Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 161

Colocado por: ClioIIAgilização nos processos de despejo, mão pesada para incumpridores e destruidores: resolvia boa parte dos receios que os possíveis senhorios têm em colocar casas no arrendamento (nãooooo, vamos pagar as rendas dos incumpridores com os impostos que cobramos aos cumpridores).
    eu concordo totalmente com esta medida. Mas se pensar em dinheiro dos cumpridores, ia sempre usa-lo para socorrer os incumpridores. O despejo é agilizado, mas quem acha que vai acabar a pagar a casa dos despejados?
    Pelo menos desonerava o senhorio.

O problema foi deixar o problema ganhar está dimensão. Agora? Agora lancam-se uns foguetes para distrair o povo :).
    • eu
    • 17 fevereiro 2023

# 162

O estado falhou completamente na sua missão de providenciar habitação social, e agora, não só culpa os privados pelo problema, como quer "expropriar" propriedade privada.

Rumo ao comunismo...
    Concordam com este comentário: silvaf, sisu
    • Telhado
    • 17 fevereiro 2023 editado

# 163

Os projectos de arquitectura vão passar a ser licenciados apenas com base no termo de responsabilidade dos projectistas e as entidades públicas serão penalizadas no caso de atrasos na emissão de pareceres, anunciou hoje o primeiro-ministro.
    Em conferência de imprensa após a reunião do Conselho de Ministros, no Palácio da Ajuda, em Lisboa, António Costa apresentou os cinco principais eixos de um programa designado Mais Habitação, sendo um deles relativo à simplificação dos processos de licenciamento.
    Nesse sentido, o primeiro-ministro explicou que os projectos de arquitectura e os projectos de especialidades "deixam de estar sujeitos ao licenciamento municipal" e as câmaras emitem a licença com base "no termo de responsabilidade assinado pelos projectistas".
    "Esta medida de responsabilidade dos projectistas será acompanhada de um quadro sancionatório muito duro, a aplicar pela Ordem dos Engenheiros e pela Ordem dos Arquitectos a todos os projectistas que violem as 'artis legis' ou 'legis artis' ou que [violem] as próprias normas de construção", afirmou.
    Assim, o licenciamento municipal ficará limitado à avaliação urbanística: se o solo é ou não permitido para construção e o respeito de normas, afastamentos e outras exigências urbanísticas.
    • smart
    • 17 fevereiro 2023

# 164

Hum.
    Eu gosto é da medida que constitui o suporte por parte do estado, de 50% da taxa de juro, que exceda o valor da taxa do crédito habitação mais os 3% do teste de stress.
    .
    Quem subscreveu taxa fixa a 4%, qd andava para lá dos 5, e continuou a pagar enquanto a Euribor foi a negativa, pagou e não bufou e continua a pagar.
    Agora, quem comprou a - 0.5% de taxa de juro, o estado suporta metade dos aumentos para lá dos 3.5%, correspondendo o valor já com o teste stress.
    Lá vão os impostos de alguns, financiar prestações de outros, que não tiveram o interesse em pagar mais, para se protegerem destes riscos.
    Justiça no mais elementar.
    Impecável
    Para cereja, é o estado impor agora...e só
    agora, a obrigatoriedade dos bancos disponibilizarem TX fixa...
    lol.
    Portugal
  2.  # 165

É só treta… tudo a falar e o importante, nada
    Os terrenos urbanos para comércio e outros passa para habitação, de um dia para outro o terreno passa para o dobro… mas disto ninguém fala
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  3.  # 166

Colocado por: smartHum.
    Eu gosto é da medida que constitui o suporte por parte do estado, de 50% da taxa de juro, que exceda o valor da taxa do crédito habitação mais os 3% do teste de stress.
    .
    Quem subscreveu taxa fixa a 4%, qd andava para lá dos 5, e continuou a pagar enquanto a Euribor foi a negativa, pagou e não bufou e continua a pagar.
    Agora, quem comprou a - 0.5% de taxa de juro, o estado suporta metade dos aumentos para lá dos 3.5%, correspondendo o valor já com o teste stress.
    Lá vão os impostos de alguns, financiar prestações de outros, que não tiveram o interesse em pagar mais, para se protegerem destes riscos.
    Justiça no mais elementar.
    Impecável
    Para cereja, é o estado impor agora...e só
    agora, a obrigatoriedade dos bancos disponibilizarem TX fixa...
    lol.
    Portugal

Percebo perfeitamente o que quer dizer, e até sou dos sortudos que contratou taxa fixa no seu ponto mais baixo precisamente a prever o barraco que estamos a viver neste momento.

