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  1.  # 41

    Colocado por: BigmouseÉ melhor dizer aos fabricantes de veículos elétricos que andam a tentar vendar gato por lebre
      Captura de ecrã 2023-02-08 142628.jpg

    Porque o EVSE da Renault vê o tal íman que a GreenUp tem. E por isso AUMENTA a corrente até aos 16A.
    Mete uma Plexus e um íman por fora da tomada e faz exatamente o mesmo efeito ;-)
    Concordam com este comentário: mafgod
  2.  # 42

    Não é possível. para carregar a 32A utiliza que tipo de ficha?

    Colocado por: Bruno.Alves32A. Porque a GreenUp não tem qualquer mecanismo de prevenir isso num EVSE. Nem pode. Tem o tal íman, mas isso até é para alguns (poucos) EVSE que ainda olham para isso. E esses o que fazem é AUMENTAR a corrente.
  3.  # 43

    E acha que isso é serviço que se faça? No dia que ocorrer um problema com uma ligação desse tipo, o que acha que os seguros vão fazer?

    Colocado por: Bruno.AlvesMete uma Plexus e um íman por fora da tomada e faz exatamente o mesmo efeito ;-)
  4.  # 44

    Colocado por: BigmouseNão é possível. para carregar a 32A utiliza que tipo de ficha?
    Ficha azul CEE32A :-) simples e barato
  5.  # 45

    uma temperatura maior do cabo, vai levar um aumento da resistividade do cobre, que por conseguinte aumenta a queda de tensão.

    O limite da queda de tensão para pontos de carregamento de veículos elétricos é de 5%, medida realizada entre o quadro de entrada da instalação o ponto de carregamento.

    Colocado por: AlexRibeiroJá o aquecimento é função da secção e resistência do cabo, e da corrente que nele é colocada.
  6.  # 46

    Colocado por: BigmouseE acha que isso é serviço que se faça? No dia que ocorrer um problema com uma ligação desse tipo, o que acha que os seguros vão fazer?
    Eu até carrego desde 2014 numa tomada legrand normal a 16A e sem problemas...

    Mas ainda não percebeu que, a tomada greenup é uma tomada que realmente suporta os 16A mas apenas tem a mais um iman que faz com que alguns poucos EVSEs carregam um pouco mais rápido?!
    Custa assi mtanto perceber?

    Há tomada melhores e mais adequadas que essa greenup... se está com receio, coloque uma tomada CEE16A e use um EVSE com ficha CEE.
  7.  # 47

    Colocado por: Bigmouseuma temperatura maior do cabo, vai levar um aumento da resistividade do cobre, que por conseguinte aumenta a queda de tensão.
    Tem a certeza? :-)
    Não será antes, "um comprimento maior ou uma seção menor aumenta a resistência do cabo, que por conseguinte aumenta a queda de tensão no cabo numa proporção ao quadrado da resistência"? :-)
  8.  # 48

    Colocado por: mafgodTem a certeza? :-)
    Não será antes, "um comprimento maior ou uma seção menor aumenta a resistência do cabo, que por conseguinte aumenta a queda de tensão no cabo numa proporção ao quadrado da resistência"? :-)


    Eu diria que são as duas coisas. A resistência do cabo aumenta com o comprimento e com o diminuir da secção. Quando aquece, sem aumentar o comprimento nem diminuir a secção a sua resistencia aumenta (porque a resistividade do cobre aumenta com a temperatura)
  9.  # 49

    Não sou assim tão pouco inteligente.

    mas não tento passar aos restantes que as tomadas são tomadas iguais e que deviam utilizar solução menos convencionais.

    Colocado por: mafgodMas ainda não percebeu que, a tomada greenup é uma tomada que realmente suporta os 16A mas apenas tem a mais um iman que faz com que alguns poucos EVSEs carregam um pouco mais rápido?!
    Custa assi mtanto perceber?
  10.  # 50

    como se calcula a resistividade do cobre por exemplo?

    Colocado por: mafgodTem a certeza? :-)
    Não será antes, "um comprimento maior ou uma seção menor aumenta a resistência do cabo, que por conseguinte aumenta a queda de tensão no cabo numa proporção ao quadrado da resistência"? :-)
  11.  # 51

    Colocado por: BigmouseE acha que isso é serviço que se faça? No dia que ocorrer um problema com uma ligação desse tipo, o que acha que os seguros vão fazer?


