Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    Desconhecia essa diferenciação de diferenciais: A, B, AC, etc...

    Onde posso ler mais sobre isso?
  2.  # 62

    Colocado por: ClioIIDesconhecia essa diferenciação de diferenciais: A, B, AC, etc...

    Onde posso ler mais sobre isso?

    Há várias fontes em PT e EN, mas por exemplo:
    Classes de Interruptores Diferenciais

    Classe AC: Este é o tipo de disjuntor de terra mais utilizado e mais básico, protege contra correntes sinusoidais de 50 Hz e é utilizado no uso doméstico e pequenos escritórios.
    Classe A (Superimunizado): Protege contra correntes sinusoidais e também pulsantes, principalmente utilizadas no campo industrial.
    Classe F: Protege contra correntes alternadas, pulsantes e mistas (AC + DC), a sua utilização é principalmente indicada para a indústria (variadores de frequência), são o tipo de disjuntores de fuga à terra menos utilizado.
    Classe B: Protege contra correntes alternadas, diretas e pulsantes. É uma classe F melhorada. São principalmente utilizados no campo industrial e são actualmente os mais utilizados neste sector.

    https://www.efectoled.com/pt/103-comprar-disjuntores-diferenciais
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
  3.  # 63

    pode indicar pff onde sugeri isso?
    Colocado por: Bruno.AlvesAinda há pouco sugeria que a GreenUp tem um mecanismo qualquer que impede a carga acima de 16A


    confirmo que sim, tal como já demonstrado, que para certos veículos é possível otimizar a velocidade de carregamento, utilizando tomadas do tipo green up.

    Colocado por: Bruno.Alveshá pouco era que numa tomada normal seria possível uma "velocidade de carregamento"


    Bem, vamos esquecer toda a legislações e documentação técnica, façamos tudo a nossa vontade. Se você quer contornar a legislação tudo bem, eu durmo bem descansado com as sua opções.

    mas ainda dentro do ponto de vista legislativo existem outros pontos que a green up cumpre e a plexos não.

    Colocado por: Bruno.Alvesagora só podem carregar VEs tomadas certificadas para o efeito? Ainda bem que nunca ninguém carregou numa tomada normal, ufa!



    Se tudo na vida se resumisse ao custo. ainda se tivéssemos a falar de valores extraordinários.

    Colocado por: Bruno.AlvesEu estou a falar de uma tomada que suporta os 16A sem problemas, e que custa uma fracção do preço.

    Há pessoas a carregar os seus VE há anos em tomadas normalíssimas de qualidade inferior (claro, abaixo dos 16A - normalmente 10A) e sem problemas, porque a tomada em uso é adequada à corrente que lá passa. A Plexo é perfeitamente segura para os 16A de forma permanente, o mesmo que a GreenUp.
    Realmente está a ficar tarde...
  4.  # 64

    Colocado por: ClioIIDesconhecia essa diferenciação de diferenciais: A, B, AC, etc...

    Onde posso ler mais sobre isso?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
      Captura de ecrã 2023-02-08 172110.jpg
  5.  # 65

    Bruno.Alves tenho alguma curiosidade no tipo de cabo e adaptadores que utiliza para carregar o VE. quer partilhar?
  6.  # 66

    Obrigado a ambos pelo esclarecimento.
  7.  # 67

    Colocado por: BigmouseBruno.Alves tenho alguma curiosidade no tipo de cabo e adaptadores que utiliza para carregar o VE. quer partilhar?

    Claro. Instalei um quadro parcial, no qual liguei uma CEE32 e uma Plexo. Consoante esteja a usar um EVSE com Schuko ou CEE32, assim uso uma ou outra tomada


    O meu EVSE foi feito por mim, baseado num controlador "open source" e um ESP32 para a comunicação Wi-Fi. Entre outras particularidades, comunica directamente com o medidor que tenho no quadro principal e, se necessário, baixa a corrente que entrega ao carro se a casa estiver a consumir demasiado para não ficar às escuras :-)
    Lá dentro tem um contactor e um medidor de energia baseado em PZEM004. De um lado tem uma CEE32 e do outro uma type2. É como se fosse uma wallbox, mas portátil e com muito mais funcionalidades.


