Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 401

Colocado por: rjmsilvaTem que se consumir em fresco, talvez aguente umas duas semanas no fresco. Além disso, é limpar, cortar e congelar.

Colocado por: NTORIONOs caseiros aguentam bem 1 mês no frigorífico, aqui como os consumimos essencialmente em sopa, dá para cortar e congelar.

Tenho uma colega de trabalho que diz que conserva cenouras caseiras em caixas com areia, e que aguenta vários meses. Pensei que houvesse algum método parecido para o alho francês.

Completamente fora de questão encher o congelador com alho francês.

Colocado por: NTORIONSemeei uma de um caroço dessa, mas saiu uma mistura, formato das doces, sabor e cor das tradicionais...

Não sei se as nespereiras geram sementes com características idênticas ao progenitor.

Macieiras, pereiras, e abacateiros, etc, nem vale a pena guardar a semente, porque nasce tudo rafeiro..
  2.  # 402

Colocado por: NTORION
    Ontem comprei uma dessas, uma das que tenho a gasolina deu o berro. Esta para apoio vai ser o ideal, já lhe fiz 1 teste de 5 min e pareceu -me que vai fazer o trabalho. Único defeito é que a achei muito comprida... Mas vai ser preciso 2 baterias de 4ah, ou seja mais 70€. Ainda assim fica a bom preço.
    Ando é com azar nos carregadores parkside, já é o segundo que me avaria...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Peper87
    eu dessas até tenho em casa. Carregadores só de 2ah mas já têm uns bons 6 anos e sem problema até agora
  3.  # 403

Tenho aqui também uma macieira e pereira novas e a ameixeira velha está carregada também.
      PXL_20230425_134019064_copy_1512x2016.jpg
      PXL_20230425_134224993_copy_1512x2016.jpg
      PXL_20230425_134250080_copy_1512x2016.jpg
  4.  # 404

Colocado por: NTORION
    Estão bonitos, para os colher agora já foram plantados em dez/Jan pelo que apanharam o frio do inverno, os plantados a partir de março/abril já ficam melhores mas tb precisam de mais água...

Os caseiros aguentam bem 1 mês no frigorífico, aqui como os consumimos essencialmente em sopa, dá para cortar e congelar. Tal como a courgette, feijão verde... Assim ficam as sopas adiantadas...

Sim, foram plantados nessa altura e achei que já estava mais do que na altura de eles darem espaço aos pés dos tomates, também é como disse, só me vão servir para cortar e congelar para depois fazer salteados, sopa ou por em cima da pizza.

O ano passado tentei primavera e quando chegou os quase 40 graus em maio eles não gostaram muito.
  5.  # 405

Ja tenho as minhas alfaces a mais de um mes e ainda estao bem pequenas... deve ser terra com pouco nutriente. Meti uma agua com borra de cafe para ver se estimulo a coisa
  6.  # 406

Meta umas bolinhas de adubo azul. Começam devagar, mas de repente desenvolvem.
  7.  # 407

Rjmpires, as ameixas aí para baixo estão bastante adiantadas, as minhas acabaram de limpar a flor.
  8.  # 408

Colocado por: rjmsilvaRjmpires, as ameixas aí para baixo estão bastante adiantadas, as minhas acabaram de limpar a flor.

A minha começou a florir a meio do mês de Março.
    Da vez que deu ameixas eram muito boas, estou com as expetativas altas! Agora já é regada regularmente, certamente que ficam melhores
  9.  # 409

Eu adoro ameixas, este ano plantei mais duas, uma Red beauty e uma Stanley, para juntar à Santa Rosa que tenho.
  10.  # 410

Boas,
    Sempre consegui um cantinho na horta comunitária! Hoje vou lá ao fim da tarde preparar a terra para colocar uma dúzia de tomateiros coração de boi (que conto trazer da minha mãe), umas alfaces e umas aromáticas. Este ano é pouco espaço, mas já vai dar para meter a mão no vício. Se correr bem acho que me cedem mais. Percebi depois que o terreno é privado e o dono cede para ter aquilo arranjadinho. Também vou poder ter 2 galinhas (para ovos e para os miúdos de entreterem).

Pergunta: aquilo é estritamente para agricultura biológica, por isso não posso usar fertilizantes químicos. Estava a pensar comprar um saco de estrume de cavalo maturado (no Leroy por exemplo) para misturar na terra quando a cavar. Boa ideias? Lembro-me que num dos anos em que estive na Dinamarca enterrei estrume de cavalo fresco no ano anterior a plantar tomates, e que belos tomates lá cresceram no ano seguinte.
  11.  # 411

Colocado por: pcspinheiroBoas,
    Sempre consegui um cantinho na horta comunitária! Hoje vou lá ao fim da tarde preparar a terra para colocar uma dúzia de tomateiros coração de boi (que conto trazer da minha mãe), umas alfaces e umas aromáticas. Este ano é pouco espaço, mas já vai dar para meter a mão no vício. Se correr bem acho que me cedem mais. Percebi depois que o terreno é privado e o dono cede para ter aquilo arranjadinho. Também vou poder ter 2 galinhas (para ovos e para os miúdos de entreterem).

