Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 561

Colheita 2023.
    IMG20230514134029
    IMG20230514134058
    Estas pessoas agradeceram este comentário: smart, zero07, rjmpires, bluthunder82, Pereira_89
  2.  # 562

Que espetáculo. Cdh , quanto tempo duram essas cabeças sem começar a grelar?
  3.  # 563

Colocado por: carlota74Que espetáculo. Cdh , quanto tempo duram essas cabeças sem começar a grelar?

Ainda estou a comer da colheita do ano passado! Se forem bem guardados duram 10 meses ou mais.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: carlota74
  4.  # 564

Bela apanha 👌🏻
  5.  # 565

Colocado por: Casa da HortaColheita 2023.
    IMG20230514134029
    IMG20230514134058
    Estas pessoas agradeceram este comentário:rjmpires,Pereira_89
    Top! Muito bom aspecto 😁
  6.  # 566

Colocado por: rjmsilvaTambém funciona bem nos tomateiros.

Sim, mas infelizmente com os ventos fortes desta semana aprendi que apenas o tronco principal enrolado ao fio não chega, os ramos laterais maiores também devem ser atados... :-(
  7.  # 567

Colocado por: Casa da HortaColheita 2023.
    IMG20230514134029
    IMG20230514134058
    Estas pessoas agradeceram este comentário:smart,rjmpires,Pereira_89

Há quanto tempo plantou? Tenho uns plantados aí há uns 4 meses mas vi em algum lado que podem demorar entre 4 a 10 meses
  8.  # 568

Colocado por: rjmpiresBela apanha 👌🏻

Correu bem. Continuo a considerá-los um dos investimentos na horta que dá mais retorno. Isto tudo foram 10 euros de semente. Ao preço que estão...

Colocado por: jg231

Há quanto tempo plantou? Tenho uns plantados aí há uns 4 meses mas vi em algum lado que podem demorar entre 4 a 10 meses

Plantei na 2a quinzena de novembro, ali pelos 20. Este ano está atipico, muito precoce. Espigaram muito cedo, o normal é só acontecer en junho e já tive anos de apanhar em julho. Tem de ter atenção ao espigo, é o melhor indicador.
  9.  # 569

Colocado por: Casa da Horta
    Tive um dia extenuante e não consigo fazer desenhos, mas a ver se 2ª feira arranjo um tempinho. Duas informações importantes: a água é de poço/furo ou da rede? Como vai tratar da erva? Tem trator, moto enxada? Roçadora?

Do que li saltam duas ou 3 coisas. o maracujá é uma excelente trepadeira, precisa armação por onde se estender. Pode colocar na pérgula, por exemplo. Limoeiro perto de casa com boa exposição solar. Todos os citrinos seguidos. Para dar privacidade conte com pelo menos 10 anos para a árvore se fazer. As de grande porte ficam bem lá no topo, nas duas linhas verdes, tal como disse.
    Para mim era óbvio que colocava as árvores em fila a 3.5 metros do muro. As grandes mais afastadas. Muito importante é pensar na questão da manutenção, como vai tratar da erva, porque depois a rega também deve ser pensada em acordo com a maquinaria que venha a usar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:tgferreira

Muito obrigado desde já pela ajuda!

Para responder directamente às questões colocadas: a água é de furo (não sei a profundidade nem a qualidade da mesma, terei que analisar após a compra). Creio que deve ser de qualidade aceitável para rega (esta zona é servida por saneamento básico pelo que já nem existem fossas antigas (espero).

Quanto a tratar da relva: vou ter que comprar um corta-relva (talvez a gasolina visto que o terreno é grande) e depois para tratar do terreno, uma moto enxada. Como provavelmente a zona de relva depois se tornará substancialmente mais pequena (não creio que vá encher o terreno todo de relva, nem de perto!), pondero investir num robot corta-relva. Mas isso é algo para ponderar no futuro: gosto de cortar a relva e eles são muito caros agora!

Também gostava muito de ter uma zona do terreno "natural". Neste momento só lá cresce pasto pelo que não sei exactamente como poderia fazer isto acontecer a não ser deixar o pasto seguir o seu ciclo de vida normal.

Ainda sobre a rega: quero automatizar tudo ao máximo (é um dos meus hobbies), quer da relva, quer das árvores e legumes!

Para a vedação dos lados (esquerda e direita da imagem) vou colocar uma rede em cima do muro já existente (para vedação física) mas também estava a pensar em colocar algo do género de uma sebe. Tenho tendência a gostar de coisas com aspecto mais selvagem (por exemplo, não aprecio tanto as sebes cortadas em paralelepípedos rectangulares. Preocupa-me o facto do lado esquerdo poder tapar algum sol matinal (a casa é "enterrada" no terreno e quero maximizar exposição solar).

