Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 541

    Colocado por: pcspinheiroPor aí não há canas (canavieira ou cana-comum). Está aí um dinheirão em estacas e suportes, não? Por aqui - zona centro- é como erva (que o é, na verdade) e faz muito bem o serviço, é ecológico, e grátis.

    Já passei pelas canas e até por vergas de ferro! Aqui no meu terreno (muito sujeito a ventanias fortes) precisam sempre de bons tutores de madeira bem enterrados na terra. As abraçadeiras e as varas transversais são a forma mais rápida que encontrei para fazer a armação. E é investimento quase eterno! Venha cá em abril de 2033 e verá que ainda estão em uso ;-)
    Já me aconteceu 1 ano chegar à sexta e ter a estrutura do tomate toda no chão! É uma sensação péssima, acredite. 30 a 40 pés de coração de boi no pico da produção fazem muito peso. Se lhe disse que não estou totalmente confiante que aquilo que tenho seja suficiente... :-)

    Colocado por: xiripitivizinho esses bicharocos nos tomateiros são iguais a estes?

    Nunca vi semelhante bicho careta, mas fica o alerta ;-)
    Por enquanto estão lindos. Têm levado profertil e um adubo liquido próprio.
      Sem Título.png
  2.  # 542

    Colocado por: Casa da Horta
    Já passei pelas canas e até por vergas de ferro! Aqui no meu terreno (muito sujeito a ventanias fortes) precisam sempre de bons tutores de madeira bem enterrados na terra. As abraçadeiras e as varas transversais são a forma mais rápida que encontrei para fazer a armação. E é investimento quase eterno! Venha cá em abril de 2033 e verá que ainda estão em uso ;-)
    Já me aconteceu 1 ano chegar à sexta e ter a estrutura do tomate toda no chão! É uma sensação péssima, acredite. 30 a 40 pés de coração de boi no pico da produção fazem muito peso. Se lhe disse que não estou totalmente confiante que aquilo que tenho seja suficiente... :-)


    Nunca vi semelhante bicho careta, mas fica o alerta ;-)
    Por enquanto estão lindos. Têm levado profertil e um adubo liquido próprio.
      Sem Título.png


    Estes bicharocos
    IMG20230509180228
    IMG20230509180223
    IMG20230509180122
    IMG20230509180042
    IMG20230509180037
    IMG20230509175829
    IMG20230509175724
    IMG20230509175654
    IMG20230509175815

    Porque pareceu me ter visto aí nas suas fotos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
  3.  # 543

    Nunca vi vizinho. Mas como ando quase sempre sem óculos na horta podem ter passado despercebidos. 6ª já os inspeciono ;-)
  4.  # 544

    Colocado por: Casa da HortaNunca vi vizinho. Mas como ando quase sempre sem óculos na horta podem ter passado despercebidos. 6ª já os inspeciono ;-)


    Velhice não perdoa vizinho :D

    Deixo aqui o estado da hortinha, as Laura não estão com muita vontade de sair da terra este fim de semana, estava a espera de secar a rama.

    IMG20230509182505
    IMG20230509180828
    IMG20230509181038
    IMG20230509181156
    IMG20230509181212
    IMG20230509181513
  5.  # 545

    Estão bem avançados os tomates! Abençoada estufa 😉

    Já tirou a rega às Laura? Já fizeram ou quando fazem os 3 meses?
  6.  # 546

    Colocado por: Casa da HortaEstão bem avançados os tomates! Abençoada estufa 😉

    Já tirou a rega às Laura? Já fizeram ou quando fazem os 3 meses?


    Tenho ligeira sensação que esse tomate está com alguma doença mas vamos esperar até amadurecerem que já não falta muito, parece uma árvore.

    Fim de semana passado deixei de meter água, são duas semanas de espera?

    Fazem 3 meses dia 12
  7.  # 547

    Realmente parecem bem vivas e direitas para quem faz 3 meses daqui a 3 dias.

    Em teoria era deixar mais uma semana ou duas sem rega para secar a rama. Mas isso é falar, porque a curiosidade leva-me a mexer nelas cedo! As minhas são de dia 20, ficam sem água a partir da próxima 6a (no fds passado já se estavam a tombar) e vou esforçar-me para as manter até 27 de maio. Vai ser giro comparar. Quantos kg meteu? Tem ideia? Eu foi à volta de 5.

