Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: J.Fernandes
    Isso não nos diz nada sofre as respetivas mentalidades, mas diz muito sobre o valor do salário mínimo em Portugal.

Um salário mínimo que abrange 25% da população e que se aproxima tanto do salário médio é claramente um SMN demasiado elevado para a economia que temos.

O salario medio e muito baixo igualmente para o salario mínimo . Revela que eles valorizam os trabalhadores sejam empregos que exigem mais ou menos qualificações
  2. Colocado por: Reduto25salario mínimo na Suíça

Não existe esse conceito. Fizeram até um referendo sobre o tema, e não quiseram.

Por outro lado, têm um sistema sectorial, em que negoceiam com os sindicatos os patamares mínimos por nível de experiência/senioridade na função.
    Em sistemas de informação, já há uns anos, tinha um conhecido que foi destacado de Lisboa para participar num projecto SAP na Suíça. Mesmo com o seu salário e o per-diem (que era o mais elevado per-diem numa consultora multinacional) não chegava ao tal patamar mínimo (já tinha meia dúzia de anos de experiência). Conclusão, para não correrem o risco de serem multados em caso de alguma inspeção do trabalho, o projeto ainda lhe pagava mais uma espécie de suplemento.
  3. Colocado por: ricardo.rodrigues

Não existe esse conceito. Fizeram até um referendo sobre o tema, e não quiseram.

Por outro lado, têm um sistema sectorial, em que negoceiam com os sindicatos os patamares mínimos por nível de experiência/senioridade na função.
    Em sistemas de informação, já há uns anos, tinha um conhecido que foi destacado de Lisboa para participar num projecto SAP na Suíça. Mesmo com o seu salário e o per-diem (que era o mais elevado per-diem numa consultora multinacional) não chegava ao tal patamar mínimo (já tinha meia dúzia de anos de experiência). Conclusão, para não correrem o risco de serem multados em caso de alguma inspeção do trabalho, o projeto ainda lhe pagava mais uma espécie de suplemento.

sim mas a base esta la existe um "limite mínimo" agora se e por decreto ou por negociação com sindicatos são detalhes
  4. Colocado por: Reduto25eu se recebe-se o salario mínimo nao produzia nem 50% do que sou capaz

É a tal conversa de quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha...
    O detentor de SMN só produz 50% porque recebe o SMN, ou só recebe o SMN porque apenas produz 50%?
  5. Colocado por: Reduto25podem ter lucro a vontade , mas também devem pagar o que os trabalhadores trabalham , o esforço e uma coisa muito mal medida , os perigos também muito pouco considerados quando toca a analisar valores . Alguem acha sensato um policia ganhar o que ganha , um bombeiro ganhar o que ganha ? e dos impostos se calhar ...

Você faz-me lembrar um conhecido meu que está sempre reclamar de quanto os salários são baixos em Portugal, mas por outro lado das coisas boas que temos, por exemplo em ir ali almoçar ao restaurante da esquina por 6€.

É que as coisas estão todas ligadas e se o empregado de mesa ganhar 1500€/mês como em Londres, o almoço passa a custar 20€ como lá.
  6. Colocado por: J.Fernandes
    Você faz-me lembrar um conhecido meu que está sempre reclamar de quanto os salários são baixos em Portugal, mas por outro lado das coisas boas que temos, por exemplo em ir ali almoçar ao restaurante da esquina por 6€.

É que as coisas estão todas ligadas e se o empregado de mesa ganhar 1500€/mês como em Londres, o almoço passa a custar 20€ como lá.

duvido a pagar rendas de 600 euros a ganhar o ordenado mínimo vai comer a que restaurante mesmo ? ou o seu exemplo herdou casa dos pais?
  7. Você faz me lembrar aquele patrão : " Tem que trabalhar por amor a camisola os salários são secundários "

E as empresas já vieram dizer nao arranjamos ninguém para trabalhar vamos buscar la fora , isto revela que só querem pagar o SMN , nao estão interessados em aumentar ninguém seja ele produtivo ou nao .

Por alguma razão os que la estavam saíram e nao voltaram .
  8. Colocado por: Reduto25Você faz me lembrar aquele patrão : " Tem que trabalhar por amor a camisola os salários são secundários "

Talvez seja tempo de você deixar de acreditar no Pai Natal, com uma produtividade de 60% da média europeia não se pode esperar que os salários portugueses sejam superiores a esse rácio.
  9. Colocado por: J.Fernandes
    Talvez seja tempo de você deixar de acreditar no Pai Natal, com uma produtividade de 60% da média europeia não se pode esperar que os salários portugueses sejam superiores a esse rácio.

pois com salários desses ,nao vão produzir mais que isso lhe garanto .

eu nem vontade tinha de ir trabalhar a receber essa miséria era um pesadelo autentico iria com certeza ficar o tempo todo a a olhar para o relógio a espera da hora de saída .
  10. Bom, estamos então oficialmente livres de electricidade de carvão e somos uns limpinhos...que agora compramos eletricidade lá fora, onde é produzida com carvão...
    Concordam com este comentário: Antonvier
  11. Os salários aumentam não é por decreto, é quando as empresas são crescentemente produtivas, competitivas, de áreas de cada vez maior valor acrescentado, assim é que se criam as condições para aumentar os salários. E basta procurar alguns exemplos de boas empresas na economia nacional cujo salário mais baixo que pagam já é muito acima do SMN. Infelizmente são poucas.

