Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: JomeFalam sempre em menos estado mas quando a coisa do mercado se auto regular não funciona como esperavam, volta a culpar o estado por as empresas não concorrerem entre si.


    O Estado se acha caro em vez de limitar que entre no mercado sendo concorrente e venda o gás mais barato. O grande mal é sempre o mesmo, funciona como entidade sem fins lucrativos... (e bem), mas depois não há milagres, ou endivida-se ou vai buscá-lo noutro sector qualquer ou imposto... E não devia ser assim. Deveria autossustentar-se pelo menos.

    Por principo, seja produto ou serviço, antes de analisar o preço interessa-me saber se a coisa funciona ou não...
    • Jome
    • 15 dezembro 2021
    Colocado por: N Miguel Oliveira
    O Estado se acha caro em vez de limitar que entre no mercado sendo concorrente e venda o gás mais barato.

    Ahh então o "menos estado" é só quando convém, quando não convém, além de ser mais estado, é, mais uma empresa pública para fazer concorrência aos privados, é isso? Incoerência ao máximo!
  2. Há estado que chegue e sobre, o problema é o estado ser corrupto e incompetente. A ERSE e ANACOM são o exemplo disso e acredito que os elevados preços praticados nos sectores essenciais são culpa do estado que faz "parcerias" com a empresas fornecedoras.

    Basta olhar lá para fora e ver se as pessoas migram para países com muito ou pouco estado. Quem quer muitoestado tem bom remédio, pode ir para Corea do Norte, Rússia, Venezuela, etc....há lá estado a perder de vista.
    • Jome
    • 15 dezembro 2021
    Colocado por: DuarteMHá estado que chegue e sobre, o problema é o estado ser corrupto e incompetente

    É o espelho do povo, é tipo o pessoal a tentar fugir de pagar IVA.



    Colocado por: DuarteMsão culpa do estado que faz "parcerias" com a empresas fornecedoras.

    Que parcerias são essas?



    Colocado por: DuarteMQuem quer muitoestado tem bom remédio, pode ir para Corea do Norte, Rússia, Venezuela, etc....há lá estado a perder de vista.

    Tantos países com "Muito estado" onde se vive muito melhor do que cá, basta olhar para o norte da Europa.
  3. Colocado por: JomeÉ o espelho do povo, é tipo o pessoal a tentar fugir de pagar IVA.


    É o que acontece quando se tem impostos elevadíssimos e salários baixos.

    Colocado por: JomeQue parcerias são essas?


    Jobs for the boys, ou não conhece administradores "ex-políticos". Na EDP foi mato e agora recentemente tem o negócio das barragens e dpois as PPP. Nem acredito que me fez essa pergunta Lol, vive em POrtugal?

    Colocado por: JomeTantos países com "Muito estado" onde se vive muito melhor do que cá, basta olhar para o norte da Europa.


    Dê exemplos de onde e de que maneira está o estado desses países envolvido a mais que em Portugal.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  4. Colocado por: JomeAhh então o "menos estado" é só quando convém, quando não convém, além de ser mais estado, é, mais uma empresa pública para fazer concorrência aos privados, é isso? Incoerência ao máximo!


    Tem que prestar mais atenção ao que lê. "Se o Estado acha caro"...
    "Se..."

    Isto porque o Estado, que é especialista em fazer contas, determina um valor máximo sem participar nesse mercado... Que crédito tem? Anda agora a mandar nas empresas? Por isso digo, se acha que X valor é razoavel para Y produto, que o faça ele por esse preço... Ou que deixe o mercado establecer a ordem natural das coisas.

    Triste é chorar por tudo. Pelo menos é coerente realmente.
    Se acha o gás caro, use indução ou coma cru, acenda a fogueira ou tome banho de água fria que faz melhor até. Regateie o contrato, não consuma tanto... Depois vem o: "há muita gente que não tem alternativa... ou que não pode pagar". Pois deixe de trocar de carro, TV ou telemovel tantas vezes, os cigarros, as compras de natal ou a SporTV que o dinheiro aparece. No final tudo são escolhas.

