Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

    Não pode ver pela energia produzida, porque vai haver alturas do dia que o solar não vai ter potência superior ao requerida pela resistência. Nessa altura irá necessitar de importar da rede.

    Os painéis não são meus, são de clientes, de instalações que acompanhamos.
    Mas numa situação normal, será só necessário limpeza dos painéis. E o custo dependerá principalmente da dimensão e da facilidade de acesso aos mesmos
  2.  # 82

    Colocado por: BigmouseNão pode ver pela energia produzida, porque vai haver alturas do dia que o solar não vai ter potência superior ao requerida pela resistência. Nessa altura irá necessitar de importar da rede.

    Nada que um gestor de excedentes não resolva 🤔
  3.  # 83

    Se for um gestor de excedentes que permita a regulação de potência da resistência. Aí sim, aproveita ao máximo ou quase, a produção de fotovoltaica.

    Colocado por: dom123
    Nada que um gestor de excedentes não resolva 🤔
  4.  # 84

    https://forumdacasa.com/discussion/42072/74/melhor-bomba-de-calor-para-aqs/

    Neste link, tem o gráficos de temperatura e potência absorvida a minha BC.

    Falta me encontrar o gráfico para o ensaio de de aquecimento até os 70°

    Encontrei. citação 1447 do link

    https://forumdacasa.com/discussion/42072/73/melhor-bomba-de-calor-para-aqs/
    Encontrei
  5.  # 85

    Colocado por: Bigmousehttps://forumdacasa.com/discussion/42072/74/melhor-bomba-de-calor-para-aqs/

    Neste link, tem o gráficos de temperatura e potência absorvida a minha BC.

    Falta me encontrar o gráfico para o ensaio de de aquecimento até os 70°

    Encontrei. citação 1447 do link

    https://forumdacasa.com/discussion/42072/73/melhor-bomba-de-calor-para-aqs/
    Encontrei


    estive a analisar por alto a "citação 1447" e pelos meus calculos a a bomba de calor as 8:30 tinha 270l de agua a 46º +/- as 13:30 +/- tinha a agua a 65º, a bomba levou 4:30H a elevar a temperatura em 19º.
    pelo gráfico do consumo vou assumir uma media de consumo de 650w durante as 4:30 horas porque as 8:45 esta a consumir pouco mais de 500w as 11h esta a consumir 700w e as 13:30 esta a consumir um pouco a cima dos 700w.

    logo a bomba a consumir 650w x 4,5H =2925w

    vou agora fazer as contas a um termoacumulador a fazer o mesmo trabalho aplicando a formula Q = (4,2 * V * [Tf – Ti]) / 3600

    4,2*270*(65-46)/3600= 5985w

    se o termoacumulador tivesse uma resistência de 2000w iria demorar 3H

    por estas contas um termo acumulador era mais rápido (1:30H) que a bomba mas gastava o dobro +/- e pelo que percebo a bomba trabalhou 4:50 com um COP de 2 +/-

    pelas minha contas foi a esta conclusão que cheguei mas não tenho a certeza se estou a falhar em alguma coisa, era interessante os mais entendidos na matéria corrigirem-me se estiver a fazer os cálculos mal ou a confirmar se estiver a fazer corretamente os cálculos
  6.  # 86

    Colocado por: BigmouseSe for um gestor de excedentes que permita a regulação de potência da resistência. Aí sim, aproveita ao máximo ou quase, a produção de fotovoltaica.


    Por isso mesmo é que se chama gestor de excedentes, pois só envia para a resistência o excedente fotovoltaico
  7.  # 87

    Para mim um gestor de excedentes é muito mais amplo que um controlo de resistência eléctrica.

    Colocado por: dom123
    Por isso mesmo é que se chama gestor de excedentes, pois só envia para a resistência o excedente fotovoltaico
  8.  # 88

    Mais coisa menos coisa deve ser. Tendo em conta que estávamos em janeiro, com tempo frio.

