Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 781

    Colocado por: marco1cada vez tenho mais a sensação que não há falta de casas em Portugal, há é muitas casas ás moscas e com preços a ver se cola.

    Acho que sobretudo é fazer com que as pessoas confiem mais na justiça, de forma a sentirem-se seguras a arrendar e vender.
    Infelizmente percebo porque é que as pessoas desistem de alugar os seus imóveis.
    Concordam com este comentário: Carvai, silvaf, N Miguel Oliveira, desofiapedro, Heliaço
  2.  # 782

    Colocado por: AMVP
    Olhe eu, e a maioria dos portugueses, tenho ascendencia arabe, sou o que? Portuguesa ou fico sem patria?

    Com esse comentário, fico sem perceber se quer desconversar ou é apenas ignorância. Provavelmente ambos.
    A maioria dos portugueses não tem ascendência árabe. Cerca de 10% (+-) tem ADN norte-africano, que é algo bem diferente de ser do Médio-Oriente.
    Os netos de portugueses, mesmo que tenham nascido no estrangeiro e os pais não tenham a nacionalidade, podem pedir a nacionalidade portuguesa. Só no Brasil estima-se que o número de cidadãos nessas condições supere os 5 milhões.
    Mesmo sem ser neto de portugueses, bastará que se insira numa comunidade portuguesa reconhecida no estrangeiro.
    Para além disso, para além das centenas de milhares de sefarditas que já pediram a nacionalidade portuguesa, mesmo sem alguma vez terem pisado solo nacional, só por essa via os potenciais portugueses serão ainda mais alguns milhões.
    https://eportugal.gov.pt/servicos/pedir-a-nacionalidade-portuguesa
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  3.  # 783

    Por exemplo no Algarve, se um agricultor, uma pessoa que possui alguns terrenos quiser fazer uma habitação, o terreno tem que ter no mínimo 10 ou 5H. Isto não tem logica nenhuma, poi e raro haverem terrenos desta dimensão.

    Vejo também terrenos onde existem todas as infraestruturas, passa a estrada alcatroada, eletricidade, telefone, já existem casas na zona, no entanto os terrenos estão classificados como agrícolas.

    As Câmaras municipais no Algarve são corruptas e querem manter a oferta de terrenos muito baixa para controlar a oferta e os preços manterem-se altos.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, Alto_moinhos_1978
  4.  # 784

    Colocado por: marco1cada vez tenho mais a sensação que não há falta de casas em Portugal, há é muitas casas ás moscas e com preços a ver se cola.
    Concordam com este comentário:jmalmeida


    Pois, se calhar varia consoante a zona. Pelo menos no mercado de arrendamento acho que é a notória a falta de opções. O que leva as pessoas a construir. O que por vezes leva a optar-se por erguer um T3 ou T4, quando se calhar só precisavam dum T1 na maior parte da vida...
    Desvirtuou-se completamente a racionalidade de arrendar... Uma pena a meu ver.
  5.  # 785

    Colocado por: exlybrisAs Câmaras municipais no Algarve são corruptas e querem manter a oferta de terrenos muito baixa para controlar a oferta e os preços manterem-se altos.


    E nas principais capitais de distrito é igual. Alias, de um forma global.

    Desenganem-se se pensam que a nossa classe política tem apenas aquelas 2 ou 3 habitações no mercado imobiliário (associadas ao seu NIF). Eu também posso ter vários carros e apenas um registado nas finanças com o meu NIF.
    • eu
    • 15 março 2023

     # 786

    Colocado por: exlybrisAs Câmaras municipais no Algarve são corruptas
    Concordam com este comentário: Carvai, Alto_moinhos_1978, silvaf
  6.  # 787

    Colocado por: Nostradamus

    E nas principais capitais de distrito é igual. Alias, de um forma global.

    Desenganem-se se pensam que a nossa classe política tem apenas aquelas 2 ou 3 habitações no mercado imobiliário (associadas ao seu NIF). Eu também posso ter vários carros e apenas um registado nas finanças com o meu NIF.