    O Estado, quanto mais quietinho estiver, melhor. Deve é zelar pela concorrencia saudavel e desburocratizar... fazer com que a Justiça não demore a eternidade que demora e que os seviços sejam eficientes e sustentáveis. Os monopólios empresariais acabarão por cair.
    • Jome
    • 16 dezembro 2021
    Colocado por: DuarteMÉ o que acontece quando se tem impostos elevadíssimos e salários baixos.

    Treta, o tuga até pelas lanches de natal gratuito se atropelam uns aos outros.



    Colocado por: DuarteMJobs for the boys, ou não conhece administradores "ex-políticos". Na EDP foi mato e agora recentemente tem o negócio das barragens e dpois as PPP. Nem acredito que me fez essa pergunta Lol, vive em POrtugal?

    Mas que que isso tem a ver com o preço da Internet?



    Colocado por: JomeDê exemplos de onde e de que maneira está o estado desses países envolvido a mais que em Portugal.

    Qualquer um dos países nórdicos o estado é quem controla as empresas de recursos naturais por exemplo. Mas devolvo-lhe o desafio, em que que o estado Portugues ta mais presente do que nesses países?
    • Jome
    • 16 dezembro 2021 editado
    Colocado por: N Miguel OliveiraTem que prestar mais atenção ao que lê. "Se o Estado acha caro"...
    "Se..."

    Não é o estado que acha caro, são as pessoas, qualquer pessoa com 2 dedos de testa e que saiba fazer contas entre o preço praticado em PT e em Espanha e os salários destes países. Fácil.



    Colocado por: N Miguel OliveiraQue crédito tem? Anda agora a mandar nas empresas? Por isso digo, se acha que X valor é razoavel para Y produto, que o faça ele por esse preço...

    Então, mas as empresas não entram no mercado de livre e espontânea vontade? Se o preço que impõem não lhes dá lucro, que vão para outro mercado.



    Colocado por: N Miguel OliveiraOu que deixe o mercado establecer a ordem natural das coisas

    Isso já sabemos como acaba, tipo o negócio da água aqui da zona (bem famoso nas notícias), passou para a esfera provada e quem se lixou foi o mexilhão que tem de pagar preços absurdos.



    Colocado por: N Miguel OliveiraTriste é chorar por tudo. Pelo menos é coerente realmente.
    Se acha o gás caro, use indução ou coma cru, acenda a fogueira ou tome banho de água fria que faz melhor até. Regateie o contrato, não consuma tanto... Depois vem o: "há muita gente que não tem alternativa... ou que não pode pagar". Pois deixe de trocar de carro, TV ou telemovel tantas vezes, os cigarros, as compras de natal ou a SporTV que o dinheiro aparece. No final tudo são escolhas.

    Se o N Miguel não gosta do estado português, emigre, deixe de ser chorão (e triste pelos vistos)
    Este é o seu nível de argumentação nesse parágrafo.


    Colocado por: N Miguel OliveiraO Estado, quanto mais quietinho estiver, melhor. Deve é zelar pela concorrencia saudavel e desburocratizar... fazer com que a Justiça não demore a eternidade que demora e que os seviços sejam eficientes e sustentáveis. Os monopólios empresariais acabarão por cair.

    Só faltam os violinos.
  5. Colocado por: JomeTreta, o tuga até pelas lanches de natal gratuito se atropelam uns aos outros.


    Claro que é treta, todos sabem que um salário de 600 ou 700 euros chega e sobra para tudo e ainda fazer muita poupança. E que numa conta de 1000 euros necessária, pagar ou deixar de pagar 230 em impostos é irrelevante para essas pessoas.
    Por vezes penso se você não será um adolescente na tal fase.

    Colocado por: JomeMas que que isso tem a ver com o preço da Internet?


