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      Dom
    • 21 julho 2022

     # 1

    Colocado por: JotaP

    Com tanto à vontade nas velocidades, só carregar o depósito uma vez, é obra.

    Saxo 1.5d? 😂

    Não ahah é carro de estrada, não de cidade.



    Colocado por: AiOGajo

    No teu caso é mais o conforto da criança de 1mês estar 15 horas numa cadeirinha do que o tempo de carregamento de um EV já que os estudos aconselham a que não se passe mais de 2horas no máximo dos máximos...

    Mas é como se costuma dizer: prioridades, cada um têm as suas.
    Concordam com este comentário:JotaP

    Nunca referi que tinha feito as 15h de seguida.
  1.  # 2

    Colocado por: JotaP

    Com tanto à vontade nas velocidades, só carregar o depósito uma vez, é obra.

    Saxo 1.5d? 😂


    Mal será se com 1 depósito não fizer 700km... Mesmo numa média de 140kmh
  2.  # 3

    Colocado por: Dom
    Nunca referi que tinha feito as 15h de seguida.




    Nesse caso também não o irias fazer num EV... logo o tempo de espera para carregamento torna-se irrelevante para a tua viagem. :)

    Se só abasteceste 1 vez, ótimo, mas é irrelevante para a questão pois se tiveste que parar por outros motivos, e se nesses motivos o veículo estivesse a carregar vai dar ao mesmo pois significa que podias ter utilizado um EV para um longo curso da mesma forma que um veículo a combustão interna.
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      Dom
    • 21 julho 2022 editado

     # 4

    Também não referi as condições em que a fiz. Posso dizer que levei pela primeira vez mala de tejadilho que iria afetar também a autonomia do VE.
    Desta vez, o meu depósito de 62L só deu para 939km. É uma diferença considerável nos consumos.

    Edit: Por acaso reparei que havia postos cheios. Muita gente a viajar de VE. Se fosse de VE era uma preocupação extra que prefiro não ter. Para o dia-a-dia hei-de ter o meu VE com toda a certeza.
  3.  # 5

    Colocado por: DomTambém não referi as condições em que a fiz. Posso dizer que levei pela primeira vez mala de tejadilho que iria afetar também a autonomia do VE.
    Desta vez, o meu depósito de 62L só deu para 939km. É uma diferença considerável nos consumos.


    Até podes ter uma antena tipo autocarro trólei a alimentar o veículo elétrico que te permita ir do Porto a Moscovo.
    Se tens de parar vai dar ao mesmo... :)

    PS: Sim, pode-se argumentar com razão que não existem infraestruturas para carregamento que permitam fazer a jornada em condições. É valido. Mas também não nos podemos esquecer que muitos veículos só ficam alguns minutos já que com 30 minutos consegues ter bateria para mais 200km.

    Nem tudo é vantagens e nem desvantagens. :)
  4.  # 6

    Viram aqui o meu post sobre os testes de 1000km do Bjorn?
    Em 1000km, o VE mais rápido demorou, com paragens para carregar, 09:15... extrapolando para os 1400km, demoraria quase 13h.
    Fazendo as contas ao contrário, se com um ICE demorou 15h (estou a admitir que está a incluir o tempo de paragens para WCs, comida, abastecer...) para os 1.400km, terá demorado umas 10:45 para os 1000km.
    Assim, e segundo a tabela do Bjorn há imensos VEs que lhe permitiam fazer menso que esse tempo...
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      Dom
    • 21 julho 2022

     # 7

    Vi mas achei o xls incompleto. Ainda não tive tempo de ir ver os vídeos no youtube para perceber as condições exatas dos testes.
    Os 1000 km incluem Portagens? Trânsito?
    De qualquer forma o Kia Ceed não é um VE. Nos 25min que ele utilizou para comer, deve ter carregado a bateria a 100% não?
    • RCF
    • 21 julho 2022

     # 8

    Colocado por: JotaP

    Faz mais. O Kauai faz perto de 400kms a cumprir 110de Cruise Control
    Concordam com este comentário:mafgod,RCF
    Estas pessoas agradeceram este comentário:mafgod

    Já procurei, mas não encontrei. Há um vídeo, já com algum tempo, pouco depois de sair o Kauai com maior capacidade, em que fazem Braga a Lisboa (creio que ao Estoril), direto.
    • mafgod
    • 21 julho 2022 editado