    Na duvida é levantar uma batateira e ver.
  8.  # 548

    Colocado por: Casa da HortaRealmente parecem bem vivas e direitas para quem faz 3 meses daqui a 3 dias.

    Em teoria era deixar mais uma semana ou duas sem rega para secar a rama. Mas isso é falar, porque a curiosidade leva-me a mexer nelas cedo! As minhas são de dia 20, ficam sem água a partir da próxima 6a (no fds passado já se estavam a tombar) e vou esforçar-me para as manter até 27 de maio. Vai ser giro comparar. Quantos kg meteu? Tem ideia? Eu foi à volta de 5.

    Na duvida é levantar uma batateira e ver.


    As outras que tirei a rama nem seca estava, estavam já a cair mas ainda estavam verdinhas.
    Comprei 3kg de Laura que é o que está ali naquele espacinho.. Espero que pelo menos traga o triplo do que foi plantado
    Concordam com este comentário: Casa da Horta
  9.  # 549

    Colocado por: BelhinhoPagar a um vizinho do terreno...:-) O que eu referi é uma generalidade. Obviamente, cada qual adaptará ás suas necessidades. Eu no vosso lugar, estudaria a hipótese de ligação remota, tipo shelly. Na impossibilidade, claro que tomaria a mesma opção que vocês.


    Ando À espera que apareça novamente o temporizador de rega zigbee no lidl mas nada... Isso com o shelly, é com eletrovalvula?
  10.  # 550

    Colocado por: dppinhal

    Ando À espera que apareça novamente o temporizador de rega zigbee no lidl mas nada... Isso com o shelly, é com eletrovalvula?

    O shelly pode comandar eletrovalvulas sim.
  11.  # 551

    Olá a todos! Antes de avançar para o meu post, quero agradecer aos principais contribuidores para este tópico não só pelos seus relatos das suas hortas mas também pelo facto da ajuda preciosa que dão a todos que cá pedem ajuda!

    Então vamos ao meu (belo) futuro problema. Primeiro, uma imagem do terreno e algumas informações sobre o mesmo:

    Casa e terreno


    - O terreno em questão tem cerca de 2500m^2;
    - A parte de baixo (onde está a casa) é a parte mais baixa. Não sei bem qual a inclinação;

    Agora a legenda:
    - A verde já existe muro em dois lados (direito e cima) e irá existir no futuro (lado esquerdo). Nestas zonas gostaria de colocar algo de razoável rápido crescimento para dar alguma privacidade mas sem tirar muito sol;
    - A verde (duas linhas) no topo: existem uns prédios de 3 andares em que o seu R/C está elevado uns 2 a 3 metros acima do meu terreno. Eu queria meter uma piscina desmontável algures acima da casa (imediatamente acima do terraço) e queria alguma privacidade pelo que nesta zona gostaria de meter algo substancialmente alto para privacidade e reduzir o barulho que sai da casa/terraço até ao topo do terreno;
    - A amarelo será um acesso ao terreno e estacionamento para carros onde quero fazer uma pérgula e ter chão talvez em brita. Na pérgula, quero colocar algum tipo de trepadeiras (ou vinhas) para sombreamento. Pode não ser nesta localização exacta e orientação mas não deve fugir muito;
    - A vermelho escuro: quero tentar negociar um acesso ao terreno por aqui mas é uma incógnita se será possível. É só para manter em conta;
    - Com o X vermelho: uma árvore que infelizmente já não existe e um anexo que irá ser demolido porque me faz sombra para parte da casa;
    - A roxo: irá ser um terraço. A minha ideia é que da sala/cozinha existam janelas/portas para acesso ao terraço pelo que tenciono utilizar muito esta zona para convívios e até no dia-a-dia.

    Portanto... não sei bem como fazer a organização do terreno. Quero ter zona de lazer e alguma relva/prado/algo (estava a pensar colocar a piscina desmontável imediatamente acima do terraço porque não cabe no mesmo e então alguma zona de relva também (que se pode estender para outras zonas!). Quero ter muitas árvores (especialmente de fruta) mas também para darem alguma sombra e privacidade ao terreno. E finalmente, quero ter zona de cultivo para legumes e uma estufa.

