Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Como é que uma bomba de calor aquece mais rápido que um termo acumulador?
  2.  # 42

    Porque no exemplo o termo acumulador tem uma resistência de 1500w e a bomba de calor, apesar de ter uma potência eléctrica de 700w, tem uma potência termina equivalente de 2230w.
  3.  # 43

    Mas na realidade demora muito mais tempo a chegar a essa equivalência.
  4.  # 44

    Porque?


    Colocado por: rjmsilvaMas na realidade demora muito mais tempo a chegar a essa equivalência.
  5.  # 45

    Colocado por: toze2788uma bomba de calor a fazer AQS a 50º e fazer um cop de 5 ou 6 qual a temperatura exterior que tem que ter? não e assim tão fácil uma bomba de calor fazer um cop de 5 ou 6 reais a fazer 50º de AQS, as bombas de calor tem resistências elétricas para isso mesmo quando não conseguem atingir as temperaturas pedidas recorrem a resistencia eletrica e ai o cop baixa logo
    tem a certeza disto?!?!?

    é que eu tenho a certeza absoluta do oposto, do que me lembre e nas mais de 350 bombas de calor que apliquei nenehuma delas têm reistencia em automatico e muitas nem sequer dispoêm sequer de resitencia electrica.
  6.  # 46

    Colocado por: toze2788a energina proveniente dos paineis fotovoltaicos não é considerada energia renovavel tal como nos paineis termicos?
    NÃO pois por si só não fazem agua quente para os serviços minimos der AQS que é o considerado com o colector solar padrão.

    Colocado por: toze2788kw de painéis que tenho que instalar para conseguir chegar aos 2443 kwh/ano que foi o que esta calculado para os painéis térmicos no meu pre-certificado energético.
    pode fazer o pino e um flik flak á retaguarda que solar PV + termoacumulçador não é legal, portanto não perca tempo a inventar a polvora.
  7.  # 47

    Colocado por: Na_mouchfiz um excel a simular
    começa logo por um erro basico: 1 caloria é quantidade de calor adicionada a 1 grama de agua para a elevar 1 ºC, ou se quiser usar um litro (1000 gramas) precisa de 1 Kcl.
    depois tem outro grande erro de algibeira: pois 1kW num intervalo de tempo de 1 hora é um 1 Kwh, e 2 kw durante um intervalo de tempo de 30minutos é o mesmo 1 Kwh, e a agua aquece com a energia fornecida(Kwh) e não directamente com a potencia (W), portanto falta no seu excel o vector tempo.

    por ultimo e para simulações dinamicas o factor a considerar não é o COP instantaneo de teste mas o SCOP efectivo que tanto pode ser inferior ou superior ao COP certificado.
  8.  # 48

    Colocado por: rjmsilvaComo é que uma bomba de calor aquece mais rápido que um termo acumulador?
    com um excel martelado.....
  9.  # 49

    Colocado por: BigmousePorque no exemplo o termo acumulador tem uma resistência de 1500w e a bomba de calor, apesar de ter uma potência eléctrica de 700w, tem uma potência termina equivalente de 2230w


    Colocado por: rjmsilvaMas na realidade demora muito mais tempo a chegar a essa equivalência
    na pratica o tempo de arranque até atingir a condição nominal são de uns quantos minutos pelo que é desprezivél.
  10.  # 50

    Que dizer os cálculos meus cálculos estão errados?

    Colocado por: jorgealvescom um excel martelado.....
  11.  # 51

    Colocado por: Na_mouchfiz um excel a simular.
    este excel não é seu, estando errado no que enunciei.
  12.  # 52

    Colocado por: Bigmousequase que era parecida à minha.
    mas pegando nos seus calculos e se quiser ter uma abordagem realista tem que introduzir o consumo energético originado pelo incremento de temperatura para fazer o ciclo anti-legionella e usar o SCOP ao invés do COP.
  13.  # 53

    Como o Excel que coloquei, também tenho a bomba de calor a aquecer mais rápido que o termo acumulador.
  14.  # 54

    Sim, isto era meramente um exercício teórico para na altura ter uma ideia por alto do ciclo de recuperação.

    mas para isso também tinha de introduzir o ciclo anti Legionella também para o termoacumlador, e só aí devemos ter uma disparidade de valores de consumo a favor da bomba de calor.

    O valor do cop que indiquei no Excel já era o scop da solução que tinha, considerando uma temperatura de 7°.
    A designação é que está errada.

