Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

  2.  # 2

    Colocado por: nunos7Vão acusar as câmaras de concorrência desleal.


    No fundo, resume-se a isso.
  3.  # 3

    Colocado por: ArcDynamicPrimeiro convinha saber a causa da queda.

    Não, primeiro convinha que D.O. dessas infraestruturas (o estado) fizesse o que tem a fazer para impedir colapsos como esse. Se os engenheiros não são chamados a verificar a segurança das estruturas em funcionamento como é que depois podem ser responsabilizados?
  4.  # 4

    Colocado por: rjmsilvaFazem alguma coisa de ilegal?


    Colocado por: nunos7Vão acusar as câmaras de concorrência desleal.


    A única coisa que faria era terem um numero abismal de Arq. nas CM. Ordenados certinhos, não era mau não.
    Explique-me lá essa do catalogo? Era estilo casas em banda?

    Era o Dono de obra que escolhia "a variante"?
    Era reprovado 20x.
    Era a CM que a escolhia? Adaptava-a? Então, o trabalho seria feito na mesma, e iria custar quanto isso?

    Estaríamos daqui a 20 anos a usar os mesmos desenhos? Como se renovavam?

    Se todos os terrenos são diferentes, como queria um catalogo com uma dúzia de projectos?

    "Gosto deste, mas queria mais um quarto." - "Fácil, cola-se um deste lado e está..."


    Que aberração de ideia, desculpe que lhes diga.
    Venham as favelas...
  5.  # 5

    Colocado por: nunos7Vão acusar as câmaras de concorrência desleal.


    Colocado por: rjmsilvaNo fundo, resume-se a isso.


    "Nós" seriamos parte das CM, ou não percebem essa?
  6.  # 6

    Diga-me lá se com uma dúzia de projectos não conseguia cobrir as necessidades de 80% das pessoas?
  7.  # 7

    Colocado por: rjmsilvaDiga-me lá se com uma dúzia de projectos não conseguia cobrir as necessidades de 80% das pessoas?


    Se você é daqueles que olha para uma planta sem o contexto, bastava-lhe um até, de preferência modelada ao seu modo standard de viver.
  8.  # 8

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    Se você é daqueles que olha para uma planta sem o contexto, bastava-lhe um até, de preferência ao seu modo standard de viver.


    Já disse aqui também que não vejo uma casa como um sonho ou um objectivo de vida. Desde que seja confortável e segura serve.
    Mas entendo que convenha a muita gente continuar a criar a ideia nas pessoas em geral que uma casa é algo mais.
  9.  # 9

    Colocado por: rjmsilvaMas entendo que convenha a muita gente continuar a criar a ideia nas pessoas em geral que uma casa é algo mais.


    Não se trata de conveniências. Se você quer algo assim, compre feito, ou construa num loteamento, compre apartamento... no fundo é esse o principio.

    O que eu não percebo é como é que eu fico seguro de que o meu vizinho não escolhe uma variante qualquer sem atender às distâncias, e às 300 leis que existem, que visam sobretudo proteger-me do vizinho e a zona pública circundante...

    Seria ignorar as dezenas de tentativas que foram feitas ao longo da história, e não perceber o que correu bem ou mal em cada uma delas... basicamente, estaríamos a deixar nas mãos de quem menos percebe, algo tão importante e que perdurará demasiado tempo...

    Porque o tempo também importa, imagine que hoje todos nós conduzíssemos um modelo de carro, disponível no catalogo de 1990. Ou a cada ano iamos ter uma actualização desse seu catalogo de casas?
  10.  # 10

    Não percebeu que os projectos seriam oferecidos pela câmara? Logo, em princípio, respeitaram todas as condicionantes para o terreno que eu tivesse?
  11.  # 11

    Colocado por: rjmsilvaNão percebeu que os projectos seriam oferecidos pela câmara? Logo, em princípio, respeitaram todas as condicionantes para o terreno que eu tivesse?


    Você é que não percebeu.
    Oferecidos? Se você paga uma "pequena" fortuna para que lhe analisem um projecto, imagine quanto pagaria para que lhe fizessem um ou adaptassem um do catalogo. As reuniões que fariam consigo e os "mas não dava para ter sol na casa?, olhe a mulher quer uma lavandaria também, não dá?"... e tempos perdidos... Para os Arquitectos e Engs. esse sistema era espetacular, trabalho à fartazana... horário regular, ordenado certo. A CM basicamente era uma fábrica de projectos. Grande ideia. O seu projecto poderia era demorar anos a ser aprovado/adaptado caso se mantivessem o numero de arquitectos municipais actuais.