    A parte da piscina, relva e legumes são coisas móveis que posso mudar com relativa facilidade (mas mesmo assim, nem sei bem onde colocar desde já). A pior parte é mesmo as árvores que, uma vez plantadas, são para ficar! Assim de cabeça, gostava de ter as seguintes:
    - Macieira (um ou dois tipos);
    - Maracujá;
    - Pessegueiro;
    - Dióspiro (um ou dois tipos);
    - Abacate (talvez);
    - Laranjeira;
    - Tangerineira;
    - Figueira;
    - Oliveira (uma, duas ou três);
    - Vinhas;
    - Limoeiro;
    - Lima;

    E talvez outras que me esteja a esquecer! Podem sugerir, fico muito grato! :)

    Todo o cultivo (árvores, relva, etc) quero automatizar a rega (tudo feito por mim). Assim de cabeça tenho aqui ~15 árvores mas se calhar faz sentido acrescentar mais. Mas onde as ponho??

    Creio que espaço não me falta mas digam os entendidos o que acham!
    Um grande, grande obrigado desde já!
    -
  12.  # 552

    No tlm isto demora a escrever... Mas tendo em conta o norte... Começaria por colocar lá as árvores que crescem mais, dessas ai, claramente a figueira, nogueira, nespereira, e talvez até às oliveiras, não tanto pelo crescimento, mas mais por ser perene.
    Depois talvez os citrinos e/ou o abacateiro, q só n meto na primeira fila PQ tb gosta de algum abrigo, depois talvez as macieiras, Pereiras... Depois pêssegos, alperces (tb cresce bastante), ameixas, dióspiros....

    A vinha colocava junto ao muro, no lado oposto, ou a delimitar a zona da piscina.
    Concordam com este comentário: Casa da Horta
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tgferreira
  13.  # 553

    Vizinho já tirei as batatas, tive a ligeira sensação de que se deixasse mais um pouco tinha melhores resultados mas estavam já com muito bicho a espalhar para as outras plantas, na mesma, deu me quase 30kg, definitivamente vou voltar a plantar desta semente.
    IMG20230513184748
    IMG20230513182246
    Concordam com este comentário: Casa da Horta
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta, bluthunder82, tgferreira
  14.  # 554

    Hoje a mulher apanhou mais 1 brócolo para o almoço, que sabor😋😋 os próximos dias pepinos não irão faltar 😂😂
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta, bluthunder82
      Screenshot_20230513_222942_Gallery.jpg
      Screenshot_20230513_222928_Gallery.jpg
      Screenshot_20230513_222901_Gallery.jpg
  15.  # 555

    Colocado por: tgferreiraOlá a todos! Antes de avançar para o meu post, quero agradecer aos principais contribuidores para este tópico não só pelos seus relatos das suas hortas mas também pelo facto da ajuda preciosa que dão a todos que cá pedem ajuda!

    Então vamos ao meu (belo) futuro problema. Primeiro, uma imagem do terreno e algumas informações sobre o mesmo:

    Casa e terreno


    - O terreno em questão tem cerca de 2500m^2;
    - A parte de baixo (onde está a casa) é a parte mais baixa. Não sei bem qual a inclinação;

    Agora a legenda:
    - A verde já existe muro em dois lados (direito e cima) e irá existir no futuro (lado esquerdo). Nestas zonas gostaria de colocar algo de razoável rápido crescimento para dar alguma privacidade mas sem tirar muito sol;
    - A verde (duas linhas) no topo: existem uns prédios de 3 andares em que o seu R/C está elevado uns 2 a 3 metros acima do meu terreno. Eu queria meter uma piscina desmontável algures acima da casa (imediatamente acima do terraço) e queria alguma privacidade pelo que nesta zona gostaria de meter algo substancialmente alto para privacidade e reduzir o barulho que sai da casa/terraço até ao topo do terreno;
    - A amarelo será um acesso ao terreno e estacionamento para carros onde quero fazer uma pérgula e ter chão talvez em brita. Na pérgula, quero colocar algum tipo de trepadeiras (ou vinhas) para sombreamento. Pode não ser nesta localização exacta e orientação mas não deve fugir muito;
    - A vermelho escuro: quero tentar negociar um acesso ao terreno por aqui mas é uma incógnita se será possível. É só para manter em conta;
    - Com o X vermelho: uma árvore que infelizmente já não existe e um anexo que irá ser demolido porque me faz sombra para parte da casa;
    - A roxo: irá ser um terraço. A minha ideia é que da sala/cozinha existam janelas/portas para acesso ao terraço pelo que tenciono utilizar muito esta zona para convívios e até no dia-a-dia.

