Colocado por: jocorlDesde que chego do trabalho até pegar no carro tenho tempo suficiente para carregar na tomada doméstica (14h).Não é preciso carregar a bateria toda, todos os dias!
Colocado por: DuarteM
Errado é andares 14 anos com as mesmas pastinhas, tenham elas 200.000km ou 10.000km.
Colocado por: mafgodcarregue até aos 100% de modo a que pegue no carro poucas horas depois de encher :-)
Colocado por: mafgod- cargas rápidas (se bem que, há inúmeros casos de veículos aparentemente iguais em idade e características em que os que não tem cargas rápidas ou em muito menor número, tem a bateria praticamente igual
Colocado por: mafgodApesar de haver VEs na estrada desde 2011
Colocado por: taunus
Vê-se mesmo que não percebe nada disto, apesar de simular que entende.
Colocado por: ARAS79É a minha primeira participação neste (já muito longo) tópico dos VE.
Pondero trocar de viatura este ano e a hipótese de um VE é real! Seria tipo um 2.º carro da casa, um ligeiro, para as voltas pela cidade e em pequenos trajectos (menos de 80Km/dia). Tenho garagem individual com possibilidade de carregamento (não tenho ainda wallbox).
As minhas questões para as quais gostaria de ouvir as vossas opiniões, para um orçamento que não exceda os €25/30.000,00:
1. Novo ou usado (semi-novo)?
2. Marca e modelo adequado?
3. Onde comprar e qual marca/modelo da wallbox?
4. Opção de tarifário e potência da casa (neste momento tenho simples, 6,9Kvw)?
5. Cuidados ou procedimentos a ter num VE?
6. Custo da manutenção agendada (revisão) comparativamente com veiculo a combustão?
7. Como proceder após os anos de garantia ou utilização das baterias? Custo de substituição?
Obrigado.
Colocado por: ARAS79Pretendo uma viatura mais pequena.Então é fácil, o e-208 :-)
Colocado por: ARAS79também não pretendo viaturas importadas (histórias passasdas!9Percebo e compreendo, contudo, num VE há menos a esconder, menos avarias escondias, além de que nestes VEs com poucos anos, ainda temos a garantia do carro para além da bateria :-)
Colocado por: mafgodGostos à parte:
Peugeot e-208
136CV 290Nm torque,
até 100kW em DC,
até 280km autonomia,
158Wh/100km,
4055x1765x1430+265L bagageira
kauai 39kWh
136CV 395Nm torque,
até 50kW em DC,
até 250km autonomia,
157Wh/100km,
4205x1800x1570+332L bagageira
Ou seja, a nível de consumos e potência são semelhantes, se bem que o Kauai tem mais torque e dará mais gozo nos arranques :-)
O 208 irá carregar, em teoria, mais rápido em DC que o Kauai, já que permite ir até 100kW em DC (mas há muitas variáveis que influenciam postivamente e negativamente).
O Kauai em dimensãoes é maior em tudo incluíndo a bagageira.
O Kauai tem autonomia menor (principalmente porque a bateria é menor), o que até poderá nem ser relevante no dia-a-dia.
Kauais 39 em segunda mãojá encontra a partir de 24.000€.
Mas por mais 4k,tem a versão de 64kW.
O peugeot e-208,encontra a partir de pouco mais de 25.000€.
Agora é escolher, desde que seja elétrico :-)
Eu, escolheria o e-Niro 64kW :-)
Colocado por: mafgodMas se tiver de carregar em casa pode custar tanto como 1,50€/100km, menos que 1L de gasóleo :)
Colocado por: dom123
Em casa tenho a vantagem de ter painéis solares, 2.2wk.
Mas estou a ponderar aumentar a produção, ainda tenho espaço no telhado para mais 6 painéis
Colocado por: Sirruper
E o que faz ao que produz durante o dia? Armazena em baterias?
Colocado por: SirruperE para que vai aumentar os paineis se nao carrega o carro durante o dia, a nao ser ao fim de semana e quando ha sol.