Iniciar sessão ou registar-se
  1. Achei este comentário apenas um exemplo:

"Sou do coração da indústria têxtil portuguesa.

Pagavam o salário minino quando produziam com margens mínimas para marcas terceiras, estando o seu lucro dependente do volume até 2004.

Agora que exportam com base em design próprio e qualidade, com um valor de exportação significativamente mais alto, continuam a pagar o salário mínimo.

Qualquer problema que o estado atue quando iniciativa privada é perfeitamente capaz de resolver é um desperdício de recursos, e cria distorções no mercado.

O industrialista português não é capaz de valorizar o seu capital humano, logo a participação do estado é justificada.

E nem quero falar das horas extras não pagas e das condições físicas serem tão fracas que os trabalhadores passam o dia de casaco ."
  2. Colocado por: N Miguel Oliveira
    O detentor de SMN só produz 50% porque recebe o SMN, ou só recebe o SMN porque apenas produz 50%?
    Se em determinada função só lhe oferecem o SMN (que é simultaneamente a base e o topo da carreira) ainda antes de o verem trabalhar, qual acha que nasceu primeiro?

O problema da falta de produtividade está essencialmente nos elevadíssimos impostos que estrangulam as empresas, que portanto lucram pouco, o que as leva a pagar pouco e a ter trabalhadores desmotivados porque recebem pouco e ainda têm de dar metade ao estado.

A nossa fraca cultura e mentalidade de trabalho começa logo no próprio estado onde o emprego é para a vida seja para um trabalhador produtivo e competente, seja para um não produtivo e incompetente. Na FP tanto progride (ou não progride) na carreira aquele que vai ao serviço picar o ponto e queixar-se de como é explorado, como aquele que lá vai dar o litro. Obviamente que este tipo de atitudes, depois acaba por influenciar negativamente a restante população.

Acrescento que este governo não parece ter sequer a mais pequena ideia (quanto mais um plano) de como colocar o país a crescer.
    Concordam com este comentário: luixmod, N Miguel Oliveira, desofiapedro
  3. Colocado por: JotaPBom, estamos então oficialmente livres de electricidade de carvão e somos uns limpinhos...
    Somos nada
    https://www.tsf.pt/mundo/bruxelas-leva-portugal-a-tribunal-por-ma-qualidade-do-ar-14311347.html

So alimentamos essa cena de sermos limpinhos e bué pró-climáticos para podermos ter uma desculpa para aumentar mais uns impostos :)
    Concordam com este comentário: luixmod
  4. o país para mim já passou a linha de não retorno, estamos em declive sem forma de parar... e tenho a certeza que em Janeiro os "portugueses" vão votar exactamente nos mesmos, pior que isso é saber que só metade do país vota, e o PS ganha com um quarto da população... enquanto isso 5milhoes reclamam todos os dias da vida e do trabalho e nem se dão ao esforço de usar o seu direito/dever... mas para dizer mal de tudo e culpar todos, aí estão sempre atentos.
    podes tentar mudar tudo, mas quando não se consegue mudar mentalidades aí fica difícil mudar o que quer que seja..

Meu pobre país, minha pobre nação...
    Concordam com este comentário: 21papaleguas, desofiapedro
  5. Colocado por: Reduto25podem ter lucro a vontade , mas também devem pagar o que os trabalhadores trabalham , o esforço e uma coisa muito mal medida , os perigos também muito pouco considerados quando toca a analisar valores . Alguem acha sensato um policia ganhar o que ganha , um bombeiro ganhar o que ganha ? e dos impostos se calhar ...

Os ordenados não resultam do "esforço" ou "risco". Resultam do que alguém está disposto a pagar pelo que é produzido, da relação entre o nº de pessoas disponíveis para aquela função e o nº de vagas, etc.

Claro que o risco ou a penosidade de uma função influenciam a quantidade de candidatos..
    • Jome
    • 22 novembro 2021
    Para quem acha que não somos produtivos (apenas) por causa dos custos que os funcionários representam para o empregador, o país mais produtivo da Europa mostra que isso não tem necessariamente de ser um entrave. Se calhar tem umas coisas (muitas) a aprender com os alemães.
  6. Colocado por: JomePara quem acha que não somos produtivos (apenas) por causa dos custos que os funcionários representam para o empregador, o país mais produtivo da Europa mostra que isso não tem necessariamente de ser um entrave. Se calhar tem umas coisas (muitas) a aprender com os alemães.

Talvez seja boa ideia você rever o conceito de produtividade.
    1. Os custos para o empregador não têm, tanto quanto sei, nenhuma relação com a produtividade.
    2. A Alemanha está longe de ser o país com melhor produtividade da Europa.
  7. Boa noite.

Mais Adam Smith, zero Marx!