     # 9

    Colocado por: DomVi mas achei o xls incompleto. Ainda não tive tempo de ir ver os vídeos no youtube para perceber as condições exatas dos testes.
    Os 1000 km incluem Portagens? Trânsito?
    De qualquer forma o Kia Ceed não é um VE. Nos 25min que ele utilizou para comer, deve ter carregado a bateria a 100% não?
    O Kia CEED PHEV, é a referência de um não BVE onde não tem de parar para carregar a bateria...
    Ele vai completando o XLS á medida que faz mais testes :-)
    Os tempos incluem desde a partida até à chegada, retira por vezes algum tempo devido a imprevistos como acidentes..
    Nas várias paragens que faz para carregamento aproveita para comer ou WC.
    Ele não carrega o VE até aos 100%, ele carrega o necessário até ao próximo PCR de modo a chegar com pouca energia para que quando colocar em carga, aproveite a potência máxima de carregamento a fim de minimizar o tempo total de carregamentos.
  5.  # 10

    Colocado por: AiOGajo


    Verdade, mas 800km/dia... porra, perdes 1 dia ao volante.

    Eu é não sou capaz de os levar de carro, preferi leva-los de avião a outros destinos já que têm outras comodidades e posso passar tempo com eles em vez de estar ao volante durante horas.

    Agora se fosse numa auto-caravana, aí a coisa mudaria de figura. Hahaha


    Viajar de carro é muito mais confortável que viajar de avião, salvo uses primeira classe ou o teu carro seja do século passado .

    400km ao volante são 3h, rara é a viagem de avião que não te come 3 horas de tempo.

    Braga Lisboa escolho sempre carro ou comboio caso tenha muito trabalho, e tenho qualquer uma das opções pagas.
  6.  # 11

    Colocado por: TicMic

    Viajar de carro é muito mais confortável que viajar de avião, salvo uses primeira classe ou o teu carro seja do século passado .

    400km ao volante são 3h, rara é a viagem de avião que não te come 3 horas de tempo.

    Braga Lisboa escolho sempre carro ou comboio caso tenha muito trabalho, e tenho qualquer uma das opções pagas.


    A mais barata das cadeiras de um avião é muito mais confortável que qualquer banco de carro, cadeiras que me permitem levantar-me e esticar as pernas coisa que dentro do carro não posso ou até ir à casa de banho sem parar durante a viagem - só e igualado se usar fraldas no carro. hahaha

    Sem falar que e muito mais seguro andar de avião. :)

    Em 4 horas posso tomar o pequeno almoço em Roma e ir almoçar no Porto, como já fiz.
    • RCF
    • 22 julho 2022

     # 12

    Colocado por: AiOGajoA mais barata das cadeiras de um avião é muito mais confortável que qualquer banco de carro, cadeiras que me permitem levantar-me e esticar as pernas coisa que dentro do carro não posso

    Se trocar a palavra "cadeira" e "banco" por "lugar", tenderei a poder concordar consigo... e mesmo assim, não sei.
    As cadeiras dos aviões de companhias aéreas low cost não têm nada de confortável e o espaço entre bancos também não
    •  
      Dom
    • 22 julho 2022

     # 13

    Concordo que o avião é mais seguro, rápido, que dá para esticar as pernas e ir ao WC durante a viagem. No entanto, os lugares costumam ser muito desconfortáveis nas classes mais baratas principalmente para pessoas mais altas, que é o meu caso.
    Um carro confortável permite fazer umas boas horas de viagem antes de se começar a sentir algum desconforto. Além das fraldas, também há os sacos de urina ahah
  7.  # 14

    Estamos um bocadinho off-topic, não? 😁

    Na minha opinião são objectivos diferentes, para pessoas diferentes. Nem vou falar de viagens de avião dentro do país que acho uma barbaridade, mas uma viagem grande feita de carro vs avião não tem como ser comparada com pessoas diferentes.
    - há quem queira é chegar rápido (e numa viagem de 2000km não há como o carro ser mais rápido - seja qual carro for)
    - há quem viaje sozinho ou quase, e há quem viaje com uma família mais numerosa, eventualmente tralhas. Conheço vários emigrantes que não vêm de carro por desporto, vêm porque 5-7 bilhetes de avião são caríssimos, não podem carregar batatas e bacalhau para o regresso 😁 e depois chegavam cá e andavam a pé ou tinham de alugar carro.
    - há quem aprecie a viagem, as várias paragens e locais, eventualmente dormidas pelo caminho, e há quem queira é chegar rapidamente para aproveitar o tempo "lá".

