Colocado por: JomeNem o N Miguel acredita no que está a escrever.
Colocado por: JomeManeira romântica de dizer...
....O que que muitas empresas (escritórios de advogados e arquitectos foram aos pontapés) fizeram? Subverteram e aproveitaram-se de uma boa medida para se encherem de força laboral paga por todos! Muitos chegaram ao cúmulo de pagar o valor total e mandar o funcionário ir ao multibanco levantar a aparte que a empresa com participou para devolver.
Esta é a mentalidade que nos rodeia, chicos espertos.
Colocado por: AntonvierAs pessoas em sua maioria esquecem de um fato primordial, a maioria nasce pobre e isso é um fato, não é maldade, ou a cobiça do capitalista opressor, nascemos pobres desde que o mundo é mundo! O que podemos mudar é a nossa história a partir daí, podemos ficar resmungando e reclamando, colocando a culpa "nos outros" "na injustiça social" "nos politicos ladrões" ou podemos estudar, trabalhar , CRIAR riqueza. Nunca na história da humanidade fomos tão prósperos, a maioria de nós viventes hoje tem uma vida MUITO superior ao de reis da antiguidade, temos até luxos impensáveis outrora como dias de descanso, ou a capacidade de matar a fome apenas abrindo a porta do frigorífico.
A riqueza que desfrutamos hoje foi construida por outros que não culparam ninguém, apenas trabalharam, cuidaram de suas familias e de sua vida. E como foi bem falado várias vezes aqui, a ferramenta responsável por essa enorme riqueza sem precedentes em nossa história foi o LIVRE MERCADO, sim, aquele mesmo que os socialistas cospem ao falar o nome, pois sabem que frente a eficiência deste, a ineficiência deles fica estarrecedoramente exposta.
O mundo não é perfeito, e nem será. Os individuos SÃO diferentes e continuarão sendo. O "Grande Erro da Rússia" tenta espalhar essa bobagem de igualdade , divisão de riqueza, etc..., essa bobagem que continua a ser disseminada hoje mesmo com o testemunho recente daqueles que viviam atrás da cortina de ferro e do muro de berlim. CENTENAS DE MILHÕES morreram e morrem em nome disso até hoje. Vivenciamos o terror que o socialismo sempre trás, mas continua-se a espalhar-se essas idéias como se realmente não fossem mais do que o instrumento da fome, miséria e destruição.
Colocado por: N Miguel OliveiraVivi em países que não dão a importância ao SMN que se dá cá... Nem têm a proteção laboral que por cá existe. Num deles nem havia sequer SMN e não é por isso que se não se paga dignamente, era precisamente o contrário. Noutro o SMN é um mero indicador, serve sobretudo como unidade de medida ou termo de comparação... Outro é parecido com PT e o resultado é parecido também.
Colocado por: N Miguel OliveiraDo mesmo modo que aferir o SMN não é razão para um empregado ser desplicente ou estar a trabalhar "forçado"..
Colocado por: N Miguel OliveiraEssa dos Arquitectos e Advogados estava mais que visto que ia dar nisso, que patos...
Colocado por: N Miguel OliveiraEsses estágios patrocinados, serviram para alguma coisa? Além de apenas atrasar o inevitável? Depois de acabarem os apoios, o mercado estava lá à espera para dar a ceifada... E dar um banho de realidade aos estagiários...
Colocado por: JomeResumindo, em PT se não houvesse SMN definido por lei, os patrões até iriam pagar a cima do mesmo, é isso?
Colocado por: JomeNunca foi, não falta é gente que foi despedida, e bem.
Colocado por: JomeBela mentalidade tuga, patos são os que até propõem medidas interessantes, não aqueles que se aproveitam delas...
Colocado por: N Miguel Oliveira
A meu ver sim. Foi o que vi noutros países e na sociedade genericamente.
Sem olhar a estatísticas, diria que cá sobrevaloriza-se demasiado a noção de SMN, e o seu valor monetário.
A boa intenção de aumentar o SMN por decreto, produz o efeito contrário, paradoxalmente.
No final terminamos todos a ganhar o mesmo, o "mínimo", sem nenhum factor de motivação.
Colocado por: N Miguel Oliveira
Claro. Os patos são aqueles que ao ver o abuso generalizado dessa medida, insistiam no erro de esbanjar verba pública.
Se bem me lembro, há uns 10-15 anos, 90% dos anúncios de emprego na Arquitectura eram "no âmbito do estágio IEFP"...
Não acharam estranho? Na minha opinião o único efeito que trouxe foi adiar o que o mercado anunciava...
Mas pronto, se lhe serviu, fico feliz por si.
Colocado por: JomeQuando se fala do alto do pedestal e não se passa por elas é que se acha que "o mercado" se auto regula e funciona na perfeição, basta olhar para a história e ver que não é bem assim, nem tudo ao mar nem tudo à terra.
Colocado por: N Miguel OliveiraAté para despedir alguém que trabalhe "forçado" é preciso pagar, tal é a bolha protectora...E isso acontece porque? porque se começou a verificar que algumas empresas tratavam os funcionários como material descartável. O nosso problema é estrutural, enquanto se mantiver esta mentalidade, se a coisas não forem legisladas ocorrem abusos.
Colocado por: JomeVai-me desculpar mas os seus comentários têm 0 de coerência.
Colocado por: Jomeo problema do país é estar cheio de portugueses.
Colocado por: JomeA produtividade ia aparecer como por magia portanto.
Colocado por: N Miguel OliveiraProduzindo caramba. No fundo, viver sem estar à espera que o Estado resolva o que um não pode por si mesmo
Colocado por: Reduto25Você nao consegue explicar a sua afirmação . Diz inúmeras vezes que o SMN e um impedimento , que ate poderíamos vir a ter salários superiores se nao houvesse SMN .
Explique-me pff eu nao consigo entender a sua logica , onde e que o SMN e um impedimento para alguém pagar mais?
Colocado por: N Miguel Oliveira
Vivi em países que não dão a importância ao SMN que se dá cá... Nem têm a proteção laboral que por cá existe. Num deles nem havia sequer SMN e não é por isso que se não se paga dignamente, era precisamente o contrário. Noutro o SMN é um mero indicador, serve sobretudo como unidade de medida ou termo de comparação... Outro é parecido com PT e o resultado é parecido também.
Colocado por: N Miguel OliveiraSe bem me lembro, há uns 10-15 anos, 90% dos anúncios de emprego na Arquitectura eram "no âmbito do estágio IEFP"...
Colocado por: j.britoQualquer malandro vai ganhar o SMN e não se esforça mais por isso, é um básico cujo vencimento chega para viver. Se não tem que se esforçar para ganhar mais porque raio é que o patrão lhe vai pagar mais?
Colocado por: JomeEstá-me a parecer que muita gente acha que quem ganha SMN é menos do que aqueles que recebem a cima deste
Colocado por: HAL_9000A culpa é deles por ganharem o SMN?