    Colocado por: jorgealvesmas pegando nos seus calculos e se quiser ter uma abordagem realista tem que introduzir o consumo energético originado pelo incremento de temperatura para fazer o ciclo anti-legionella e usar o SCOP ao invés do COP.
  15.  # 55

    Colocado por: Na_mouchTambém fiquei curioso qual seria a necessidade de energia solar para aquecer a água

    pesquisei e num artigo da deco proteste dizem que na certificação consideram a necessidade de 40Lts de agua a 60ºC por pessoa por dia

    fiz um excel a simular....
    Amarelo = variáveis
    Verde = cálculos automáticos + entradas fixas
    Laranja = resultado

    PS. Não estava a dar nada de jeito na tv...lol
      Energia gasta aquecer agua.jpg


    pesno
  16.  # 56

    Colocado por: Na_mouchTambém fiquei curioso qual seria a necessidade de energia solar para aquecer a água

    pesquisei e num artigo da deco proteste dizem que na certificação consideram a necessidade de 40Lts de agua a 60ºC por pessoa por dia

    fiz um excel a simular....
    Amarelo = variáveis
    Verde = cálculos automáticos + entradas fixas
    Laranja = resultado

    PS. Não estava a dar nada de jeito na tv...lol
      Energia gasta aquecer agua.jpg


    pelo que percebi nas contas finais da um valor de +/- 1500w em painéis fotovoltaicos para aquecer 160l de agua em 4 horas, nas simulações que fiz dava-me para 300l e 6 horas solares necessitava de +/- 1900w em painéis solares e eu estava a ponderar colocar 2200w em painéis solares (5 painéis de 455w de potencia).
  17.  # 57

    Colocado por: jorgealvestem a certeza disto?!?!?

    é que eu tenho a certeza absoluta do oposto, do que me lembre e nas mais de 350 bombas de calor que apliquei nenehuma delas têm resistência em automático e muitas nem sequer sequer de resitencia electrica.


    conforme disse em cima primeiro perguntei qual a temperatura exterior que a bomba de calor tem que ter para fazer cop de 5 ou 6, maior parte das bombas de calor tem de fabrica uma resistência elétrica e eu nunca disse que vem em automático o que disse e que o normal quando as bombas de calor não conseguem fazer os 50º ou 60º graus de AQS recorrem ao apoio da resistência elétrica (dias de inverno, temperatura exterior baixa) claro que nas definições podemos cancelar isso mas como tal a temperatura da agua também não vais atingir determinadas temperaturas. depois também acredito que tenha instalado muitas bombas de calor de AQS sem resistência mas também essas mesmas tinha limitações para por exemplo por a agua a temperatura de 70º (legionella).
  18.  # 58

    Colocado por: jorgealvesNÃOpois por si só não fazem agua quente para os serviços minimos der AQS que é o considerado com o colector solar padrão.

    pode fazer o pino e um flik flak á retaguarda quesolar PV + termoacumulçador não é legal, portanto não perca tempo a inventar a polvora.


    no site da direção geral da energia e geologia a energia solar fotovoltaica e solar térmica esta toda englobada na energia solar, o sistema de circulação forçada que esta no meu pré-certeficado energético só por si não produz AQS tem que estar ligado a um temoacumulador que dispõe de uma serpentina solar para aquecer a agua, pela lógica o sistema circulação forçada + termoacumulador com serpentina solar e viável e legal, solar pv + termoacumulador com resistência e viável resta saber da legalidade.

    a resistência elétrica ate já e contemplada no meu pre-certeficado energético como apoio logo pelo menos a resistência elétrica é legal o termoacumulador também e contemplado logo também legal.

    segundo a lei que penso que seja a que esta em vigor
    Decreto-Lei n.º 80/2006 de 4 de Abril
    Artigo 7.º
    ponto 4 diz:

    4 - Em alternativa à utilização de colectores solares térmicos podem ser utilizadas
    quaisquer outras formas renováveis de energia que captem, numa base anual,
    energia equivalente à dos colectores solares, podendo ser esta utilizada para
    outros fins que não a do aquecimento de água se tal for mais eficiente ou
    conveniente.


    esta é a lei que permite colocar bombas de calor em substituição de painéis solares térmicos mas a lei diz que "podem ser utilizadas
    quaisquer outras formas renováveis de energia que captem, numa base anual,energia equivalente à dos colectores solares" logo e legal por painéis fotovoltaicos para substituir os térmicos, como a lei fala "numa base anual,energia equivalente à dos colectores solares" o valor que eu tenho de energia anual proveniente de colectores térmico no meu pre-certeficado energético e de 2443kwh/ano, este valor foi calculado para 2 paineis termicos eu quero e saber como calcular este valor em painéis fotovoltaicos.
  19.  # 59

    Não sei que bombas anda a ver. Mas a minha das pelo menos 60 graus sem utilizar resistência eléctrica.


    Colocado por: toze2788o normal quando as bombas de calor não conseguem fazer os 50º ou 60º graus de AQS
  20.  # 60

    Iria necessitar bem mais que esses 1500W

    Colocado por: toze27881500w em painéis fotovoltaicos
 
0.0311 seg. NEW