    Portanto... não sei bem como fazer a organização do terreno. Quero ter zona de lazer e alguma relva/prado/algo (estava a pensar colocar a piscina desmontável imediatamente acima do terraço porque não cabe no mesmo e então alguma zona de relva também (que se pode estender para outras zonas!). Quero ter muitas árvores (especialmente de fruta) mas também para darem alguma sombra e privacidade ao terreno. E finalmente, quero ter zona de cultivo para legumes e uma estufa.

    A parte da piscina, relva e legumes são coisas móveis que posso mudar com relativa facilidade (mas mesmo assim, nem sei bem onde colocar desde já). A pior parte é mesmo as árvores que, uma vez plantadas, são para ficar! Assim de cabeça, gostava de ter as seguintes:
    - Macieira (um ou dois tipos);
    - Maracujá;
    - Pessegueiro;
    - Dióspiro (um ou dois tipos);
    - Abacate (talvez);
    - Laranjeira;
    - Tangerineira;
    - Figueira;
    - Oliveira (uma, duas ou três);
    - Vinhas;
    - Limoeiro;
    - Lima;

    E talvez outras que me esteja a esquecer! Podem sugerir, fico muito grato! :)

    Todo o cultivo (árvores, relva, etc) quero automatizar a rega (tudo feito por mim). Assim de cabeça tenho aqui ~15 árvores mas se calhar faz sentido acrescentar mais. Mas onde as ponho??

    Creio que espaço não me falta mas digam os entendidos o que acham!
    Um grande, grande obrigado desde já!
    -

    Tive um dia extenuante e não consigo fazer desenhos, mas a ver se 2ª feira arranjo um tempinho. Duas informações importantes: a água é de poço/furo ou da rede? Como vai tratar da erva? Tem trator, moto enxada? Roçadora?

    Do que li saltam duas ou 3 coisas. o maracujá é uma excelente trepadeira, precisa armação por onde se estender. Pode colocar na pérgula, por exemplo. Limoeiro perto de casa com boa exposição solar. Todos os citrinos seguidos. Para dar privacidade conte com pelo menos 10 anos para a árvore se fazer. As de grande porte ficam bem lá no topo, nas duas linhas verdes, tal como disse.
    Para mim era óbvio que colocava as árvores em fila a 3.5 metros do muro. As grandes mais afastadas. Muito importante é pensar na questão da manutenção, como vai tratar da erva, porque depois a rega também deve ser pensada em acordo com a maquinaria que venha a usar.

    Colocado por: xiripitiVizinho já tirei as batatas, tive a ligeira sensação de que se deixasse mais um pouco tinha melhores resultados mas estavam já com muito bicho a espalhar para as outras plantas, na mesma, deu me quase 30kg, definitivamente vou voltar a plantar desta semente.
    IMG20230513184748
    IMG20230513182246
    Estas pessoas agradeceram este comentário:tgferreira

    Boa, fico contente. Agora prove cozidas e diga se gosta. No final tudo se resume ao sabor. Estão bem criadas, parece-me. Dá sempre alguma miúda mas como apanharam ainda tempo pouco quente é normal.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tgferreira
  16.  # 556

    Colocado por: Pereira_89apanhou mais 1 brócolo para o almoço, que sabor😋😋

    É isso Pereira, é mesmo preciso experimentar para compreender a diferença de sabor. Às vezes é tão somente o serem acabadas de apanhar, mas esse sabor é de outro nível ;-)
  17.  # 557

    Oh pá, tudo tão adiantado! Eu arranjei um cantinho de horta há 2 semanas apenas, está tudo muiiito atrasado...
  18.  # 558

    Colocado por: Pereira_89Hoje a mulher apanhou mais 1 brócolo para o almoço, que sabor😋😋 os próximos dias pepinos não irão faltar 😂😂
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Casa da Horta
      Screenshot_20230513_222942_Gallery.jpg
      Screenshot_20230513_222928_Gallery.jpg
      Screenshot_20230513_222901_Gallery.jpg

    Tem os pepinos a crescer em altura?
    Tem fotos de como fez a estrutura?
    Obrigado.
  19.  # 559

    Colocado por: lmcaet
    Tem os pepinos a crescer em altura?
    Tem fotos de como fez a estrutura?
    Obrigado.


    Uma estaca no pé e depois corda para eles treparem. A corda está presa à estrutura da estufa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lmcaet
      Screenshot_20230514_100045_Gallery.jpg
      Screenshot_20230514_100110_Gallery.jpg
  20.  # 560

    Também funciona bem nos tomateiros.
 
0.1907 seg. NEW