio aparecem mais 10 CEME´s (Bluecharge, eVaz energy, factor energy, etc, etc)
  9.  # 12

    Depende da tua realidade. Se em casa tiveres EDP ou Galp, têm descontos cruzados na rede pública que podem reduzir o custo do carregamento.

    Eu não tenho nenhum desses por isso só uso Miio, além de terem dos melhores preços "de tabela" (quando não é o mais barato tem poucos cêntimos de diferença) por tudo o que têm feito pelos utilizadores acho que merecem. É imaginar o terror que seria usar a rede pública sem a Miio, nunca saber quanto se iria pagar, não ter uma app com a localização dos postos, não ter um sistema de comentários que ajuda a perceber o estado dos postos, etc.

    Não é suposto um cartão não funcionar e outro sim, isso queria dizer que o posto estava a discriminar o CEME e isso não é permitido.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LVM, zed
  10.  # 13

    A DPD diz que passa a fazer entregas em Lisboa utilizando apenas carrinhas 100% eléctricas
    https://www.smartplanet.pt/news/mob/operacoes-dpd-em-lisboa-passam-a-ser-100-eletricas

    Na Alemanha e não só, empresas como a DHL têm já há muito tempo (vários anos em alguns casos) distribuição "last mile" em veículos eléctricos.

    E muito importante, temos as Mitsubishi Fuso eCanter, produzidas em Portugal, já ao serviço cá e lá fora 👍
    Concordam com este comentário: espt
  11.  # 14

    Exame Informática TV 742

    A "bela" (Ioniq 5) e o "monstro" (Ami)... :-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: espt
  12.  # 15

    Alguém tem sites de referência para eléctricos lá fora? Julgo que do ForFour ao Ioniq não vai muita diferença de preço...mas por cá acho o Smart caro..
  13.  # 16

    Colocado por: JotaPAlguém tem sites de referência para eléctricos lá fora?


    Mobile.De
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JotaP
  14.  # 17

    Na Alemanha o mobile.de é o mais conhecido
    Em França acho que toda a gente usa o leboncoin.fr
    Em Espanha há o coches.net

    E depois há o autoscout24 (que agrega diversos países), o ooyyo.com e o google :-)

    Colocado por: JotaPJulgo que do ForFour ao Ioniq não vai muita diferença de preço...mas por cá acho o Smart caro..

    Eu acho o Smart muito caro para o carro que é. Já o preço em novo era uma alarvidade.
    Concordam com este comentário: mafgod
  15.  # 18

    Também acho o Smart caro, sim.
  16.  # 19

    Colocado por: mafgodPor cerca de 150€ tem um carregador portátil regulável até 16A. :-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:neco


    Ca em casa também já há um aspirador a circular, neste momento carrega a noite com 10A e é mais que suficiente para os 60 a 100Km que faz diariamente.

    Mas gostava de ter uma pouco mais de velocidade de carregamento caso fosse necessário, onde arranja carregadores por esse valor?
  17.  # 20

    Manda-me mensagem privada :-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: coelhinho78
 
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