Já no topo: não sei até que ponto é que vou conseguir alguma privacidade porque os prédios acima estão muito mais elevados. Mesmo colocando várias linhas de árvores, acho que só se fossem mais para meio do terreno é que teria algum sucesso. Deixo aqui uma fotografia tirada na zona do actual terraço (onde vai ser o futuro também mas maior) e a apontar para essa zona superior onde estão os prédios:

Vista Topo

A foto é tirada do nível actual do terraço (e o que se vê agora, onde está o tanque, vai ser baixado para o mesmo nível). A título de exemplo, imediatamente acima disso queria meter uma piscina insuflável e era nessa zona que gostava que não me vissem muito de cima (ou dos lados).

Para dar mais uma informação/escala :o terreno tem cerca de 30 metros de largura e, da casa para cima, tem aproximadamente 60 metros.

Também gosto muito da ideia do limoeiro perto da casa! Não sei exactamente onde mas até nem me importava de o colocar no próprio terraço, perto da cozinha.

Um bem haja!
  10.  # 570

Em relação à piscina insuflável pode sempre levantar um barreira provisória, mas na verdade, vendo a foto, à distancia que está o prédio não ficava muito preocupado.

Linha preta maia comprida:
    pessegueiros (obrigatório um paraguaio mas pelo menos mais 2 ou 3 a gosto (nectarina honey, 1 são joão, etc...
    macieiras (gala, fuji, bravo esmolfe obrigatórias)
    pereira
    diospiro frau frau (de roer)
    ameixeiras (rainha claudia obrigatória)
    ...

Linha preta mais pequena:
    Figueiras
    Amendoeira
    Nogueira
    castanheiro
    amoreira

Zona de horta é ir mudando, mas se poder aproveitar a sombra dos citrinos (quando forem gente) é uma ajuda. A horta gosta muito de calor, não de sol a queimar tudo (melão, melancia, grão, feijão não são tão sensiveis ao sol forte, até precisam)

rega: Sem dúvida um depósito alimentado por água do furo, colocado na parte mais alta. Depois canalização bem pensada para funcionar por gravidade. O investimento no depósito recupera-o em poucos anos porque as bombas gastam muito. regar por gravidade é um luxo ;-)

Tem muito espaço e muito potencial. É ter gosto e capacidade de trabalho. O NT é o mais entendido em árvores do fórum, siga as indicações dele acima. É avançar e partilhar aqui que a gente fica contente e ajuda no que souber.

Junto lista das minhas árvores, talvez o inspire.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tgferreira
      Sem Título2.png
      Lf60Ebr.jpg
  11.  # 571

Oh casa, com essa variedade toda de árvores, não tem problemas em apanhar fruta de algumas?
    Tive tanto stress com as pomóidas que acabei com elas. Era só maças e pêssegos bichados que não valia a pena
  12.  # 572

Colocado por: quim.betonão tem problemas em apanhar fruta de algumas?

Por enquanto não que é tudo novo e não estão a dar nada de jeito. Mas compreendo-o bem, um bom pessegueiro dá fruta para comer e ainda estragar. Este exagero de árvores foi uma combinação de espaço, facilidade de plantar e tê-las à venda a menos de 3 euros. Mais as ofertas! Está lá tudo (e a lista até já está incompleta) e depois se verá. O mais complicado é definir a rega, porque depois de termos um tubo bem planeado, plantar uma árvore demora 5 min. E dá um gozo do caraças!
  13.  # 573

Colocado por: Casa da Hortafacilidade de plantar e tê-las à venda a menos de 3 euros. Mais as ofertas! Está lá tudo (
    Completamente assoberbado com a quantidade de árvores que tem. Qual a distância que está a deixar entre elas?

Tem uma zona de pomar, ou basicamente foi plantando à volta do terreno?

Já agora, tem as árvores misturadas, ou plantou as laranjeiras todas, juntas, as macieira, etc...
  14.  # 574

Colocado por: quim.betoOh casa, com essa variedade toda de árvores, não tem problemas em apanhar fruta de algumas?
    Tive tanto stress com as pomóidas que acabei com elas. Era só maças e pêssegos bichados que não valia a pena

Tem que tratar.

Ontem dei o primeiro tratamento às macieiras, no final de maio dou o segundo e no final de junho o terceiro.
  15.  # 575

Colocado por: HAL_9000Completamente assoberbado com a quantidade de árvores que tem. Qual a distância que está a deixar entre elas?

Tem uma zona de pomar, ou basicamente foi plantando à volta do terreno?

Já agora, tem as árvores misturadas, ou plantou as laranjeiras todas, juntas, as macieira, etc...

Cometi erros e espero que o Hal vá a tempo de não o fazer. Entre elas o ideal é 4.5 a 5 metros. Algumas 4 não está mal, depende da copa. Já o fiz mas não volto a plantar com menos que isso. Da linha de árvores à extrema (usando o meu exemplo, da linha vermelha à verde) não menos de 3 metros mas 4 é melhor serviço. Para uma nogueira, por exemplo, não menos de 5.