    Só estou a dizer que é FUNCIONALMENTE igual. A GreenUp é uma Plexus com um íman lá dentro em vez de fora. Não estou a advogar nenhuma das soluções.

    Colocado por: BigmouseNão é possível. para carregar a 32A utiliza que tipo de ficha?

    CEE32. Como é óbvio uso a Plexus para EVSE com tomada Schuko, mas o meu EVSE regulável tem uma CEE32.
    MAS... além da CEE32, tenho adaptadores para ligar a qualquer tipo de tomada. Claro que nesta situação a responsabilidade de definir uma corrente adequada à tomada em uso é MINHA. E eu sei o que faço. Uma GreenUp, qualquer tomada para o efeito, é apenas uma forma de passar electrões.
  12.  # 52

    Colocado por: Bigmousemas não tento passar aos restantes que as tomadas são tomadas iguais e que deviam utilizar solução menos convencionais.

    Não sabe como funciona o carregamento (do ponto de vista técnico, das entranhas da operação) de um veículo elétrico e por isso tira ilações sobre uma suposta função mágica de uma tomada que ELA NÃO TEM. Sim senhor a GreenUp é uma tomada de grande qualidade, ninguém nega isso.
    Mas há tomadas de igual qualidade por uma fracção do preço. Só não têm um íman.
    Concordam com este comentário: mafgod
  13.  # 53

    para não me alongar mais, que já se faz tarde, na minha opinião devem ser utilizadas estas tomadas consoante o modo de carregamento.
      Captura de ecrã 2023-02-08 151102.jpg
  14.  # 54

    então quer dizer que estão a cumprir isto?



    Colocado por: Bruno.Alves
    Só estou a dizer que é FUNCIONALMENTE igual. A GreenUp é uma Plexus com um íman lá dentro em vez de fora. Não estou a advogar nenhuma das soluções.


    CEE32. Como é óbvio uso a Plexus para EVSE com tomada Schuko, mas o meu EVSE regulável tem uma CEE32.
    MAS... além da CEE32, tenho adaptadores para ligar a qualquer tipo de tomada. Claro que nesta situação a responsabilidade de definir uma corrente adequada à tomada em uso é MINHA. E eu sei o que faço. Uma GreenUp, qualquer tomada para o efeito, é apenas uma forma de passar electrões.
      Captura de ecrã 2023-02-08 152436.jpg
  15.  # 55

    Para variar um bocado da tecla das tomadas (com ou sem iman - irrelevante para a corrente de carregamento do EV), ter em atenção que os interruptores diferenciais da instalação (e não só do eventual quadro parcial de proteção ao carregamento do EV) com alguma probabilidade deverão ter que ser trocados do vulgar tipo AC para pelo menos tipo A (e mesmo assim sem garantias), já que o rectificador de carregamento de EV introduz correntes de fuga DC que, vulgarmente, poderão fazer deslartrar os diferenciais mais comuns do tipo AC.
    Concordam com este comentário: AlexRibeiro
  16.  # 56

    sim, devem cumprir o disposto.



    Colocado por: tigoncalPara variar um bocado da tecla das tomadas (com ou sem iman - irrelevante para a corrente de carregamento do EV), ter em atenção que os interruptores diferenciais da instalação (e não só do eventual quadro parcial de proteção ao carregamento do EV) com alguma probabilidade deverão ter que ser trocados do vulgar tipo AC para pelo menos tipo A (e mesmo assim sem garantias), já que o rectificador de carregamento de EV introduz correntes de fuga DC que, vulgarmente, poderão fazer deslartrar os diferenciais mais comuns do tipo AC.
      Captura de ecrã 2023-02-08 154316.jpg
      Captura de ecrã 2023-02-08 154351.jpg
  17.  # 57

    Colocado por: Bigmousepara não me alongar mais, que já se faz tarde, na minha opinião devem ser utilizadas estas tomadas consoante o modo de carregamento.

