Iniciar sessão ou registar-se
    • Jome
    • 29 novembro 2021 editado
    Colocado por: N Miguel OliveiraProduzindo mais, melhor e com maior critério. Produzindo!

Que grande confusão que por aí vai, então o pessoal que recebe o salário mínimo é que tem de produzir mais e melhor para que o patrão aumente o salário proporcionalmente ao que ganha o salário médio?

Colocado por: N Miguel OliveiraVerdade. Por isso não faltam livros sobre isso... e mesmo assim ainda não se percebe bem como as coisas funcionam. São as tais nuances.

Exacto, se o aumento do salário mínimo estivesse dependente dos patrões (tal como o aumento do salário médio), a esta hora ainda andávamos pelos 400 euros, mas pelo menos podiam dizer que estava proporcional ao aumento do salário médio, nivelar por baixa como sempre.

Colocado por: N Miguel OliveiraA julgar pela noticia, acha normal um SMN subir 200 e o médio 100?

Acho péssimo o SMN so ter subido aquela percentagem (basta comprar com a inflação nesses anos) e acho pior do que péssimo o salário médio ter fica ainda mais a trás. Agora a solução é não aumentar o salário mínimo? Isso é medida mesmo tipo piada dum sketch de gato fedorento.
  1. O problema também é daqueles que mesmo trabalhando mal são dos mais bem pagos pois têm sangue "azul".

https://sol.sapo.pt/artigo/754425/a-tap-e-a-9-pior-companhia-aerea-internacional
  2. Colocado por: Jome

Que grande confusão que por aí vai, então o pessoal que recebe o salário mínimo é que tem de produzir mais e melhor para que o patrão aumente o salário proporcionalmente ao que ganha o salário médio?

Exacto, se o aumento do salário mínimo estivesse dependente dos patrões (tal como o aumento do salário médio), a esta hora ainda andávamos pelos 400 euros, mas pelo menos podiam dizer que estava proporcional ao aumento do salário médio, nivelar por baixa como sempre.

Acho péssimo o SMN so ter subido aquela percentagem (basta comprar com a inflação nesses anos) e acho pior do que péssimo o salário médio ter fica ainda mais a trás. Agora a solução é não aumentar o salário mínimo? Isso é medida mesmo tipo piada dum sketch de gato fedorento.

O filme que você inventa para garantir o aumento de salário e continuar a fazer o mínimo possível.. dai se chamar salário minimo! Atenção eu não estou contra o salário mínimo, eu estou contra o pessoal fazer o mínimo possivel!
    Outra coisa é dizer que os patrões não dão aumentos para além do Salário mínimo o que é mentira, agora e á 20 anos atrás quem era bom no seu trabalho ganhava bastante. Eu estive numa empresa á uns anos, em que os bons operadores levavam para casa 2000€ limpos.. hoje na mesma empresa numa área mais especializada não cheguei a isso! Mas os operadores antigos continuam a ganhar isso! Curioso! Querem ganhar mais têm de se tornar valiosos para a empresa, ponto final!

Atenção isso só se aplica para empresas privadas porque nas públicas entram outras variáveis em jogo
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  3. Colocado por: JomeMais um bocadinho e estão a dizer que o salário mínimo tem aumentado demasiado

Como já aqui disse, parece-me óbvio que o SMN tem subido demasiado. Ele é demasiado alto para a economia que temos.
    E isso pode ser provado na comparação com as economias europeias por qualquer critério que se queira utilizar: SMN/produtividade, SMN/salário médio, etc., etc.
  4. Colocado por: HAL_9000Eu faço o trabalho em 5h, e o N Miguel Oliveira em 5 dias. Quem foi mais produtivo? Quem trabalhou mais? Quem merece ganhar mais?

A questão não é quem merece ganhar mais, é antes quem traz mais produção, mais faturação, de modo que os salários possam ser maiores; e a resposta é óbvia.