    Só este ano já vi relatos de 3 viagens de VE de Portugal ao Cabo Norte lá nos píncaros da Noruega. Sempre à volta de 20 dias na estrada, passar por não-sei-quantos países, visitar não-sei-quantos pontos de interesse pela Europa fora, viagens brutais com imenso "sumo" para além do comer alcatrão.
    Se é o estilo de férias de toda a gente? Seguramente não. Mas é o tipo de férias que só se pode fazer de carro. E vejam lá, até pode ser feito de VE 😁✌
    Concordam com este comentário: eu
  8.  # 15

    Colocado por: DomConcordo que o avião é mais seguro, rápido, que dá para esticar as pernas e ir ao WC durante a viagem. No entanto, os lugares costumam ser muito desconfortáveis nas classes mais baratas principalmente para pessoas mais altas, que é o meu caso.
    Um carro confortável permite fazer umas boas horas de viagem antes de se começar a sentir algum desconforto. Além das fraldas, também há os sacos de urina ahah


    Mas comparar companhias aéreas lowcost com companhias aéreas normais é o mesmo que comprar uma viagem longa feita num citadino com uma feita num carro de longo alcance. É possível, mas o conforto também não é o mesmo assim como o preço de ambas as viaturas não é idêntico tal como os custos por km :)

    Pessoalmente conduzir durante tantas horas, para mim é desconfortável (é menos quando sou passageiro) pois fico todo suado nas costas (quer use bancos de tecido ou couro) mas compreendo perfeitamente que pessoas mais altas se sintam desconfortáveis num assento de avião, é compreensível e aí também te dou razão.
  9.  # 16

    Colocado por: AiOGajoMas comparar companhias aéreas lowcost com companhias aéreas normais é o mesmo que comprar uma viagem longa feita num citadino com uma feita num carro de longo alcance.

    Ainda não voou num dos novos Airbus Neo da Tap aquilo é pior que os Boeing 737 da Ryannair.
    Mas esta discussão não faz sentido, a escolha de um carro depende do perfil de cada utilizador.
    Eu já tive um Hibrido e hei-de ter um VE mas não agora. Como particular nunca irei comprar um carro novo que custa menos 1/3 a uma empresa. E ainda não tenho o meu prédio preparado. Cada caso é um caso e ainda vamos conviver com os 2 tipos de motorização por pelo menos 2 dezenas de anos, altura em que ou já estou morto ou de certeza não conduzo.
    Para mim comprar um carro elétrico será quando puder entrar na A2 para o Algarve e o carro ir sozinho enquanto vou lendo as noticias no tablet.
  10.  # 17

    Colocado por: AiOGajoMas comparar companhias aéreas lowcost com companhias aéreas normais é o mesmo que comprar uma viagem longa feita num citadino com uma feita num carro de longo alcance

    Não tem viajado muito em económica nos lugares mais baratos das companhias "normais", pois não? 😁

    Não há nenhuma diferença entre a fila Y de um voo da TAP e um qualquer lugar de um voo da Ryanair. A Ryanair até leva vantagem que tem sempre a animação da venda das raspadinhas 😁😁😁

    Claro, viajei 2x (infelizmente apenas 2x) em económica na Qatar e aquilo era todo outro mundo.

    Colocado por: CarvaiPara mim comprar um carro elétrico será quando puder entrar na A2 para o Algarve e o carro ir sozinho enquanto vou lendo as noticias no tablet.

    Já há quem o faça agora, e nem só de VE. Se o deve fazer? Não.
    Já dizia o sketch do Prof. Marcelo: é proibido, mas pode-se fazer 😁
    • eu
    • 22 julho 2022 editado

     # 18

    Colocado por: Bruno.AlvesSó este ano já vi relatos de 3 viagens de VE de Portugal ao Cabo Norte lá nos píncaros da Noruega. Sempre à volta de 20 dias na estrada, passar por não-sei-quantos países, visitar não-sei-quantos pontos de interesse pela Europa fora, viagens brutais com imenso "sumo" para além do comer alcatrão.


    As Road Trips são mesmo para isso, para desfrutar dos pontos de interesse ao longo do percurso.

    Se o objetivo é apenas ir para o destino, é óbvio que o Avião é de longe a melhor solução.
  11.  # 19

  12.  # 20

    PHEV ficam sem apoios. Alemanha vai reduzir subsídios à compra de EV

    Depois de um período de fortes apoios, a nova coligação que está à frente dos destinos da Alemanha acaba de chegar a acordo para a redução dos subsídios dados à aquisição de veículos elétricos (EV), assim com para o fim dos apoios à compra de híbridos plug-in (PHEV)

    https://www.turbo.pt/alemanha-ev-apoios/
 
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