Iniciar sessão ou registar-se
    • AMVP
    • 19 fevereiro 2023

# 321

Colocado por: smartEu espero é que projectem a capacidade dos serviços públicos, em particular na saúde, para satisfazer adequadamente e atempadamente as necessidades de quem os procura, face ao aumento de cidadãos em circulação que se afigura e que não olhem apenas para o problema da habitação.

Isso não é feito há anos, aliás os número da população publicados pelo INE são inferiores aos inscritos no SNS há vários anos.
  1.  # 322

Colocado por: xiripiti

Ainda hoje passou (acho que foi na CMTV) de um caso de uma senhora que meteu a ação de despejo e até hoje não está resolvida a situação (passou dois anos, pandemia, etc, etc).. os prejuízos andam a volta dos 7 mil euros.. quem é que paga a mal criação de certos inquilinos?

Lá está … resolva-se a doença …não os sintomas
    Concordam com este comentário: eu
    • AMVP
    • 19 fevereiro 2023

# 323

Colocado por: Carvai
    Por acaso há cada vez menos gente e mais casas. O que que há é cada vez menos gente em cada casa e muitas sem ninguém durante grande parte do tempo.

Tirou a minha frase do contexto em que a escrevi.

Mas tem razão, o que vejo à minha volta são poucas pessoas por habitação, mas o números oficiais não dizem isso. Quanto a haver menos pessoas, tenho sérias dúvidas apesar dos números oficiais dizerem que sim.
    • AMVP
    • 19 fevereiro 2023

# 324

Colocado por: xiripitiO PM disse mesmo que concordava com o controlo de imigração para o espaço europeu..

Ainda bem que alguém tb ouvi, às vezes até já penso que estou doida.
    • smart
    • 19 fevereiro 2023 editado

# 325

Hum
    A falta de filhos, na esmagadora maioria de casos, tem origem na falta a de rendimento e capacidade para suportar os gastos relacionados.
    A creche/ infantário são 350 euros
    Mais actividades, fraldas, loções, cremes, medicamentos, roupa, consultas e alimentação,.muitas vezes cuidada e 500 euros mês não chegam.
    A maioria na actualidade,sente dificuldade em suportar 1 qt mais 2.
    Baixem os impostos de forma evidente para pais, que a natalidade começa a aparecer.
    Medidas lançadas leio muitas mas a aplicabilidade está cheia de ses ...
    É melhor financiar ou pagar arrendamentos.
    Concordam com este comentário: HAL_9000
    • smart
    • 19 fevereiro 2023 editado

# 326

Colocado por: AMVP

Hum
    Até fico tonto
    Na semana passada qd o moedas e Montenegro sugeriram a medida, iam sendo descascados pelo opositor, e agora o 1.M considera interessante a opção?
    🙆
    • AMVP
    • 19 fevereiro 2023

# 327

Colocado por: smart
    Hum
    Até fico tonto
    Na semana passada qd o moedas e Montenegro sugeriram a medida, iam sendo descascados pelo opositor, e agora o 1.M considera interessante a opção?
    🙆

Segundo ouvi sim, mas às vezes já tenho dúvidas sobre o que ouço. Parece que há user por aqui que tb ouviu.
  2.  # 328

Colocado por: smart
    Hum
    Até fico tonto
    🙆

Mesmo, estou a espera que alguém sai a rua e pegue fogo nisso tudo e que a comunicação chame o PM de todos os nomes acabados em "ista" já que quando foi o montenegro e o moedas até parecia que iam lhes mandar pedras pelos seus pecados.. Ah! e também falta o sonso e hipocondríaco do PR também criticar o PM já que o fez com o moedas e MN
  3.  # 329

Colocado por: Quilleute

O Carvai , mas eu agora não tenho o direito de aplicar o meu dinheiro em imobiliário e deixar as casas fechadas até me apetecer vender ( aguardar valorização ) ?
    É preferível manter fechado do que correr o risco de arrendar e ter posteriormente prejuízo com acções de despejo etc.