    Para poder ligar a várias tomadas fiz um monte de adaptadores. Como disse antes, com este EVSE e estes adaptadores é perfeitamente possível "puxar" muito mais corrente do que determinada pode suportar. É uma responsabilidade minha e que não me causa qualquer dúvida. Há EVSEs no mercado com adaptadores deste género em que o próprio adaptador "informa" o EVSE qual é a corrente máxima (mas é o adaptador, não a tomada :-))
  8.  # 68

    Ó Bruno, ao menos fazia uma platine e arrumava isso dentro da caixa com as coisas devidamente fixadas. Assim é um acidente à espera de acontecer (não é mania minha, são vinte e tal anos de projeto e prototipagem electrónica a falar).
    Concordam com este comentário: mafgod
  9.  # 69

    O contactor está fixado em calha DIN, os componentes electrónicos estão fixados com aquela maravilha do xanato que é a cola quente 😅

    A ideia era ser portátil. Para isso tem de estar numa caixa pequena, não dá para platine e afins. Se algum dia tiver de refazer isto provavelmente já farei uma wallbox, já não uso isto de forma portátil há muito tempo.
  10.  # 70

    Ver se entendi:
    Possui dois tipo de carregamentos.
    1º tipo, utilizando o cabo de conexão fornecido com ficha schuko (1ª foto), para ligar as tomadas "normais". Utilizando este cabo, vai poder carregar a 10A (ou outra corrente definida caixa de controlo integrada no cabo) em tomadas normais e numa tomada do tipo green up (se a caixa de controlo o permitir) a uma corrente um pouco superior até 16A. Com este tipo de carregamento pode colocar numa tomada CEE de 32A associado a um adaptador de CEE para Schuko e ligar a este o cabo de conexão da foto, que vai carregar a 10A na mesma, mesmo que no VE tenha selecionado a potencia máxima de carregamento.

    2º Tipo, Utilizando equipamento de fabrico "caseiro", que tem na entrada uma ficha CEE 32A e saída uma tomada TYPE 2 a qual liga depois ao carro. Entre as duas, possui o equipamento de controlo. Este tipo equivale a ter uma wallbox. Depois tem varias extensões para converter tomada schuko em CEE32 ou CEE16 e CEE32 ou CEE16 trif em CEE 32mono ou CEE32 trif em CEE 32mono. com este sistema pode controlar a potencia de carregamento a partir do VE.

    Será isso?
  11.  # 71

    Sim, menos isto
    Colocado por: BigmouseCom este tipo de carregamento pode colocar numa tomada CEE de 32A associado a um adaptador de CEE para Schuko e ligar a este o cabo de conexão da foto, que vai carregar a 10A na mesma, mesmo que no VE tenha selecionado a potencia máxima de carregamento.

    É possível tentar puxar 32A da Schuko. Claro que o disjuntor dispara, mas é possível. Os EVSE "normais" incluídos com os carros estão limitados a 10-14A, já lá tive reguláveis a 18A e funciona. Se o EVSE que se lá ligar pedir mais corrente, passa mais corrente até o disjuntor disparar .

    No segundo caso o mais correcto é dizer que consigo definir a corrente de carregamento no meu EVSE "tipo wallbox". O meu carro actual também permite definir a corrente de carregamento, mas a larga maioria não permite.
  12.  # 72

    Nessa situação o equipamento que permitia a regulação foi fornecido em conjunto com o carro? Possuía uma tomada schuko para ligação à rede ou uma tomada CEE. tem alguma foto desse equipamento?

