Colocado por: BigmouseÉ melhor dizer aos fabricantes de veículos elétricos que andam a tentar vendar gato por lebre
Colocado por: Bruno.Alves32A. Porque a GreenUp não tem qualquer mecanismo de prevenir isso num EVSE. Nem pode. Tem o tal íman, mas isso até é para alguns (poucos) EVSE que ainda olham para isso. E esses o que fazem é AUMENTAR a corrente.
Colocado por: Bruno.AlvesMete uma Plexus e um íman por fora da tomada e faz exatamente o mesmo efeito ;-)
Colocado por: BigmouseNão é possível. para carregar a 32A utiliza que tipo de ficha?Ficha azul CEE32A :-) simples e barato
Colocado por: AlexRibeiroJá o aquecimento é função da secção e resistência do cabo, e da corrente que nele é colocada.
Colocado por: BigmouseE acha que isso é serviço que se faça? No dia que ocorrer um problema com uma ligação desse tipo, o que acha que os seguros vão fazer?Eu até carrego desde 2014 numa tomada legrand normal a 16A e sem problemas...
Colocado por: Bigmouseuma temperatura maior do cabo, vai levar um aumento da resistividade do cobre, que por conseguinte aumenta a queda de tensão.Tem a certeza? :-)
Colocado por: mafgodTem a certeza? :-)
Não será antes, "um comprimento maior ou uma seção menor aumenta a resistência do cabo, que por conseguinte aumenta a queda de tensão no cabo numa proporção ao quadrado da resistência"? :-)
Colocado por: mafgodMas ainda não percebeu que, a tomada greenup é uma tomada que realmente suporta os 16A mas apenas tem a mais um iman que faz com que alguns poucos EVSEs carregam um pouco mais rápido?!
Custa assi mtanto perceber?
Colocado por: mafgodTem a certeza? :-)
Não será antes, "um comprimento maior ou uma seção menor aumenta a resistência do cabo, que por conseguinte aumenta a queda de tensão no cabo numa proporção ao quadrado da resistência"? :-)
Colocado por: BigmouseE acha que isso é serviço que se faça? No dia que ocorrer um problema com uma ligação desse tipo, o que acha que os seguros vão fazer?
Colocado por: BigmouseNão é possível. para carregar a 32A utiliza que tipo de ficha?
Colocado por: Bigmousemas não tento passar aos restantes que as tomadas são tomadas iguais e que deviam utilizar solução menos convencionais.
Colocado por: Bruno.Alves
Só estou a dizer que é FUNCIONALMENTE igual. A GreenUp é uma Plexus com um íman lá dentro em vez de fora. Não estou a advogar nenhuma das soluções.
CEE32. Como é óbvio uso a Plexus para EVSE com tomada Schuko, mas o meu EVSE regulável tem uma CEE32.
MAS... além da CEE32, tenho adaptadores para ligar a qualquer tipo de tomada. Claro que nesta situação a responsabilidade de definir uma corrente adequada à tomada em uso é MINHA. E eu sei o que faço. Uma GreenUp, qualquer tomada para o efeito, é apenas uma forma de passar electrões.
Colocado por: tigoncalPara variar um bocado da tecla das tomadas (com ou sem iman - irrelevante para a corrente de carregamento do EV), ter em atenção que os interruptores diferenciais da instalação (e não só do eventual quadro parcial de proteção ao carregamento do EV) com alguma probabilidade deverão ter que ser trocados do vulgar tipo AC para pelo menos tipo A (e mesmo assim sem garantias), já que o rectificador de carregamento de EV introduz correntes de fuga DC que, vulgarmente, poderão fazer deslartrar os diferenciais mais comuns do tipo AC.
Colocado por: Bigmousepara não me alongar mais, que já se faz tarde, na minha opinião devem ser utilizadas estas tomadas consoante o modo de carregamento.
Colocado por: tigoncalPara variar um bocado da tecla das tomadas (com ou sem iman - irrelevante para a corrente de carregamento do EV), ter em atenção que os interruptores diferenciais da instalação (e não só do eventual quadro parcial de proteção ao carregamento do EV) com alguma probabilidade deverão ter que ser trocados do vulgar tipo AC para pelo menos tipo A (e mesmo assim sem garantias), já que o rectificador de carregamento de EV introduz correntes de fuga DC que, vulgarmente, poderão fazer deslartrar os diferenciais mais comuns do tipo AC.
Colocado por: Bruno.AlvesQual é a tomada que respeita essa norma? Ora lá está, a Plexo
https://www.electrosiluz.com/fichas-tecnicas/0106963900.pdf
Colocado por: Bruno.AlvesSim, é verdade, mas como na segunda imagem doBigmouseapenas no carregamento trifásico devem ser acauteladas correntes de fuga DC. Os diferenciais tipo A são usados nas instalações "certificadas". Em bom abono da verdade, nas instalações caseiras normalmente usa-se o que lá está. Eu nunca tive disparos esporádicos do EVSE e tenho um AC de 30mA.
Colocado por: Bigmouseo que diz o ponto (3) do quadro do guia técnico? o que fala a plexo sobre o assunto?
Colocado por: tigoncal(...)ter isso em atenção nos orçamentos, já que poderá ou não ser necessário trocar para tipo A. E mesmo assim, ainda que pouco provável numa instalação unifamiliar ou mesmo num predio onde agora hava apenas um EV, com a troca de carro a combustão para eléctrico a ser mais frequente no futuro, a soma das correntes de fuga dos rectificadores de vários EVs a carregar ao mesmo tempo poderão exceder os 6mA dos diferencias do tipo A, obrigando depois a ir para tipo B.