O telhado da minha casa precisa de ser substituído. Tudo será novo. É uma casa térrea, numa zona rural, tem placa/lage feita com bigas de cimento e tijoleira cerâmica (com cerca de 20 anos, sem qualquer isolamento) e telhado com estrutura de madeira e telha "canudo" (com cerca de 70 anos) 4 águas. Possivelmente irei colocar também painéis para aquecimento de água e ar condicionado. Não percebendo quase nada do assunto agradeço as vossas opiniões e conhecimentos para esclarecer algumas duvidas.
1.º para substituir um telhado é necessário licença? 2.º posso colocar qualquer material á minha escolha ou tenho de colocar materiais idênticos aos existentes atualmente? 3.º caso possa utilizar materiais á minha escolha, será melhor painéis sanduiche, telha em cimento, cerâmica, ou outra? 4.º estrutura em metal, bigas de cimento, madeira? 5.º é melhor isolar o telhado ou a placa/lage? 6.º na eventualidade de vir a utilizar o sótão no futuro para fazer mais algumas divisões (não estando para já previsto, mas sendo uma possibilidade), é fácil depois colocar umas janelas de sótão?
Espero ficar nesta casa muitos anos, por isso procuro a melhor opção a "longo prazo".
1. não, se manter tudo igual ao existente.( Estrutura e revestimentos) 2. vide 1 3. manter a solução com telha ceramica. Sandwish é a pior coisa que pode fazer. 4. faça uma estrutura leve, seja em madeira, ou em LSF. 5. O isolamento deve ser aplicado sobre a laje de esteira, para isolar directamtne os compartimentos habita´veis/ climatizados. 6. É facil se preverem lgo a estrutura para a dimensão e localização das janelas. è necesário licenciamento.
PS: como é que tem uma laje de tecto em vigotas com 20 anos e ao mesmo tempo diz-nos que tem uma cobertura/ telhado com 70 anos!?
No meu telhado (inclinado com lage aligeirada) está descrito no certificado energético com um Uasc=2,25 W/m2.oC.
para cumprir as necessidades das zonas I2 (0.35W/m2.°C) significa que preciso de cerca de 10cms de lâ mineral pelo menos tendo em conta a tabela em anexo...
PS: como é que tem uma laje de tecto em vigotas com 20 anos e ao mesmo tempo diz-nos que tem uma cobertura/ telhado com 70 anos!?
Estas pessoas agradeceram este comentário:LMigAlves
A casa é muito antiga, o registo é de 1940, mas a casa deve ser anterior. Houve alguém que, há cerca de 20 anos, comprou a casa e fez obras, deixou as paredes exteriores e o telhado e fez o interior todo de novo. As paredes interiores são todas em tijolo, fizeram pilares para suportar a laje, tanto nas paredes interiores como exteriores. No sótão vê-se o ferro dos pilares e acho que está preparada para fazer outro piso em cima ou aproveitar o sótão. Do lado nascente era uma divisão que era usada para comércio, foi vendida separadamente a outro casal, quando comprei a minha casa já tinha sido remodelada e tem mais um piso. A casa tem 2 entradas na fachada principal, uma delas dá acesso a uma divisão que tem umas escadas em alvenaria para o sótão, por isso penso que a ideia seria fazer mais um piso ou aproveitar o sótão mas algo correu mal. O banco acabou por ficar com a casa, vendeu primeiro a parte do lado nascente e eu comprei ao banco a outra parte há 9 anos, depois de ter estado vários anos á venda.
Tenho um vizinho com cerca de 80 anos que diz ter ajudado a carregar os materiais para fazer o telhado quando era adolescente. A casa tinha terraço, típico da zona (Algarve) e nessa altura terão decidido fazer o telhado. O que o meu vizinho disse bate certo com o que vejo no sótão, porque junto ás paredes exteriores o telhado fica a cerca de 70 cm da laje, que seria +/- a altura das paredes laterais do terraço.
As paredes exteriores tem 55cm de largura e são feitas com pedras e barro (não sei o nome que dão a este tipo de construção) típico das casas algarvias. Já me disseram que antes de colocar a nova estrutura para o telhado devo fazer no topo das paredes exteriores uma viga (acho que me disseram "lintel").