O que se passa com grande parte das pessoas que aqui se queixa dos salários portugueses é que acha que uma empresa com gente a trabalhar de enxada pode pagar os mesmos salários que uma empresa com os mesmos trabalhadores a fazerem o serviço de trator. Ou seja, para algumas pessoas parece ser indiferente que uma empresa com certo número de trabalhadores fature X e outra ao lado da mesma área de negócio, com o mesmo número de trabalhadores, fature 2X.
  5. Muita gente ainda não percebeu que numa economia como a nossa, com empresas pouco produtivas, endividadas, com o garrote de impostos brutais e com a pressão permanente de aumentos irrealistas do SMN, a pressão para que os salários mais elevados que o SMN não subam, ou subam muito mais devagar, é enorme.

Se a massa salarial é obrigada a aumentar com aumentos do SMN completamente desligados da realidade, a compensação surge do lado dos salários mais altos, porque a manta é curta e se querem muito tapar os pés, descobrem a cabeça.
    • Jome
    Colocado por: luixmodO filme que você inventa para garantir o aumento de salário e continuar a fazer o mínimo possível.. dai se chamar salário minimo!

convido-o a ir ver qual a "função" de definir um salário minimo.

Colocado por: luixmodeu estou contra o pessoal fazer o mínimo possivel!

mas alguem está a favor?

Colocado por: luixmodEu estive numa empresa á uns anos, em que os bons operadores levavam para casa 2000€ limpos.. hoje na mesma empresa numa área mais especializada não cheguei a isso! Mas os operadores antigos continuam a ganhar isso!

ou seja, em vez de aumentados tiveram redução do salário, a inflação não espera que os salários aumentem, ela bate à porta todos os anos (mês após mês muitas vezes).

Colocado por: J.Fernandes
    Como já aqui disse, parece-me óbvio que o SMN tem subido demasiado. Ele é demasiado alto para a economia que temos.
    E isso pode ser provado na comparação com as economias europeias por qualquer critério que se queira utilizar: SMN/produtividade, SMN/salário médio, etc., etc.

infelizmente a boa gestão de empresas não se aumenta por decreto... isso é que era.

Colocado por: J.FernandesMuita gente ainda não percebeu que numa economia como a nossa, com empresas pouco produtivas, endividadas, com o garrote de impostos brutais e com a pressão permanente de aumentos irrealistas do SMN, a pressão para que os salários mais elevados que o SMN não subam, ou subam muito mais devagar, é enorme.

está a chegar o fim do ano, é ver a correria que vai ser a comprar carros novos para a empresa (para ter deduções) em vez de investirem em maquinaria e/ou formação.

mas isto é uma discussão que não leva a lado nenhum. É continuar assim para tentar "roubar" algumas empresas que ainda estou localizadas na roménia e bulgaria, em breve os salários lá serão mais altos que em PT e assim poderemos voltar a ser a china da europa.
  6. Colocado por: JomeQue grande confusão que por aí vai, então o pessoal que recebe o salário mínimo é que tem de produzir mais e melhor para que o patrão aumente o salário proporcionalmente ao que ganha o salário médio?

Então você não acha que tem que produzir mais para que lhe paguem mais?
    O que é que lhe causa tanta confusão nesta equação?
    • Jome
    • 29 novembro 2021
    Colocado por: N Miguel OliveiraEntão você não acha que tem que produzir mais para que lhe paguem mais?

se quiser levar para o exemplo pessoal, eu produzo sempre o mesmo e sou aumentado todos os anos (e a cima da inflação), trabalho é para uma empresa multinacional.

Colocado por: N Miguel Oliveira
    1. O que é que lhe causa tanta confusão nesta equação?

o que me causa confusão é como é que quem recebe o salário médio não consegue produzir o suficiente para lhe aumentarem mais o salário.

este tipo de comentários vindo de um arquitecto que deve conhecer bem a realidade salarial e exploração que se vive no ceio da classe causa algum espanto, é verdade.
  7. Colocado por: JomeExacto, se o aumento do salário mínimo estivesse dependente dos patrões (tal como o aumento do salário médio), a esta hora ainda andávamos pelos 400 euros, mas pelo menos podiam dizer que estava proporcional ao aumento do salário médio, nivelar por baixa como sempre.