    Eles podem ter apenas 2 ou 3 imóveis em nome deles, mas depois estão os filhos e outros familiares que têm acesso a informações e tratamentos especiais que levam a enriquecimentos ilícitos na grande parte dos casos. Infelizmente em Portugal o compadrio ainda não é considerado ilegal como o é em muitos outros Países.
  7.  # 788

    😐
      Screenshot_2023-03-16-16-56-07-738-edit_com.instagram.android.jpg
      Screenshot_2023-03-16-16-55-52-924-edit_com.instagram.android.jpg
  8.  # 789

    Colocado por: Vítor Magalhães😐
      Screenshot_2023-03-16-16-56-07-738-edit_com.instagram.android.jpg
      Screenshot_2023-03-16-16-55-52-924-edit_com.instagram.android.jpg


    Esta é outra: porque raio tem que se esperar 3 meses sem que o inquilino pague renda para poder dar inicio a um processo de expulsão que ainda levará outros tantos. Isto só visto. No meu veruma quebra de contrato é imediatamente quando o inquilino nao paga o 1o mês, não percebo o porque de causar este prejuízo todo ao legitimo proprietário do imóvel. Depois dá nisto, ou medo de alugar ou pedir varias rendas em adiantado.
    Concordam com este comentário: eu, HAL_9000, desofiapedro, Ruipsm, sisu
    • eu
    • 16 março 2023

     # 790

    Colocado por: exlybrisporque raio tem que se esperar 3 meses sem que o inquilino pague renda para poder dar inicio a um processo de expulsão que ainda levará outros tantos


    Porque as leis protegem os infratores.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, sisu, Paramonte
  9.  # 791

    Para quem arrenda os senhorios sao sempre uma cambada de ladroes e que se aproveitam dos inquilinos.

    Vamos a ver o meu caso actual.

    Arrendei uma casa á 16 meses um T1 em excelente estado com cerca de 60M2 em Loures pelo preço de 550Euros mensais, tudo registado nas finanças(contrato de 1 ano renovavel logo 28% para o estado) tendo a cozinha fogao, forno, esquentador, mesas, cadeiras pronto a serem usados.

    Após o 12Mês a inquilina deixou de pagar a renda sendo que já passou os 3 meses sem pagar.
    Não paga porque nao quer, pois inventa desculpas.

    Alem do que se paga ao estado, paga-se condominio, seguro, imi sendo que o valor de renda de 550 estava abaixo do mercado que por normal anda nos 650.

    Conclusao da historia agora para a tirar vai ser um 31, sendo que num proximo arrendamento o valor vai passar a estar ajustado ao mercado e ao risco de inquilinos incumpridores, depois ainda se queixarem que os senhorios sao todos uns ladroes.
    Pois claro se todos os inquilinos pagassem a renda, os impostos fossem mais baixos, os inquilinos cuidassem da casa como se fosse sua, e os processos de despejo fossem mais rápidos secalhar não era necessário rendas mais caras para contemplar estes casos em que nao pagam ou estragam as casas.
    Alem das horas de sono, trabalho e dinheiro que dao em todo o processo para os tirar de casa
    Concordam com este comentário: MS_11, desofiapedro, silvaf, Carvai, polomotion, Ruipsm, Paramonte
  10.  # 792

    Colocado por: Vítor Magalhães😐
      Screenshot_2023-03-16-16-56-07-738-edit_com.instagram.android.jpg
      Screenshot_2023-03-16-16-55-52-924-edit_com.instagram.android.jpg


    Gato escaldado... Embora haja aí muita gente maluca também creio que há muitos que fazem isto mesmo para se precaver de caloteiros. 800 euros em São Marcos já é super elevado mas pronto, o mercado, mais 1 ano de renda adiantado... só mesmo quem tem dinheiro e precise duma casa ali durante um ano é que paga. São 12 meses * 800 mais os 3K de caução... porra.

    Para o ano devo colocar o meu apartamento no mercado de arrendamento e só de pensar nisso já fico arrepiada, é preciso ter-se MUITA sorte.
  11.  # 793

    Não era hoje que saíam as medidas que o Costa anunciou?

    Julgo que ele disse que elas estariam em discussão até 16 de Março...
  12.  # 794

    E depois há os caloteiros e infratores profissionais, que saltam de senhorio em senhorio, sempre a morar á borla.

    Nalguns países há medidas contra isto como
    Listas de incumpridores comprovados.


