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  1.  # 1

    Colocado por: jocorlDesde que chego do trabalho até pegar no carro tenho tempo suficiente para carregar na tomada doméstica (14h).
    Não é preciso carregar a bateria toda, todos os dias!
    Aliás, não precisando da autonomia toda, deverá carregar até a uns 80% e não deixando ir abaixo dos 20% sem voltar a carregar.
    Quando for sair para um passeio maior, aí sim, carregue até aos 100% de modo a que pegue no carro poucas horas depois de encher :-)
    E caregue não porque faz bem à bateria, mas para minimizar a ansiedade da autonomia nos primeiros tempos e evitar carregar nos postos públicos que, por noma, ficam bem mais caros que em casa.
  2.  # 2

    Colocado por: DuarteM

    Errado é andares 14 anos com as mesmas pastinhas, tenham elas 200.000km ou 10.000km.


    Vê-se mesmo que não percebe nada disto, apesar de simular que entende.
  3.  # 3

    Colocado por: mafgodcarregue até aos 100% de modo a que pegue no carro poucas horas depois de encher :-)

    Tenho lido que manter uma carga a 100% apenas stressa a bateria quando assim fica muito tempo.

    E que ocasionalmente, fazer um ciclo completo, serve para calibrar e ter leituras mais precisas de carga.
    Embora hajam protecções para evitar um zero completo e consequente inutilização da bateria, presumo que seja até 10% ou menos.

    Será mesmo assim?

    Aproveito ainda: aparentemente o incêndio naquele navio está a ser alimentado pelas baterias dos VE que leva a bordo. Espero que isto não leva a um aumento de custos (por via se seguros) nos transportes de VE :(
  4.  # 4

    Apesar de haver VEs na estrada desde 2011, ainda há muitos mitos e rezinhas à volta do tema.
    Contudo, há fatores em que a maior parte aceita como certo ou mais ou menos certo:
    - não manter o SOC (State Of Charge) ou a percentagem da bateria nos 100% ou na reserva por longos períodos (se a bateria estiver virtualizada, os 100% mostrados não são os reais portanto, logo não carregar a 100% por essa razão não faz sentido)
    - a idade (quanto mais anos maior degradação), isso é certo e comprova-se (excepto nos VEs com bateria virtualizada que vai demorar uns anos até que se note a degradação)
    - cargas rápidas (se bem que, há inúmeros casos de veículos aparentemente iguais em idade e características em que os que não tem cargas rápidas ou em muito menor número, tem a bateria praticamente igual
    - temperatura da bateria (altas e baixas), VEs em climas quentes sem refrigeração degradam mais que o mesmo VE em climas temperados. Depois temos VEs que aquecem a bateria quando vão para um posto de carga carregar :-) mas ok, depois mantem a temperatura do pack morninha :-)
    - fazer um ciclo completo de carga, dos zero aos 100 de vez em quando (há quem defenda um vez por mês) para que o VE conheça os limites da bateria

    Seja como for, um VE é para ser utilizado.
    Se pudermos evitar um ou outro, ok... senão, siga que o VE é para nos servir!
  5.  # 5

    Colocado por: mafgod- cargas rápidas (se bem que, há inúmeros casos de veículos aparentemente iguais em idade e características em que os que não tem cargas rápidas ou em muito menor número, tem a bateria praticamente igual

    Sim, tb já tinha lido para evitar cargas rápidas, sempre que possível. Não me lembro de por virtude da temperatura ou outro factor qualquer.

    Já não sei onde, mas lembro-me de ter lido também que teoricamente o ideal seria manter a bateria entre 40 e 60%, ±10. Ou seja, usar no máx 40%.

    Mas tenho ideia que é muito isso, mitos e rezinhas, sem grandes evidências.

    Sim, também sou apologista precisamente que o material é para nos servir e não o contrário. Estima-lo para que nos possa servir bem durante o tempo de vida e sem desgaste grosseiro para não dificultar uma venda posterior, mas sem grande rigor ou disciplina a cumprir estas "regras".
    • JotaP
    • 21 fevereiro 2022

     # 6

    Colocado por: mafgodApesar de haver VEs na estrada desde 2011

    Não considera o Saxo ou 106 elétrico, um VE? :D
  6.  # 7

    Bem visto.
    Assim como já houve VEs ainda antes dos atuais ICEs...

    Contudo, as baterias utilizadas por esses VEs tinham uma tecnologia diferente das atuais.
    A minha afirmação era mais do tipo, já temos tecnologia utilizada nas baterias dos VEs desde 2011 e ainda há muitos mitos á sua volta
    Concordam com este comentário: JotaP
  7.  # 8

    Colocado por: taunus

    Vê-se mesmo que não percebe nada disto, apesar de simular que entende.


    Claro que não, nem munca mexi num carro Lol
  8.  # 9

    Colocado por: ARAS79É a minha primeira participação neste (já muito longo) tópico dos VE.

    Pondero trocar de viatura este ano e a hipótese de um VE é real! Seria tipo um 2.º carro da casa, um ligeiro, para as voltas pela cidade e em pequenos trajectos (menos de 80Km/dia). Tenho garagem individual com possibilidade de carregamento (não tenho ainda wallbox).
    As minhas questões para as quais gostaria de ouvir as vossas opiniões, para um orçamento que não exceda os €25/30.000,00:
    1. Novo ou usado (semi-novo)?
    2. Marca e modelo adequado?
    3. Onde comprar e qual marca/modelo da wallbox?
    4. Opção de tarifário e potência da casa (neste momento tenho simples, 6,9Kvw)?
    5. Cuidados ou procedimentos a ter num VE?
    6. Custo da manutenção agendada (revisão) comparativamente com veiculo a combustão?
    7. Como proceder após os anos de garantia ou utilização das baterias? Custo de substituição?

