Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: luixmodIsto é o oposto do que disse mas ok!!
    Eu estava a fazer uso de uma figura de estilo (ironia), pareceu-me óbvio. Peço desculpa.
  2. O que acabou de dizer não faz o mínimo de sentido uma empresa e livre de pagar o que quiser só não e livre de pagar abaixo do SMN , ou você queria que as empresas tivessem a liberdade de pagar abaixo do SMN explique lá isso.

Simsim são proibidas de ter lucro , por isso e que fecham todas.
  3. Colocado por: Reduto25O que acabou de dizer não faz o mínimo de sentido uma empresa e livre de pagar o que quiser só não e livre de pagar abaixo do SMN , ou você queria que as empresas tivessem a liberdade de pagar abaixo do SMN explique lá isso.

Simsim são proibidas de ter lucro , por isso e que fecham todas.

https://www.jn.pt/economia/portugal-esta-a-transformar-se-num-pais-de-salarios-minimos--14296914.html
    Tire as suas conclusões.
    • Jome
    • 29 novembro 2021
    Colocado por: N Miguel Oliveira

https://www.jn.pt/economia/portugal-esta-a-transformar-se-num-pais-de-salarios-minimos--14296914.html
    Tire as suas conclusões.

Mais um bocadinho e estão a dizer que o salário mínimo tem aumentado demasiado, devia seguir o valor do salário médio.
  4. O salário mínimo não impede nenhum patrão de pagar mais.
    Concordam com este comentário: eu
  5. Colocado por: JomeMais um bocadinho e estão a dizer que o salário mínimo tem aumentado demasiado, devia seguir o valor do salário médio.

Ao ritmo que isto vai, não tarda não se distingue o salário médio do mínimo. (Vou-me esforçar mais para quê?)
    Mas parece que não vêem nada de mal nisso.
    Nestas equações, parece que pouco importa se as empresas ou o Estado produzem mais ou menos que antes.
  6. Colocado por: Reduto25O salário mínimo não impede nenhum patrão de pagar mais.

"Os patrões são todos uns mauzões. Só não pagam mais porque não querem..." É +/- isto não é?
  7. Colocado por: N Miguel Oliveira

"Os patrões são todos uns mauzões. Só não pagam mais porque não querem..." É +/- isto não é?

Vôce e que diz que os patrões não pagam mais por causa do SMN se fossem eles a escolher salários provavelmente estavam.ao nível de Espanha
  8. Colocado por: Reduto25Vôce e que diz que os patrões não pagam mais por causa do SMN ESTADO se fossem eles a escolher salários provavelmente estavam.ao nível de Espanha
  9. Colocado por: N Miguel OliveiraNestas equações, parece que pouco importa se as empresas ou o Estado produzem mais ou menos que antes.
    Importa sobretudo ver quais são as estratégias que tanto o estado como as empresas adotam para os trabalhadores produzirem? Ou fazem tudo da maneira que sempre fizeram, e esperam que os trabalhadores produzam mais por milagre?

Por exemplo num trabalho que consiste em arar uma terra de 10000 m2 para semear trigo:
    - Contratam o N Miguel Oliveira para fazer o trabalho e a ferramenta que lhe entregam é uma enxada.
    - Contratam-me a mim e fornecem-me um trator.

Eu faço o trabalho em 5h, e o N Miguel Oliveira em 5 dias. Quem foi mais produtivo? Quem trabalhou mais? Quem merece ganhar mais?

Isso de querer pagar pouco (quanto menos possível) às pessoas porque elas não são produtivas, tem algumas nuances que nem sempre sãpo tidas em consideração.
  10. pessoalmente acho que se devia pagar mais ás pessoas mas não devia haver tanta proteção laboral como alguns querem ter.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, eu
  11. Colocado por: marco1mas não devia haver tanta proteção laboral como alguns querem ter.
    Isso já está a acabar. Se falar com o pessoal abaixo dos 35-30 anos vai ver que têm contratos de trabalhado bastante menos estáveis que as gerações anteriores.
    Eu também concordo que esta é uma nova realidade que poderá ser benéfica para o avanço da economia. Contudo essa falta de estabilidade deveria ser compensada com ordenados mais decentes. Infelizmente passa-se exatamente o contrário, quem tem empregos estáveis e com os direitos todos e mais alguns é quem regra geral tem salários mais elevados. Isto explica em grande parte a fuga de mão de obra especializada para outros países.
    Concordam com este comentário: marco1
  12. Colocado por: HAL_9000Contudo essa falta de estabilidade deveria ser compensada com ordenados mais decentes