    Colocado por: Bruno.Alvesjá lá tive reguláveis a 18A



    O segundo caso, enquadra-se no modo 3 de carregamento, em que é definido que a wallbox deverá ser de instalação fixa e alimentação dedicada e permitir ainda comunicação com o carro, para que esse possa definir a potencia de carregamento.
  13.  # 73

    Eu agradeço a todos e registo o vosso profundo conhecimento técnico.

    Mas para quem não é da área e prefere fazer as coisas de acordo com a legislação, têm conhecimento de alguma empresa que possa fazer um projeto certificado e instalar umas tomadas num condomínio em Odivelas?

    Uma vez mais obrigado.
  14.  # 74

    Colocado por: Bruno.AlvesNa zona de Lisboa há bastantes empresas a fazer esse trabalho, com tudo o que manda a sapatilha e dezenas de instalações desse género feitas
    Assim de repente lembro-me da ADN Energy, só porque vi recentemente uma publicação deles. Mas há muitas mais

    ☝️
  15.  # 75

    Colocado por: BigmouseNessa situação o equipamento que permitia a regulação foi fornecido em conjunto com o carro? Possuía uma tomada schuko para ligação à rede ou uma tomada CEE. tem alguma foto desse equipamento?

    Qual das situações?
    De qualquer forma, 99% dos equipamentos fornecidos com os carros são em tomada Schuko com o controlador a meio e limitados a 8-14A. Também na larga maioria dos casos o carro não permite definir a corrente de carregamento, isso é feito no equipamento de carga. Na realidade está situação começa a inverter-se, mas de forma genérica é o EVSE (seja o fornecido com o carro, seja uma wallbox, seja um posto público em AC) que anuncia ao carro quanta corrente pode puxar. E em última instância é o carro que decide quanta corrente puxar, desde um mínimo interno até ao máximo anunciado pelo EVSE.

    Colocado por: Bigmousepermitir ainda comunicação com o carro, para que esse possa definir a potencia de carregamento.

    Não é assim que funciona ;-) Não há comunicação com o carro (no sentido de comunicação digital, troca de dados, isso só existe em carregamento DC em que por exemplo o carro informa o posto da tensão actual da bateria). Em AC há apenas um sinal pulsado gerado pelo EVSE (seja ele quem for, desde o carregador de origem até um posto público de rua) que, pela frequência desse sinal, diz ao carro quando este pode puxar no máximo. Daí para baixo o carro puxa quanto quiser. O EVSE é muito resumidamente responsável por anunciar a corrente disponível e fechar/abrir o contactor que faz chegar a tensão ao carro.

    Em termos funcionais, não há nenhuma diferença entre o modo 2 e modo 3. Ambos se comportam e operam exactamente da mesma maneira, apenas no modo 3 o controlador e contactor estão fixos, no modo 2 estão "depois da tomada".
    Mas o "sumo" é o mesmo: alimentação, controlador/contactor, cabo 3+2 ou 5+2 para o carro.
  16.  # 76

    Colocado por: Bruno.Alves
    ☝️


    O trabalho deve ser muito pois algumas empresas nem respondem, outras pedem um valor para fazer o orçamento, outras são agregadores de serviços...enfim! Vou ver essa que sugere.
  17.  # 77

    Esses EVSE, que permitem o controlo superiores para correntes superiores 16A vem preparados com ficha schuko?

    Colocado por: Bruno.AlvesNa realidade está situação começa a inverter-se, mas de forma genérica é o EVSE (seja o fornecido com o carro, seja uma wallbox, seja um posto público em AC) que anuncia ao carro quanta corrente pode puxar. E em última instância é o carro que decide quanta corrente puxar, desde um mínimo interno até ao máximo anunciado pelo EVSE.


    chamo a isso um sinal de comunicação. A chamada função piloto, mais concretamente.
    Era essa a função que descreveu que estava a referir.
    O seu permite fazer isso?