As coisas não podem ser feitas ao contrário, primeiro aumenta-se a prosperidade e competitividade das empresas e só depois se aumentam os salários.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, Antonvier
  12. Colocado por: J.FernandesOs salários aumentam não é por decreto, é quando as empresas são crescentemente produtivas, competitivas, de áreas de cada vez maior valor acrescentado, assim é que se criam as condições para aumentar os salários. E basta procurar alguns exemplos de boas empresas na economia nacional cujo salário mais baixo que pagam já é muito acima do SMN. Infelizmente são poucas.

As coisas não podem ser feitas ao contrário, primeiro aumenta-se a prosperidade e competitividade das empresas e só depois se aumentam os salários.

o que chama ser produtivo o patrão ter 2 teslas 1 Porsche 1 moradia em troia outra no restelo outra na quinta da marinha?

ou somente 1 tesla e 1 moradia no restelo?
    Concordam com este comentário: Pobretanas90
  13. Colocado por: Reduto25" Tem que trabalhar por amor a camisola os salários são secundários "

Ou pode fazer você uma camisola concorrente.
    Havendo duas camisolas, passam a faltar trabalhadores, o lugar que você deixou vago e os postos que você irá criar.
    Quem ganha somos todos nós, a sua camisola diminuirá o monopólio do seu ex-patrão, aumentará a qualidade de ambas e com jeito ainda desce o preço dalguma das duas caso este fosse desajustado face ao mercado.
  14. Colocado por: Reduto25pois com salários desses ,nao vão produzir mais que isso lhe garanto .

A produzir metade do que podem também é complicado garantir-lhes um aumento...
  15. Colocado por: Reduto25o que chama ser produtivo o patrão ter 2 teslas 1 Porsche 1 moradia em troia outra no restelo outra na quinta da marinha?

ou somente 1 tesla e 1 moradia no restelo?

Não me diz nada. Vale tanto como eu dar um exemplo ou dois de patrões que andam em carros com vinte anos e que vivem em apartamentos na periferia - que também os há.

Conversa de tasca.
  16. você e que esta a dizer coisas descabidas para fazer o vitinho adormecer , empresas multinacionais , a atuar em Portugal tem milhões de lucro e regem-se sempre pelo salario mínimo .
  17. Colocado por: Reduto25

Os bombeiros nao apagam só fogos , a produtividade esta interligada com o que os trabalhadores recebem , eu se recebe-se o salario mínimo nao produzia nem 50% do que sou capaz

Desculpa mas este tipo de mentalidade para mim é o que me desilude mais nos portugueses… eu se fizer isso sou mais um numa lista interminável de gente que trabalha para aquecer… eu resolvi fazer o oposto e funcionou, dar o meu melhor todos os dias e fazer o meu trabalho como deve ser sem esperar mais por isso, e advinha! Fui valorizado e realmente alguém notou o esforço.. eu defendo isso e acredito que esse tipo de mentalidade é que cria problemas…

As pessoas devem fazer sempre o seu melhor fora ou dentro do trabalho sem esperar mais por isso, chama se a isso ser boa pessoa, é nisso que funciona este fórum, estou errado?
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, Peper87, Antonvier
  18. Colocado por: luixmod

Desculpa mas este tipo de mentalidade para mim é o que me desilude mais nos portugueses… eu se fizer isso sou mais um numa lista interminável de gente que trabalha para aquecer… eu resolvi fazer o oposto e funcionou, dar o meu melhor todos os dias e fazer o meu trabalho como deve ser sem esperar mais por isso, e advinha! Fui valorizado e realmente alguém notou o esforço.. eu defendo isso e acredito que esse tipo de mentalidade é que cria problemas…

Casos de exceção existem em todo o lado nao e o único mas nao passa disso uma exceção . Eu na minha área depois do estagio logo de inicio fui a entrevistas e o que me ofereciam em nada era comparado ao que eu conseguia facturar se trabalhasse por conta própria resumindo e concluindo , foi a melhor escolha que fiz porque consigo gerir os meus horários escolher os meus clientes , depender somente e apenas do meu trabalho e nunca me iam pagar aquilo que hoje eu recebo.

O problema da falta de mão de obra nao e uma coisa de hoje e nao se restringe a Portugal as pessoas comecam-se a valorizar realmente isso para os patrões e um problema .

Mas hey ! existem sempre pessoas que eles podem explorar de cenários gritantes de pobreza e se satisfazerem por qualquer migalha e assim o ciclo continua ..
  19. Colocado por: luixmodFui valorizado e realmente alguém notou o esforço

Claro, normal.
    Estranho é pensar que a valorização chegando por decreto, de pára-quedas, constitui uma motivação extra para aquele que já pouco fazia. Se tem 10 empregados e aumenta um porque merece, dos outros 9 alguns vão esforçar-se mais para serem aumentados também.
    Agora se tem 10, e aumenta os 10 por decreto, todos farão o mesmo que faziam antes.
    Concordam com este comentário: Antonvier
  20. Colocado por: N Miguel Oliveira

Claro, normal.
    Estranho é pensar que a valorização chegando por decreto, de pára-queda, constitui uma motivação extra para aquele que já pouco fazia. Se tem 10 empregados e aumenta um porque merece, dos outros 9 alguns vão esforçar-se mais para serem aumentados também.
    Agora se tem 10, e aumenta os 10 por decreto, todos farão o mesmo que faziam antes.

Exactamente!!! E pode se notar isso hoje em cargos públicos… um oficial que fez o trabalho dele de logística que foi condecorado a herói da nação!!! Isto a mim faz me confusão, então as pessoas agora por fazerem o trabalho delas são condecoradas a heróis?? Isso explica o estado dos serviços públicos!! Todos fazem o mínimo possivel que quando aparece um que faz o trabalho bem é condecorado herói 🤣🤣🤣🤦‍♂️
    É simplesmente ridículo!!

0.4641 seg. NEW