É absurdo que se venha atrás de propriedades privadas , em vez de ir atrás das medidas que impedem de estas casas estarem no mercado
    .

Eu sou senhorio há mais de 30 anos e actualmente tenho 2 casas arrendadas e meia casa abandonada na Serra da Estrela.Por isso sei bem os problemas do arrendamento.
    O que conheço bem é o enorme stock de 2ª habitação existente em Portugal. Os emigrantes portugueses dos anos 60/70 tinham quase todos como prioridade construir ou comprar uma casa em Portugal, fosse na terra, na praia ou numa cidade qualquer. Depois por causa dos filhos e netos acabaram por nunca regressar definitivamente mas graças ás Low-Cost vêm com alguma frequência. Idem para os estrangeiros a partir de 2000 e ainda antes dos vistos gold a fazer o mesmo.
    Milhares de portugueses a viver nas grandes cidades utilizaram as poupanças a fazer o mesmo.
    Por isso o stock de casas disparou em Portugal sem que a população tenha aumentado.
    Entretanto foi-se alterando o estilo de vida e aumentaram os residentes individuais porque os jovens já não casam, os divórcios aumentaram (já há mais divórcios que casamentos).
  4.  # 330

Não está, só que como foi fora de Portugal a comunicação social cala-se porque deve pensar que somos todos tontos e não temos outros canais ou NET sei lá.. é a republica das bananas em que vivemos
  5.  # 331

Colocado por: AMVPMas a questão da habitação é sempre um assunto tabu.

Também o era a banca privada, as televisões privadas, as privatizações em geral, a TAP privada, o aborto, etc., etc.
  6.  # 332

Colocado por: AMVPMas volto a salientar, e de salários ninguém fala?

Os salários têm que acompanhar a produtividade. Num país como o nosso em que a produtividade é cerca de 60% da produtividade média europeia, que esperar?
    • AMVP
    • 19 fevereiro 2023

# 333

Colocado por: J.Fernandes
    Também o era a banca privada, as televisões privadas, as privatizações em geral, a TAP privada, o aborto, etc., etc.

Mas terá que esperar que a população mude, pois foi o que ocorreu relativamente aos pontos que referiu.
    • AMVP
    • 19 fevereiro 2023

# 334

E as casas do ihru, quando é que ficam disponiveis? Conheco um predio, pequeno é certo mas mesmo assim sao 8 t1, fechado ha decadas. Hoje passei por outro que tem uma fracao com os habituais tijolos desde ha um mes para ca.
  7.  # 335

Colocado por: AMVPMas terá que esperar que a população mude, pois foi o que ocorreu relativamente aos pontos que referiu.

Apenas no caso do aborto. Tudo o resto ou foram imposições da UE (ou melhor CEE), ou simplesmente, foi a realidade que se impôs.
  8.  # 336

Colocado por: Quilleute

O Carvai , mas eu agora não tenho o direito de aplicar o meu dinheiro em imobiliário e deixar as casas fechadas até me apetecer vender ( aguardar valorização ) ?
    É preferível manter fechado do que correr o risco de arrendar e ter posteriormente prejuízo com acções de despejo etc.

É absurdo que se venha atrás de propriedades privadas , em vez de ir atrás das medidas que impedem de estas casas estarem no mercado
    .

Olhe que coisa, você tem os direitos que a lei atribuir, e os incentivos que as políticas fiscais definirem. É como os estrangeiros que investiam acima de 500k, antes tinham direito a golden visa, agora já não têm.
    Se lhe triplicarem o IMI o que acha que vai acontecer? Vai ficar com a casa fechada apenas para ganhar o argumento contra o estado? :) Meu amigo, se isto for para a frente (duvido porque é uma coisa sem pés nem cabeça), os "incentivos" do estado têm muita força.

...