    Colocado por: Bruno.AlvesEm AC há apenas um sinal pulsado gerado pelo EVSE (seja ele quem for, desde o carregador de origem até um posto público de rua) que, pela frequência desse sinal, diz ao carro quando este pode puxar no máximo.



    já estamos de acordo com alguma coisas.
    Colocado por: Bruno.AlvesEm termos funcionais, não há nenhuma diferença entre o modo 2 e modo 3. Ambos se comportam e operam exactamente da mesma maneira, apenas no modo 3 o controlador e contactor estão fixos, no modo 2 estão "depois da tomada".
    Mas o "sumo" é o mesmo: alimentação, controlador/contactor, cabo 3+2 ou 5+2 para o carro.
  18.  # 78

    Colocado por: BigmouseEsses EVSE, que permitem o controlo superiores para correntes superiores 16A vem preparados com ficha schuko?

    Regra geral não, mas como eu fiz adaptadores, qualquer um pode fazer. Desde que saiba o que está a fazer. Tecnicamente, desde que o EVSE produza o tal sinal pulsado ao carro a dizer que este pude "puxar" mais de 16A ele pode fazê-lo. Independente da origem da energia. É o perigo dos EVSE reguláveis, por isso é que disse que os de mercado e de qualidade têm adaptadores que automaticamente informam o EVSE da corrente máxima permitida consoante a "ponta que está encaixada".

    Colocado por: BigmouseO seu permite fazer isso?

    Sim, de 6 a 32A regulo a corrente máxima que quiser, e além disso faz gestão automática da "folga" da casa em relação à potência contratada para reduzir/aumentar dinamicamente em função da disponibilidade.
  19.  # 79

    Então podemos chegar a conclusão para uma utilização normal podemos utilizar as seguintes soluções, sem os adaptadores:

    - Carregamento até 3,2kW, Tomadas de aparelhagem normal, Tomada Plexos e green up para cabos de carregamento "normais" (8-14A), em que para utilizar a máxima potencia utiliza-se tomadas do tipo green up.

    - Carregamento até 7,36kW mono e 22kW trif, Tomadas CEE16 ou CEE32, para EVSE com regulação de carga até 32A, devendo ter especial atenção na seleção do patamar de corrente quando utilizado tomada CEE de 16A.

    Reforçar que não se devem utilizar adaptadores nomeadamente de CEE para schuko, legalmente não permitidos, de forma a evitarem-se riscos devido à configuração incorreto do EVSE em tomadas schuko.
    • elfo106
    • 10 fevereiro 2023 editado

     # 80

    Colocado por: BigmousePela distância / queda de tensão não se justifica, mas pelas perdas por efeito de joule no cabo, vale a pena.

    Estas pessoas agradeceram este comentário:elfo106


    Se não for abusar da sua boa vontade, pode-me explicar como se faz esse cálculo? Eu tentei fazer mas olhando para o resultado parece-me que devo ter feito alguma coisa mal.

    Primeiro algumas constantes:
    Coeficiente de resistividade do cobre a 20ºC (rho) --> 0,0173
    Coeficinte de temperatura do cobre (alpha) --> 0,0039
    Comprimento (l) --> 12m

    para secção = 2,5mm^2 temos
    R20 = rho x (l/S) = 0,083 ohm

    Vou assumir a titulo de exemplo uma temperatura final de 70ºC --> deltaTeta = 70-20 = 50
    R70 = R20 x (1 + alpha x deltaTeta) = 0,099 ohm

    para secção = 4mm^2 temos
    R20 = 0,052 ohm
    R70 = 0,062 ohm

    Consumo perdas = (R70"2.5" - R70"4") x I^2 x t / 1000
    Vou assumir que I = 16A e que o condutor é usado durante 5h diárias durante 1 ano, t = 1825h

    Deu-me Consumo perdas = 17,28 kWh

    ps: Espero que esteja perceptível o que tentei fazer
 
0.0343 seg. NEW