Basicamente fui plantando conforme fui vendo à venda e fui tendo tempo. Foi um erro. O ideal é planear bem de modo a poder juntar as várias variedades de seguida. Mas isto é mais fácil aqui no fórum que depois na realidade. É que o vicio das árvores é tramado. A gente vê uma que apetece mesmo e não é por já não caber naquele sítio que dizem nos livros que deixamos de a comprar ;-)

Optei pelo modelo de plantar tudo em linha (ao invés do tradicional pomar) porque uso o trator para cuidar da erva. Por isso dizia ao user ali em cima. Tornar a nossa vida mais fácil deve ser o fio condutor na planeamento, porque o trabalho é muito mas mesmo muito. Sobretudo para nós que só temos direito a andar todos sujos ao fds. Por enquanto, pro enquanto ;-)

edit: juntei uma foto real
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HAL_9000
      Sem Título22.png
      IMG20230507175705.jpg
  16.  # 576

Colocado por: rjmsilvaOntem dei o primeiro tratamento às macieiras, no final de maio dou o segundo e no final de junho o terceiro

O que usa?
  17.  # 577

Colocado por: rjmsilva

Tem que tratar.

Ontem dei o primeiro tratamento às macieiras, no final de maio dou o segundo e no final de junho o terceiro.

Assumo que seja tratar com insecticida mesmo. A ideia seria ter um pomar minimamente biológico, mas já percebi que isso é utópico.
  18.  # 578

Colocado por: quim.betoA ideia seria ter um pomar minimamente biológico, mas já percebi que isso é utópico.

Vamos esperar a resposta do silva mas olhe que não é utopia. A minha experiência ainda é limitada. Resume-se a 3 pessegueiros, 1 diospireiro, 1 figueira, 1 clementina e 2 limoeiros que plantei numa outra casa que tenho desde 2014. Se tirarmos a calda bordalesa, nunca usei uma gota de pesticida/inseticida que não permitido na agricultura biológica (era divórcio no dia a seguir!) e já comi muita e boa fruta destas árvores. A minha maior receita é não deixar as formigas subirem às árvores. Ou pelo menos tentar...
  19.  # 579

Colocado por: Casa da Hortaasicamente fui plantando conforme fui vendo à venda e fui tendo tempo. Foi um erro. O ideal é planear bem de modo a poder juntar as várias variedades de seguida. Mas isto é mais fácil aqui no fórum que depois na realidade. É que o vicio das árvores é tramado. A gente vê uma que apetece mesmo e não é por já não caber naquele sítio que dizem nos livros que deixamos de a comprar ;-)
    Obrigado CdH.

Tem sido o meu problema tb, uma pessoa vê e compra, apesar de nunca ter encontrado arvores a 3 euros.

A sua explicação e foto foi de grande ajuda. Vou tentar planear a plantação para o proximo outono, e modo a criar zonas (e rezar para que as minhas diligências tenham finalmente tirado a água de dentro do terreno).
  20.  # 580

Colocado por: quim.beto

Assumo que seja tratar com insecticida mesmo. A ideia seria ter um pomar minimamente biológico, mas já percebi que isso é utópico.

Há anos e anos, e tb depende muito da envolvente.
    Como dá tanto se 80% tiver bicho não há problema, sobram 20%, mas desses 80% tb se aproveita muita coisa com jeito e paciência.

O pior são mesmo as Pereiras/macieiras e o bicho, principalmente nas variedades tardias.

Desde que passei a deixar a vegetação até junho reduzi o piolho em 90%, ainda ontem fiz uma ronda e só tinha piolho numa maçã Granny smith (tem sempre) e num limoeiro...

Depois, se em meados/fins de maio der 1 inseticida tb elimina a grande maioria do bichado.

Depois há aquelas variedades q nunca precisam de nada, Romã, figo, ameixa rim, ameixa de Santo Antônio, damasco.

Outras que não dispensam uma calda bordalesa/sulfato de cobre, nespereira, citrinos e vinha.

Pessegueiros tb resolve a lepra com um bom sulfato de cobre no fim de fevereiro, início de março.

Inseticida, 1x por ano obrigatório nos citrinos, por causa da lagarta mineira, principalmente nos primeiros anos.

Algumas ameixas tb precisam de um enxofre molhavel a seguir à floração, se apresentarem as folhas muito enroladas.

As variedades que ganham mais bicho são as que têm floração mais tardia, a partir de meados de abril até maio.

Este ano tb ando a usar algumas armadilhas para a mosca e a usar o sabão de potássio, mas ainda n tenho grande opinião.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta

0.2186 seg. NEW