    Colocado por: eu

    Porque as leis protegem os infratores.
    Concordam com este comentário:Vítor Magalhães
  13.  # 795

    Colocado por: econom.pedroNão era hoje que saíam as medidas que o Costa anunciou?

    Julgo que ele disse que elas estariam em discussão até 16 de Março...

    Já saíram e já foram aprovadas
  14.  # 796

    Colocado por: Samuscassendo que num proximo arrendamento o valor vai passar a estar ajustado ao mercado e ao risco de inquilinos incumpridores, depois ainda se queixarem que os senhorios sao todos uns ladroes.


    O seu problema (e de muitos) é que no próximo arrendamento só poderá arrendar por aproximadamente mais 10% do que a renda actual, isto se a lei do tecto nos novos contratos for avante. Este Governo tem vindo passo a passo a "expropriar" o mais importante num imóvel para arrendamento e que é o usufruto.
    Senão, vejamos: começou com a geringonça a tornar os contratos mais rígidos e amplos nos prazos e a fazer um esbulho no usufruto tornando vitalícios os arrendamentos para quem faça 65 anos e esteja 15 anos como inquilino numa casa (a partir daí o senhorio só pode aumentar as rendas pela índice de actualização anual) e não pode despejar o inquilino. Não contente com isso, criou um regime de protecção cego e injusto no arrendamento comercial em que as lojas classificadas (independentemente do que facturem) tem a renda congelada e uns pózinhos de isenção fiscal. Pior do que isso, esse regíme de protecção a prazo está sempre a ser prolongado cada vez que se aproxima o seu final e já vai no segundo prolongamento (e avizinha-se, tal como o das rendas habitacionais congeladas anteriores a 1990, que será prolongado ad eterno). Ninguém pensou que se o Governo queria proteger o comércio histórico e criar redes atraentes para o turismo devia ser o Governo ou as Câmaras, a pagar a diferença entre a renda de mercado e a renda congelada. Não tem lógica e é injusto que haja lojas que facturem em grande (quiçá o Café Brasileira no Chiado) e se tiverem rendas antigas e foram classificadas o inquilino tem um bónus fabuloso e o senhorio tem uma renda miserável.
    Ou seja, na minha opinião, estas medidas que se avizinham ou são exibidas como ameaças, não são mais do que mais uns passos contra a economia de mercado e a propriedade privada. Até onde é que irá? Essa é a mais assustadora questão.
    • AMVP
    • 22 março 2023

     # 797

    Colocado por: jmalmeida
    Com esse comentário, fico sem perceber se quer desconversar ou é apenas ignorância. Provavelmente ambos.
    A maioria dos portugueses não tem ascendência árabe. Cerca de 10% (+-) tem ADN norte-africano, que é algo bem diferente de ser do Médio-Oriente.
    Os netos de portugueses, mesmo que tenham nascido no estrangeiro e os pais não tenham a nacionalidade, podem pedir a nacionalidade portuguesa. Só no Brasil estima-se que o número de cidadãos nessas condições supere os 5 milhões.
    Mesmo sem ser neto de portugueses, bastará que se insira numa comunidade portuguesa reconhecida no estrangeiro.
    Para além disso, para além das centenas de milhares de sefarditas que já pediram a nacionalidade portuguesa, mesmo sem alguma vez terem pisado solo nacional, só por essa via os potenciais portugueses serão ainda mais alguns milhões.
    https://eportugal.gov.pt/servicos/pedir-a-nacionalidade-portuguesa
    Concordam com este comentário:desofiapedro

    Pronto,sou uma árabe ignorante e que gosta de desconversar. Para acrescentar,tb tenho mistura celta. Já que é dotado de tanto conhecimento diga-me lá que nacionalidade devo evocar, para ver se encontro uma num pais mais rico e com pessoas ignorantes como eu mas com essa ignorância vivem bem melhor.
  15.  # 798

    O segredo de evitar chatices está nos papéis, ou melhor, na falta deles.

    Numa justiça que defende bandalhos temos de ser firmes.
  16.  # 799

  17.  # 800

    E mais uma sobre os licenciamentos. Como resolvem as coisas noutras paragens quando a Câmara demora demasiado a despachar os processos:


    https://reason.com/2023/04/07/texas-considers-bill-to-privatize-the-business-of-issuing-building-permits/
 
0.1560 seg. NEW