Quem dita o salário nem é o patrão, nem devia ser o Estado, mas sim o Mercado!
    E este não é feito apenas de patrões ou leis ou os empregados. É feito por esses todos e ainda lhe pode juntar a situação global, os covids e afins... No final tudo termina na velha máxima da procura e da oferta. Qual é dúvida?

Verifique de novo a definição de "nivelar"... nivelar é pôr tudo ao mesmo nível...
    Nivelar por baixo é o que se está a fazer agora, médio e mínimo já são praticamente a mesma coisa... estão a ficar "nivelados".
    Acha lógico isso? Acha que somos todos iguais para ganharmos o mesmo?
    • Jome
    • 29 novembro 2021
    Colocado por: N Miguel OliveiraQuem dita o salário nem é o patrão, nem devia ser o Estado, mas sim o Mercado!

A não ser que tenham mudado as regras, é mesmo assim.
    Estou a ver que também não sabe qual a função de um salário mínimo.

Colocado por: N Miguel OliveiraÉ feito por esses todos e ainda lhe pode juntar a situação global, os covids e afins... No final tudo termina na velha máxima da procura e da oferta. Qual é dúvida?

Para mim não há dúvida nenhuma o N Miguel é que pelo seu discurso parece que pensa que é o estado quem define o salário médio.

Colocado por: N Miguel OliveiraNivelar por baixo é o que se está a fazer agora, médio e mínimo já são praticamente a mesma coisa... estão a ficar "nivelados".
    Acha lógico isso? Acha que somos todos iguais para ganharmos o mesmo?

Claro que não acho lógico, mas é aquilo que chama de lei d a oferta / procura. Afinal já não é assim tão porreira pois não?
  8. Colocado por: Jomeeste tipo de comentários vindo de um arquitecto que deve conhecer bem a realidade salarial e exploração que se vive no ceio da classe causa algum espanto, é verdade.

Maior razão me dá.
    Ora se há mais Arquitectos dos que são necessários não vejo qual o espanto. O Mercado também é tramado.
    Se não chegam projectos novos, há-que despedir, pagar menos, etc etc... qual é a dúvida?
    Ou mudar de atitude, procurar fora da caixa, diferenciar-se, mudar de área, inventar projectos, construir e vender, etc etc...
    Os resultados terminam por aparecer.

Ou prefere estar ali à espera que chova sem fazer mais por isso...
    Outra coisa ainda é não saber valorizar-se ou cobrar por isso. Quem estiver mal que se mude.
    Esperar que seja o Estado a trazer-lhe aumentos é no mínimo caricato.
    • Jome
    Colocado por: N Miguel OliveiraEsperar que seja o Estado a trazer-lhe aumentos é no mínimo caricato.

Mais uma vez, tem de ir ver a definição e conceito se salário mínimo, só em países de terceiro mundo é que uma grande fatia da população o recebe e é visto como a normal, e mesmo assim existem pessoas que acham que está muito alto. Surreal.

Colocado por: N Miguel OliveiraOra se há mais Arquitectos dos que são necessários não vejo qual o espanto. O Mercado também é tramado.
    Se não chegam projectos novos, há-que despedir, pagar menos, etc etc... qual é a dúvida?

Os arquitectos são peritos a aproveitarem-se dá situação e a esmifrarem esse que tanto critica, o estado. Tudo que são apoios e estágios e afins, tudo aproveitado para ter mão de obra barata (ou de borla) e fazer concorrência desleal ao vizinho. Não tem um pingo de ética, mas pronto.
  9. Colocado por: JomePara mim não há dúvida nenhuma o N Miguel é que pelo seu discurso parece que pensa que é o estado quem define o salário médio.