    Qual é a tomada que respeita essa norma? Ora lá está, a Plexo
    https://www.electrosiluz.com/fichas-tecnicas/0106963900.pdf

    Colocado por: tigoncalPara variar um bocado da tecla das tomadas (com ou sem iman - irrelevante para a corrente de carregamento do EV), ter em atenção que os interruptores diferenciais da instalação (e não só do eventual quadro parcial de proteção ao carregamento do EV) com alguma probabilidade deverão ter que ser trocados do vulgar tipo AC para pelo menos tipo A (e mesmo assim sem garantias), já que o rectificador de carregamento de EV introduz correntes de fuga DC que, vulgarmente, poderão fazer deslartrar os diferenciais mais comuns do tipo AC.

    Sim, é verdade, mas como na segunda imagem do Bigmouse apenas no carregamento trifásico devem ser acauteladas correntes de fuga DC. Os diferenciais tipo A são usados nas instalações "certificadas". Em bom abono da verdade, nas instalações caseiras normalmente usa-se o que lá está. Eu nunca tive disparos esporádicos do EVSE e tenho um AC de 30mA.
  18.  # 58

    o que diz o ponto (3) do quadro do guia técnico? o que fala a plexo sobre o assunto?

    Colocado por: Bruno.AlvesQual é a tomada que respeita essa norma? Ora lá está, a Plexo
    https://www.electrosiluz.com/fichas-tecnicas/0106963900.pdf
  19.  # 59

    Colocado por: Bruno.AlvesSim, é verdade, mas como na segunda imagem doBigmouseapenas no carregamento trifásico devem ser acauteladas correntes de fuga DC. Os diferenciais tipo A são usados nas instalações "certificadas". Em bom abono da verdade, nas instalações caseiras normalmente usa-se o que lá está. Eu nunca tive disparos esporádicos do EVSE e tenho um AC de 30mA.

    Eu tive disparos não com o EV mas com os transitórios do inversor fotovoltaico, que me obrigou a trocar os diferenciais do tipo AC para tipo A (neste caso tipo A conforme recomendação do fabricante). Os disparos ocasionais podem ser uma lotaria quando temos inversores/rectificadores electrónicos. O meu comentário foi mais até para ter isso em atenção nos orçamentos, já que poderá ou não ser necessário trocar para tipo A. E mesmo assim, ainda que pouco provável numa instalação unifamiliar ou mesmo num predio onde agora hava apenas um EV, com a troca de carro a combustão para eléctrico a ser mais frequente no futuro, a soma das correntes de fuga dos rectificadores de vários EVs a carregar ao mesmo tempo poderão exceder os 6mA dos diferencias do tipo A, obrigando depois a ir para tipo B.
  20.  # 60

    Colocado por: Bigmouseo que diz o ponto (3) do quadro do guia técnico? o que fala a plexo sobre o assunto?

    Nada, mas o que é que isso quer dizer? Assim não é fácil... Ainda há pouco sugeria que a GreenUp tem um mecanismo qualquer que impede a carga acima de 16A, há pouco era que numa tomada normal seria possível uma "velocidade de carregamento" sempre inferior a uma GreenUp, agora só podem carregar VEs tomadas certificadas para o efeito? Ainda bem que nunca ninguém carregou numa tomada normal, ufa!

    Eu estou a falar de uma tomada que suporta os 16A sem problemas, e que custa uma fracção do preço.
    Há pessoas a carregar os seus VE há anos em tomadas normalíssimas de qualidade inferior (claro, abaixo dos 16A - normalmente 10A) e sem problemas, porque a tomada em uso é adequada à corrente que lá passa. A Plexo é perfeitamente segura para os 16A de forma permanente, o mesmo que a GreenUp.
    Realmente está a ficar tarde...

    Colocado por: tigoncal(...)ter isso em atenção nos orçamentos, já que poderá ou não ser necessário trocar para tipo A. E mesmo assim, ainda que pouco provável numa instalação unifamiliar ou mesmo num predio onde agora hava apenas um EV, com a troca de carro a combustão para eléctrico a ser mais frequente no futuro, a soma das correntes de fuga dos rectificadores de vários EVs a carregar ao mesmo tempo poderão exceder os 6mA dos diferencias do tipo A, obrigando depois a ir para tipo B.

    Sim isso sem dúvida. Numa instalação num prédio por exemplo, seria sempre de exigir um diferencial tipo A.
 
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