    Vive em Portugal? Sabe o que é a Anacom? E a ERSE?
    O que eles têm é centrais nucleares.

    Colocado por: JomeQualquer um dos países nórdicos o estado é quem controla as empresas de recursos naturais por exemplo. Mas devolvo-lhe o desafio, em que que o estado Portugues ta mais presente do que nesses países?


    Quais e e de que maneira? É que não respondeu a nada.

    Olhe aqui o estado português muito envolvido na energia:

    "Incluindo todos os impostos e taxas, o kiloWatt/hora de eletricidade em Portugal (21,54 cêntimos) é agora o oitavo mais caro da UE, atrás de Alemanha (30,88 cêntimos), Dinamarca (29,84), Bélgica (28,39), Irlanda (24,23), Espanha (24,03), Itália (22,94) e Chipre (22,03).

    O cenário muda por completo quando retiramos da equação os impostos. Sem quaisquer impostos e taxas, o preço do mesmo kiloWatt/hora de eletricidade em Portugal desce 10,5 cêntimos, para 11,03. Ou seja, passa a ser apenas o 19º mais caro entre os 28 Estados-membros."
  6. Colocado por: Jomeem que que o estado Portugues ta mais presente do que nesses países?

    Dois exemplos, mas poderiam ser muitos mais:
    - Na legislação laboral muito mais flexível e ágil nos despedimentos, o que significa muito mais flexível e ágil nas contratações - o conceito Flexisegurança é originário da Dinamarca.
    - O estado também pode estar muito mais presente pela sua ineficácia, como é o caso da justiça. Andar nos tribunais 10 anos com um processo é ter estado a mais e estado incompetente em comparação com estados em que o mesmo processo se resolve em 2 anos.
  7. Colocado por: Jomequalquer pessoa com 2 dedos de testa e que saiba fazer contas entre o preço praticado em PT e em Espanha e os salários destes países. Fácil.


    Segundo a sua lógica, quem parece que não tem dois dedos de testa são as empresas afinal... Com Portugalzinho aqui ao lado a render 30€ por botija... Andam a perder tempo com o mercado espanhol, em que ainda por cima se vende cada vez menos...

    Realmente gastarão mais em salários?
    O facto daqui você ter um a trabalhar e dois a ver (a tal produtividade)... Ter a gasolina ao preço que está, gastar mais em portagens do Porto a Tuy, que de Tuy a San Sebastian... E mais uns quantos factores ligados à tributação das empresas (e não do produto em si). Isso não interessa nada para si. (Caso não tenha percebido, eu não estou aqui a chorar preços, mais que o preço interessa-me que o serviço funcione).

    As contas do Bernardino (e as suas pelos vistos) são sempre "fáceis". Isto de querer mandar na casa dos outros tem destas coisas.

    Como referi antes, Espanha está longe de ser um bom exemplo a meu ver (também já lá vivi). Agora se você só compara pelo prisma que mais lhe convém (salários mais altos) nada mais tenho a acresecentar.

    A malta continua a ver as empresas como um bicho papão. Não faltarão abusos certamente, mas repetidamente meter tudo no mesmo saco e castigar quem na verdade mantem isto tudo é no minimo caricato.

    Vá para Cuba, lá é um espetáculo, adaptar-se-ia facilmente ao sistema. Aposto que ainda lhe levam o gás a casa e ainda lhe oferecem os violinos.
  8. Mantenha o salario mínimo desça os impostos nao vejo problema nisso , mas penso que iram continuar a pagar o mínimo possível .
  9. Colocado por: Reduto25um espetáculo,


    É natural com a produtividade baixa = salários por decreto e nem mais um cêntimo.
  10. Colocado por: Reduto25Mantenha o salario mínimo desça os impostos nao vejo problema nisso , mas penso que iram continuar a pagar o mínimo possível .


    Duvido que haja um patrão que prefira pagar ao Estado do que a um empregado seu.
    Mas sim, também há aqueles que só lhes interessa encher os bolsos.