O Estado chega e aumenta 200€ ao salário mínimo ignorando o que se produz.
    Bonito era cobrar menos 100€ IRC à empresa e menos 100€ IRS ao trabalhador e ora aí estavam os 200€ de aumento.
    Acham que subindo o SMN, mais impostos entram...

Você acha que o salário mínimo fará aumentar o médio...
    Eu acho que quanto menos fizer o estado, melhores resultados terá a economia, todos passam a ganhar mais e de modo mais justo...
  10. Colocado por: JomeOs arquitectos são peritos a aproveitarem-se dá situação e a esmifrarem esse que tanto critica, o estado. Tudo que são apoios e estágios e afins, tudo aproveitado para ter mão de obra barata (ou de borla) e fazer concorrência desleal ao vizinho. Não tem um pingo de ética, mas pronto.

Finalmente concordamos nalguma coisa. Já era hora :)
    Mas cuidado com as generalizações...
  11. Colocado por: Jomesalário mínimo, só em países de terceiro mundo é que uma grande fatia da população o recebe

Exatamente, os mais de 20% de população que recebe o SMN são uma percentagem completamente anormal para um país desenvolvido. Na europa mais desenvolvida este valor é muito mais baixo (2%, 5%...).
    • Jome
    • 29 novembro 2021
    Colocado por: N Miguel OliveiraBonito era cobrar menos 100€ IRC à empresa e menos IRS ao trabalhador e ora aí estavam os 200€ de aumento.

Concordo que baixar o IRS seria uma boa medida, agora achar que baixar IRC ia traduzir em aumento para o funcionário é o mesmo que achar que baixar o IVA vai fazer os produtos ficarem mais baratos.

Colocado por: N Miguel OliveiraVocê acha que o salário mínimo fará aumentar o médio...

Eu acho? Está enganado, eu ajco que o salário mínimo deve garantir que quem o recebe consiga ter uma vida condigna.

Colocado por: N Miguel OliveiraEu acho que quanto menos fizer o estado, melhor resultados terá a economia, todos passam a ganhar mais e de modo mais justo...

No geral estou de acordo, não estou de acordo é deixar ao critério do empregador qual seria o mínimo a pagar.

O que estou em total desacordo é aumentar o SLM e a seguir ir dar uma mama às empresas para compensar.
    • Jome
    • 29 novembro 2021
    Colocado por: N Miguel Oliveira

Finalmente concordamos nalguma coisa. Já era hora :)
    Mas cuidado com as generalizações...

Sim, tem razão, foi uma generalização que será injusta para muitos profissionais.
  12. Colocado por: Jome

convido-o a ir ver qual a "função" de definir um salário minimo.

mas alguem está a favor?

ou seja, em vez de aumentados tiveram redução do salário, a inflação não espera que os salários aumentem, ela bate à porta todos os anos (mês após mês muitas vezes).

infelizmente a boa gestão de empresas não se aumenta por decreto... isso é que era.

está a chegar o fim do ano, é ver a correria que vai ser a comprar carros novos para a empresa (para ter deduções) em vez de investirem em maquinaria e/ou formação.

mas isto é uma discussão que não leva a lado nenhum. É continuar assim para tentar "roubar" algumas empresas que ainda estou localizadas na roménia e bulgaria, em breve os salários lá serão mais altos que em PT e assim poderemos voltar a ser a china da europa.

a função do salário mínimo é isso, fazer o mínimo possível e ter um salário "justo"... se voce não se esforça mais é porque não quer...
    a inflação e os custo de um trabalhador para um empresa é que causaram essa estagnação do salário dos bons trabalhadores... não foi o patrão que deixou de pagar mais, ficou difícil pagar mais porque o estado mete a mão e leva quanto quer... se calhar se voce trabalha-se algumas horas extras ia sentir na pele essa injustiça que é o estado a levar mais de metade do seu esforço!!
  13. Colocado por: JomeEstou a ver que também não sabe qual a função de um salário mínimo.

Elucide-nos lá sobre o que é isso da função de um SMN.
    Da função não faço ideia, mas das consequências sei.

0.5628 seg. NEW