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  1.  # 21

    Agora não entendi. Quer dizer que entre uma tomada green up e uma tomada plexus a velocidade (potência) de carregamento é a mesma?


    Por ser uma tomada fraca vai carregar menos tempo?

    Para ser mais fácil, Vamos supor que tem o VE que permite o carregamento a 3,68kw ou mais. Em qual das tomadas conclui a carga primeiro?


    Colocado por: Bruno.AlvesSim, porque quem determina a "velocidade" é o EVSE e o carregador interno. Até numa tomada fraca carregam à mesma "velocidade", obviamente que numa tomada fraca carrega durante muito menos tempo 😁
  2.  # 22

    No local de estacionamento depois cada ponto de carregamento tem de ser protegido individualmente, sendo que o ponto trifásico tem de ser protegido por um diferencial do tipo B.

    Colocado por: RicardoPortoSe tem 20.7 kVA tem trifásico, meta sempre 2 tomadas lado a lado, monofásico e trifásico. O cabo é 5 linhas e disjuntores tetrapolares
  3.  # 23

    Pela distância / queda de tensão não se justifica, mas pelas perdas por efeito de joule no cabo, vale a pena.

    Colocado por: elfo106Não tinha reparado nesse pormaior mas sendo assim, justifica-se condutores de 4mm?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: elfo106
  4.  # 24

    Não, apesar de estar protegido contra sobreintensidades junto à tomada, tem de proteger o cabo contra curto.circuitos na origem da alimentação.

    Colocado por: elfo106Não poderiam usar apenas o disjuntor diferencial à entrada do quadro de carregamento?
  5.  # 25

    Colocado por: BigmouseNão, apesar de estar protegido contra sobreintensidades junto à tomada, tem de proteger o cabo contra curto.circuitos na origem da alimentação.



    Não estou a insistir, estou apenas a tentar perceber. Pelo que entendi, o que disse foi que no quadro "geral" há o disjuntor diferencial onde se liga o cabo que vai alimentar o quadro de carregamento. Esse cabo ao chegar ao quadro de carregamento vai ligar a um disjuntor e à saída deste está a tomada. Entendi bem o que disse?
  6.  # 26

    Green up tem lá tudo escrito, mas meio mundo sabe mais e ensina a Legrand, por isto o pessoal capaz não quer fazer estes trabalhos para condomínios
  7.  # 27

    É ao contrário, no quadro está instalado o disjuntor de 20A e junto ao ponto de carregamento o disjuntor diferencial.

    Colocado por: elfo106

    Não estou a insistir, estou apenas a tentar perceber. Pelo que entendi, o que disse foi que no quadro "geral" há o disjuntor diferencial onde se liga o cabo que vai alimentar o quadro de carregamento. Esse cabo ao chegar ao quadro de carregamento vai ligar a um disjuntor e à saída deste está a tomada. Entendi bem o que disse?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: elfo106
  8.  # 28

    Colocado por: BigmouseÉ ao contrário, no quadro está instalado o disjuntor de 20A e junto ao ponto de carregamento o disjuntor diferencial.



    Nem de propósito...Big para não estar a colocar aqui a questão outra vez pode dar a sua opinião no tópico ali ao lado dos VE, sff?

    Depois lá no tópico se quiser deixe a sua opinião sobre o que acha da primeira tomada do post #26 lá desse tópico. Obrigado
  9.  # 29

    Colocado por: BigmouseEssa tomada não tem a mesma funcionalidade da green up.



    Colocado por: BigmouseEssa tomada não tem a mesma funcionalidade da green up.



    E relativamente às tomadas CEE, qual a vossa opinião?
  10.  # 30

    Colocado por: bluthunder82

    Nem de propósito...Big para não estar a colocar aqui a questão outra vez pode dar a sua opinião no tópico ali ao lado dos VE, sff?

    Depois lá no tópico se quiser deixe a sua opinião sobre o que acha da primeira tomada do post #26 lá desse tópico. Obrigado


    bluthunder82, Pode colocar aqui o link desse tópico?
  11.  # 31

    Colocado por: bettencourtGreen up tem lá tudo escrito, mas meio mundo sabe mais e ensina a Legrand, por isto o pessoal capaz não quer fazer estes trabalhos para condomínios


    bettencourt, consegue-me sugerir alguma empresa credível para fazer projeto e/ou instalação em condomínio em Odivelas? Agradecido.
  12.  # 32



    E relativamente às tomadas CEE, qual a vossa opinião?


    Na minha opinião é a melhor escolha, são mais robustas e por vezes mais baratas.

    Eu carrego o meu carro a 32A numa tomada CEE Monofásica (azul maior), consigo carregar a 7.2kw.