A casa dos meus falecidos avós está devoluta. Pode voltar a ser habitada, embora não tenha grandes condições, por isso nem nos damos ao trabalho de pô-la no mercado de arrendamento/venda. Além disso foi feita no campo numa altura em que as construções se iam fazendo e os filhos construíam mesmo ao lado de forma a deixar a maior quantidade de campo cultivavel, pelo que agora é difícil de separar da casa da minha outra tia, que vive mesmo ao lado, e para quem ter de co-habitar com novas pessoas no campo que era dos pais, seria um grande problema. Enfim, a casa é um problema.

Por outro lado, se nos aumentam o IMI, o que é que se pode fazer? Quem herdou a casa e tem de pagar o IMI actual já o faz com imensa dificuldade, porque recebe 600€ de reforma.
    • AMVP
    • 19 fevereiro 2023

# 337

Colocado por: palmstrokeOlhe se o estado nos arrendasse a casa ficavamos todos contentes,

Mas essa se calhar o estado não quer, estou a colocar a hipótese de se tratar de uma zona despovoada.
  9.  # 338

palmstroke
    há sempre solução, várias, até algumas que podiam dar algum rendimento á sua tia que penso ser a tal herdeira.
    mas esteja descansado o estado de certeza que não vai a essas casas.
  10.  # 339

Mas essa se calhar o estado não quer, estou a colocar a hipótese de se tratar de uma zona despovoada.

Não é despovoado mas é campo. E quem agora constrói ou compra ou arrenda uma casa no campo, quer um jardim na frente, um quintal atrás, tudo limitado por uma cerca ou muro, tudo bonitinho e quadradinho. Não quer uma casa velha com adega e telheiro para tractores e curral para porcos, construída na pior parte do terreno, porque a melhor parte do terreno era para pomares e vinha e batatas e para pequenos cultivos de auto-subsistencia.

Eu até aposto que na aldeia dos meus falecidos avós metade das casas são assim, e estão devolutas.
  11.  # 340

Colocado por: palmstroke

Olhe que coisa, você tem os direitos que a lei atribuir, e os incentivos que as políticas fiscais definirem. É como os estrangeiros que investiam acima de 500k, antes tinham direito a golden visa, agora já não têm.
    Se lhe triplicarem o IMI o que acha que vai acontecer? Vai ficar com a casa fechada apenas para ganhar o argumento contra o estado? :) Meu amigo, se isto for para a frente (duvido porque é uma coisa sem pés nem cabeça), os "incentivos" do estado têm muita força.

...

A casa dos meus falecidos avós está devoluta. Pode voltar a ser habitada, embora não tenha grandes condições, por isso nem nos damos ao trabalho de pô-la no mercado de arrendamento/venda. Além disso foi feita no campo numa altura em que as construções se iam fazendo e os filhos construíam mesmo ao lado de forma a deixar a maior quantidade de campo cultivavel, pelo que agora é difícil de separar da casa da minha outra tia, que vive mesmo ao lado, e para quem ter de co-habitar com novas pessoas no campo que era dos pais, seria um grande problema. Enfim, a casa é um problema.

Por outro lado, se nos aumentam o IMI, o que é que se pode fazer? Quem herdou a casa e tem de pagar o IMI actual já o faz com imensa dificuldade, porque recebe 600€ de reforma.

Nem é preciso pensar muito no meu caso , avancem com isto para a frente ( ponho as mãos no fogo em como nem sai do PowerPoint) , e activo contador de luz e água na segunda casa, mudo a morada fiscal do meu filho para lá e a situação fica resolvida ( até sai mais barato que contrato de arrendamento fictício ao meu filho , com os pagamentos de impostos) .

E como eu , inúmeros proprietários farão o mesmo, de forma a proteger os bens imobiliários que adquiriram com o fruto do seu trabalho.

Problema mantém-se…não há casas e o governo deu mais cavadela na “cova”, com a direita a deleitar-se a ver o centro “moderado” (agora radical) a pegar fogo a si mesmo…

Parabéns Costa…😏
    Concordam com este comentário: eu

0.0834 seg. NEW