Mas há que ter em conta que, no final de um ciclo monetário como o que estamos a viver, a única maneira de equilibrar as coisas é efetivamente os que mais sorte tiveram distribuirem pelos menos afortunados. Sempre foi e sempre será. Quanto mais tarde o acerto, pior. Se as medidas ficarem por aqui, não estamos mal.
  4.  # 167

Colocado por: TelhadoAssim, o licenciamento municipal ficará limitado à avaliação urbanística: se o solo é ou não permitido para construção e o respeito de normas, afastamentos e outras exigências urbanísticas.

E não era esse o trabalho da câmara antes?
    A medida dos licenciamentos é pura e simplesmente populista. Já existia a Comunicação Prévia, porque não analisaram o porquê de ser pouco utilizada?

Já tinhamos a fiscalização de cruz, teremos agora os projectos de cruz também?
    Concordam com este comentário: brunomrosa
    • smart

# 168

Hum..
    Infelizmente na minha opinião,
    Será mais grave
    As taxas 12 meses, ficarão por 6% a acrescer spread ( já vão para lá de 3.5...e para daqui a 2 semanas leva mais 0.5)
    A inflação não vai baixar pois a guerra Rússia vs EUA estará para durar, sem negociações admidsiveis e o factor energia será fundamental para a alta de preços, com o oil a passar os 200 dlrs, com redução de stocks no próximo inverno e os governos a reforçarem continuamente o orçamento em material bélico.
    Contração economica a iniciar se no 2.Semestre, que nos levará a uma recessão profunda e a dramatismos
    É o meu pronuncio
    O comboio está em andamento
    Tomara que esteja errado
    Concordam com este comentário: QuintaFolhosa
  5.  # 169

São tantas medidas que nem sei o que pensar.

1. Límites para novos contratos de arrendamento - como se controla? como o novo inquilino sabe quanto pagava o anterior? não concordo com a medida, mas também não sei como seria possível implementá-la. vai existir na página das finanças uma nova secção que me diga os valores a que posso arrendar antes de fazer contrato?

2. Subsídio a crédito habitação - não concordo, é um absurdo, porque é que os meus impostos têm de pagar a propiedade privada de outra pessoa?

3. Pagamento do estado a senhorios após 3 meses de rendas impagas - esta é a melhor lol, então o estado em vez de implementar medidas para inibir caloteiros, vai atirar dinheiro ao problema? E este dinheiro vai vir de onde? Querem ver que os senhorios vão pagar um imposto extra para o fundo nacional de apoio a caloteiros? Quando seria tão fácil implementar uma base de dados pública de caloteiros, ou agilizar medidas de despejo?

No geral não concordo com as medidas, acho que eventualmente podem causar resultados opostos ao objectivo, e acho que são impossíveis de implementar.
    • smart

# 170

Hum
    Evolução do preço das casas em Portugal e Itália
    O AC quererá explicar o motivo da diferença?...
      Screenshot_20230217-221739~2.png
  6.  # 171

Em Portugal parece haver uma concertação generalizada no aumento de preços em tudo, pois parece que todos querem enriquecer de um dia para o outro. É habitação, telecoms, supermercados, gasolineiras, até nos carros usados tem havido um aumento de preços estúpido... TUDO! Somos um país de pobres gananciosos...