    Nos meses de verão será mais favorável.

    Mas o funcionamento normal configurado é para a gama de temperatura 45 a 50 graus.
    No ano passado se não estou em erro gastei 80 e poucos euros em aquecimento de aqs


    Colocado por: toze2788

    estive a analisar por alto a "citação 1447" e pelos meus calculos a a bomba de calor as 8:30 tinha 270l de agua a 46º +/- as 13:30 +/- tinha a agua a 65º, a bomba levou 4:30H a elevar a temperatura em 19º.
    pelo gráfico do consumo vou assumir uma media de consumo de 650w durante as 4:30 horas porque as 8:45 esta a consumir pouco mais de 500w as 11h esta a consumir 700w e as 13:30 esta a consumir um pouco a cima dos 700w.

    logo a bomba a consumir 650w x 4,5H =2925w

    vou agora fazer as contas a um termoacumulador a fazer o mesmo trabalho aplicando a formula Q = (4,2 * V * [Tf – Ti]) / 3600

    4,2*270*(65-46)/3600= 5985w

    se o termoacumulador tivesse uma resistência de 2000w iria demorar 3H

    por estas contas um termo acumulador era mais rápido (1:30H) que a bomba mas gastava o dobro +/- e pelo que percebo a bomba trabalhou 4:50 com um COP de 2 +/-

    pelas minha contas foi a esta conclusão que cheguei mas não tenho a certeza se estou a falhar em alguma coisa, era interessante os mais entendidos na matéria corrigirem-me se estiver a fazer os cálculos mal ou a confirmar se estiver a fazer corretamente os cálculos
  9.  # 89

    a bomba apresenta bons rendimentos que são rendimentos realistas, as bombas de calor de AQS no geral andam todas com o mesmo rendimento o que faz variar mais o rendimento é a gama de temperatura configurada e a temperatura exterior, e claro o consumidor se forem banhos prolongados também não ajuda.
    nos meses de inverno nada ajuda os painéis térmicos ou fotovoltaicos também vão muito abaixo no rendimento, não há milagres.

    para aquecimento por piso radiante onde as temperaturas pedidas são mais baixas ai no meu ponto de vista são maquinas excelentes e conseguem fazer COPs de encher o olho.

    no meu caso gostaria de ver a viabilidade de painéis fotovoltaicos porque os preços dos painéis já estão mais em conta, a sua manutenção e quase nula, tenho uma boa área para os instalar, a produção excessiva não causa problemas e pode ate ajudar a baixar a fatura da luz. resta ter um feedback de um técnico que faça certificados energéticos que me garante que é viável.
  10.  # 90

    Bigmouse

    Fez o teste em janeiro com uma temperatura minima de 6°C, máxima de 15,6 e media de 10
    Analisei em Braga

    Consegue fazer o teste esta semana em que temos temperatura média do ar de 20°C

    O COP da bomba também tem influência pelas temperaturas do ar aspirado
  11.  # 91

    sem problema, já inicie o home assistant para registar valores.

    tendo em conta a temperatura atual do deposito, amanha deve arrancar mais ou menos à mesma hora do ultimo teste

    Colocado por: Na_mouchBigmouse

    Fez o teste em janeiro com uma temperatura minima de 6°C, máxima de 15,6 e media de 10
    Analisei em Braga

    Consegue fazer o teste esta semana em que temos temperatura média do ar de 20°C

    O COP da bomba também tem influência pelas temperaturas do ar aspirado
  12.  # 92

    .