    Se hoje, para lhe darem um simples "está tudo bem, está aprovado" leva 4-5 meses nalguns casos...

    Você basicamente queria ir ao Stand, e escolher uma casa que tanto funcione aqui como ali... que tanto dê para si, como o Manel.

    E os terrenos? Não quer também redesenhar os limites todos? Para melhor encaixarem nas suas casas de catalogo?
    Já lhe comentei, para isso tem os loteamentos, bairros sociais, etc...
  12.  # 12

    Está difícil de perceber...

    Eu chego à CM, digo que tenho este terreno, o técnico olha para o terreno, PDM, essas tretas todas e diz-me: "Para o seu terreno pode escolher um destes, qual quer?", eu escolho e está feito, nada de ajustes ou alterações. Se quiser ajustes ou alterações vou a um arquitecto saído da faculdade dou-lhe um pacote de chiclas, ele faz e submeto a aprovação à CM.

    Quando vou à Zara, compro as calças como estão, não andam ajustar à minha medida. Se quiser ajustar, levo a uma costureira e pago.
  13.  # 13

    Colocado por: JoelME quem é que


    - Advogados para quê? Afinal é o juíz que decide, "basta" ele ir procurar nas leis o catalogo/tabela dos delitos, em 80% dos casos acertava.

    - Médicos para quê? Afinal é o farmacêutico que me irá vender o medicamento, "basta" ir ali à caderneta dos sintomas e ver qual o cromo correspondente... acerta quase sempre.

    - Engenheiros para quê? Afinal será o construtor que vai sujar as mãos... "basta" ir ler o rótulo do saco de cimento, está lá tudo.

    - Olhe o FastFood, alimenta 80% da população... "basta" embalar...

    - Só nos carros, quantos modelos temos cada ano? Afinal apenas servem para me deslocar de A para B... meia dúzia de modelos serviriam 80% das necessidades...

    ... que lógica.
  14.  # 14

    Colocado por: rjmsilvaEstá difícil de perceber...


    Você teve foi azar, estou a ver...

    Tanto país em África, tanta favela na América, e veio logo parar num país com leis...
  15.  # 15

    Colocado por: JoelM

    E se for um terreno com apenas 10m de frente e 40m de comprimido?




    Por acaso ajustam gratuitamente se pedir em várias lojas (salsa por exemplo)


    Se... Mesmo com todos os "se's" que se possam lembrar, poderia ainda assim servir para muita gente poupar uns milhares numas fotocópias e construir uma casa confortável, segura e à medida das suas possibilidades.
  16.  # 16

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    Você teve foi azar, estou a ver...

    Tanto país em África, tanta favela na América, e veio logo parar num país com leis...


    E você foi parar a arquitecto porque não tem capacidade para ver além dos seus interesses pessoais. Viu como é fácil partir para o insulto?
  17.  # 17

    Colocado por: N Miguel OliveiraSó nos carros, quantos modelos temos cada ano? Afinal apenas servem para me deslocar de A para B... meia dúzia de modelos serviriam 80% das necessidades...


    Bom exemplo. Ninguém vai ter com um com um designer auto e pede para fazer um carro à sua maneira e gosto. Compra dentro o que existe em catálogo.
  18.  # 18

    Colocado por: JoelM

    Então uns tinham os impostos a contribuir para o projecto deles, outros com azar de ter um terreno mais complicado já tinham de pagar?


    Eu tenho a sorte de poder usufruir dos impostos de todos os portugueses que pagaram o metro do Porto.
  19.  # 19

    Colocado por: rjmsilva"Para o seu terreno pode escolher um destes, qual quer?", eu escolho e está feito, nada de ajustes ou alterações.


    Ora, a menos que o seu terreno tenha uns 800-1000m2, estava tramado com o catalogo...
    E o sol? Como faz? Vira as casas todas para o mesmo lado? E as vistas? É o que der? E a porta da entrada, fica em qualquer lado, sem saber de que lado é a rua? Quantos pisos têm?

    Gostava de ver esse catalogo, pois numa dúzia de modelos dava uma coça a 2000 anos de história... e ainda servia a 80% da população... Ideia de génio.
  20.  # 20

    Colocado por: JoelMEntão uns tinham os impostos a contribuir para o projecto deles,

    O normal q acontece hoje em dia com muitos impostos... é par ao bem comum da sociedade... os da capital tiram mais partido de uns e outros de outros!
 
0.2975 seg. NEW