Sempre que o estado intervém, seja estipulando salários e tetos, seja criando regras para serviços, seja - maior dos pesadelos - criando entes estatais para "produzir" ou gerir serviços, como a terrivel petrobrás do Brasil ou a ex-estatal-novamente-estatal TAP, empresa aérea "essencial" , o mercado distorce-se e temos sempre prejuizo para aqueles que tem menos força, exatamente o trabalhador que costuma, de forma tristemente tola, apoiar essas medidas do leviatã estatal, sempre inspirado na "igualdade" comunista, ou seja, no fim ninguém tem nada, ou se tiver sorte ainda tem vida.
    Concordam com este comentário: Carvai
  8. O que uma coisa tem a ver com outra ? Se os empresários nao sabem valorizar os seus recursos humanos obviamente tem que haver intervenção do estado .

Pessoas que trabalham na mesma casa a mais de 10 anos e nunca tiveram um aumento.

As pessoas perceberem o seu valor parece ser uma chatice para muitos pelo que vejo aqui.

Nem estou a afalar de empresas estatais , a TAP bem que podia cair .

Por isso e que os jovens vão para outros países para nao serem explorados . Para terem vida e planos familiares .

Nem de esquerda sou tiro completamente ao lado.
  9. Colocado por: Reduto25O que uma coisa tem a ver com outra ? Se os empresários nao sabem valorizar os seus recursos humanos obviamente tem que haver intervenção do estado .

A intervenção que o Estado pode fazer é reduzir os impostos, quer seja aos patrões (IRC), quer seja aos empregados (IRS).
    Nem se trata de valorizar sequer, mas pelo menos que não castigue tanto.

Colocado por: Reduto25Pessoas que trabalham na mesma casa a mais de 10 anos e nunca tiveram um aumento.

A menos que o empregador seja o Estado, não sei porque é este que deve determinar o valor de um empregado.

Colocado por: Reduto25As pessoas perceberem o seu valor parece ser uma chatice para muitos pelo que vejo aqui.

A menos que o empregador seja o Estado, os empregados que percebem o valor que têm, sabem perfeitamente cobrar por isso. Ou deviam. Ou mudam de empregador, ou criam o seu próprio negócio, etc etc...
    • Jome
    • 23 novembro 2021
    Colocado por: J.FernandesTalvez seja boa ideia você rever o conceito de produtividade.
    1. Os custos para o empregador não têm, tanto quanto sei, nenhuma relação com a produtividade.

Terá de reler o que escrevi porque claramente não entendeu.

Colocado por: J.Fernandes2. A Alemanha está longe de ser o país com melhor produtividade da Europa.

Quão "longe" é isso? Da EU é o 6 país mais produtivo, colada ao 4 e 5 posto.
  10. Colocado por: Reduto25

Pessoas que trabalham na mesma casa a mais de 10 anos e nunca tiveram um aumento.

As pessoas perceberem o seu valor parece ser uma chatice para muitos pelo que vejo aqui.
    .

Eu diria que se alguém está á 10 anos sem receber aumentos o problema não está no empregador
    • Jome
    • 23 novembro 2021
    Colocado por: manelvc

Eu diria que se alguém está á 10 anos sem receber aumentos o problema não está no empregador

Nos outros tópicos, a culpa é sempre do dono de obra, já neste tópico a culpa é sempre do trabalhador.
  11. A verdade é que a cultura de trabalho geral dos portugueses é que tem que ser o empregador a fazer mudanças que nos agrade ao invés de irmos nós atrás dessas mudanças.
    Se os trabalhadores começarem a trocar de trabalho para procurar condições que lhes sejam mais favoráveis, os empregadores no geral vão ter que oferecer melhor condições para conseguir contratar.
  12. Colocado por: manelvcos empregadores no geral vão ter que oferecer melhor condições para conseguir contratar.
    Ou então contratam emigrantes que se sujeitam às condições existentes e a ganhar ainda menos
  13. Colocado por: HAL_9000Ou então contratam emigrantes que se sujeitam às condições existentes e a ganhar ainda menos

Por isso é que os portugueses emigram...

Colocado por: Reduto25
    Por isso e que os jovens vão para outros países para nao serem explorados . Para terem vida e planos familiares .
  14. Sim não estão dispostos a receber trocos coisas que pessoas desses países estão por isso e que os vão buscar.

Pois eu aposto consigo que mesmo que baixem os impostos os empregadores vão continuar a pagar o mínimo possível
  15. Colocado por: Reduto25Pois eu aposto consigo que mesmo que baixem os impostos os empregadores vão continuar a pagar o mínimo possível

Pois eu também aposto e mais que isso, desejo, que aqui como em qualquer lugar do mundo as pessoas vão continuar a ter, no geral, a atitude racional: os empregadores a tentarem obter os melhores trabalhadores ao menor custo possível e os trabalhadores a tentarem obter os melhores empregos com o maior salário possível.
  16. Colocado por: HAL_9000Ou então contratam emigrantes que se sujeitam às condições existentes e a ganhar ainda menos

Há que valorizar o nosso trabalho. E por valorizar não estou a falar em abanar bandeirinhas...

0.4625 seg. NEW