Pergunta: aquilo é estritamente para agricultura biológica, por isso não posso usar fertilizantes químicos. Estava a pensar comprar um saco de estrume de cavalo maturado (no Leroy por exemplo) para misturar na terra quando a cavar. Boa ideias? Lembro-me que num dos anos em que estive na Dinamarca enterrei estrume de cavalo fresco no ano anterior a plantar tomates, e que belos tomates lá cresceram no ano seguinte.

Ideias para? estrume ou o que plantar? :D.. Se não quer se chatear muito é estrume de cavalo e pronto, misturar bem, tirar uma porção da que está lá e misturar e voltar a meter.. Se quer se chatear um pouco é meter guano ou galinho mas aí eu aconselho a esperar uma semana antes de meter lá seja o que for
  12.  # 412

Peço desculpa se não fui claro. Queria saber se era boa ideia colocar o estrume de cavalo maturado. Se for fresco imagino que não se deva poder plantar nada durante uns tempos, não apenas uma ou duas semanas. Acho que li que deve ser colocado na terra por exemplo em Outubro para plantar na primavera.
  13.  # 413

Colocado por: rjmsilvaEu adoro ameixas, este ano plantei mais duas, uma Red beauty e uma Stanley, para juntar à Santa Rosa que tenho.

Tenho outra pequena, está agora com meia dúzia de flores, não faço ideia da qualidade, isto eram árvores que já estavam no terreno quando o comprei, apenas as transplantei.
    Depois logo vocês me dizem que qualidade é 😁
  14.  # 414

Colocado por: pcspinheiroPeço desculpa se não fui claro. Queria saber se era boa ideia colocar o estrume de cavalo maturado. Se for fresco imagino que não se deva poder plantar nada durante uns tempos, não apenas uma ou duas semanas. Acho que li que deve ser colocado na terra por exemplo em Outubro para plantar na primavera.

Sim, o fresco demora muito a decompor-se.. mas se é maturado é basicamente misturar bem com a terra que já lá existe e plantar o que quiser..
  15.  # 415

Colocado por: pcspinheiroEstava a pensar comprar um saco de estrume de cavalo maturado (no Leroy por exemplo) para misturar na terra quando a cavar. Boa ideias?

Compre este
    https://nutrofertil.com/produtos/fertilizantes-2/fertigranu-n3/

Ronda os 6€, mas sendo em granulado acho q compensa.

OU este, para algo mais forte/azotado
    https://nutrofertil.com/produtos/fertilizantes-2/fertigranu-n6/
    • RMPG
    • 26 abril 2023

# 416

Bom dia se alguém puder dar alguma informação agradeço:
    Tenho uma nespereira com mais de 20 anos, nunca de lá comi um fruto em condições mas está localizada num quintal de uma casa que era utilizada apenas muito esporadicamente ( ou seja estava quase como que abandonado) a fruta saia sempre ou seca quase so o caroço e com bicho (mosquitos)??, penso que seria falta de agua.
    No final do ano passado andei em obras na casa e cortei a arvore deixando no o tronco principal , agora a casa tem uma utilização mais regular, e vou regando a arvore, a mesma já apresenta muita folha mas fruto e flores nem vê-los, sinceramente ate pensei que ia mais a frente arrancar ou cortar a arvores, mas como ela parece que quer ficar viva, será agora normal, um ano ou dois nao dar nada.
  16.  # 417

Colocado por: pcspinheirocolocar uma dúzia de tomateiros coração de boi

Como é que vai agarrar os tomateiros?
    Estou a a fazer a minha 1ª horta, já coloquei alfaces, cougetes, tomate cherry e coração de boi
  17.  # 418

Colocado por: RMPGmas como ela parece que quer ficar viva, será agora normal, um ano ou dois nao dar nada.

Lá para o outono é quando ira dar flôr, antes e depois da flor dê um tratamento à base de cobre para prevenir o pedrado, que pela descrição deve ter.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RMPG
  18.  # 419

Um grande erro da agricultura moderna é a rega gota a gota em árvores de fruto.
    - Fraco enraizamento por ter sempre humidade disponível á superfície. Raiz fraca = árvore fraca.
    - Fruto com baixa definição de sabor.
    Concordam com este comentário: NTORION, Nostradamus
  19.  # 420

Colocado por: BelhinhoUm grande erro da agricultura moderna é a rega gota a gota em árvores de fruto.
    - Fraco enraizamento por ter sempre humidade disponível á superfície. Raiz fraca = árvore fraca.
    - Fruto com baixa definição de sabor.

Já há algum tempo que me debato nisso, tirando no primeiro ano, que a árvore pode necessitar de mais rega, nos anos seguintes não se justifica uma rega diária, principalmente fora do período de verão.
    Claro que as árvores não são todas iguais, e algumas por não estarem adaptadas a certos climas podem necessitar de terra mais húmida, mas acho q será preferível uma boa rega semanal...
    Concordam com este comentário: Casa da Horta

0.1404 seg. NEW