    Ao descer impostos certamente terá patrões a "esfregar as mãos" porque sobra mais ao final do mês (lucro), como terá aqueles que vêm aí uma oportunidade de subir salários ou melhorar as condições de trabalho, ou descer o preço dos produtos que vendem, etc.

    Colocado por: N Miguel OliveiraA malta continua a ver as empresas como um bicho papão. Não faltarão abusos certamente, mas repetidamente meter tudo no mesmo saco e castigar quem na verdade mantem isto tudo é no minimo caricato.
  11. O BE e o PCP nas proximas eleicoes vão levar tanto nas pernas, que tão cedo nao se levantam.
    Estes partidos das extremas esquerda e o Chega da extrema direita nao servem em nada os interesses do País. Apenas servem.para dizer mal.
    Medidas estruturais para os problemas nem vê-las.
    A esquerda só serve para distribuir subsidios e aumentar o SMN, se for para penalizar quem nao quer trabalhar, ai meu deus .... A extrema direita nao tem na na cabeça. Às vezes aquilo até parece mais coco no cerebro.
  12. Colocado por: SirruperChega da extrema direita...


    Parem de seguir os imbecis do média como ovelhas. O Chega não é extrema direita, pois viola o foco principal das extremas.
    O Chega é pro UE e diminuição dos poderes e alcance do estado. A extrema direita (e esquerda) têm como espinha vertebral uma totalização dos poderes do estado.
    O chega é uma especie de partido liberal/conservador de direita.

    Todos têm o direito de não gostar do homem (eu inclusive) mas já mete nojo andarem a proclamar as baboseiras ditas pelos mérdia.
  13. Colocado por: SirruperO BE e o PCP nas proximas eleicoes vão levar tanto nas pernas, que tão cedo nao se levantam.
    Estes partidos das extremas esquerda e o Chega da extrema direita nao servem em nada os interesses do País. Apenas servem.para dizer mal.
    Medidas estruturais para os problemas nem vê-las.
    A esquerda só serve para distribuir subsidios e aumentar o SMN, se for para penalizar quem nao quer trabalhar, ai meu deus .... A extrema direita nao tem na na cabeça. Às vezes aquilo até parece mais coco no cerebro.


    Realmente gostava de saber na sua opinião quais é que são os tais partidos direita extrema que tanto fala…
  14. Bem eu explico a minha opiniao.
    Qualquer ala que defende políticas o mais à direita ou esquerda sao na minha opiniao politicos e partidos extremistas.
    Temos o PCP e o BE que só defedem a distribuicao da riqueza, tributacao da riqueza, tributacao do capital e a defesa dos direitos dos trabalhadores enquanto vinculo laboral seja ele competente ou incompetente. No fundo vivem e defendem um socialismo sustentado na dívida do estado e às custas do capital de quem sao contra.
    Só defendem aumento orcamental da educacao, saude e funcao publica. Só sabem defender o eleitorado que vive à custa do Estado. Reformas estruturais como investimento do setor estatal que visa criar riquesa para o país ja nao sabem dizer nada.
    Quando à extrema direita. Pese o que leio ou ouço eu tenho a minha opiniao.
    Um partido que diz mal de tudo e de todos e que provoca tenta incendiar a opiniao publica com atitudes xenofonas, racistas e que o problema do país está naqueles que vivem às custas do mesmo, para mim é de extrema direita. Um partido que o social nao existe é para mim de extrema direita.
    E quanto ao lider do CHEGA e os apoiantes que vamos ouvindo e assistindo, aquilo espremido não dá sumo nenhum. Outro partido que fala fala e propostas concretas zero.
    Entre o PS e PSD considero os respectivos mais centro esquerda e centro direita.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, Holy_Grail
  15. Colocado por: SirruperA esquerda só serve para


    ...gerar despesa.
 
0.5574 seg. NEW