    Pelos valores do gráfico, está a fazer +/- 10/11min por cada grau

    Arranque: 06h52
    Paragem: 11h13
    Duração :4h25
    Energia Consumida: 2,98kWh
    Potência média: 674,72W
    Temp min: +/- 43º
    Temp Max: 65º

    contar ainda com banho rapido as 8h
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Na_mouch
      Captura de ecrã 2023-05-08 192357.jpg
  13.  # 93

    .
      Screenshot_2023-05-08-19-25-10-186_allterco.bg.shelly-edit.jpg
  14.  # 94

    em 9 janeiro

    Arranque: 08h31
    Paragem: 13h09
    Duração :4h38
    Energia Consumida: +/- 3,06kWh
    Potência média: 660,43W
    Temp min: +/- 45º
    Temp Max: 65º
      Captura de ecrã 2023-05-08 214318.png
  15.  # 95

    .
      Screenshot_2023-05-08-21-51-24-545_allterco.bg.shelly-edit.jpg
  16.  # 96

    pelo dados e contas que fiz a bomba de calor no dia 08/05/2023 fez um COP de 2.3

    no dia 09/01/2023 já fez uma Cop de 2.0

    a nivel de tempo a bomba faz +/- 1h ou 1:30 a mais do que faria um cilindro de 270l com uma resistência de 2000w

    certamente em janeiro a temperatura exterior era mais baixa do que em maio, parece-me um bom exemplo da influencia da temperatura exterior. também reparei que a bomba trabalha sempre de manha a partida se conseguir ajustar o horário de funcionamento da bomba para mais tarde talvez melhore pois a temperatura exterior sera mais alta.

    a temperatura da agua baixa para os 43º ou 45º com quantos banhos?

    de que marca é a bomba e modelo?
  17.  # 97

    Temos de ver que as condições do teste realizado, não refletem as condições de ensaio segundo a norma.

    Colocado por: toze2788pelo dados e contas que fiz a bomba de calor no dia 08/05/2023 fez um COP de 2.3

    no dia 09/01/2023 já fez uma Cop de 2.0


    o tempo de recuperação não é problemático. se fosse bastava aumentar o setpoint de temperatura, para ter o volume de agua com mais temperatura.
    Colocado por: toze2788a nivel de tempo a bomba faz +/- 1h ou 1:30 a mais do que faria um cilindro de 270l com uma resistência de 2000w


    O funcionamento da bomba de calor é autônomo, sempre que atinge os 45º liga. No futuro com a instalação dos painéis fotovoltaicos é instalar o gestor de consumos que permita a modelação da resistência do deposito.
    Colocado por: toze2788ambém reparei que a bomba trabalha sempre de manha a partida se conseguir ajustar o horário de funcionamento da bomba para mais tarde talvez melhore pois a temperatura exterior sera mais alta.


    Um banho médio/longo. é natura que nesta gama de temperatura gaste mais agua, pois tenho a válvula termostática regulada para 42º, logo irá necessitar de uma menor mistura de agua fria.
    Colocado por: toze2788a temperatura da agua baixa para os 43º ou 45º com quantos banhos?


    BC ACS 300 Split
    Colocado por: toze2788
    de que marca é a bomba e modelo?
  18.  # 98

    Tenho uma BC (Vaillant Arostor 270) com temperatura definida de 50ºC e gasta diariamente em média 1,5kWh a aquecer a agua, energia proveniente do FV, a custo "zero" :)
    Concordam com este comentário: Dacepa
  19.  # 99

    Tem aqui uma boa solução para poupar energia...

    https://www.zypho.pt/configurador_2&co=3

    https://www.q-blue.nl/producten/q-blue-showersave/


    Este é um sistema simples e eficaz em baixar custos de aquecimento de aguas.
    A forma mais eficiente á a que puxa agua pré-aquecida para alimentar a agua "fria" do chuveiro e reposição do AQS. No Inverno temos agua fria no chuveiro a mais de 20ºC e Agua a entrar no AQS a mais de 20ºC

    É um sistema que um bom soldador de cobre consegue fazer a preços muito mais baixos ;)
  20.  # 100

    O sistema tem de ser montado seguindo o processo de contra corrente para ser mais eficiente.

    https://wiki.eq.uc.pt/mediawiki/index.php/Permutadores_de_calor
 
0.0294 seg. NEW