    Obrigado.


    Recuperando o meu tópico, opiniões sobre o PEUGEOT 208 (46Kw) vs HYUNDAI KAUAI (39Kw)?
  9.  # 10

    Gostos à parte:

    Peugeot e-208
    136CV 290Nm torque,
    até 100kW em DC,
    até 280km autonomia,
    158Wh/100km,
    4055x1765x1430+265L bagageira

    kauai 39kWh
    136CV 395Nm torque,
    até 50kW em DC,
    até 250km autonomia,
    157Wh/100km,
    4205x1800x1570+332L bagageira

    Ou seja, a nível de consumos e potência são semelhantes, se bem que o Kauai tem mais torque e dará mais gozo nos arranques :-)
    O 208 irá carregar, em teoria, mais rápido em DC que o Kauai, já que permite ir até 100kW em DC (mas há muitas variáveis que influenciam postivamente e negativamente).
    O Kauai em dimensãoes é maior em tudo incluíndo a bagageira.
    O Kauai tem autonomia menor (principalmente porque a bateria é menor), o que até poderá nem ser relevante no dia-a-dia.

    Kauais 39 em segunda mão já encontra a partir de 24.000€.
    Mas por mais 4k, tem a versão de 64kW.

    O peugeot e-208, encontra a partir de pouco mais de 25.000€.

    Agora é escolher, desde que seja elétrico :-)

    Eu, escolheria o e-Niro 64kW :-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RCF
  10.  # 11

    Pois... gostos à parte.

    Pretendo uma viatura mais pequena. Confesso que esse e-niro não é especialmente agradável à vista.
    também não pretendo viaturas importadas (histórias passasdas!9
  11.  # 12

    Colocado por: ARAS79Pretendo uma viatura mais pequena.
    Então é fácil, o e-208 :-)
    Colocado por: ARAS79também não pretendo viaturas importadas (histórias passasdas!9
    Percebo e compreendo, contudo, num VE há menos a esconder, menos avarias escondias, além de que nestes VEs com poucos anos, ainda temos a garantia do carro para além da bateria :-)
    Garantia que é europeia!

    A Hynday dá a garantia de 7 anos do carro e bateria e se não é gralha, é sem limites de kms!
    O Peugeot e-208 dá garantia 2 anos contra defeitos e avarias sem limitação de kms, excepto as baterias que são 8 anos ou 160.000km (70% capacidade).
    • RCF
    • 22 fevereiro 2022

     # 13

    É caso para dizer - tem aí a papinha toda!
    Bela ajuda!
    Colocado por: mafgodGostos à parte:

    Peugeot e-208
    136CV 290Nm torque,
    até 100kW em DC,
    até 280km autonomia,
    158Wh/100km,
    4055x1765x1430+265L bagageira

    kauai 39kWh
    136CV 395Nm torque,
    até 50kW em DC,
    até 250km autonomia,
    157Wh/100km,
    4205x1800x1570+332L bagageira

    Ou seja, a nível de consumos e potência são semelhantes, se bem que o Kauai tem mais torque e dará mais gozo nos arranques :-)
    O 208 irá carregar, em teoria, mais rápido em DC que o Kauai, já que permite ir até 100kW em DC (mas há muitas variáveis que influenciam postivamente e negativamente).
    O Kauai em dimensãoes é maior em tudo incluíndo a bagageira.
    O Kauai tem autonomia menor (principalmente porque a bateria é menor), o que até poderá nem ser relevante no dia-a-dia.

    Kauais 39 em segunda mãojá encontra a partir de 24.000€.
    Mas por mais 4k,tem a versão de 64kW.

    O peugeot e-208,encontra a partir de pouco mais de 25.000€.

    Agora é escolher, desde que seja elétrico :-)

    Eu, escolheria o e-Niro 64kW :-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:RCF
  12.  # 14

    Eu estou inclinado para o kauai 64kw e tenho uma motivação extra, a minha empresa vai colocar postos de carregamento para os funcionários, assim no dia a dia posso o carregar de graça.
  13.  # 15

    Mas se tiver de carregar em casa pode custar tanto como 1,50€/100km, menos que 1L de gasóleo :)
    • dom123
    • 22 fevereiro 2022 editado

     # 16

    Colocado por: mafgodMas se tiver de carregar em casa pode custar tanto como 1,50€/100km, menos que 1L de gasóleo :)

    Em casa tenho a vantagem de ter painéis solares, 2.2wk.
    Mas estou a ponderar aumentar a produção, ainda tenho espaço no telhado para mais 6 painéis
  14.  # 17

    Colocado por: dom123
    Em casa tenho a vantagem de ter painéis solares, 2.2wk.
    Mas estou a ponderar aumentar a produção, ainda tenho espaço no telhado para mais 6 painéis

    E o que faz ao que produz durante o dia? Armazena em baterias?
  15.  # 18

    Colocado por: Sirruper
    E o que faz ao que produz durante o dia? Armazena em baterias?

    Durante o dia aquece a água do termoacumulador e trabalham as máquinas de lavar roupa e loiça.
    O excedente vai para um aquecedor a óleo
  16.  # 19

    E para que vai aumentar os paineis se nao carrega o carro durante o dia, a nao ser ao fim de semana e quando ha sol.
    • dom123
    • 22 fevereiro 2022 editado

     # 20

    Colocado por: SirruperE para que vai aumentar os paineis se nao carrega o carro durante o dia, a nao ser ao fim de semana e quando ha sol.

    Ora aí está, em casa carrego durante o dia, pois o meu horário é das 16h00 à 00h30
    E como sou eu que faço a instalação não me fica assim tão caro
 
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