penso que acabaria por se ir ajustando a isso e quer a produtividade quer os salarios iam aumentando.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
    • Jome
    • 29 novembro 2021
    Colocado por: marco1pessoalmente acho que se devia pagar mais ás pessoas mas não devia haver tanta proteção laboral como alguns querem ter.

Protecção laboral? Conhece algum colega de profissão com menos de 5/10 anos de experiência que não esteja a recibos verdes ou contratos a prazo?
    • Jome
    • 29 novembro 2021
    Colocado por: N Miguel OliveiraAo ritmo que isto vai, não tarda não se distingue o salário médio do mínimo. (Vou-me esforçar mais para quê?)

Exactamente, e como é que se combate isso? Não se aumenta o salário mínimo... Surreal ainda se pensar assim.
  13. Colocado por: HAL_9000Por exemplo num trabalho que consiste em arar uma terra de 10000 m2 para semear trigo:
    - Contratam o N Miguel Oliveira para fazer o trabalho e a ferramenta que lhe entregam é uma enxada.
    - Contratam-me a mim e fornecem-me um trator.

Eu faço o trabalho em 5h, e o N Miguel Oliveira em 5 dias. Quem foi mais produtivo? Quem trabalhou mais? Quem merece ganhar mais?

Mas está a comparar dois trabalhadores com ferramentas diferentes caramba.

Se dentro da mesma empresa, tem receitas que justifiquem 2 empregados a fazer a mesma tarefa... (seja os dois de enxada ou os dois de trator) e se um deles toca viola todo dia... Chega ao fim e verá que o que produz verdadeiramente até pode receber mais que o que toca viola... mas o seu salário estará sempre condicionado pelo decreto que define o do que toca viola... porque a receita que produzem tem que dar para pagar aos dois. É desmotivante para o que toca viola porque teria que começar a trabalhar verdadeiramente para receber um pouco mais... e é frustrante para o que trabalha a sério... Mais tarde ou mais cedo terminam os dois a tocar viola... até que o que produzem deixa de ser suficiente para pagar aos dois.

Se dentro das empresas ainda se vai amenizando esta situação, na função pública é desesperante (porque não há um patrão)... salvo encontrem melhores empregos ou se reformem... é quase um trabalho para a vida. Não evolui, mas é certinho...

A julgar pela noticia, acha normal um SMN subir 200 e o médio 100?

Contudo, concordo que há nuances, não é tudo branco ou preto...
  14. Colocado por: JomeExactamente, e como é que se combate isso?

Produzindo mais, melhor e com maior critério. Produzindo!

Colocado por: JomeSurreal ainda se pensar assim.

Surreal é querer dividir o mesmo bolo, em mais fatias, e em fatias maiores. Mas a matemática é tramada...
  15. Miguel

penso que a coisa é mais complexa
    já agora que tal dividir o mesmo bolo com fatias mais iguais?
  16. Colocado por: marco1já agora que tal dividir o mesmo bolo com fatias mais iguais?

Mas e não é isso que já esta a acontecer? Aos poucos "todos" recebem o mínimo.
    Como em teoria trabalhamos todos de "igual" modo, recebemos todos por "igual"...
    Não importa o que se produza ou que receita se faça individualmente.
    O único mal disto é que depois a natureza humana é como a matemática (é tramada) e vê-se que afinal não somos todos "iguais".

Colocado por: marco1penso que a coisa é mais complexa

Verdade. Por isso não faltam livros sobre isso... e mesmo assim ainda não se percebe bem como as coisas funcionam. São as tais nuances.
    Concordam com este comentário: Antonvier
    • Jome
    • 29 novembro 2021 editado
    .

0.5023 seg. NEW