    Em relação à secção dos cabos depende sempre da distância, mas a minha recomendação como utilizador de VE é que devemos escolher sempre o valor acima das tabelas, porque o carro normalmente está a carregar por grandes períodos de tempo, quando são de secção justa vão ter percas de tensão o que se reflete num maior aquecimento do cabo e diminuição da velocidade de carregamento.
    Concordam com este comentário: mafgod
  13.  # 33

    Colocado por: JOnzorn



    E relativamente às tomadas CEE, qual a vossa opinião?


    Para carregar a 16A é o que eu colocaria (assumindo que a cablagem é a adequada).
    Concordam com este comentário: tiagodiaf
  14.  # 34

    Colocado por: tiagodiafEm relação à secção dos cabos depende sempre da distância, mas a minha recomendação como utilizador de VE é que devemos escolher sempre o valor acima das tabelas, porque o carro normalmente está a carregar por grandes períodos de tempo, quando são de secção justa vão ter percas de tensão o que se reflete num maior aquecimento do cabo e diminuição da velocidade de carregamento.


    Só um pequeno aparte, as perdas de tensão estão relacionadas com a distancia, quanto mais comprido o cabo maior a queda de tensão, sendo que a 240V e em instalações domésticas não costuma ser um problema por aí além. Já o aquecimento é função da secção e resistência do cabo, e da corrente que nele é colocada. Na minha opinião o aquecimento deve ser a grande preocupação neste tipo de instalações, o calor libertado por efeito de Joule pode facilmente derreter uma tomada se as coisas não estiverem bem dimensionadas ou o material for de má qualidade.
    Concordam com este comentário: Bruno.Alves, tiagodiaf
  15.  # 35

    Colocado por: JOnzorn

    bluthunder82, Pode colocar aqui o link desse tópico?


    Aqui está:

    https://forumdacasa.com/discussion/89978/topico-dos-veiculos-eletricos-ve-5/#Item_1
  16.  # 36

    Colocado por: BigmouseAgora não entendi. Quer dizer que entre uma tomada green up e uma tomada plexus a velocidade (potência) de carregamento é a mesma?

    Para ser mais fácil, Vamos supor que tem o VE que permite o carregamento a 3,68kw ou mais. Em qual das tomadas conclui a carga primeiro?

    Precisamente. Quem determina a velocidade de carregamento é o EVSE e o carregador interno do carro. A tomada é "só" o meio por onde a eletricidade passa e é exactamente igual, do ponto de vista da regulação da velocidade de carregamento, qual o meio por onde os electrões passam.
    No exemplo dado, um carro que carregue a 16A monofásico vai tentar puxar esses 16A de uma GreenUp, de uma Plexus, de uma ligação direta ao quadro ou de fios de coluna enrolados à volta dos pernos.
    Como é óbvio, os fios de coluna vão fritar em relativamente pouco tempo, mas isso é uma desadequação da fonte de energia à carga. Seria o equivalente a alimentar um forno de cozinha com fio de coluna.

    Em relação à Plexus vs GreenUp, zero diferença, nenhuma frita a 16A. MAS... O meu carro carrega a 32A monofásico e o meu EVSE é regulável até 32A. Se eu meter uma Schuko no meu EVSE regulado no máximo e o ligar a qualquer uma das tomadas, ambas vão fritar. Porque são feitas para máximo 16A e eu estou a pedir 32A. As tomadas têm zero influência na corrente que o carro "pede" ;-)
    Concordam com este comentário: mafgod, tigoncal
  17.  # 37

    Colocado por: JOnzornE relativamente às tomadas CEE, qual a vossa opinião?

    São a melhor opção, desde que o EVSE ("carregador") tenha também ele uma CEE. Se não tiver, se for usar adaptador, então mais vale uma Schuko de qualidade.
    As CEE tem pinos mais compridos e de maior secção em contacto (especialmente nas fêmeas) e permitem correntes superiores durante mais tempo, sem aquecido. E curiosamente são mais baratas muitas vezes
    Concordam com este comentário: mafgod
  18.  # 38

    Então se o seu VE permite essa regulação, experimente colocar em modo de carregamento 32A. Faça o teste numa tomada plexos e numa tomadas green up de 16A. Depois diga-me qual a corrente em ambas as situações.

    Colocado por: Bruno.AlvesEm relação à Plexus vs GreenUp, zero diferença, nenhuma frita a 16A. MAS... O meu carro carrega a 32A monofásico e o meu EVSE é regulável até 32A. Se eu meter uma Schuko no meu EVSE regulado no máximo e o ligar a qualquer uma das tomadas, ambas vão fritar. Porque são feitas para máximo 16A e eu estou a pedir 32A
  19.  # 39

    É melhor dizer aos fabricantes de veículos elétricos que andam a tentar vendar gato por lebre
      Captura de ecrã 2023-02-08 142628.jpg
  20.  # 40

    32A. Porque a GreenUp não tem qualquer mecanismo de prevenir isso num EVSE. Nem pode. Tem o tal íman, mas isso até é para alguns (poucos) EVSE que ainda olham para isso. E esses o que fazem é AUMENTAR a corrente.
 
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