Colocado por: luixmodIsto é o oposto do que disse mas ok!!Eu estava a fazer uso de uma figura de estilo (ironia), pareceu-me óbvio. Peço desculpa.
Colocado por: Reduto25O que acabou de dizer não faz o mínimo de sentido uma empresa e livre de pagar o que quiser só não e livre de pagar abaixo do SMN , ou você queria que as empresas tivessem a liberdade de pagar abaixo do SMN explique lá isso.
Simsim são proibidas de ter lucro , por isso e que fecham todas.
Colocado por: N Miguel Oliveira
https://www.jn.pt/economia/portugal-esta-a-transformar-se-num-pais-de-salarios-minimos--14296914.html
Tire as suas conclusões.
Colocado por: JomeMais um bocadinho e estão a dizer que o salário mínimo tem aumentado demasiado, devia seguir o valor do salário médio.
Colocado por: Reduto25O salário mínimo não impede nenhum patrão de pagar mais.
Colocado por: N Miguel Oliveira
"Os patrões são todos uns mauzões. Só não pagam mais porque não querem..." É +/- isto não é?
Colocado por: Reduto25Vôce e que diz que os patrões não pagam mais por causa doSMNESTADO se fossem eles a escolher salários provavelmente estavam.ao nível de Espanha
Colocado por: N Miguel OliveiraNestas equações, parece que pouco importa se as empresas ou o Estado produzem mais ou menos que antes.Importa sobretudo ver quais são as estratégias que tanto o estado como as empresas adotam para os trabalhadores produzirem? Ou fazem tudo da maneira que sempre fizeram, e esperam que os trabalhadores produzam mais por milagre?
Colocado por: marco1mas não devia haver tanta proteção laboral como alguns querem ter.Isso já está a acabar. Se falar com o pessoal abaixo dos 35-30 anos vai ver que têm contratos de trabalhado bastante menos estáveis que as gerações anteriores.
Colocado por: HAL_9000Contudo essa falta de estabilidade deveria ser compensada com ordenados mais decentes
Colocado por: marco1pessoalmente acho que se devia pagar mais ás pessoas mas não devia haver tanta proteção laboral como alguns querem ter.
Colocado por: N Miguel OliveiraAo ritmo que isto vai, não tarda não se distingue o salário médio do mínimo. (Vou-me esforçar mais para quê?)
Colocado por: HAL_9000Por exemplo num trabalho que consiste em arar uma terra de 10000 m2 para semear trigo:
- Contratam o N Miguel Oliveira para fazer o trabalho e a ferramenta que lhe entregam é uma enxada.
- Contratam-me a mim e fornecem-me um trator.
Eu faço o trabalho em 5h, e o N Miguel Oliveira em 5 dias. Quem foi mais produtivo? Quem trabalhou mais? Quem merece ganhar mais?
Colocado por: JomeExactamente, e como é que se combate isso?
Colocado por: JomeSurreal ainda se pensar assim.
Colocado por: marco1já agora que tal dividir o mesmo bolo com fatias mais iguais?
Colocado por: marco1penso que a coisa é mais complexa