E depois, em relação à habitação (e outros), os que tem sabido gerir e viver de modo contido e sustentável é que vão agora pagar as casas aos incautos e caloteiros. Maravilha! Se soubesse que ia ser assim também teria comprado um apartamento por 400-500k e agora vocês todos iam ajudar-me a pagá-lo. As medidas anuciadas agora são, quase todas, um autêntico circo. Como se não bastasse tanto caloteiro nas rendas que muitos proprietários se inibem de alugar, agora NÓS vamos subsidiar esses caloteiros, em vez de se criarem leis que os façam pensar 2x para não ficarem na rua??? Estamos perdidos, salve-se quem puder...
    Eu, pessoalmente, fico f****o por ver que me esfolei para ter a casa paga e estar sem créditos e dívidas, para outros viverem à minha custa. Todos os meses vejo mais de 1/3 do meu salário "voar", são mais de 1000€ que o Costa me leva, mas só porque faço o esforço adicional de ter os miúdos num colégio privado de qualidade em vez de andar de mercedes ou BMW, não tenho direito aos livros como os ricos que andam na pública, para além de não dar despesa ao estado com a sua formação. Isto indigna-me seriamente, e é só uma pequena injustiça.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  7.  # 172

Afinal sempre vou poder manter a casa de férias no Algarve

houve tempos que pensei que iam lá meter imigras
  8.  # 173

Colocado por: pcspinheiro
    Somos um país de pobres gananciosos...

nem todos,,,os politicos são ricos e gananciosos
    •  # 174

Colocado por: palmstrokeQuerem ver que os senhorios vão pagar um imposto extra para o fundo nacional de apoio a caloteiros? Quando seria tão fácil implementar uma base de dados pública de caloteiros, ou agilizar medidas de despejo?

É verdade, já parece quase seita do "é para o bem maior". Na Dinamarca, onde vivi uns bons anos, não pagas, vais para a rua no mês seguinte. Ponto. Aliás, vi num dos prédios em que morei, inquilinos serem despejados por serem barulhentos e desordeiros. Fácil e rápido.
      Concordam com este comentário: Eugenia Matos, desofiapedro
    •  # 175

Colocado por: N Miguel Oliveira

E não era esse o trabalho da câmara antes?
      A medida dos licenciamentos é pura e simplesmente populista. Já existia a Comunicação Prévia, porque não analisaram o porquê de ser pouco utilizada?

Já tinhamos a fiscalização de cruz, teremos agora os projectos de cruz também?

Já é esse o papel das câmaras.
      A não ser em zonas classificadas ,...
      Estas pessoas agradeceram este comentário: Hugo.
    •  # 176

Colocado por: smartEu gosto é da medida que constitui o suporte por parte do estado, de 50% da taxa de juro, que exceda o valor da taxa do crédito habitação mais os 3% do teste de stress.
      É de facto uma perfeita estupidez. Eu já não esperava grande coisa no que ao CH dizia respeito,mas ainda assim conseguiram surpreender-me. Voltamos a contribuir todos para bonificar juros apenas de alguns. Fantástico.
    •  # 177

Alguém me consegue explicar qual é a medida de apoio à construção dos jovens?
    •  # 178

e acha que o interesse é facilitar a construção? seja de jovem seja de mais velho?
      pelo menos até agora nunca o foi sobretudo nas áreas metropolitanas
      é só casinhotos aqui e ali, o interesse é grandes urbanizações ou loteamentos ou promotores que construam e vendam.
      isto parece o 3º mundo com tanta augi, barracos em qualquer nesga de solo...
      Concordam com este comentário: silvaf, pedrorainho
    •  # 179

Colocado por: HAL_9000É de facto uma perfeita estupidez. Eu já não esperava grande coisa no que ao CH dizia respeito,mas ainda assim conseguiram surpreender-me. Voltamos a contribuir todos para bonificar juros apenas de alguns. Fantástico.

Esses apoios são no máximo 720.65€ anuais, dá no máximo 60€ mês, fortuna dos diabos, preocupa mais os cambalachos de milhões nos aparelhos partidários e empresas, que colocam o país a pão e laranjas.
    •  # 180

Boa noite companheiros, li várias noticias sobre o assunto e já me perdi... não consigo encontrar uma resposta concreta.

Sobre o apoio ás mais valias, a isenção é só aquando da venda ao estado ou no caso de se ter uma segunda habitação(que é o meu caso) para abate de empréstimo sobre HPP, é que li esta ultima e agora não consigo encontrar onde li.

EDITADO: AS minhas desculpas, já encontrei... Estou esclarecido

0.0463 seg. NEW